Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Com Lyon, Botafogo ganha novo parceiro e aumenta possibilidades na Europa



Novo clube da rede de John Textor, Lyon agora é 'co-irmão' do Alvinegro Carioca; assim como o Crystal Palace, franceses devem ser alvos de parcerias dentro e fora de campo



O Botafogo ganhou um parceiro estratégico dentro e fora de campo. Com a compra do Lyon por John Textor, o clube tem um novo "co-irmão". A equipe francesa se juntou à Eagle Football, rede de futebol do americano que também conta com Crystal Palace, da Inglaterra, RWD Molenbeek, da Bélgica e FC Florida, dos Estados Unidos.


A Eagle Football Holding adquiriu 77,49% da propriedade do Lyon por cerca de 800 milhões de euros (R$ 4,4 bilhões, na cotação atual) na última segunda-feira. A equipe francesa foi a mais cara da rede multiclubes de Textor.

+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


A compra pode ser benéfica para o Botafogo. Não há uma "competitividade" no que diz respeito a níveis de investimento por Textor, que tem um aporte mínimo anual com o clube brasileiro. Assim como o Crystal Palace, o Lyon é uma nova porta que o Bota tem na Europa. Seja para negociações, parcerias ou até mesmo viagens.


É comum que haja transferências de jovens jogadores entre os times de Textor. No Botafogo, Jacob Montes (que já passou por Crystal Palace e Molenbeek) e Dylan Talero (que esteve na Flórida), do time sub-20, são alguns casos. Agora, atletas vindos do futebol francês devem aparecer com certa frequência no Estádio Nilton Santos.





John Textor se tornou acionista majoritário do Lyon — Foto: AFP


A parceria multiclubes ajuda até mesmo em negociação com jogadores. Com Crystal Palace e Lyon pertencendo ao mesmo dono, um jogador pode sair do Botafogo para o futebol europeu com um projeto esportivo já bem definido para Inglaterra e França. Esse, inclusive, foi um dos argumentos usados pela diretoria do clube carioca para selar a renovação de Matheus Nascimento.


- Nós tentamos criar uma família entre os nossos clubes, que trabalhem juntos. Isso foi uma coisa muito legal quando compramos o Botafogo. É totalmente distinto do meu investimento no Crystal Palace, mas os torcedores do Rio começaram a se conectar com os de Londres, a trocar culturas, camisas... Eles não competem. Redes sociais são muito boas para isso. Vejo pessoas com a camisa do Palace no Nilton Santos e do Botafogo em Londres. E eles se chamam de irmãos - explicou Textor em entrevista coletiva em junho, quando a parceria entre Lyon e Eagle Football foi anunciada.


+ Leia mais notícias do Botafogo


APRENDIZADOS ENTRE OS CLUBES

A troca entre as equipes não fica apenas nos jogadores. O Botafogo, por exemplo, já usou muito da rede de scouting do Crystal Palace no começo da SAF, quando ainda estava estruturando a própria equipe de mercado. O clube inglês tinha uma estrutura com milhares de jogadores mapeados e repassou alguns números ao Alvinegro Carioca.


O Lyon, por exemplo, possui uma das melhores categorias de base da Europa e o desejo de John Textor é que Botafogo, Crystal Palace e até Molenbeek absorvam o que há de melhor no projeto da equipe francesa.


Vale lembrar que Karim Benzema, atual melhor jogador do mundo, foi criado no Lyon. Da seleção da França que foi vice-campeã da Copa do Catar, Hugo Lloris também é da base dos Gones.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Sergio Santana — Rio de Janeiro

Sul-Americana 2023: veja os confrontos da primeira fase da competição



Duelos foram definidos em sorteio nesta quarta-feira na sede da Conmebol



O sorteio da primeira fase da Copa Sul-Americana de 2023 foi realizado nesta quarta-feira, na cidade de Luque, no Paraguai, na sede da Conmebol.



Confira os resultados do sorteio da primeira fase da Copa Sul-Americana (https://ge.globo.com/video/confira-os-resultados-do-sorteio-da-primeira-fase-da-copa-sul-americana-11221152.ghtml)


A Sul-Americana reúne 44 equipes, sendo que 32 delas participaram do sorteio. São confrontos de times do mesmo país em jogo único, sendo quatro representantes de Bolívia, Chile, Colombia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.


Apenas os times do Brasil e da Argentina entram direto na fase de grupos, a ser sorteada em 22 de março de 2023. Assim, São Paulo, América-MG, Botafogo, Santos, Goiás e Bragantino no Brasil, e Gimnasia y Esgrima, Defensa y Justicia, Tigre, Newell's Old Boys, Estudiantes e San Lorenzo, da Argentina, foram apenas observadores do sorteio deste fim de ano.


Veja os confrontos da primeira fase por países, com os mandantes à esquerda:


Bolívia

Guabirá x Oriente Petrolero
Blooming x Atlético Palma Flor


Chile

Cobresal x Palestino
Audax Italiano x Universidad Católica


Colômbia

Deportes Tolima x Junior
Águilas Doradas x Ind. Santa Fé


Equador

L.D.U Quito x Delfín
Emelec x Deportivo Cuenca




Confrontos da primeira fase da Sul-Americana — Foto: Conmebol


Paraguai

Guarani x Sportivo Ameliano
Tacuary x General Caballero


Peru

Cesar Vallejo x Deportivo Binacional
Universitario x Cienciano


Uruguai

Defensor x Danubio
River Plate-URU x Peñarol


Venezuela

Caracas x Puerto Cabello
Estudiantes de Mérida x Deportivo Táchira




Confrontos da primeira fase da Sul-Americana 2023 — Foto: Conmebol



O torneio

Os dois times vencedores dos duelos domésticos avançam para a fase de grupos, que terá novo sorteio em março do ano que vem.


Além do jogo único na primeira fase, a Conmebol fez uma modificação no regulamento da competição: os segundos colocados de cada grupo vão disputar um playoff com os terceiros classificados de cada chave da Libertadores por lugares nas oitavas da Sul-Americana.





troféu; taça; Copa Sul-Americana — Foto: Staff Images/ CONMEBOL


Os duelos vão ser definidos pelo desempenho nos torneios: o melhor segundo colocado dos grupos da Sul-Americana vai enfrentar o pior terceiro da Libertadores, e assim por diante.


Lembrando que as partidas são em jogo único. Se houver empate, a decisão vai para os pênaltis. As datas dos jogos são: 8 e 15 de março. A Conmebol ainda vai oficializar as datas e horários das partidas.


Fonte: Por Redação do ge — Luque, Paraguai