Páginas

domingo, 4 de novembro de 2012

Com dois do carrasco Barcos, Verdão arranca empate do Botafogo


Resultado não foi bom para ambas as equipes: o Palmeiras se complica na zona de rebaixamento, enquanto o Fogão vê a classificação para a Libertadores mais longe


Palmeiras x Botafogo - Barcos (Foto: Célio Messias)
Barcos faz dois gols, mas Palmeiras empata
com o Botafogo (Foto: Célio Messias)
O Botafogo vencia o Palmeiras até os 46 minutos do segundo tempo, quando Barcos confirmou sua fama de carrasco do time carioca, marcou seu segundo gol em Araraquara e garantiu o empate por 2 a 2. Apesar de evitar a 19ª derrota no Campeonato Brasileiro, o time paulista continua em situação muito difícil. Para o Fogão, que balançou as redes com Lodeiro e Elkeson, o resultado também não foi bom.

O Glorioso, quinto colocado, agora soma 51 pontos. O São Paulo, último integrante do G4, tem 59. Já o Palmeiras continua agonizando. Em 18º lugar, acumula 33 pontos. O Sport, 17º, ganhou do Vasco e agora tem três pontos de vantagem. Se o Bahia vencer a Portuguesa, ainda neste domingo, chegará aos 40 pontos e poderá rebaixar o Alviverde já na próxima rodada.
Valeu pela boa fase de Barcos. O Pirata já balançou as redes do Botafogo seis vezes em quatro confrontos nesta temporada, e ainda poderia ter feito mais, já que Márcio Azevedo salvou uma bola em cima da linha. Outro feito do atacante argentino foi ter chegado a 27 gols na temporada, atingindo a marca que havia prometido na chegada ao Verdão. Agora, ele terá de pagar a prometida churrascada ao elenco alviverde.

O JOGO

A situação difícil faz do Palmeiras um time afobado, embora aguerrido. Mais na correria do que na organização, os comandados de Gilson Kleina dominaram a posse de bola nos minutos iniciais e povoaram o campo do Botafogo, mas a primeira finalização do jogo só aconteceu aos dez minutos. E foi dos visitantes, com Lodeiro, sem dificuldade para Bruno.

Ao Verdão, era necessário ser mais efetivo. Mas quando Luan resolveu o problema e deixou Patrick Vieira na cara de Jefferson, aos 16 minutos, faltou precisão ao jovem meia. Os mais supersticiosos podem até dizer que o que faltou foi sorte, já que uma jogada quase idêntica originou o gol do Fogão: Andrezinho rolou para Lodeiro, que invadiu a área pela esquerda, bateu cruzado e também errou o alvo. Mas a bola carioca bateu na trave e voltou na cabeça do uruguaio, que só empurrou.

O Palmeiras se descontrolou por alguns minutos. Henrique, que pensou duas vezes e decidiu não colocar a mão na bola para evitar o gol, não teve dó de Bruno Mendes e o atingiu com um soco durante disputa no campo de defesa verde. A arbitragem nada marcou e o time paulista, aos poucos, voltou a atacar.

Apesar de contar com uma boa atuação de Lodeiro, o Botafogo pouco conseguia segurar a bola no ataque. Se Seedorf não estivesse lesionado, o cenário poderia ter sido outro. Se Barcos não fosse tão carrasco, também. Aos 28 minutos, Marcos Assunção (sempre ele!) cobrou escanteio da esquerda, Patrick Vieira cabeceou sozinho na marca do pênalti e o Pirata, também livre, bateu sem dificuldade para o fundo da rede. Tudo igual.

ARTILHEIROS MARCAM

A primeira chance do segundo tempo foi criada nas costas de Juninho, no lado esquerdo da defesa do Palmeiras. Andrezinho cruzou e Lodeiro só não marcou mais um porque Bruno fez excelente defesa. Mas Gilson Kleina mexeu na outra lateral: tirou Artur e colocou o atacante Maikon Leite, repassando Wesley para o lado do campo.

Se a intenção era melhorar a qualidade do cruzamento, deu certo. Em sua primeira subida, Wesley colocou Luan em boas condições de marcar, mas o atacante chutou para fora. E os mandantes pressionaram, desta vez de forma organizada, ao contrário do primeiro tempo: marcação firme na saída de bola, boas subidas pelos lados e infiltração dos meias na área.

Oswaldo resolveu agir. Primeiro, colocou o volante Jadson na vaga de Lucas e mandou Gabriel para a direita. Depois, saiu o apagado Fellype Gabriel para a entrada de Elkeson, com função de centroavante. Se a intenção era melhorar a qualidade das finalizações, deu certo. Aos 18 minutos, imediatamente após entrar, Elkeson recebeu cruzamento de Lodeiro, subiu mais que Juninho e recolocou o Botafogo em vantagem.

Kleina apostou em Obina na vaga de Luan, mas foi Maikon Leite quem chegou mais perto do gol. A trave e Jefferson foram os vilões. Patrick Vieira também teve sua chance, mas assustou-se com o gol escancarado à sua frente e tropeçou na hora de chutar. Quando a bola caiu nos pés de Barcos, ele teve calma para deixar o zagueiro no chão antes de bater cruzado, mas apareceu o pé salvador de Márcio Azevedo, quase em cima da linha.

Enquanto o Botafogo recuou com a entrada do zagueiro Brinner na vaga de Lodeiro, o Verdão deu seu último suspiro quando Correa substituiu João Denoni. Quando tudo parecia perdido, apareceu Barcos. Belo domínio no peito e chute preciso com a perna esquerda, no ângulo de Jefferson. Golaço e empate garantido!
PRÓXIMOS JOGOS

Restam quatro compromissos na luta contra o rebaixamento. O próximo é no domingo que vem, contra o líder Fluminense, em Presidente Prudente (SP). O Botafogo joga no dia anterior, contra a Portuguesa, no Engenhão.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 2 X 2 BOTAFOGO
Estádio: Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Data/hora: 2/11/2012 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha
Auxiliares: Altemir Hausmann e Kleber Lucio Gil
Renda/Público: R$ 247.705 / 13.228 pagantes
Cartões Amarelos: Gabriel e Andrezinho (BOT)
Cartões Vermelhos: não houve
Gols: Lodeiro, aos 20'/1ºT (0-1), Barcos; aos 28'/1ºT; Elkeson, aos 18'/2ºT (1-2); Barcos, aos 46'/2ºT (2-2)

PALMEIRAS: Bruno; Artur (Maikon Leite - 10'/2ºT), Maurício Ramos, Henrique e Juninho; João Denoni (Corrêa - 33'/2ºT), Marcos Assunção, Wesley e Patrick Vieira; Luan (Obina - 21'/2ºT) e Barcos. Técnico: Gilson Kleina.

BOTAFOGO: Jefferson; Lucas (Jadson - 11'/2ºT), Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Renato, Fellype Gabriel (Elkeson - 17'/2ºT), Andrezinho e Lodeiro (Brinner - 26'/2ºT); Bruno Mendes. Técnico: Oswaldo de Oliveira


Leia mais no LANCENET!

Por sonhos distantes, Palmeiras e Botafogo duelam em Araraquara


Verdão entra pressionado neste domingo, na Arena da Fonte, pois crê que derrota decreta rebaixamento. Alvinegro ainda mira a Libertadores


Montagem, Barcos e Bruno Mendes (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Hernán Barcos e Bruno Mendes, esperanças de gol
(Montagem: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
A cinco rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Botafogo ainda alimentam seus sonhos mais positivos. Mas neste domingo, às 17h (horário de Brasília), em Araraquara, pelo menos um dos rivais voltará à dura realidade da reta final de 2012. As últimas fichas serão jogadas no gramado da Arena da Fonte: o Verdão ainda respira na luta contra o rebaixamento, enquanto o Alvinegro se agarra às remotas esperanças de conseguir uma vaga na Libertadores.

Não está fácil. Para o Palmeiras, são necessárias pelo menos quatro vitórias para tentar escapar. Com 32 pontos, o time de Gilson Kleina está a cinco do Bahia, que enfrenta a Portuguesa também neste domingo, mas às 19h30m. Existe até a possibilidade de a diretoria alviverde emplacar um incentivo extra para os jogadores da Lusa. A famosa mala branca.

Em campo, Kleina tenta fazer seu time esquecer a polêmica do gol de mão de Barcos contra o Internacional. O caso foi ao STJD e o jogo está suspenso até que o pedido de impugnação do duelo, feito pelo Palmeiras, seja julgado no dia 8 de novembro. Desta vez, não há problemas. Apenas o lateral-esquerdo Leandro, machucado, é desfalque, o que vai impedir o técnico de repetir a escalação pela primeira vez em 11 jogos no comando do Verdão.

Para o Botafogo, o panorama é ainda mais complicado. Apesar da boa fase no Brasileirão, o time de Oswaldo de Oliveira está com 50 pontos e precisa tirar oito de diferença para o São Paulo, quarto colocado e último classificado para a Taça Libertadores do ano que vem. O Tricolor enfrenta o líder Fluminense, no Morumbi, no mesmo horário do duelo em Araraquara.

Pela segunda vez no campeonato, o Botafogo emplacou três vitórias seguidas, e ainda conseguiu o feito inédito de ficar dois jogos seguidos sem sofrer gols. Com o bom momento do atacante Bruno Mendes e mesmo na ausência de Seedorf, o técnico Oswaldo de Oliveira demonstra confiança na conquista de um bom resultado. 

O time, inclusive, viajou um dia antes do normal para fazer um treinamento no palco do confronto deste domingo. Nos últimos jogos, o Alvinegro mostrou uma capacidade de administrar o resultado em confronto com adversários na mesma situação do Palmeiras, que tem sido uma pedra no sapato em 2012. 

A Rede Globo transmite a partida para todo o estado de São Paulo, com exceção da região de Araraquara. O Premiere exibe para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.


header as escalações 2
Palmeiras: o técnico Gilson Kleina confirmou o time com apenas uma mudança em relação àquele que perdeu por 2 a 1 para o Internacional, sábado passado. Na lateral esquerda, Juninho vai substituir o machucado Leandro. De resto, tudo igual: Bruno, Artur, Maurício Ramos, Henrique e Juninho; João Denoni, Marcos Assunção, Wesley e Patrick Vieira; Luan e Barcos. 

Botafogo: sem poder contar com Seedorf, o técnico Oswaldo de Oliveira aposta na força de seu grupo para dar sequências aos bons resultados das últimas rodadas. São quatro jogos de invencibilidade, sendo três vitórias seguidas. O time deve entrar em campo com Jefferson, Lucas (Jadson), Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Renato, Andrezinho, Lodeiro e Fellype Gabriel; Bruno Mendes. 

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Palmeiras: Leandro, com uma lesão muscular na coxa esquerda, e Thiago Heleno, com dores no quadril. Além deles, ainda há Valdivia e Fernandinho, que têm lesões mais graves no joelho e só voltam a jogar em 2013.

Botafogo: os volantes Marcelo Mattos e Lucas Zen, submetidos a cirurgias no púbis e joelho esquerdo, respectivamente, só voltam a jogar ano que vem. Com uma lesão na coxa direita, Seedorf está fora. Já o lateral-direito Lucas é dúvida, pois se recupera de uma virose e pode desfalcar o time. 

header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Palmeiras: Barcos, Leandro Amaro, Luan, Márcio Araújo, Marcos Assunção, Maurício Ramos, Román, Valdivia e Wellington. 

Botafogo: Dória, Elkeson, Gabriel, Jefferson, Lennon, Seedorf e Vítor Júnior. 

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Elmo Alves Resende Cunha (GO) apita a partida, auxiliado por Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Kleber Lucio Gil (SC). Elmo Alves arbitrou 12 jogos no Brasileirão, marcou 467 faltas (média de 38,9 por jogo), aplicou 59 amarelos (média de 4,9 por jogo), cinco vermelhos (média de 0,42 por jogo) e um pênalti (média de 0,08 por jogo). O campeonato tem média de 4,96 amarelos, 0,27 vermelho, 36,9 faltas e 0,22 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos cariocas na Série A deste ano: Botafogo 1 x 1 Internacional (24ª rodada). 


header fique de olho 2
Palmeiras:
pivô da polêmica do jogo contra o Internacional, Barcos está mordido após ter sido “condenado” pelo gol de mão marcado no Beira-Rio. Com 25 gols, a dois de atingir sua meta para a temporada, o Pirata enfrenta neste domingo sua maior vítima. São quatro gols em três jogos contra o Botafogo. 

Botafogo: impossível não chamar a atenção para o atacante Bruno Mendes, de apenas 18 anos. Em cinco jogos com a camisa do Botafogo, três deles como titular, ele marcou cinco gols. 


header o que eles disseram

Gilson Kleina, técnico do Palmeiras: "A pontuação que podemos fazer é limitada, só há mais 15 pontos em disputa. Toda partida é decisiva, mas nossa sobrevivência passa por esse jogo do Botafogo. Diante disso, temos de trabalhar para manter o equilíbrio emocional".

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "Há sempre a argumentação de que o Palmeiras precisa muito desse resultado. Da nossa parte, temos trabalhado conscientizando a equipe da necessidade de ver esse jogo como decisivo, contra um adversário que está se esforçando muito. Essa foi a nossa batida durante a semana".

header números e curiosidades
* A Arena da Fonte, em Araraquara, será o sétimo estádio diferente em que o time manda um jogo contra o Botafogo, em Brasileiros. Antes disso, já houve duelos no Palestra Itália, Pacaembu e Morumbi, além das cidades de São José do Rio Preto, Limeira e Presidente Prudente. Pela Sul-Americana, também houve confronto na Arena Barueri.

* Os últimos cinco duelos tiveram um vencedor – três vezes o Palmeiras, duas o Botafogo. O último empate registrado foi em 2010, um 0 a 0 no Engenhão.
* O Palmeiras sempre venceu o Botafogo nos três jogos realizados no interior: 2 a 1 em Prudente (1995), 3 a 1 em Limeira (1997) e 1 a 0 em São José do Rio Preto (2011). 

header último confronto v2




Em 22 de agosto, o Botafogo venceu o Palmeiras por 3 a 1, mas não levou a vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O Verdão se classificou porque venceu o jogo de ida da primeira fase por 2 a 0 e conseguiu fazer um gol fora de casa. O duelo foi dramático para os alviverdes, que viajaram com apenas quatro jogadores para o banco de reservas. Seedorf, Renato e Lodeiro marcaram para os cariocas, e Patrik descontou para o Palmeiras.

Por GLOBOESPORTE.COM Araraquara, SP