Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Relembre os 10 melhores jogos do Botafogo em 2022



Botafogo teve partidas marcantes na temporada; ge relembra os melhores duelos do clube carioca no ano



O ano foi recheado de emoções para o Botafogo. Do começo da SAF tocada por John Textor e muitos novos jogadores durante o ano, o clube carioca chegou a flertar com a possibilidade de vaga na Libertadores no fim do Brasileirão, mas ficou pelo caminho.


De qualquer forma, não faltaram jogos marcantes para o time comandado por Luís Castro durante 2022. O ge mostra quais foram as melhores partidas do clube carioca na temporada.





Hugo fez o gol da vitória do Botafogo sobre o Internacional — Foto: Vitor Silva/Botafogo


1. INTERNACIONAL 2 X 3 BOTAFOGO


Não havia outra resposta certa para o topo que não a "Batalha do Beira-Rio". O Botafogo teve Philipe Sampaio expulso ainda com quatro minutos do primeiro tempo por um erro de arbitragem. Com vantagem numérica, o Inter abriu 2 a 0 com facilidade e tudo levava a crer em uma goleada em Porto Alegre, mas os cariocas reagiram. Vinícius Lopes, Erison e Hugo, no último lance da partida, selaram uma marcante virada.



Os gols de Internacional 2 x 3 Botafogo, pela 13ª rodada do Brasileirão 2022


2. BOTAFOGO 3 X 0 SANTOS

A última partida do Botafogo no Nilton Santos em 2022 foi marcada por um show. Com domínio do começo ao fim, a equipe de Luís Castro passou por cima do Santos, venceu por 3 a 0 e só não fez mais porque o goleiro João Paulo teve noite inspirada. Lucas Fernandes, duas vezes, e Tiquinho balançaram as redes na ocasião.




Botafogo x Santos - Melhores Momentos


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


3. FORTALEZA 1 X 3 BOTAFOGO

O Botafogo chegava para a partida ainda sem ter vencido no returno, enquanto o Fortaleza era a melhor equipe da segunda parte do Brasileirão. Resultado? No Castelão lotado, o clube carioca foi para cima e construiu uma vitória com autoridade, tendo dois gols de Eduardo e um de Marçal. O triunfo ainda contou com uma defesa de pênalti de Gatito Fernández.



Fortaleza x Botafogo - Melhores Momentos


4. BOTAFOGO 2 X 0 ATHLETICO

O dia que o Nilton Santos virou o parque de diversões de Jeffinho. O garoto, à época ainda não um titular absoluto na equipe, foi o destaque da vitória. O camisa 47 fez a jogada do primeiro gol, marcado por Erison, e balançou as redes no segundo em bela jogada individual.



Melhores momentos: Botafogo 2 x 0 Athletico-PR, pela 19ª rodada do Brasileirão 2022


5. FLAMENGO 0 X 1 BOTAFOGO

O primeiro clássico vencido por Luís Castro à frente do clube - e que deu fim a um jejum de quatro anos que o Botafogo não vencia o Flamengo. Em Brasília, Gatito Fernández brilhou para segurar os ataques do rival e Erison resolveu lá na frente.



Melhores momentos de Flamengo 0 x 1 Botafogo pela 5ª rodada do Brasileirão



6. BOTAFOGO 3 X 1 FORTALEZA


Com a presença de John Textor diretamente do Estádio Nilton Santos, o Botafogo superou o Fortaleza com certos requintes de drama. A partida se encaminhava para um empate até os 43 minutos do segundo tempo, quando Patrick de Paula marcou de falta e fez a torcida explodir. Erison e Daniel Borges fizeram os outros gols.




Melhores Momentos: Botafogo 3 x 1 Fortaleza pela 6ª rodada do Brasileirão 2022


+ Leia mais notícias do Botafogo


7. BOTAFOGO 1 X 0 SÃO PAULO

A fase não era das melhores e Luís Castro apostou numa formação com três zagueiros para tentar afastar o retrospecto negativo. O Botafogo foi para cima e acabou recompensado pela vontade: o cria Kayque teve frieza na entrada da área para marcar um bonito gol e dar a vitória no Nilton Santos.




Botafogo x São Paulo - Melhores Momentos


8. CEARÁ 1 X 3 BOTAFOGO

O Botafogo deu uma mostra de força no começo do Brasileirão e venceu o Ceará no Castelão com personalidade. Erison, com dois gols e uma assistência, foi o destaque do duelo.



Melhores momentos: Ceará 1 x 3 Botafogo, pela 2ª rodada do Brasileirão 2022


9. ATLÉTICO-MG 0 X 2 BOTAFOGO

Uma partida de força. Em jogo à época decisivo pelas pretensões de Libertadores, o Botafogo não foi lá tão brilhante, mas foi frio. Tiquinho Soares apareceu quando tinha que aparecer e, com um gol e uma assistência, se destacou no Mineirão.




Melhores momentos: Atlético-MG 0 x 2 Botafogo, pela 36ª rodada do Brasileirão


10. SÃO PAULO 0 X 1 BOTAFOGO

"Ai, ai, ai... Tá chegando a hora...": foi assim que a torcida do Botafogo cantou na saída Morumbi em uma tarde chuvosa para comemorar uma magra vitória com gol de Tiquinho Soares. Contra o São Paulo, o camisa 9 e Tchê Tchê foram os destaques em uma importante vitória.




São Paulo x Botafogo - Melhores Momentos



🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Inédita no Brasil, pré-temporada estendida desafia treinadores


Maior período de preparação coloca à prova escolhas e métodos das comissões técnicas





Trabalhos físicos são a prioridade nos trabalhos de pré-temporada (Ivan Storti/Santos FC)



A realização da Copa do Mundo entre os meses de novembro e dezembro provocou alterações nos calendários do futebol de todo o planeta. No Brasil, o encerramento precoce do Brasileirão permitiu aos clubes antecipar o retorno das férias e ter uma pré-temporada mais extensa, diferente de anos anteriores. O preparador físico Mateus Xavier, atualmente trabalhando em Portugal, explicou como esses dias a mais podem influenciar ao longo da temporada.

+ Mercado da bola: confira as negociações dos principais clubes do país

+ Corinthians chega a acordo com o Shakhtar e avança para renovação do meia Maycon


- Eu costumo falar que são três pilares: conseguir ter os níveis de força ideais para corresponder ao jogo, que hoje em dia está muito físico, preparar minimamente o jogador a nível aeróbico, ou de resistência física, como chamamos e, principalmente, reduzir o risco de lesões durante a temporada.


Sobre esse último tópico, Mateus conta que uma série de estudos compõe uma base de dados mundial, indicando quais são as lesões de maior incidência no futebol e, portanto, são as prioridades nos treinos de pré-temporada: lesões nos músculos isquiotibiais (posterior da coxa), nos adutores (parte interna da coxa) e no LCA (ligamento cruzado anterior, na articulação do joelho).

Geralmente, treinamento de força, a popular musculação, é o método mais utilizado na prevenção dessas contusões. Entretanto, Mateus alerta que não há uma “receita de bolo” e cada comissão técnica pode adotar um procedimento diferente nos trabalhos de pré-temporada.

- Existem treinadores que são referência, como Guardiola e Mourinho, que trabalham as valências físicas dos atletas através de ‘mini jogos’, o futebol jogado. Esse método exige resistência aeróbia, que remete a continuidade, mas também a resistência anaeróbia, com picos de intensidade, ou sprints, alternados com momentos de trote. A escolha por um método depende da individualidade de cada staff.

Um clube que optou por modelo diferente de preparação foi o Palmeiras, dividindo os trabalhos em duas fases: a primeira com treinos à distância, em molde semelhante ao adotado durante a pandemia, e a segunda de maneira presencial, na Academia de Futebol. Mateus analisa essa escolha como uma tentativa de oferecer aos atletas um período maior de convivência com suas famílias sem prejuízo na preparação, tendo em vista que o Verdão é um dos grandes favoritos às competições que disputa e deve ter mais uma temporada desgastante no aspecto mental.




Abel Ferreira optou por iniciar a temporada de maneira remota (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)


PLANEJAMENTO ESPECÍFIO PODE CONFERIR VANTAGENS

A última rodada do Brasileirão foi disputada no dia 13 de dezembro. Com mais 30 dias de férias previstos na lei trabalhista, a maioria dos principais clubes do país voltou aos trabalhos antes mesmo da final da Copa do Mundo, exceção feita ao Fluminense, que decidiu retornar apenas no dia 2 de janeiro, e ao Botafogo, que excursionou pela Inglaterra e também vai atrasar a representação de seu time principal.

Além dos retornos variados, o início dos estaduais também influenciaram no planejamento das equipes: o Cariocão e o Paulistão iniciam, respectivamente, nos dias 14 e 15 de janeiro – o Flamengo teve sua estreia antecipada para o dia 12 por conta do Mundial de Clubes; no Mineiro e no Gaúcho, a bola rola a partir do dia 21, ou seja, Atlético-MG e Internacional tem sete dias a mais de preparação em comparação a paulistas e cariocas. Essas pequenas diferenças podem conferir vantagem a curto prazo para alguns times, como explica Mateus.

- Se eu tiver uma semana ou uma semana e meia a mais de preparação, é perfeito. Eu consigo aumentar os níveis de força dos atletas e introduzir na mente deles minhas ideias de jogo. Isso cria uma vantagem inicial, mas se dilui ao longo da temporada, já que as equipes de grande porte disputam três competições ao mesmo tempo e acabam ganhando ritmo com a disputa.

Vale destacar ainda que a última rodada da segunda divisão foi disputada uma semana antes do fim da Série A. Dessa forma, Cruzeiro e Grêmio, clubes que retornaram da Série B, também têm uma semana a mais de preparação em comparação aos seus rivais locais. Com relação aos clubes paulistas e cariocas que já estavam na elite nacional, essa diferença chega a 15 dias.


E MAIS:








Fonte: LANCE/João Marcos/São Paulo (SP)

Botafogo trava busca por ponta e confia em Sauer e Victor Sá para 2023



Diretoria do clube carioca pausa procura por jogador ofensivo para o lado direito após saída de Júnior Santos e coloca fé em desenvolvimento do camisa 10



O Botafogo vai, por ora, confiar nas peças do elenco ao invés de ir às compras no mercado. Com uma lacuna na ponta direita deixada pela recente saída de Júnior Santos, o clube carioca travou, neste primeiro momento, a busca por um jogador dessa posição. A ordem é por valorizar e dar chances a, principalmente, Gustavo Sauer e Victor Sá.


Isso, vale ressaltar, não quer dizer necessariamente que a diretoria do clube não pode contratar um atleta para a ponta direita em 2023, mas a primeira ordem é em apostar as fichas nos dois jogadores que já estão no elenco.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


A avaliação interna é que a dupla, com o tempo necessário de descanso e uma pré-temporada de qualidade, pode ser o que a comissão técnica procura. Desta forma, não haverá necessidade de ir ao mercado e gastar dinheiro.





Último jogo de Sauer em 2022 foi o amistoso contra o Crystal Palace — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Dos dois, o nome que mais gera expectativas é Gustavo Sauer. Considerado uma das principais contratações do ano pela diretoria, o camisa 10 sofreu com lesões e praticamente não atuou na temporada. O atacante se recuperou na reta final do Brasileirão, mas não foi utilizado justamente como uma forma de fortalecimento físico já pensando em 2023.


Antes de chegar ao Botafogo, Sauer era um dos principais jogadores do Campeonato Português pelo Boavista. Não à toa, o clube carioca pagou mais de R$ 10 milhões pela contratação do atleta de 29 anos. Há confiança e muitas fichas estão depositadas que o camisa 10 vai reencontrar o caminho do bom futebol e da recuperação física.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Victor Sá também foi afetado por problemas físicos. O jogador de 28 anos teve um início promissor, mas ficou afastado dos gramados por dois meses por uma lesão nas costas. O atacante demorou para voltar à antiga forma, mas teve boa atuação contra o Atlético-MG, na reta final do Brasileirão.


É nisso que a diretoria aposta, por ora, para a ponta direita. Com a política de direcionar os maiores investimentos para a parte de estrutura e focar em acordos de custo zero - ou empréstimos - para a equipe, é difícil achar um atleta da posição nessas condições. Internamente, entende-se que a possível solução já está no plantel de Luís Castro.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Sergio Santana — Rio de Janeiro