Páginas

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Preparador do Botafogo minimiza altitude em estreia pela Libertadores




Mesmo valorizado no mercado, goleiro do Botafogo ficará no clube para a disputa da Libertadores. Só deixa o Alvinegro se receber proposta de grande da Europa e depois da Copa do Mundo Fernando Soutello/AGIF

O Botafogo fará sua estreia na Copa Libertadores de 2014 no dia 29 de janeiro, pela fase preliminar, contra o Deportivo Quito, do Equador. A partida será disputada no estádio Olímpico Atahualpa, na capital do país, a 2.850 metros de altitude.

Os efeitos da partida bem acima do nível do mar, porém, são minimizados pelo preparador de goleiros Flávio Tenius. Ele diz que o goleiro Jefferson não terá problemas com mudanças de velocidade da bola e que a adaptação será tranquila.

"Estive algumas vezes jogando em Quito e os goleiros, em geral, não têm muitos problemas com a altitude. A velocidade da bola fica um pouco mais rápida, mas nada absurdo. Acho que o problema não é tão grave. Claro que é mais um obstáculo, principalmente para os jogadores de linha, mas um obstáculo tranquilo, não é esse problema todo não", disse o membro da comissão técnica em entrevista à rádio Brasil.

O confronto pela primeira fase definirá quem ingressa no grupo 2, que já conta com Unión Española, do Chile, Independiente Jose Terán, também do Equador, e San Lorenzo, da Argentina. A partida ainda não tem local marcado, mas deverá ser realizada no Maracanã.

Tenius também fez uma análise da temporada de Jefferson. Ele diz acreditar que o goleiro estará na lista do técnico Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo de 2014, e vê chances do goleiro alvinegro em ser titular da seleção brasileira.

"Foi um ano muito feliz para o Jefferson, para todos do Botafogo. Ele conseguiu manter a regularidade, ajudando demais a equipe em seus objetivos. Conseguimos o título estadual e a vaga à Libertadores. Cada vez mais o Jefferson vem se firmando tanto no clube quanto na seleção".

O Botafogo se reapresenta no dia 6 de janeiro, no campo anexo do estádio Engenhão. Ainda não há definição sobre o local da pré-temporada, mas a cidade de Saquarema surge como favorita. As primeiras rodadas do Campeonato Carioca serão disputadas por um time alternativo, para que os principais jogadores do elenco se concentrem no desafio pela pré-Libertadores.

Do UOL, no Rio de Janeiro

Estratégia de montar dois times anima Renan Lemos, que sonha com chance


Lateral-esquerdo, que passou praticamente toda a temporada 2013 se recuperando de uma cirurgia no joelho, agora espera retomar sua trajetória no Botafogo



Renan Lemos durante treino do Bota
(Foto: Satiro Sodre / SSPress)
O lateral-esquerdo Renan Lemos está com a motivação renovada para este início de temporada, depois de um ano em que frequentou mais o departamento médico do que o campo, por causa de uma cirurgia no joelho esquerdo, realizada em abril. Recuperado, ele espera ter oportunidade de jogar, principalmente por causa da estratégia da comissão técnica de montar duas equipes, uma para o Carioca e outra para a Libertadores.

Além do titular Julio Cesar, o elenco alvinegro conta com Lima para a posição. Renan Lemos, no entanto, pode ter um trunfo na manga. O lateral-esquerdo já foi comandando na base pelo atual técnico do profissional, Eduardo Hungaro.

- Estou totalmente recuperado e bem fisicamente. Estou pronto para realizar todas as atividades da pré-temporada com os outros jogadores. Acho interessante esse esquema de dois times. Nosso grupo é forte, já mostrou isso em 2013 e, com a chegada de alguns reforços, vai ser ainda mais forte. Temos tudo pra fazer um ano melhor do que de 2013. Em relação a jogar, depende dos treinamentos, vou me dedicar ao máximo, e assim as oportunidades aparecerão - disse o jogador, que completa 21 anos no dia 15 de janeiro, ao GloboEsporte.com.

Renan Lemos tem dois jogos pelo profissional. A diretoria do Bota pretende ter três jogadores por posição nesta temporada. Os atletas se reapresentam no início de janeiro, ainda sem data definida, para o início do trabalho de preparação para os duelos com o Deportivo Quito, pela fase preliminar da Libertadores. O local dos treinamentos deve ser Saquarema-RJ, no CT da CBV, mas o campo ainda passará por uma avaliação.

Renan Lemos fez dois jogos no profissional do Botafogo (Foto: Satiro Sodre / SSPress)


Por Fred Huber Rio de Janeiro

Jogadores experientes prometem apoio a Eduardo Hungaro


Atletas renomados do elenco alvinegro prometem dar suporte ao novo treinador




Eduardo Húngaro - Botafogo (Foto: Satiro Sodré/AGIF)
Eduardo Hungaro deve ter apoio de medalhões
 do Botafogo (Foto: Satiro Sodré/AGIF)
Como já trabalhava na comissão técnica do Botafogo, Eduardo Hungaro não precisará se apresentar aos jogadores. E, se depender deles, a recepção será calorosa. Experiente, o lateral-esquerdo Julio Cesar disse que os atletas abraçarão Duda, durante o maior desafio na carreira do treinador.

– Tenho certeza de que faremos uma grande temporada com o Eduardo Hungaro. É um técnico novo, que fez um trabalho brilhante na base. É uma aposta do clube. Tenho certeza de que o grupo vai ajudar, vai abraçar e fará uma campanha brilhante – disse o camisa 26, ao Sportv.

Outro jogador que demonstrou apoio ao antigo auxiliar foi o zagueiro Bolívar, um dos líderes do elenco e também um dos mais experientes. Antes mesmo do anúncio da promoção de Hungaro aos profissionais, ele afirmou que Duda merecia o apoio dos jogadores e que tem total capacidade de comandar a equipe na temporada 2014.


Leia mais no LANCENET!