Páginas

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Morre, aos 74 anos, o jornalista e escritor Luiz Roberto Porto


Robertão, como era chamado, era pai do narrador Roby Porto, sofria de complicações da diabetes e nutria paixão especial pelo Botafogo



Faleceu, na manhã desta quinta-feira, o jornalista Luiz Roberto Porto, vítima de complicações provocadas pela diabetes. Robertão, como era conhecido, era pai do narrador Roby Porto, do SporTV, e foi um dos profissionais de imprensa mais atuantes entre as décadas de 60 e 90.

Roberto Porto foi editor de esportes do “Jornal do Brasil” e do jornal “O Globo”, estando à frente de coberturas de diferentes Copas do Mundo, Jogos Olímpicos e Pan-Americanos. Formado em direito, sua carreira acabou voltada para o jornalismo esportivo. Robertão mantinha um blog e participava do programa “Loucos por Futebol”, do canal ESPN Brasil.

Torcedor do Botafogo, Porto escreveu vários livros, entre eles “História Ilustrada do Futebol Brasileiro”, ao lado de João Máximo e Salomão Scliar, e “Gírias e Verbetes Futebolísticos”, com Carlos Leonam e Manoela Pena, além de “Dicionário Popular de Futebol – o ABC das Arquibancadas” e “Botafogo, 101 Anos de Histórias, Mitos e Superstições”.

Roberto Porto faleceu aos 74 anos (Foto: Reprodução SporTV)


Por SporTV.comRio de Janeiro

Botafogo deve pedir extensão de contrato de atacante Maikon



Jogador foi prejudicado por imbróglio sobre transferências na temporada e só estreou pelo Alvinegro na derrota por 2 a 0 para o Santos, que decretou rebaixamento





Maikon - Treino do Botafogo ( Foto: Vitor Silva / SSPress.)
Atacante pode ficar no clube por mais tempo
 ( Foto: Vitor Silva / SSPress.)
O atacante Maikon, que só estreou na derrota por 2 a 0 para o Santos, ainda tem a permanência incerta para 2015. Ele foi emprestado até o fim do ano por um grupo de investidores, com o valor de parte dos direitos econômicos fixado. Sem dinheiro no momento, a diretoria do Botafogo deve pedir uma mudança de prazo e a permanência do atacante até, pelo menos, o fim do Estadual.

Caso o Botafogo adquira a maior parte dos direitos de Maikon, ele renovará por três ou quatro anos com o Glorioso, com um aumento salarial.

Após brilhar com a camisa do São José na Copa Paulista, Maikon iria para o futebol espanhol. Mas, indicado pelo diretor técnico Wilson Gottardo, que trabalhou com ele no clube do interior paulista, o atacante viu no Botafogo uma oportunidade de amadurecer e aparecer para o futebol brasileiro.

Porém, como já esteve vinculado a dois clubes brasileiros na temporada - São Bernardo e São José -, antes do Botafogo, ele aguardou uma carta da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a liberação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para poder jogar.

Desde setembro no Glorioso, Maikon tem se destacado nos treinamentos, com muitos gols e jogadas plásticas.


Luiz Gustavo Moreira LANCENET! 

Botafogo estuda a possibilidade de jogar quadrangular em dezembro


Torneio faz homenagem a Marinho Chagas, mas coincide com as férias dos jogadores. Clube deve disputar amistoso internacional no fim de janeiro




O Botafogo tenta na Justiça dar fim aos 100% de bloqueio de suas receitas. Enquanto isso, vai em busca de outras fontes de renda para amenizar sua crise financeira. Uma das saídas é a realização de amistosos no fim do ano e em janeiro de 2015. O clube recebeu convite para fazer parte de um quadrangular em homenagem a Marinho Chagas, em dezembro, na cidade de Natal (RN), onde nasceu o lateral-esquerdo morto em junho.

A diretoria que assumiu o clube na semana passada ainda estuda a proposta, já que as datas conflitam com as férias dos jogadores. No entanto, o Botafogo mostra intenção de participar do evento, como forma de fazer caixa e melhorar a autoestima da torcida, ainda abalada com o rebaixamento para a Série B.

Nova diretoria em conversa com o elenco (Foto: Fred Huber)

Embora tenha atuado na época do jejum de 21 anos de títulos, Marinho Chagas está na galeria de ídolos do Botafogo. Conhecido como Bruxa, ele vestiu a camisa alvinegra de 1972 a 1976, quando deixou o clube para integrar a Máquina Tricolor. Ele disputou a Copa do Mundo de 1974 e morreu no dia 1º de junho de 2014, aos 62 anos.

Antes de fazer sua estreia no Campeonato Carioca – dia 1º de fevereiro, contra o Boavista –, o Botafogo também deve disputar um amistoso internacional. O clube foi convidado para enfrentar uma equipe asiática no Rio de Janeiro. A partida deve acontecer no dia 25 de janeiro, servindo como uma espécie de ensaio geral para o início do estadual. As conversas estão adiantadas, mas o contrato ainda não foi formalizado.

Por Gustavo RotsteinRio de Janeiro