Páginas

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Jair lembra do bom returno e ameniza cobranças: "Não era para ligar o alerta"


Técnico do Botafogo não acha que time tenha oscilado na competição e lembra últimos jogos para defender a posição da tabela: "Eu não vi essa oscilação tanto, foram sete vitórias em 11 jogos"





Melhores momentos: Botafogo 2 x 1 Corinthians pela 30ª rodada do Brasileirão 2017


Depois de dois jogos, o Botafogo voltou a vencer no Campeonato Brasileiro e se manteve muito vivo na luta por uma vaga na Libertadores. O placar de 2 a 1, sobre o líder Corinthians, na noite desta segunda, foi muito comemorado pelo técnico Jair Ventura, que fez questão de destacar o rendimento da equipe no segundo turno.


- Se a gente analisar a situação do returno, voltamos a ser o líder. Eu não vi essa oscilação tanto, foram sete vitórias em 11 jogos, número muito expressivo. Tivemos dois jogos sem vencer, não era para ligar o alerta por conta disso não. O que deixa a gente mais contente é quando consegue vencer e convencer.


Sobre a polêmica no fim do jogo, quando Jô foi caiu na área e pediu pênalti, Jair Ventura minimizou o fato e disse que seria injusto um resultado que não fosse a vitória do Botafogo.


- Sigo minha linha de não falar de arbitragem. Tirar essa vitória do Botafogo por um lance no último minuto seria injusto. Não existe justiça no futebol, mas faz parte. Se alguém discordar que a gente não mereceu a vitória aqui, queria ouvir de vocês.


Jair lembrou do jogo contra o Corinthians no primeiro turno e disse:

- Lá também teve um lance meio duvidoso... Ah, não posso falar (risos). Mas teve um pênalti fora da área que foi marcado dentro. Já passou.


Confira mais tópicos da coletiva:


Time competitivo


Vimos duas equipes buscando o jogo, finalizamos quase o dobro do que nosso adversário, jogamos melhor e merecemos a vitória. Vencemos muitos times que estão acima da gente, temos feitos bons resultados contra essas grandes equipes também. E contra o líder. Vai ser muito difícil jogar com Atlético-MG lá, vai ser muito difícil, tivemos duas perdas, Lindoso e o Marcos. Mostra como somos fortes.


Rendimento


Está entre nossos melhores jogos do ano, uma grande apresentação. Gostei mais do primeiro tempo, no segundo por conta do gol a gente muda um pouco a estratégia. Jogos que tivemos mais posse de bola perdemos. No primeiro tivemos mais o controle, no segundo conseguimos logo o gol, quando fizemos o segundo botaram dois homens de área, aí acabou o jogo.


Brenner

O Roger faz falta da mesma maneira. Fico feliz do Brenner viver esse momento, os dois seria o ideal. Tem o Igor Cásiso do Sub-20 que está machucado e seria uma opção. Infelizmente não tenho, mas em breve o Roger vai estar treinando. E o Brenner vem fazendo os gols, ajudando a gente. Vive um grande momento.


Marcos Vinícius


Vem crescendo bastante. Quando o Neílton chegou também para a gente tinha pouquíssimos jogos como profissional. O Marcos demorou um pouco para pegar por ter jogado pouco, o que a gente chama de lastro no futebol, é importante. Fez um jogo coletivo muito bom, tem que buscar esse equilíbrio. Uma pena que tomou o terceiro amarelo e vai ser um grande desfalque.


Objetivo

Sigo minha linha de fazer jogo a jogo. Respeito opinião dos meus atletas, não vou impor o que eles têm que falar. Na maioria das vezes temos mesmo pensamento (risos). Vamos jogo a jogo. Fico pensando: quem bom essa pressão de brigar pela Libertadores, antes era para não ser rebaixado. Hoje alcançamos número mágico de 47 pontos. Que bom estar disputando em cima.


Briga pelo título

Quem não está acostumado com pressão não pode trabalhar com futebol. Não penso no título, mas se ele chegar... Ano passado não pensei em Libertadores e chegamos. Tem muita coisa para acontecer. Campeonato muito equilibrado, sempre detalhes, difícil placar elástico. Por isso o campeonato mais disputado do mundo. Tudo aberto, pode acontecer tanto pra parte boa quanto ruim.



Jogada ensaiada


Torcida vaiou (risos), por um detalhe não saiu o gol. Na Libertadores fizemos e minha orelha chegou a ficar vermelha.


Bruno Silva

Gostei muito do jogo do Bruno contra o Avaí. No do Vasco de repente não, contra Avaí gostei. Difícil manter regularidade em um campeonato tão competitivo. Jogador diferenciado fisicamente, está vivendo grande momento. Está no melhor momento da carreira, e poder contribuir para isso me dá alegria, ajudar seus atletas.


Opções no elenco


Gilson vem fazendo mais de uma função, como meia ou como externo. taticamente muito bom, com poder de decisão no terço final. Pelo elenco ser enxuto acaba usando os mesmos jogadores, por outro lado consegue deixar o grupo mais homogêneo. Grupo muito grande atrapalha, estamos um pouquinho abaixo do que vemos como ideal, mas jogadores com total comprometimento.


Desempenho em casa


A gente está entre os melhores mandantes. Comprova uma situação de ser uma equipe só de transição, essa vence mais fora do que em casa. A gente consegue propor o jogo, temos maneiras de jogar. Trabalho muito isso com meus atletas. E por estar há um ano e dois meses com grupo facilita bastante. Fico feliz de ser um dos melhores mandantes, mas tem que ter equilíbrio.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar e Thiago Lima, Rio de Janeiro

Melhor do returno! Botafogo volta a jogar bem, despacha o líder e encosta no G-4


Substituto de Roger, Brenner marca mais um, Igor Rabello decide, e Alvinegro ganha do Corinthians por 2 a 1 no Nilton Santos. Distância para a zona de classificação para fase de grupos da Libertadores cai para três pontos






Veja os melhores momentos de Botafogo 2 x 1 Corinthians


Depois de dois jogos, o Botafogo voltou a jogar bem e com autoridade despachou o líder Corinthians com uma vitória por 2 a 1 na noite desta segunda-feira no Nilton Santos, no complemento da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com um gol de Brenner e outro de Igor Rabello, o Alvinegro assumiu novamente o posto de melhor time do segundo turno e encostou no G-4: com 47 pontos, está a três da zona de classificação direta para a fase de grupos da Libertadores.


MELHOR DO RETURNO E DO RIO

Quase metade dos pontos do Botafogo foram conquistados neste segundo turno do Brasileiro: 22 pontos, deixando Palmeiras, com 21, e Cruzeiro, com 20 para trás. De quebra, o Alvinegro ultrapassou o Flamengo na tabela e também virou o melhor do Rio na classificação.


CAMISA 9 ARTILHEIRA


Substituto de Roger, que se recupera da cirurgia de retirada de um tumor benigno em seu rim, Brenner mais uma vez mostrou serviço e chegou a cinco gols, metade do que tem o titular no Campeonato Brasileiro. Se contasse só pelo número da camisa, a 9 já teria 15 na Série A e seria vice-artilheira.




Em 12 jogos pelo Botafogo, Brenner marcou cinco gols (Foto: André Durão / GloboEsporte.com)


PERSONAGEM DA SEMANA
Depois de ter sido cobrado por torcedores no aeroporto, após o empate com o Avaí, e de ter seu nome especulado no Cruzeiro, Bruno Silva chamou a responsabilidade e voltou a se destacar na equipe. Foi a válvula de escape do time sempre chegando ao fundo pela direita e levando perigo. Também se desdobrou na defesa e foi um leão em campo.


TIRO AO ALVO


Contra uma defesa muito forte, a aposta de Jair em Marcos Vinícius levou em consideração sua boa finalização de fora da área. O meia, que teve grande atuação, tentou quatro vezes e deu trabalho para Cássio em uma. João Paulo e Valencia, este no segundo tempo, também arriscaram com perigo. Mas acabou vencendo na bola aérea.


AGENDA
O Botafogo volta a campo no próximo domingo, quando visita o Atlético-MG no Independência, às 17h (de Brasília), pela 31ª rodada do Brasileiro.


AS NOTAS:

Gatito [GOL]: 6,0
Arnaldo [LAD]: 6,0
Carli [ZAG]: 6,5
Igor Rabello [ZAG]: 7,0
Victor Luis [LAE]: 6,0
Lindoso [VOL]: 6,0
Bruno Silva [VOL]: 7,0
João Paulo [VOL]: 6,5
Marcos Vinícius [MEI]: 7,0
Pimpão [ATA]: 6,5
Brenner [ATA]: 7,5


(Gilson [MEI]): sem nota
(Valencia [MEI]): 6,5
(Guilherme [ATA]): 6,0


Fonte: GE/Por Thiago Lima, Rio de Janeiro