Páginas

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Com aval de Jair, Botafogo inicia conversas por colombiano Caicedo


Conhecido como "Pantera", atacante, 27 anos, está no Independiente de Medellín e foi artilheiro do Campeonato Colombiano no ano passado, com 19 gols




Caicedo em ação contra o Santa Cruz, pela
 Copa Sul-Americana (Foto: AFP)
Após Montillo, o Botafogo intensifica a busca por reforços para o ataque. O clube ainda procura dois jogadores para o setor e iniciou conversas por Juan Fernando Caicedo, atacante colombiano. O atleta, 27 anos, defende o Independiente de Medellín.

Oferecido ao Botafogo, Caicedo, apelidado na Colômbia de "Pantera", teve o nome aprovado pelo departamento de análise de desempenho e pela comissão técnica. Com o aval de Jair Ventura, o gerente Antônio Lopes é quem está à frente das conversas.

As tratativas, porém, ainda são embrionárias, o Botafogo busca se informar sobre valores totais da contratação. A negociação não é simples. O Independiente de Medellín não tem a intenção de dificultar a saída, desde que o Botafogo pague US$ 2,5 milhões (cerca de R$ 8 mi). Por sua vez, o Alvinegro não cogita pagar esse valor, espera abaixar o preço e pode tentar um empréstimo. Destaque na Colômbia, o jogador também recebeu sondagens de outros clubes brasileiros.

Aos 27, Caicedo fez praticamente toda sua carreira profissional na Colômbia. Entre 2012 e 2013, ele teve uma rápida passagem pelo Indenpendiente, da Argentina. Contratado em 2015, pela equipe de Medellín, ele foi artilheiro do Campeonato Colombiano, com 19 gols. Em 2016 ele marcou dez vezes.


Nesse ano, Caicedo foi um dos destaques da campanha do Independiente de Medellín até as quartas de final da Copa Sul-Americana. Ele esteve no Brasil e ajudou a eliminar o Santa Cruz da competição. Caicedo tem 1,80m e atuar como centroavante ou pelos lados. Outro alvo alvinegro para o ataque é William Pottker, da Ponte Preta. 

Caicedo (vermelho) interessa ao Botafogo (Foto: APF)

Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

Botafogo antecipa seu planejamento e espera fechar o elenco até o dia 10



Com calendário apertado e estreia na Libertadores próxima, clube já está acertado com cinco jogadores e busca outros nomes até a pré-temporada, que deve durar até 20 dias




Jair terá pouco tempo para preparar sua equipe até a estreia na Libertadores 
(Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Diferente do final da temporada passada, o Botafogo segue à risca o seu planejamento para chegar no começo de 2017 com o elenco completo para Jair Ventura trabalhar visando a estreia na Copa Libertadores no dia 1 de fevereiro, contra o Colo-Colo. Com a reapresentação do elenco marcada para o dia 10 de janeiro, o grupo chega no dia 16 em Domingos Martins, no Espírito Santo, para realizar a pré-temporada, retornando ao Rio de Janeiro no dia 25.

Cinco dias depois, o Glorioso estreia em casa contra o Colo-Colo, pela Libertadores. E, até pelo tempo apertado entre as datas, se viu uma mudança na política de contratações e formação do elenco.

O foco foi em contratações e reposições rápidas para suprir as carências do elenco. Cinco jogadores já acertaram: Gatito Fernández, Gilson, João Paulo, Montillo e Roger. Isso tudo antes mesmo da virada de ano. Agora, o Botafogo trabalha para fechar o elenco até o dia 10 de janeiro.

– A nossa expectativa é boa, muito boa. Para isso, teremos que fazer uma boa pré-temporada. Isso é fundamental. Tivemos muitos problemas por contusões no começo do Brasileiro, e hoje, o nosso Departamento Médico tem um histórico mais completo desse elenco, de como exigir mais ou menos. Eles terão que conhecer um pouco mais sobre os que estão chegando – disse o presidente Carlos Eduardo Pereira, na sua entrevista exclusiva ao L!.

O Alvinegro busca ainda dois atacantes - com maior velocidade - e definir a permanência de Alemão e Victor Luís no elenco que começa o ano de 2017.

O COMEÇO DE 2017 ALVINEGRO:

10 de janeiro

É o dia em que está marcada a reapresentação do elenco do Botafogo em General Severiano. Com o atraso do calendário brasileiro neste final de 2016 - em decorrência da tragédia com a Chapecoense - os clubes tiveram que aumentar o tempo até a volta de férias dos seus principais atletas, antes previstas para o dia 5 e 6.

16 de janeiro
Glorioso viajará quase uma semana depois para Domingos Martins (ES), mesmo local onde realizou a pré-temporada neste ano. Contudo, terá menos tempo de preparação no comparativo: a tendência é de que a equipe dispute alguns amistosos e retorne no dia 25 para o Rio de Janeiro visando a estreia na temporada 2017.

1 de fevereiro
Depois do jogo no Carioca, Botafogo tem pela frente o principal duelo deste primeiro trimestre: o Colo-Colo, pela Copa Libertadores. Desta forma, o Glorioso terá tido 21 dias de preparação para o jogo. Apesar da parte física ser prejudicada, um trunfo da equipe é a manutenção da espinha dorsal do elenco.

Mudanças com relação a 2015
No comparativo, o Botafogo está adiantado na formação do seu elenco em relação ao ano passado. Nesta mesma época, o clube havia dispensado grande parte do elenco campeão da Série B, acertando com outras apostas então desconhecidas pelo torcedor alvinegro, incluindo os gringos Núñez e Lizio.

A contratação alvinegra mais impactante do primeiro semestre - Salgueiro - chegou ao clube no começo de fevereiro (dia 5), em comparação com o acerto com Montillo. Além das negociações mais rápidas, o clube buscou se planejar anteriormente já visando a possível classificação para a Libertadores.


Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)