Páginas

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Lazaroni destaca má atuação do Botafogo e reconhece: "Vitória do Madureira foi justa"


Auxiliar, que comanda a equipe nas duas primeiras rodadas do Estadual, afirma que jovem time alvinegro entrou com ansiedade grande e precisava "ter mais um pouco de paciência"


A derrota por 2 a 0 para o Madureira pela segunda rodada da Taça Guanabara não deixa boas impressões para a torcida do Botafogo. A má atuação não foi destacada só pela torcida, que gritou "time sem vergonha" e vaiou alguns jogadores, mas também por Bruno Lazaroni, auxiliar fixo do Alvinegro e que comandou o time nessas duas primeiras rodadas do Campeonato Carioca.


- Após as partidas, eu não gosto de analisar individualmente. Coletivamente fomos mal e a vitória do Madureira foi justa. O Valentim vai fazer as avaliações dele. Vamos conversar com o restante da comissão técnica para decidir quais jogadores serão aproveitados ou não.



Bruno Lazaroni Botafogo Madureira — Foto: André Durão


Apesar da derrota, Lazaroni tentou encontrar algo para a explicar a apatia e o nervosismo mostrados pelo jovem time do Botafogo. Com nove jogadores formados na base entre os titulares, o Alvinegro pecou na partida principalmente por causa da ansiedade.


- O gol no início do jogo com uma equipe tão jovem acabou sendo determinante. Acabaram entrando num nível de ansiedade tão grande que queimaram passes. Tinha que ter mais um pouco de paciência. É natural por conta da juventude da equipe - disse o auxiliar nesta terça-feira.


Confira outros temas abordados na coletiva:

Duas derrotas é motivo para preocupação?


- Num time grande como o Botafogo, sim. É uma equipe muito jovem. No início criaram um nível de ansiedade tão grande que deixaram de fazer o que eles costumam fazer.


Falta que os pontos perdidos podem fazer


- Numa competição tão curta, pode ser que não consigamos recuperar. Tomara que a gente recupere.


Madureira

- A vitória do Madureira foi justa, mas foi oriunda de duas bolas paradas. Mas eles produziram em contra-ataques e poderiam até ter feito um placar maior.


Luiz Otávio

- Na verdade não foi opção. Só tínhamos jogadores que jogam por trás. Foi falta de opção. Não tinha nenhum meia de origem no grupo que veio para cá.


Pressão da torcida sobre os jovens

- Viver situações como essa não é bom, mas eles podem tirar lições e aprender para evoluir. Se tratando de jogadores jovens, o ideal é que entrem aos poucos, num time já formado. Em situações como essas, acaba sendo mais difícil para eles.


Impaciência da torcida prejudica o time principal?

- É natural haver a pressão. Principalmente com duas derrotas. Torcida é exigente. Estão acostumados com grandes equipes e grandes conquistas. Em grandes equipes você tem que aprender a conviver com isso.


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Caio Alexandre chama a responsabilidade e se salva em derrota


Veja as notas dos jogadores alvinegros na derrota para o Madureira


Caio Alexandre [VOL]: nota 6,5


O volante leva a maior nota no time alvinegro por ter sido o jogador que chamou a responsabilidade durante os 90 minutos. Em um time inseguro atrás e com pouca criatividade, Caio não se escondeu e tentou levar os companheiros à frente.


Luiz Otávio [VOL]: nota 4,0

Mesmo com preferência por atuar como primeiro volante, Luiz Otávio vestiu a 10 e pouco contribuiu para o Botafogo. A não ser em um lançamento para Enio no primeiro tempo, o meia não apareceu e teve dificuldades na construção.


Enio [ATA]: nota 5,5


Novidade na escalação alvinegra, o jovem atacante tentou dar agilidade ao time na frente e arriscou no um contra um, uma de suas principais características.



Cavalieri - Madureira x Botafogo — Foto: André Durão/GloboEsporte.com


CONFIRA TODAS AS NOTAS:


Diego Cavalieri [GOL]: 6,0

Fernandes [LAD]: 4,5

Kanu [ZAD]: 4,5

Sousa [ZAE]: 5,0

Lucas Barros [LAE]: 5,0

Bochecha [VOL]: 4,5

(Wenderson [VOL]): 5,0

Caio Alexandre [VOL]: 6,5

Luiz Otávio [VOL]: 4,0

(Rafael Navarro [ATA]): 5,5

Lucas Campos [ATA]: 5,0

(Dedé [ATA]): 5,0

Enio [ATA]: 5,5

Igor Cassio [ATA]: 5,0


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Madureira x Botafogo: veja como assistir, escalações, desfalques e arbitragem


Tudo o que você precisa saber sobre o jogo da segunda rodada da Taça Guanabara







Madureira e Botafogo abrirão a segunda rodada do Campeonato Carioca na tarde desta terça-feira, em Conselheiro Galvão. Às 16h (de Brasília), o Tricolor Suburbano recebe o Alvinegro para buscar a segunda vitória na competição, enquanto o Glorioso corre atrás dos primeiros pontos no estadual.


Os donos da casa vêm de uma magra vitória diante da Portuguesa, mas foi um dos três times que saíram vencedores na primeira rodada. O clube ocupa a primeira colocação do Grupo B, empatado com Fluminense e Volta Redonda.


O Botafogo vem de derrota para o Volta Redonda e continuará com o elenco mesclado, já que boa parte do time está no Espírito Santo para concluir a pré-temporada. O planejamento é que a equipe titular esteja em campo a partir da terceira rodada.


Transmissão: O Premiere transmite com narração de Jader Rocha e comentários de Carlos Eduardo Lino. O GloboEsporte.com acompanha a partida em tempo real e com vídeos.






Madureira - Técnico: Toninho Andrade


Um dos únicos três times a marcar um gol na primeira rodada do Campeonato Carioca, o Madureira vem de vitória e tenta consolidar o bom início de competição. A equipe vinha de uma sequência ruim de resultados, mas conseguiu encontrar nos pés de Ygor Catatau o alento para, quem sabe, surpreender no estadual.


+ Mais notícias sobre o Madureira


Sem nomes badalados ou conhecido pelo público como nos últimos anos, a equipe deve repetir a mesma escalação que venceu na primeira rodada: Douglas; Rhuan Rodrigues, Marcelo Alves, Edmário e Marlon; André Luiz, Humberto e Luciano Naninho; Emerson Carioca, Wander e Ygor Catatau.


Botafogo - Técnico: Bruno Lazaroni


Ainda com o time misto no Campeonato Carioca já que o restante do elenco segue na pré-temporada em Domingos Martins, o Botafogo não terá os principais nomes do time em campo nesta tarde. Na última segunda-feira, inclusive, Alberto Valentim e seus comandados venceram o Vitória-ES por 2 a 0 em um amistoso em Cariacica.


+ Mais notícias sobre o Botafogo


A única alteração em relação ao time que perdeu para o Volta Redonda na estreia do Carioca será a entrada da promessa Ênio no lugar de Vinicius Tanque, que está fora dos planos do Botafogo. Com isso, Igor Cássio passa a ser centroavante, com Lucas Campos completando o ataque alvinegro.



Provável Botafogo para enfrentar o Madureira — Foto: Infografia






Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Assistente 1: Diogo Carvalho Silva
Assistente 2: Thiago Gomes Magalhães
Quarto árbitro: Pedro Goulart Martins



Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Reforços mostram credenciais, e Marcelo ganha destaque em teste do Botafogo para 2020


Valentim dá chances a 21 jogadores e coloca seis reforços em campo. Bruno Nazário, Pedro Raul e Guilherme Santos vão bem, mas Benevenuto rouba a cena nos 2 a 0 sobre o Vitória-ES



Alberto Valentim testou 21 jogadores nos 2 a 0 do Botafogo sobre o Vitória-ES, na última segunda-feira, em jogo amistoso em Cariacica. Entre eles, os seis reforços já apresentados e que têm condição de jogo. É só uma primeira impressão, é verdade, mas o saldo foi considerado positivo.


O time titular contou com quatro caras novas: o lateral-esquerdo Guilherme Santos, o volante Thiaguinho, o meia Bruno Nazário e o atacante Pedro Raul. Além de Ruan Renato e Lecaros, que entraram no segundo tempo. Em que pese o nível de competição de um rival que jogou a Série D do Brasileirão, todos tiveram atuações no mínimo regulares.


+ Valentim elogia desempenho, mas pede evolução



Nazário comandou jogadas de ataque — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Entre os recém-contratados, Nazário e Pedro tomaram as atenções. Saiu da dupla a maior parte das jogadas de perigo. O camisa 10, além de cruzar a bola no lance do primeiro gol, de Marcelo Benevenuto, criou outras duas chances claras. O 9 deu o melhor cartão de visitas possível: o gol.


- O Bruno tem uma qualidade técnica muito, muito boa. É um jogador que sabe preencher os espaços, sabe ser um camisa 10 de posição, mas sabe também buscar a bola. É um jogador que se movimenta muito, se entrega muito nos treinos - disse Valentim.



- É um jogador que se movimenta, busca o jogo de pivô e também procurou jogadas fazendo diagonais curtas e longas. Foi bem. Se movimentou e procurou chances boas de fazer gol, sendo que poderia ter feito até mais - completou.



Pedro Raul marcou na estreia — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Bruno assumiu a responsabilidade de comandar o setor de criação. Teve liberdade para procurar espaços, se mexeu bastante e virou o cara das bolas paradas. Pedro, além do gol, conseguiu outras chances para finalizar e trabalhou como pivô com frequência, na tentativa de acelerar os ataques com passes de primeira.


Além deles, Guilherme e Thiaguinho tiveram atuações regulares. O lateral surpreendeu pela intensidade, principalmente em um momento de pré-temporada, quando a perna costuma faltar. Já o volante foi correto na marcação e ao auxiliar na criação das jogadas. Na defesa, Ruan Renato teve pouco trabalho. No ataque, Lecaros empolgou a torcida com alguns ataques rápidos.



Lateral impressionou pelo vigor físico — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Marcelo cresce; time oscila

Reforços à parte, a grande boa notícia do amistoso foi a boa partida de Marcelo Benevenuto. Para além de abrir o placar, o zagueiro foi absoluto na marcação e ganhou mais responsabilidade ao ajudar na saída de bola. O jogador apostou em passes curtos e até lançamentos para começar a criação desde a defesa.


- Uma das conversas que tivemos é que vamos qualificar a saída de bola também com o Marcelo. Se vocês lembrarem o escanteio que originou o nosso gol foi de uma jogada que ele dá uma bola longa na vertical para o Luiz Fernando. A gente ganha o escanteio e ele mesmo faz o gol - explicou Valentim.



Marcelo ganhou elogios de Valentim — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O amistoso serviu para o treinador apresentar o primeiro esboço do time que está sendo trabalhado na preparação para 2020. Em partes da partida, o Botafogo teve intensidade na marcação e velocidade na hora de tentar os ataques, características que devem ser marcas no ano. Na frente, Luís Henrique conseguiu boas arrancadas, como a que terminou no gol de Pedro Raul.


Coletivamente, a equipe teve altos e baixos. Não sofreu na defesa, mas por vezes encontrava dificuldades em trabalhar jogadas para envolver o Vitória no campo de ataque. Como a temporada ainda não começou para esses atletas, a oscilação está prevista.



O Botafogo voltou ao China Park, em Domingos Martins, onde fica até sexta-feira. A delegação alvinegra volta ao Rio de Janeiro no sábado. A expectativa é que a torcida veja esse time titular em campo mais uma vez no domingo, no duelo com o Macaé, às 19h (de Brasília), no Nilton Santos, pela terceira rodada da Taça Guanabara.


Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Cariacica, ES