Páginas

domingo, 4 de setembro de 2022

Luís Castro diz que Rafael terá que operar; jogador volta ao Rio com time do Botafogo



Técnico diz em coletiva que lateral provavelmente passará por mesma cirurgia que Cuesta



Pouco mais de duas semanas desde o seu retorno ao Botafogo, após 208 dias longe dos gramados, o lateral Rafael deve precisar se ausentar mais uma vez. Após o choque com Thiago Galhardo, na vitória alvinegra sobre o Fortaleza por 3 a 1, no Castelão, o jogador caiu desacordado e precisou ser substituído por conta de um "trauma crânio-facial". E, segundo o técnico Luís Castro, ele deve passar por cirurgia muito parecida com a de Victor Cuesta, depois de lesão em julho deste ano.


Rafael vai retornar com a delegação para o Rio de Janeiro, onde será reavaliado. Ele passou por exames em um hospital na capital cearense, neste domingo, logo após o choque de cabeça.


+ Leia mais notícias do Botafogo


-- Todos os jogadores do Botafogo trabalham com muita dedicação, muita, e é um grupo que eu admiro muito. Eles nunca se deixam abater por nada. Assim como eu, mantêm a serenidade diante das dificuldades sabendo que só o trabalho pode nos levar ao sucesso e eu os vejo todos os dias nos treinos. Sei que eles dão o máximo no jogo porque dão o máximo nos treinos.


- O Rafael é um desses jogadores, que tem lutado para voltar ao time. Ele teve a infelicidade e espero que se recupere rapidamente porque é um jogador que trabalha muito. Agora, certamente, deverá ter uma cirurgia muito parecida com a do Victor Cuesta. E deverá levar o mesmo tempo, não sou da área, mas acho que isso pode acontecer - disse o treinador na coletiva.





Fortaleza x Botafogo: Rafael se recusa a sair — Foto: Reprodução


O lance aconteceu quando Rafael e Thiago Galhardo disputaram bola pelo alto e acabaram se chocando. O lateral caiu desacordado, em imagem forte. O jogador acordou em seguida, com um afundamento visível na face (confira no vídeo abaixo).





Rafael se recusa a sair de campo após choque de cabeça (https://ge.globo.com/futebol/video/rafael-se-recusa-a-sair-de-campo-apos-choque-de-cabeca-10908845.ghtml)



Logo na sequência, Rafael recebeu atendimento. O médico Gustavo Dutra determinou que o jogador não poderia seguir em campo e fez o sinal de substituição. O lateral, no entanto, disse que não queria ser substituído. Mas, por se tratar de um choque de cabeça, foi obrigado a sair do jogo, dando lugar a Lucas Mezenga.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!





Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!









Com a vitória sobre o Fortaleza, o Botafogo ocupa a 13ª posição na tabela do Brasileirão, com 30 pontos. A equipe volta a campo no próximo domingo para encarar o América-MG, às 11h (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.




"Botafogo é o campeão cearense de 2022", brinca Pedro | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/video/botafogo-e-o-campeao-cearense-de-2022-brinca-pedro-a-voz-da-torcida-10909082.ghtml)


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Por Renata de Medeiros — Fortaleza

Luís Castro celebra união entre boa atuação e resultado positivo no Botafogo: "O trabalho compensa"



Treinador comemorou exibição da equipe na vitória sobre o Fortaleza por 3 a 1, neste domingo, no Castelão



A vitória do Botafogo sobre o Fortaleza por 3 a 1, neste domingo, no Castelão, não representa apenas um bom resultado fora de casa diante de um adversário que vinha com 100% de aproveitamento no segundo turno do Brasileirão. O técnico Luís Castro destacou que o jogo representou a união entre a boa atuação e o resultado positivo para os alvinegros.


- Eu sei que o futebol é muito resultadista, sei que o nós sofremos muito com a falta de resultados ao longo de nossas épocas e sabia que só trabalhando muito e cultivando o caminho é que poderíamos chegar às vitórias. Se nos desesperássemos, perdêssemos a confiança, isso seria impossível. Hoje conseguimos fazer isso, conseguimos aliar um bom jogo, jogando com uma equipe fora, que vinha ganhando de maneira sucessiva e com um ambiente no estádio muito favorável para eles, apesar do nosso número de adeptos presentes. Fazer 17 arremates em um estádio desses, contra um adversário que tinha vindo em uma sequência ascendente, era extremamente complicado para nós, mas foi possível pelo nosso trabalho. Parabéns aos jogadores por isso. Mas era isso que nós queríamos, aliar o resultado à exibição - declarou o treinador após a partida.


+ Leia mais notícias do Botafogo





Fortaleza x Botafogo: Luis Castro — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Castro afirmou que teve um sentimento de injustiça nas últimas rodadas, tanto na derrota para o Flamengo quanto no empate com o Juventude. A tão esperada vitória veio e, de acordo com o treinador, é fruto da convicção no trabalho e da dedicação no dia a dia.


- O primeiro sentimento é: o trabalho compensa, a dedicação compensa, a persistência compensa, não desviar do caminho compensa, acreditar sempre compensa. Acreditar no meu trabalho, no trabalho dos jogadores, no trabalho de quem me envolve compensa. Esse foi o meu primeiro sentimento, de "valeu a pena". E vale a pena trabalhar todos os dias determinado.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!


Com a vitória, o Botafogo ocupa a 13ª posição na tabela do Brasileirão, com 30 pontos. A equipe volta a campo no próximo domingo para encarar o América-MG, às 11h (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos.


Veja outras respostas de Luís Castro:

Ponto determinante para a vitória


- Sabíamos que o Fortaleza jogava muitas vezes em um 4-2-4 e com o lateral-esquerdo ficava projetado e muitas vezes os da frente abriam um espaço para a entrada por dentro. Sabíamos que tínhamos que ir para fora e nas duas primeiras jogadas não conseguimos fazer. Mas também sabíamos que o momento, e tínhamos que parar essa forma que eles iriam explorar os quatro jogadores em cima da nossa linha. Era fundamental controlar esses jogadores da linha da frente. Conseguimos controlá-los através de uma ação muito alta do Marçal e criar uma ação coordenada com homens do meio de campo, que eram o Lucas Fernandes e Tchê Tchê, nossos dois volantes, que controlaram a nossa linha. No nosso momento ofensivo sabíamos que teríamos que ter cuidado com o time do Fortaleza porque deixavam dois atacantes na frente e puxavam o contra-ataque. Apesar de conseguirmos matar essas referências no ataque, tínhamos que marcar os dois pontas que se transformavam em quatro na frente e vinham em progressão muito forte. Então, tínhamos que ter esses cuidados de equilibrar o time e também sabíamos que tinha que ser mais agressivos nas finalizações e foi isso que fizemos, entramos com mais homens. Os jogadores desempenharam com sucesso.







Jogada do primeiro gol foi ensaiada?


- Nós trabalhamos tudo, momentos ofensivos, defensivos, mesmo que as coisas não saiam, trabalhamos tudo. Embora não pareça às vezes, mas sim, trabalhamos isso também. Trabalhamos tudo. Às vezes não parece, mas trabalhamos tudo, tudo.


Injustiça nos últimos jogos

- Eu trazia esse sentimento, porque nós, nas últimas jornadas que fizemos, com o Juventude, em casa com o Flamengo, tínhamos sentido alguma injustiça no resultado. Cada um faz a análise que entende fazer, mas eu senti que devíamos ter ganho do Juventude em função daquilo que fizemos e dar oportunidades que criamos. Também achei que o resultado contra o Flamengo tinha sido ruim em função daquilo que produzimos em campo.


Estratégia do jogo

- Somos um time que gosta de controlar o jogo, mas também temos um adversário pela frente. Então, entre as nossas vontades e as vontades do nosso adversário, nasce uma estratégia para o jogo. Sabendo que o adversário nos daria espaço nos corredores laterais, nosso objetivo, claramente, era atacar os corredores laterais e servir, a partir daí, nas zonas de finalização por onde entrou, muitas vezes Eduardo, Tiquinho, nosso ponta do lado contrário e mais um dos volantes. Então chegávamos, no mínimo, com três na área e, se possível, com quatro na área, sem perder o equilíbrio defensivo. Na transição, equilibrávamos com dois zagueiros, o lateral que não estava no momento ofensivo e mais um dos volantes. É fundamental termos um equilíbrio porque não podíamos deixar o Fortaleza ter aquilo que mais gosta, que é ter ataque com dois homens de grande qualidade e não foi isso que aconteceu. Outras coisas fundamentais era a reação depois da perda da bola, tinha que ser uma reação muito forte, mas não podia ser uma reação que entrássemos de primeira na bola porque se isso acontecesse e não ganhássemos a bola não conseguiria que nossos jogadores chegassem à referência.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo dá show, vence o Fortaleza e se recupera no Brasileirão



Alvinegro supera a Arena Castelão lotada, tem boa atuação e conquista primeiro resultado positivo no returno da competição, com direito a defesa de pênalti de Gatito Fernández





Eduardo fez dois gols do Botafogo na vitória sobre o Fortaleza (Foto: Vitor Silva/Botafogo)



A Arena Castelão lotada esperava continuar vendo a boa sequência do Fortaleza, mas viu uma 'pitada' de Rock in Rio. O Botafogo venceu o Leão por 3 a 1 na tarde deste domingo em jogo válido pela 25ª rodada do Brasileirão. Eduardo, duas vezes, e Fernando Marçal marcaram os gols. Moisés marcou para o Tricolor.


+ Rafael, do Botafogo, sofre afundamento na face em partida contra o Fortaleza


Gatito Fernández também teve destaque no duelo. O camisa 1 defendeu um pênalti de Robson quando a partida estava 2 a 0 para o Alvinegro.

O Botafogo venceu a primeira partida no returno e se recuperou no Brasileirão. A equipe de Luís Castro chegou a 30 pontos e subiu para a 13ª colocação. O Fortaleza tem a mesma quantidade e está uma posição acima. Veja a tabela do Campeonato Brasileiro!

O Fortaleza tem outra equipe carioca no retrovisor. O Leão enfrentará o Fluminense no próximo sábado, às 19h, no Maracanã, pelo Brasileirão. O Botafogo medirá forças com o América-MG às 11h do dia seguinte no Estádio Nilton Santos.


E MAIS: Paralisia de Bell: saiba o que é o distúrbio facial que faz Patrick de Paula desfalcar o Botafogo
Botafogo informa que Danilo Barbosa está 'em tratamento'



NO CANTO DA TORCIDA

Diante de uma Arena Castelão, não demorou quase nada para o Fortaleza inflamar ainda mais o grande público no estádio. Logo com 14 segundos de jogo, Romarinho desperdiçou uma chance na cara de Gatito Fernández após rápida trama na saída do círculo central.


FRUSTAÇÃO E ALEGRIA

O Botafogo equilibrou as ações após o bom começo do Fortaleza, mas sofreu um baque. Rafael teve um choque de cabeça com Thiago Galhardo, caiu desacordado e teve que ser substituído por um afundamento na face.

A frustação pela saída do companheiro, contudo, durou pouco. No lance seguinte, Jeffinho roubou a bola de Brítez no ataque e cruzou na medida para Eduardo finalizar e abrir o placar. Na comemoração, todos os jogadores abraçaram Rafael.


É PELO ALTO!

O Botafogo ficou ainda mais tranquilo na reta final do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio de Marçal, Cuesta desviou na primeira trave e Eduardo apareceu livre para cabecear e marcar o segundo gol do Botafogo - e o dele - na partida.


COMO UM GATO (MIAU)!

Tudo se desenrolava para contornos de drama por parte do Glorioso e esperança ao Leão. Lucas Mezenga cometeu pênalti em Thiago Galhardo ainda no começo do segundo tempo. A cobrança de Robson, porém, parou em uma defesa de Gatito Fernández, goleiro do Alvinegro.


O JOGO NÃO PARA, AMIGO!

​O placar ganhou contornos de goleada quando o Botafogo marcou o terceiro gol. Após rebatida da defesa do Fortaleza, Fernando Marçal recebeu com liberdade na entrada da área e chutou colocado, acertando o ângulo.

Mas Vojvoda não desistiu mesmo com o placar adverso. O treinador tirou um zagueiro, colocou um atacante e foi totalmente para o setor ofensivo. E deu certo: logo depois o Fortaleza diminuiu com Moisés.

O Leão bem que tentou, pressionou, mas não conseguiu marcar. Melhor para o Botafogo, que derrotou um adversário direto e saiu da Arena Castelão com um resultado importante.


FICHA TÉCNICA

FORTALEZA X BOTAFOGO

​Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data/Horário: 04/09/2022, às 16h
Árbitro: Ramon Abatti (SC)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Rodrigo Guarizo do Amaral (Fifa-SP)
​Gramado: Regular
​Público e renda: não informados
Cartões amarelos: Juninho Capixaba (FOR); Fernando Marçal e Eduardo (BOT)
​Cartões vermelhos: -

Gols: Eduardo (0-1, 18'/1ºT); Eduardo (0-2, 35'/2ºT); Fernando Marçal (0-3, 18'/2ºT); Moisés (1-3, 24'/2ºT)

FORTALEZA: Fernando Miguel; Brítez, Marcelo Benevenuto, Titi (Otero 21'/2ºT), Juninho Capixaba; Zé Welison (Hércules/Intervalo), Lucas Sasha (Lucas Lima 32'/2ºT); Romarinho (Pedro Rocha/Intervalo), Thiago Galhardo, Moisés; Robson (Romero 21'/2ºT). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Rafael (Lucas Mezenga 17'/1ºT), Adryelson, Cuesta, Fernando Marçal; Tchê Tchê, Eduardo (Gabriel Pires 23'/2ºT), Lucas Fernandes; Victor Sá (Lucas Piazon 31'/2ºT), Tiquinho Soares (Júnior Santos 31'/2ºT), Jeffinho (Kanu 31'/2ºT), Técnico: Luís Castro.



Fonte: LANCE! Fortaleza (CE)

Atuações do Botafogo: Gatito, Marçal e Eduardo são os destaques na vitória sobre o Fortaleza



Time de Luís Castro venceu por 3 a 1 na Arena Castelão



Gatito: defendeu pênalti e salvou o Botafogo em, pelo menos, quatro situações perigosas. Não teve culpa no gol sofrido. Nota: 8,5.


Rafael: ficou apenas 15 minutos em campo. Ele foi obrigado a sair pelo departamento médico após sofrer afundamento no crânio. Sem nota.





Fortaleza x Botafogo: Eduardo comemora — Foto: Vítor Silva/ BFR


Adryelson: fez a sua partida mais segura desde que chegou ao Botafogo. Nota: 7.

Victor Cuesta: protegeu a área alvinegra e jogou em sintonia com sua dupla de zaga, Adryelson. Nota: 7.





Fortaleza x Botafogo - Melhores Momentos (<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/HzAvAP1d6Ag" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>)


Marçal: fez um golaço, o terceiro do Botafogo na partida, e ainda ajudou em outro, batendo o escanteio que originou o 2 a 0. Nota: 8

Tchê Tchê: protegeu bem a zaga e foi bem na saída de bola. Nota 7.

Eduardo: o nome do jogo. Além de fazer dois gols, garantiu mobilidade ao meio de campo. Nota: 9.

Lucas Fernandes: se entregou e saiu exausto. Deu consistência e movimentou o meio de campo. Nota: 7.

Victor Sá: correu muito e ajudou muito na marcação. Teve pouca participação no ataque. Nota: 6.

Jeffinho: segue desequilibrando com dribles e velocidade. Nota: 6.

Tiquinho Soares: fez boa estreia. Nos 75 minutos em que ficou em campo, fez pivô, finalizou com perigo e cabeceou forte. Mostrou também boa movimentação dentro da área. Nota: 7,5.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Entraram:

Lucas Mezenga: ingressou no lugar de Rafael, tendo que ser improvisado na lateral-direita. Cometeu pênalti em Thiago Galhardo. Nota: 4.

Gabriel Pires: ajudou a segurar o jogo com experiência. Nota 6,5.

Júnior Santos: muita disposição, mas pecou na definição dos lances. Teve boa chance pra ampliar o marcador, mas parou no goleiro. Nota 6.

Lucas Piazon: entrou pra ajudar a fechar o time, quando o adversário foi pra cima na disposição. Nota 6,5.

Kanu: formou uma linha de 5 pra trancar de vez a zaga. Errou ao tentar fazer linha de impedimento e quase sai gol do Tricolor. Nota 6.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Fortaleza x Botafogo: veja prováveis, onde assistir, desfalques e arbitragem



Bola rola neste domingo (4), na Arena Castelão, às 16h.



.Fortaleza e Botafogo entram em campo neste domingo (4), em jogo válido pela rodada 25 da Série A do Campeonato Brasileiro. A bola rola na Arena Castelão às 16h. O ge acompanha todos os lances em tempo real. Basta clicar aqui para acompanhar.


+ Veja a classificação da Série A




Tudo que você precisa saber de Fortaleza x Botafogo — Foto: ge


O Fortaleza vem de cinco vitórias seguidas na competição. Da lanterna e dos 75% de risco de rebaixamento, o Leão criou asas, dobrou o número de pontos do primeiro turno e, com 100% de aproveitamento no segundo já está em 12° na classificação - zona de classificação à Sul-Americana. Para o duelo deste domingo, em casa, o Tricolor do Pici terá o apoio da torcida. A última parcial apontou 48 mil pessoas confirmadas no Castelão.


O Botafogo conquistou apenas seis pontos nos últimos 10 jogos e chega para a partida pressionado por uma vitória para se afastar da zona de rebaixamento. Sem vencer no segundo turno, o Bota enfrenta quatro rivais diretos em setembro, já que o adversário do mês mais distante está a apenas cinco pontos (antes do início da rodada).


Transmissão: Globo (RJ, CE e praças) e Premiere 4. O ge acompanha a partida em Tempo Real.


Narração e comentários: Globo - Luiz Roberto narra, com comentários de Paulo Nunes e Roger Flores, além de Sandro Meira Ricci na Central do Apito. Premiere - Narração de Eduardo Moreno, com comentários de Conrado Santana e Danny Moraes.


Escalações prováveis

Fortaleza - técnico: Juan Pablo Vojvoda


A expectativa fica pela possibilidade de retorno do meia Lucas Crispim, que estava em transição na última partida. Sem suspensos para a partida, Juan Pablo Vojvoda mandará a campo o que tem de melhor à disposição. Esse é o melhor momento do Leão, que busca a sexta vitória seguida na Série A.


Pendurados: Fernando Miguel, Marcelo Boeck, Titi, Ceballos, Ronald, Felipe, Matheus Vargas, Romarinho.
Quem está fora: Valentin Depietri está no DM.


Time provável: Fernando Miguel, Brítez, Marcelo Benevenuto, Titi, Juninho Capixaba; Lucas Sasha, Ronald, Zé Welison; Moisés, Robson, Thiago Galhardo.





Provável Fortaleza contra o Botafogo — Foto: ge



Botafogo - técnico: Luís Castro

O Botafogo de Luís Castro terá ao menos uma mudança em relação ao time que perdeu para o Flamengo, no último fim de semana. Com Saravia suspenso e Daniel Borges machucado, o técnico português só tem Rafael como lateral-direito no elenco e ele deve começar jogando pela primeira vez desde que rompeu o tendão de Aquiles na estreia do time na temporada.


Além da volta de Rafael, existe a possibilidade de Tiquinho Soares começar como titular, apesar de voltar de lesão. O camisa 9, principal reforço do time na segunda janela de transferências, treinou com o elenco e a tendência é que ele comece jogando, mas a estreia é tratada com cautela.


Pendurados: Del Piage, Hugo e Jeffinho
Quem está fora: Saravia (suspenso), Breno e Kayque (em tratamento de cirurgia no joelho), Daniel Borges, Danilo Barbosa e Del Piage (em tratamento de lesões não informadas pelo Botafogo), Patrick de Paula (em tratamento de paralisia facial), Carli, Carlinhos, Diego Gonçalves, Hugo e Sauer (em transição).


Time provável: Gatito Fernández; Rafael, Adryelson (Philipe Sampaio/Kanu), Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Eduardo e Lucas Fernandes; Victor Sá, Jeffinho e Tiquinho Soares (Júnior Santos).





Provável escalação do Botafogo para o jogo com o Fortaleza — Foto: ge



Arbitragem

Árbitro: Ramon Abatti Abel - SC
Assistente 1: Fabrício Vilarinho da Silva (FIFA) - GO
Assistente 2: Thiaggo Americano Labes - SC
Quarto árbitro: Adriano Barros Carneiro - CE
Analista de campo: Francisco Almeida Filho - CE
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR - FIFA) - SP


Fonte: Por Redação do ge — Fortaleza, CE