Páginas

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Análise: apatia do Botafogo no returno preocupa (e muito) na luta contra o rebaixamento


Atuações e resultados, com sete derrotas em nove jogos, mostram que a reta final do campeonato reserva momentos de tensão para a torcida alvinegra



Nove jogos, sete derrotas. Aproveitamento de apenas 22%. Se a campanha no primeiro turno foi tranquila, os números do returno mostram que a luta do Botafogo contra o rebaixamento não será fácil no Campeonato Brasileiro. A atuação apática na derrota para o Grêmio por 3 a 0 foi apenas mais uma prova disso. O clube gaúcho não precisou se esforçar para vencer com tranquilidade.



Botafogo perdeu sete dos nove jogos do segundo turno — Foto: Raul Pereira/Agência Estado


Nesse período, as duas únicas vitórias (leia-se também boas atuações) foram no Nilton Santos contra equipes consideradas iguais ou piores que o Botafogo: Goiás e CSA. Na próxima quinta-feira, o rival será o Cruzeiro, adversário direto na luta contra o rebaixamento. Mais um jogo de seis pontos pela frente.


- Temos jogos em casa e precisamos fazer os resultados - resumiu Marcinho.


BOTAFOGO NO SEGUNDO TURNO
Botafogo 1 x 2 São Paulo ❌
Bahia 2 x 0 Botafogo ❌
Fortaleza 1 x 0 Botafogo ❌
Botafogo 0 x 1 Fluminense ❌
Botafogo 3 x 1 Goiás ✅
Palmeiras 1 x 0 Botafogo ❌
Vasco 2 x 1 Botafogo ❌
Botafogo 2 x 1 CSA ✅
Grêmio 3 x 0 Botafogo ❌


O que se viu em Porto Alegre foi um Grêmio em ritmo de treino diante de um Botafogo inoperante. Das nove finalizações alvinegras, apenas duas foram no gol. Uma delas em chute de Diego Souza. Foi a única jogada trabalhada da equipe em toda a equipe durante os 90 minutos: após roubada de bola no meio, João Paulo rolou para o camisa 7 finalizar.


O Botafogo ainda teve mais duas chances de bola parada. Na primeira, após escanteio, Victor Rangel emendou uma bela bicicleta para fora. Na segunda, Paulo Victor saiu mal do gol e Diego Souza cabeceou por cima. E foi só. A (fraca) produção ofensiva nesta reta decisiva da competição tem sido o principal problema do Alvinegro.


- Estamos devendo muito na parte ofensiva e sabemos disso. Temos que trabalhar para melhorar. Hoje (domingo) quase nada deu certo - frisou Luiz Fernando.


Em um dia em que nada deu certo na frente, a defesa também deixou a desejar. Dois gols saíram em erros de Carli, que voltava ao time após duas rodadas de ausência. O argentino deu condição para Luciano no primeiro gol e errou o passe na saída de bola que resultou no segundo.


De bom, ou melhor, de esperança, apenas o retorno de Alex Santana. O artilheiro da equipe na temporada com dez gols entrou no segundo tempo após mais de um mês machucado, mas ainda precisa melhorar a forma física. Será importante nas próximas rodadas, mas o Botafogo precisa de mais. Principalmente de uma mudança de postura e atitude de seus jogadores na reta final.


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá — Rio de Janeiro