Páginas

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Tem lesão? Entenda por que Chay, do Botafogo, vai fazer uma cirurgia no joelho visando 2022


Por diferentes processos na formação na carreira, meio-campista não atuou com o joelho no auge físico durante a temporada; procedimento visa correção e melhora de rendimento





Chay em ação pelo Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Mas já? 2021 nem acabou, mas um jogador do Botafogo já tem cirurgia prevista visando a temporada 2022. Chay, como o clube informou, fará uma astroscopia no joelho esquerdo nesta terça-feira. O procedimento já estava previsto pelo Departamento Médico e o LANCE! explica melhor os detalhes do caso.


+ Botafogo sonha com Elkeson: saiba as contratações, saídas e sondagens do clube para 2022


Vale ressaltar que Chay não tem lesão na região. Não à toa, atuou em praticamente toda a Série B do Brasileirão, inclusive sendo um dos destaques do Botafogo. O problema que ele teve na partida contra o Goiás foi no joelho direito, algo que já foi tratado.

O procedimento cirúrgico desta terça-feira trata-se de algo para "corrigir" o joelho de Chay. Por ter atuado muito tempo no fut-7, o meio-campista conviveu com campos society - quando a grama é sintética - e repletos de borrachas para diminuir o impacto, algo comum na modalidade.

No futebol de campo, o camisa 14 também não teve contato lá com campos de primeiro mundo. Com passagens por clubes de menor expressão do Rio de Janeiro, Chay passou por vários gramados ruins. Isso fez com que o jogador, durante boa parte da carreira, 'forçasse' o joelho.



Não há lesão na região, mas o joelho de Chay também não está no 'auge físico'. A cirurgia é justamente para corrigir os problemas que ali estão. Desta forma, a tendência é que o jogador tenha ainda mais mobilidade e consiga melhorar na parte física visando a pré-temporada.

O jogador abriu mão de parte das férias para esse processo. O procedimento cirúrgico também vem acompanhado de uma série de trabalhos de fisioterapia no Estádio Nilton Santos, local que Chay deve voltar visitar de forma regular já nos próximos dias.

Tudo, portanto, visa uma melhora física para Chay e, consequentemente, para o Botafogo. O jogador conseguiu atuar na Série B do Brasileirão sem realizar 'grandes sacrifícios, mas chegará, de fato, à melhor forma física.


Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Autor do gol do título, Diego Gonçalves destaca boa fase pelo Botafogo: "Minha melhor temporada"


Atacante chegou ao clube sob o comando de Marcelo Chamusca, mas se tornou peça importante no time de Enderson Moreira




O Botafogo alcançou o objetivo principal da temporada 2021 com duas rodadas de antecedência. Com o acesso à Série A garantido, após a vitória contra o Operário, a coroação da boa campanha veio contra o Brasil-RS, na 37ª rodada. Diego Gonçalves marcou o único gol da partida e garantiu o título para o clube carioca. Em entrevista ao ge, o atacante destacou o bom momento que viveu com a camisa alvinegra, e cravou ser o melhor da carreira.


- Sem dúvida foi minha melhor temporada. Terminei 2020 um pouco triste (rebaixado com o Figueirense), aí nesse ano, pelo Mirassol, comecei bem. Consegui dar continuidade aqui no Botafogo, fazendo gols, dando assistências, e ajudando meus companheiros. Consegui botar o Botafogo de volta na Série A fazendo o gol do título, e espero repetir mais e mais com essa camisa.


>>> Botafogo quer integrar Gabriel Conceição, e atacante se vê "preparado para o profissional" <<<




Diego Gonçalves comemora o gol que deu o título ao Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo




Aos 20 min do 1º tempo - gol de dentro da área de Diego Gonçalves do Botafogo contra o Brasil-RS (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-20-min-do-1o-tempo-gol-de-dentro-da-area-de-diego-goncalves-do-botafogo-contra-o-brasil-rs-10060344.ghtml)


>>> Além de artilheiro e garçom, Navarro também é o jogador mais decisivo do Botafogo em 2021 <<<


O gol de Diego Gonçalves foi o único da vitória contra o Brasil de Pelotas por 1 a 0. Aos 20 minutos do primeiro tempo, após cobrança de falta pelo lado esquerdo, Navarro tentou girar dentro da área, mas a bola sobrou para Diego, que bateu colocado e garantiu o título do Botafogo. O atacante comentou sobre a sensação de marcar o gol decisivo, enalteceu os companheiros de equipe e ressaltou a generosidade de Rafael Navarro.


- Fiquei muito feliz por ter feito o gol do título. A gente entra num jogo importante querendo fazer o gol, e eu fui premiado. Se não fossem meus companheiros para me ajudar no dia a dia, no jogo, eu não teria feito o gol. Até brinquei com o Navarro, que ele puxou para chutar, mas como me viu, deixou a bola. Agradecer aos meus companheiros por me ajudarem, mas fico feliz por ter feito o gol. Vai ficar marcado na história do Botafogo.


Para Diego Gonçalves, o gol marcado foi um dos mais importantes da carreira. Tão importante que vai até preparar um espaço especial em casa, no "museu privado". A ideia é colocar lá todo o uniforme da partida e também a chuteira que deu a taça para o Botafogo.



Na reta final do Brasileiro, a torcida alvinegra retornou ao Nilton Santos. O apoio dos botafoguenses foi fundamental para que o clube tivesse uma boa campanha rumo ao acesso. Para Diego, o jogo contra o Operário foi o confronto que sintetizou a relação do time com os torcedores. A partida estava complicada, o Botafogo perdia por 1 a 0, mas o combustível para a virada veio da arquibancada. Mesmo com o time atrás no placar, os mais de 25 mil botafoguenses presentes cantaram o tempo todo, e os empurraram para a vitória.


A relação com o torcedor está mais próxima. Na última rodada contra o Guarani - que Diego não atuou - mais de 33 mil pessoas estavam presente no empate em 2 a 2. Do lado de fora, a torcida acompanhou o ônibus do clube, e fez uma festa linda para receber o time. Se o ano terminou com festa, o que esperar para 2022? Na opinião do camisa 11 o time tem que fazer basicamente a mesma coisa que o levou pra primeira divisão.


- Acho que vocês podem esperar um Botafogo como terminou a Série B, jogando para cima. Sabemos que a Série A é difícil, mas a força dos torcedores no estádio será muito importante para nós, para que a gente consiga bons resultados nos jogos. Quero pedir que nos apoiem sempre, que a gente consiga fazer uma boa Série A pra colocar o Botafogo numa posição que nos agrade. E não corra riscos de voltar à Série B. O lugar do Botafogo é na Série A, brigando por campeonatos.



Diego não fez parte da equipe que caiu na temporada passada, mas entende que a união do grupo será fundamental para que isso não volte a acontecer. Segundo ele é necessário que os atletas e comissão sejam amigos, para que a cooperatividade seja o símbolo do grupo, com um vestiário leve e amistoso. O atleta entende que a chegada de reforços deve combinar com esse ambiente, e considera Joel Carli como o mais brincalhão.


Por mais que não tenha participado da campanha ruim do time no Campeonato Carioca, Diego reconhece que houve problemas no início da formação da equipe. Mas, ao mesmo tempo, diz que Marcelo Chamusca tem créditos ao montar o elenco campeão da Série B. Sob o comando de Chamusca, ele relembrou os momentos de instabilidade, mas destacou o papel da diretoria e a chegada de Enderson Moreira como pontos-chave para a arrancada rumo ao acesso.


>>> Contratações do Botafogo para 2022: veja quem chega, quem fica e quem vai embora <<<


Diego Gonçalves comemora um dos gols na goleada do Botafogo em cima do Vasco, em São Januário — Foto: André Durão/ge



Diego destacou que a atuação de Eduardo Freeland foi determinante para que o grupo se fechasse. Após o episódio que Enderson Moreira discutiu com torcedores alvinegros no confronto contra o Avaí, o atleta contou que o diretor de futebol convocou uma reunião no vestiário, e junto com o treinador estabeleceram os objetivos, apararam as arestas e reafirmaram a necessidade de chegar ao acesso.


- Nós conversamos sim, tivemos uma reunião com Freeland e o professor, conversou com a gente que o nosso time era bom, e não podíamos deixar cair agora. Nós estávamos no G-4, e só dependia de nós. Disse que nosso grupo era bom, e aí a gente se fechou. Sabemos da nossa capacidade e que poderíamos chegar aonde chegamos.


Assim como o Botafogo, Diego também viveu momentos conturbados na temporada. Ele sofreu uma lesão no quadril em agosto, e desfalcou a equipe por quatro semanas. A volta foi complicada. Sob críticas, Diego valorizou a confiança do treinador Enderson Moreira, mas que durante todo o tempo de recuperação só pensou em trabalhar para ajudar os companheiros de equipe.


Não é segredo que o Botafogo precisará reforçar o elenco para o ano que vem. Diego Gonçalves também sabe disso e deixa o futuro nas mãos da diretoria e comissão técnica. As conversas sobre 2022 já acontecem, mas como a situação dele com o clube está resolvida pelo menos até o meio de 2023, o negócio agora é curtir as férias e voltar bem em janeiro.


*Estagiário sob supervisão de Davi Barros.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: GE/Por Luiz Gontijo* — Rio de Janeiro