Páginas

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Botafogo jogará preliminar da Libertadores em 2023; veja outras participações



Alvinegro se classificou para primeira fase da competição continental da qual não participava desde 2017




O Botafogo não conseguiu se assegurar no G-4 com a derrota por 3x1 diante do Internacional nesta quarta-feira pela última rodada do Brasileirão. Com a combinação dos placares dos jogos de Flamengo e Grêmio, ficou fora da fase de grupos da Libertadores.





Victor Cuesta em Internacional x Botafogo — Foto: Vitor Silva / Botafogo


Apesar de ter construído a melhor campanha de primeiro turno da história do Brasileirão, a equipe carioca não conseguiu manter o fôlego e perdeu as chances de conquistar o título ainda na penúltima rodada do campeonato.





Internacional 3 x 1 Botafogo | Melhores momentos | 38ª Rodada do Campeonato Brasileiro



Mesmo com a perda do título do Brasileirão que parecia certo, o clube conseguiu um importante feito ao retornar à Libertadores depois de sete anos. Essa será a terceira participação do Botafogo na Libertadores depois dos anos 2000.


+ Tiago Nunes fala em destruição mental no Botafogo, e Mazzuco pede desculpas: "Frustração"


Nas temporadas de 2014 e 2017, o clube entrou na competição ainda nas fases preliminares, nas duas edições antes de ingressar em um dos oitos grupos da competição. Em 2014, o Botafogo enfrentou o Deportivo Quito pela fase preliminar, foi derrotado por 1 a 0 na partida de ida e venceu o jogo de volta no Maracanã por 4 a 0.


Com duas vitórias, um empate e três derrotas, o Botafogo somou apenas sete pontos e terminou como lanterna do seu grupo, sendo eliminado da competição.


Na segunda participação da década passada, o Botafogo também chegou na pré-Libertadores e se classificou para a fase de grupos. A equipe carioca eliminou o Colo-Colo do Chile, com uma vitória e um empate na segunda fase do torneio.


Na terceira fase, o Botafogo enfrentou o Olimpia, do Paraguai. Com uma vitória para cada lado nos jogos de ida e volta, a equipe carioca conseguiu a vaga nos pênaltis, em grande atuação de Gatito Fernández.



Gatito em noite de herói - Olímpia 1 (1) x (3) 0 Botafogo (22/02) — Foto: GloboEsporte.com


Na fase de grupos, foi líder do grupo 1 com 10 pontos conquistados numa campanha com três vitórias, um empate e três derrotas. Nas oitavas de final, o Botafogo enfrentou o Nacional, do Uruguai, e venceu os dois jogos.


O clube carioca conseguiu avançar até as quartas de final e foi eliminado pelo Grêmio, depois de um empate por 0 a 0 e uma derrota por 1 a 0. A equipe do Rio Grande do Sul se sagrou campeã do torneio naquele ano.


Análise: a melhor notícia para o Botafogo é que 2023 acabou



Entre milhares de teorias para tentar explicar o fracasso, há o alívio de saber que o time só volta a campo em 2024



Marasmo. Essa é a palavra que define a reta final do Botafogo no Campeonato Brasileiro de 2023. O mesmo time que fez o melhor primeiro turno da história terminou a competição fora do G-4 e terá que passar pelas fases preliminares da Libertadores no ano que vem. Do céu ao inferno, o processo passa pela completa destruição mental e psicológica dos jogadores, o que foi confirmado na derrota para o Internacional, no Beira-Rio, nesta quarta-feira.




André Mazzuco, Diretor de Futebol do Botafogo, faz pronunciamento após derrota do Botafogo: "Fomos uma equipe improvável no primeiro e no segundo turno" (https://ge.globo.com/video/andre-mazzuco-diretor-de-futebol-do-botafogo-faz-pronunciamento-apos-derrota-do-botafogo-fomos-uma-equipe-improvavel-no-primeiro-e-no-segundo-turno-12175608.ghtml)


+ Tiquinho pede desculpas ao torcedor por fim melancólico do Botafogo: "Ninguém nunca viu"


Um time sem forças até para reclamar com a arbitragem de lances de falta, coisa comum no futebol brasileiro. O Botafogo se entregou no próprio filme de melancolia que criou. A melhor notícia é que 2023 acabou e esse time não terá mais que entrar em campo na temporada.



A impressão é que se tivesse mais cinco ou seis o Botafogo perigaria ficar fora até mesmo da Libertadores, apesar da fantástica campanha na primeira metade do campeonato. Cada jogo parece pior, e a cada vez mais os atletas parecem mais entregues ao próprio fracasso.


Leia mais sobre o Botafogo:



Os cacos serão praticamente irreversíveis. O ano de 2023 vai criar uma ferida grande no clube - interna e externamente, dos atletas ao torcedor. O título, que parecia na mão, parou na equipe que venceu o Alvinegro por 4 a 3 dentro de campo após o 3 a 0 no placar. É roteiro de terror.


Haverá mil e uma teorias, mas jamais uma respostas para o que aconteceu com esse Botafogo. Psicológico? Mental? Físico? A verdade é uma só: é um alívio para todos os envolvidos que 2023 acabou.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp




"Ninguém aguenta mais assistir esses caras", afirma Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/ninguem-aguenta-mais-assistir-esses-caras-afirma-pedro-dep-a-voz-da-torcida-12175623.ghtml)



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Sergio Santana — Rio de Janeiro