Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Bragantino x Botafogo: empresa que opera VAR admite erro na linha, mas diz que decisão foi correta


Massa Bruta contestou e pediu explicações à CBF sobre linha traçada para anular gol de Artur por impedimento





Veja lance polêmico anulado pelo VAR em Bragantino x Botafogo (https://ge.globo.com/video/veja-lance-polemico-anulado-pelo-var-em-bragantino-x-botafogo-10729832.ghtml)



Dois dias após o Botafogo vencer o Bragantino por 1 a 0 em um jogo marcado por polêmicas de arbitragem, a Hawk-Eye, empresa que opera o VAR, admitiu erro de calibragem, mas afirmou que a decisão de anular o gol de Artur por impedimento foi correta. Os áudios do VAR também foram divulgados.


O VAR teve um papel importante na condução da partida. Foram dois gols do Bragantino anulados por impedimento e uma checagem de possível pênalti em Helinho. O lance mais polêmico, no entanto, foi a anulação de um gol de Artur por impedimento, aos 15 minutos, quando o jogo ainda estava 0 a 0.


Artur recebeu lançamento de Sorriso por trás da defesa do Botafogo e encobriu Gatito. Após revisão do VAR, o gol foi anulado. Mas a linha traçada para anular o gol foi alvo de protestos.





Revisão de lance de Artur — Foto: Reprodução


Após a partida, o técnico Maurício Barbieri questionou o procedimento. No dia seguinte, o Bragantino cobrou explicações da CBF por entender que a linha usada para anotar o impedimento foi feita de forma errada e quer explicações sobre o procedimento utilizado.


A comissão de arbitragem da CBF se manifestou somente na noite desta quarta-feira, 6, com a divulgação dos áudios do VAR e a carta da Hawk-Eye admitindo o erro de calibragem.


Os áudios de análise do VAR mostram que, primeiro, a equipe do VAR define o ponto de contato de Sorriso com a bola. Na sequência mostram dúvidas do VAR para definir qual o defensor seria usado como referência para análise de impedimento no lance. Por fim, usam Philipe Sampaio como penúltimo defensor e concluem que Artur estava impedido.


Veja a carta divulgada pela empresa Hawk-Eye, responsável pelo VAR:



Durante a partida BRAGANTINO x BOTAFOGO no dia 4 de julho, tivemos um incidente que afetou o uso correto da tecnologia de linha de impedimento virtual durante uma revisão de VAR.


O problema foi causado pela posição da câmera de transmissão usada para essa decisão específica de impedimento, o que significa que uma calibração suficiente não pôde ser alcançada neste exato momento.


Infelizmente, o processo operacional correto não foi seguido para mitigar o efeito desse problema, e garantiremos que os mesmos sejam revisados e aprimorados para evitar tais situações no futuro.


Gostaríamos de enfatizar que a tecnologia de linha de impedimento virtual estava totalmente funcional em ambos os lados deste incidente e podemos confirmar retrospectivamente que a decisão correta foi tomada pelo VAR no momento com o gol sendo anulado corretamente.


Pedimos desculpas à CBF, às duas equipes e aos torcedores pelo problema ocorrido e gostaríamos de reiterar nosso compromisso com a inovação e aprimoramento contínuos para continuar tornando o jogo mais justo e agradável para todos os envolvidos neste belo esporte.


Checagem de possível pênalti






Na reta final, mais um lance polêmico. Helinho avançou pelo lado direito da área do Botafogo e puxou a bola para trás, teve um contato com o Cuesta e caiu. O árbitro Ramon Abatti Abel gesticulou imediatamente para indicar que não considerou pênalti. Ainda assim, o VAR o convocou para analisar a jogada. Por dois minutos, o árbitro analisou o lance, antes de manter a decisão de deixar o jogo seguir.


Na opinião da comentarista Fernanda Colombo, do Central do Apito, não houve pênalti em Helinho (veja abaixo). O lance foi outro alvo de reclamação de Barbieri.


- O lance do Helinho é um pênalti porque o Cuesta deixa a perna esticada e toca nele. Se foi força excessiva, força fraca, se não foi, não interessa. Na regra não está prevista 'se eu tocar de leve não é falta'. Ele impediu a progressão do Hélio.




VAR chama Ramon Abatti para observar possível pênalti de Cuesta em Helinho, mas ele não dá (https://ge.globo.com/futebol/video/var-chama-ramon-abatti-para-observar-possivel-penalti-de-cuesta-em-helinho-mas-ele-nao-da-10727781.ghtml)



Fonte: Por Redação do ge — Bragança Paulista

Espião Estatístico: Botafogo bate recorde de cirurgias em uma única temporada



Número de 10 intervenções é o maior desde 2016, quando o ge iniciou levantamento



Desfalques se acumulam no departamento médico do Botafogo (https://ge.globo.com/video/desfalques-se-acumulam-no-departamento-medico-do-botafogo-10733720.ghtml)

O número recorde de cirurgias em jogadores neste ano colocou o Botafogo no topo da lista criada pelo Espião Estatístico do ge, que desde 2016 acompanha todas as lesões e intervenções nos principais clubes do Brasil. O procedimento no joelho esquerdo do volante Breno será nada menos do que o 10º no elenco em 2022.


O número é o maior desde que o ge começou o detalhamento. Antes, o topo era do Vasco, que precisou administrar oito cirurgias em 2018. O top 5 fecha com Bahia, Athletico-PR e Ceará, todos com sete procedimentos em um mesmo ano. Acontece que 2022 mal entrou em julho, e o Botafogo já tem o recorde. Nesta temporada, o segundo colocado é o Flamengo, com cinco intervenções em atletas.


+ Botafogo encaminha contratação de Carlos Eduardo





Kayque em campo na última rodada do Brasileirão, quando se machucou — Foto: Vítor Silva/Botafogo


+ Rafael e Lucas Piazon voltam a treinar com elenco do Botafogo


A fase atípica já era percebida desde fevereiro, quando o chefe do departamento médico, Gustavo Dutra, se espantou com o número de lesões traumáticas (pancadas, torções, fraturas), que apareceram em maior número do que os problemas musculares, que são mais comuns.


- Trabalho há 17 anos no futebol e é a primeira vez que vivo algo assim. Vamos completar seis cirurgias com a do Vitinho, nos primeiros dois meses de trabalho. Além do Chay, que foi no ano passado. Nunca vi isso acontecer. E lesões que nós não temos controle - contou ao ge em fevereiro


Lesões ainda assombram


Quem vê as três vitórias nas últimas quatro rodadas do Brasileirão pode não imaginar a quantidade de desfalques que o Botafogo precisa administrar. No momento, o clube informa que nada menos do que 10 jogadores estão fora de combate por questões físicas.


Barreto, Breno, Diego Gonçalves, Kayque e Victor Sá estão no departamento médico; Carlinhos, Erison, Piazon, Rafael e Sauer passam por transição física.


+ Leia mais notícias do Botafogo



"Botafogo está bem forte na negociação" diz Thayuan Leiras sobre o interesse do clube no jogador Luis Henrique (https://ge.globo.com/video/botafogo-esta-bem-forte-na-negociacao-diz-thayuan-leiras-sobre-o-interesse-do-clube-no-jogador-luis-henrique-10734275.ghtml)


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Na última segunda-feira, após a vitória sobre o Bragantino, o técnico Luís Castro lamentou os muitos problemas para montar o time.


- Temos vindo sofrendo muito nos últimos tempos, com muitas lesões. O departamento médico está com um trabalho intenso para recuperar atletas. Hoje (segunda), recuperaram muito bem o Lucas Fernandes. Agradeço à dedicação do departamento de saúde ao longo dessa temporada - reconheceu.


Em 2022, o Botafogo é o segundo clube que mais sofreu com lesões entre os times da Série A. Foram 37 ocorrências diferentes, número que só fica atrás das 38 do Goiás, o líder no quesito. Isso ao contar apenas lesões, e não ausências por outros motivos, como infecção por Covid-19, indisposições e afins, o que faria a conta aumentar para 45 ausências no clube alvinegro.