Páginas

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Disposição de sobra: Gomes comanda primeiro treino na união com Botafogo


Em seu recomeço e na missão de levar o clube de volta à Série A, treinador conduz atividade dos reservas no Estádio Nilton Santos visando ao jogo contra Luverdense





Com o auxiliar Jair Ventura ao fundo, Ricardo Gomes
comanda treino dos reservas (Foto: Gustavo Rotstein)
No dia 27 de agosto de 2011, Ricardo Gomes havia comandado seu último treinamento. Quase quatro anos depois, no mesmo local onde sofreu um Acidente Vascular Cerebral, ele tomou a frente do Botafogo. Na tarde desta quarta-feira, dia seguinte do empate em 0 a 0 com o Criciúma, o novo técnico alvinegro mostrou sua cara ao elenco. Mesmo ainda sem contar com os titulares, que fizeram um trabalho regenerativo na academia, Ricardo apresentou, numa atividade de mais de duas horas de duração, um pouco da forma como pretende, a partir de agora, levar o time de volta à elite do futebol nacional e, mais do que isso, ao título da Série B do Brasileirão.


Depois de uma breve conversa com o elenco no gramado e um papo separado com os uruguaios Bazallo e Navarro, Ricardo Gomes acompanhou de dentro do campo o trabalho físico dos jogadores. Com uma prancheta nas mãos, conversou muito com os auxiliares Luiz Otávio e Jair Ventura. Apesar da limitação física por causa de um problema crônico no joelho, oriundo de uma lesão sofrida em 1984, nos tempos de jogador, o técnico se movimentou muito para preparar as atividades técnicas e táticas que viriam a seguir.


Ricardo Gomes entrou em ação em seguida, para orientar os jogadores. Explicou o que pretendia ao comandar uma atividade na qual uma dupla ofensiva iniciava uma jogada que precisava terminar em gol após passarem por duas barreiras defensivas. Mostrou boa articulação para pedir intensidade, velocidade e objetividade com a bola nos pés.


– Isso! Vai! Vai! – gritou em alguns momentos, fugindo da calma e discrição habituais.


Mesmo sem os titulares na atividade principal, Ricardo Gomes pôde ter uma ideia do que poderá ter em mãos em sua partida de estreia, contra o Luverdense, neste sábado. Isso porque Neilton fez seu primeiro treino, no qual mostrou uma característica diferenciada dos demais, e que dá quase a certeza de que será titular. Mesmo com 10 minutos em campo contra o Criciúma, Navarro deixou boa impressão e voltou a mostrar oportunismo e bom posicionamento no treino desta quarta-feira. Por enquanto, certeza mesmo é a regularização dos volantes Bazallo e Serginho, que devem ser relacionados para o jogo.


O primeiro dia mostrou um Ricardo Gomes com disposição de sobra para se unir ao Botafogo na tarefa de recomeçar.

Por Gustavo RotsteinRio de Janeiro/GE

Bazallo e Serginho são regularizados e podem pegar o Luverdense sábado


Técnico Ricardo Gomes ganha duas opções de volantes para o jogo pela Série B



O técnico Ricardo Gomes comandou seu primeiro treino nesta quarta-feira já contando com dois reforços para sua partida de estreia. Na última terça os nomes dos volantes Serginho e Bazallo foram publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, o que dá a ambos condição de enfrentar o Luverdense, neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

Bazallo está à disposição do técnico Ricardo Gomes para o jogo contra o Luverdense (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Os dois jogadores chegam para reforçar uma posição considerada carente, principalmente depois da rescisão de contrato de Marcelo Mattos. Nas últimas três partidas a função de primeiro volante ficou a cargo de Dierson, recém-promovido dos juniores. Até então o lugar era ocupado por Diego Giaretta, que é zagueiro de origem.

Serginho e Bazallo ficam à disposição de Ricardo Gomes contra o Luverdense, neste sábado, no Estádio Nilton Santos, e agora é a expectativa é pela regularização de Neilton. A última contratação do Botafogo realizou seu primeiro treino nesta quarta-feira, mas ainda não ganhou condição para ser escalado.

No empate em 0 a 0 com o Criciúma, na última terça-feira, o Botafogo promoveu a estreia de Navarro. O atacante uruguaio entrou no segundo tempo e quase marcou um gol no fim da partida.

Por Gustavo RotsteinRio de Janeiro/GE

Reforço do Bota ganhou música ao ritmo de 'Gordinho Gostoso', mas teme fúria da esposa



Resultado de imagem para rodrigo lindosoSe você acompanhou o Cariocão-2015, certamente ouvir falar de Rodrigo Oliveira Lindoso (sim, esse é mesmo o nome dele, não tem nada de excesso de beleza ou algo do tipo). O volante foi o grande destaque do surpreendente Madureira, que por muito pouco não foi às finais, e acertou com o Botafogo para a disputa da Série B.


As grandes atuações no Estadual fizeram o jogador virar até tema de paródia de um dos hits do último Carnaval, a música "Gordinho Gostoso", de Neto LX. Até agora, Lindoso jogou apenas alguns minutos no empate por 1 a 1 com o Bahia, no último sábado, mas já é uma das sensações do elenco alvinegro pelo carisma e pelo sorriso fácil.

O meio-campista, aliás, assegura que não foi ele que mandou fazer a canção.

"Eu fui pego de surpresa com essa música!", assegura, em entrevista ao ESPN.com.br.




Sou Rodrigo Lindoso, Rodrigo Lindoso, Rodrigo Lindoso
Sou Rodrigo Lindoso, Rodrigo Lindoso, Rodrigo Lindoso
Eu não sou Neymar, mas jogo bola, e a 'mulambada' chora, a 'bacalhada' chora no Maraca
Eu não sou Neymar, mas jogo bola, e a 'tricolorada' chora, a 'cachorrada' chora...

"Um belo dia, estava tranquilo e me avisaram que tinham feito uma música pra mim. Eu não tinha entendido nada, até perguntei para a minha esposa se ela sabia de alguma coisa, porque as pessoas pensaram que eu tinha mandado fazer, mas não fui eu, não (risos)", gargalha.

Nascido em São Luís, capital do Maranhão, Rodrigo tem 26 anos e começou a carreira no São Luís FC, time que já não existe. De lá, passou pelo Nacional-PR, clube pelo qual se profissionalizou, antes de chegar ao Madureira, equipe que defendeu, no total, por oito anos. Durante esse tempo, ainda acumulou passagens por empréstimo no Fluminense e no Criciúma, além de uma transferência para o futebol português.

"Fiquei 10 meses no Marítimo. Comecei muito bem, até gols estava fazendo e tinha me adaptado ao país, mas aí tive uma lesão séria e depois foi complicado voltar a jogar, pois não conseguia encaixar direito no time. Por isso, acabei voltando ao Brasil", conta.

Seu momento de brilho, aconteceu no último Estadual, novamente vestindo a camisa do Madureira. Foi dele o gol que quase tirou o Flu da semifinal. Na última rodada da fase de classificação, o clube das Laranjeiras saiu na frente com Jean, aos 21 do segundo tempo. No entanto, aos 30, Lindoso acertou ótimo chute de fora da área e igualou.

O resultado ia colocando o Tricolor Suburbano na próxima fase de maneira histórica, mas um gol contra, já aos 44 do segundo tempo, acabou com o sonho do Madureira, que ficou fora das semifinais por apenas um ponto.

O meia, que acabou o Cariocão com cinco gols e teve grandes atuações contra os quatro grandes da capital, chamou a atenção do Botafogo, que o contratou por empréstimo no último dia 20. Feliz da vida por chegar a General Severiano, ele ainda segue se divertindo com a música em seu homenagem, que agora deve começar a fazer cada vez mais sucesso. Porém, ele nem sabe quem é o autor da paródia.


Francisco De Laurentiis e Vladimir Bianchini, do ESPN.com.br

Com lesão muscular, Luis Ricardo não enfrenta o Luverdense


Jogador desfalcou o Botafogo no empate sem gols com o Criciúma, terça-feira, no Estádio Nilton Santos, no Rio, e também está fora da partida de sábado, também em casa



Luis Ricardo está fora da partida contra o
Luverdense (Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)
O lateral-direito Luis Ricardo não pôde enfrentar o Criciúma, nesta terça-feira, no Estádio Nilton Santos, devido a uma lesão muscular na coxa esquerda. Ele não participou do treinamento de segunda e, antes da partida, fez testes no vestiário para saber se poderia jogar e acabou vetado.

E o problema não é tão simples assim. Ele já está fora da partida contra o Luverdense, sábado, às 16h30, também no Estádio Nilton Santos, pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A tendência é que o jovem Diego, de 19 anos, seja mantido na equipe titular na estreia do técnico Ricardo Gomes.

Luis Ricardo se tornou titular do time do Botafogo devido a venda de Gilberto para a Fiorentina, da Itália. Com 29 pontos, o time alvinegro é o líder da Série B do Brasileirão.


RADAR/LANCEPRESS! LANCENET! 

Interino 'passa bastão' a R. Gomes na liderança, mas Botafogo tem problemas



Ricardo Gomes foi escolhido pelo Botafogo para comandar o time na Série B (Vitor Silva / SSPress)
O auxiliar técnico e interino Jair Ventura Filho cumpriu sua missão e manteve o Botafogo na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro após comandar a equipe por três jogos. O último compromisso do filho de Jairzinho antes de repassar o time ao treinador efetivo Ricardo Gomes foi o empate por 0 a 0 com o Criciúma na terça-feira, no Engenhão, partida em que ficaram claros problemas que o novo dono do cargo terá daqui para frente.

Após a demissão de René Simões, há 20 dias, o auxiliar técnico Jair Ventura comandou a equipe na vitória sobre o Náutico (1 a 0) e nos empates com Criciúma e Bahia (1 a 1). Os resultados foram suficientes para manter o time no topo da tabela, mas o Botafogo mostrou em campo que está longe de sobrar na competição. Mesmo assim, o interino julgou ter cumprido sua missão.

"Queria agradecer ao presidente e à diretoria pela oportunidade ter ficado interinamente nesses três jogos. O objetivo foi conquistado, e deixo o time na liderança antes de passar o bastão para o Ricardo. O Botafogo é líder absoluto, com dois pontos de diferença. Estou feliz, cinco pontos em três jogos", disse Jair, que deixa a equipe com 29 pontos, dois a frente do vice líder Vitória.

Contra o Criciúma, na última terça, o Alvinegro teve atuação apagada e chegou a ser pressionado pelo rival – o 11º colocado da competição - mesmo dentro de casa. A atuação rendeu vaias da torcida presente ao Engenhão e cobrança de 'raça'. Na vitória sobre o Náutico e no empate com o Bahia, o futebol também não foi dos melhores.

Um dos alvos da torcida no empate com o Criciúma foi o meia Gegê. O apoiador foi o mais vaiado no fim da partida que decepcionou os poucos torcedores que compareceram ao estádio. Jair Ventura defendeu o jovem, mas admitiu que tanto ele quanto a equipe tiveram desempenho abaixo do esperado.

"A torcida tem razão. Quer ver um bom espetáculo e tem direito, pois paga ingressos. O Gegê não fez um bom jogo hoje., mas é um cara que tem uma função tática muito importante. O torcedor não vê isso. Ele não para, recompõe o tempo todo. Ele não esteve em seu melhor dia tecnicamente, mas taticamente foi muito importante. Ele não fez um bom jogo, mas não só ele, como o time todo. Todos nós não correspondemos hoje", analisou Jair.

Além das atuações apagadas do time nas últimas rodadas, o técnico Ricardo Gomes terá como desafio fazer com que o time se reencontre na Série B mesmo após perder peças fundamentais como Marcelo Mattos, Bill, Jobson, Gilberto e Rodrigo Pimpão. O último ainda pode voltar a defender o Alvinegro caso o Emirates Club, dos Emirados Árabes, não pague a multa rescisória até a semana que vem.

Para completar, Ricardo precisa provar que pode comandar uma equipe após quatro anos parado por causa de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) sofrido enquanto comandava o Vasco. No primeiro contato com jogadores e imprensa, o treinador mostrou melhoras significativas em relação ao passado recente, mas admitiu ainda ter sequelas do problema de saúde.

Do UOL, no Rio de Janeiro

Jefferson mostra insatisfação após o jogo: 'Foi um empate amargo'


Goleiro afirmou que Botafogo não pode se contentar com resultado diante do Criciúma



Jefferson não gostou do que viu nesta terça-feira
 (Foto: Mauro Horita/Agif/LANCE!Press)
Grande nome da partida, com pelo menos três ótimas defesas, o goleiro Jefferson não gostou nada de somar apenas um ponto na partida desta terça-feira, contra o Criciúma, no Estádio Nilton Santos. Para o capitão do Botafogo, o time não pode se contentar com um empate dentro do Nilton Santos, seja contra quem for.


– Foi um empate amargo. Independente do adversário não podemos nos contentar com um empate dentro de casa. Temos que matar os adversários. O empate não ficou de bom tamanho. O empate pro Criciúma foi uma vitória – afirmou o jogador à Rádio Bradesco Esportes.

Na próxima rodada o Glorioso tem outro compromisso em casa, diante do Luverdense, sábado, às 16h30. O Alvinegro segue na liderança da competição com 29 pontos, enquanto a equipe do Mato Grosso ocupa a 15ª posição, com 16 pontos.


Lancenet

Botafogo e Criciúma empatam sem gols em jogo sonolento no Engenhão


Observado por Ricardo Gomes, Alvinegro irrita a torcida com atuação mas segue líder. Equipe catarinense cai uma posição, mas chega a oito jogos de invencibilidade




Os outros resultados da rodada fizeram o Botafogo entrar em campo sabendo que a liderança estava garantida com qualquer resultado. Dessa forma, o empate em 0 a 0 com o Criciúma, nesta terça-feira, no Estádio Nilton Santos, fez o Alvinegro desperdiçar a oportunidade de abrir quatro pontos do segundo colocado. Já os catarinenses saíram de campo sem motivos para reclamar. Chegaram à oitava partida de invencibilidade, após uma partida marcada pela morosidade e que chegou a dar sono nos 5.339 torcedores (4.733 pagantes) que estiveram no Engenhão.

Luta pela bola foi o retrato do empate entre Botafogo e Criciúma (Foto: DHAVID NORMANDO - Agência Estado)

Com o empate, o Botafogo chegou aos 29 pontos, dois a mais do que o Vitória, segundo colocado. No próximo sábado a equipe volta a atuar em casa, contra o Luverdense, já sob o comando do técnico Ricardo Gomes, que efetivamente assume o cargo nesta quarta-feira. Já o Criciúma agora tem 20 pontos, mas caiu uma posição na tabela da Série B e está em 11º. O próximo compromisso do time do técnico Petkovic será contra o Boa Esporte, sexta-feira, em Varginha (MG).

Observado pelo técnico Ricardo Gomes no estádio, mas ainda comandado pelo interino Jair Ventura, o Botafogo começou a partida com seis jogadores formados nas suas categorias de base. O que sobrou de disposição faltou de bons passes e controle emocional, prejudicando a construção de jogadas. Sem conseguir criar, o time da casa cedeu muitos espaços ao Criciúma, que chegou a pressionar, mas nas poucas vezes que conseguiu levar perigo, esbarrou no goleiro Jefferson. O pequeno público não escondeu sua insatisfação com o desempenho do Alvinegro, que no segundo tempo promoveu a estreia do atacante uruguaio Navarro, que quase marcou um gol no fim. Ao apito final, merecidas vaias para um jogo sofrível tecnicamente.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE