Páginas

domingo, 12 de agosto de 2012

Portuguesa recebe o Botafogo em clima de nostalgia à milanesa


Companheiros por dez anos no Milan, Dida e Seedorf são os destaques do jogo deste domingo, no Canindé, pela 16ª rodada do Brasileiro

Cercado de nostalgia, com jogadores que deixaram sua marca no futebol mundial em campo, Portuguesa e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Canindé, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O goleiro Dida, de 38 anos, e o meia holandês Seedorf, de 36, foram companheiros por dez anos no Milan, conquistando duas vezes a Liga dos Campeões e uma o Mundial de Clubes.

Dida fez sua estreia pela Portuguesa na sexta rodada do Campeonato Brasileiro e ajudou a reerguer o time, que vem de uma sequência de cinco jogos de invencibilidade, com duas vitórias e três empates, tendo sofrido apenas dois gols nesse período. Com os resultados, chegou aos 17 pontos, assumindo a 13ª posição, deixando para trás a zona de rebaixamento.
O Botafogo vive um momento de instabilidade, apesar de estar numa colocação superior. Em sétimo, com 23 pontos, vem de mais uma derrota como mandante (2 a 1 para o Palmeiras), a quarta em oito jogos no Brasileiro. No entanto, como alento, carrega um bom desempenho fora de casa, com aproveitamento de 61,9% - contando, inclusive, com o primeiro gol de Seedorf para esse retrospecto positivo, marcado na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-GO.
O jogo será transmitido ao vivo pelo Premiere. GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
header as escalações 2
Portuguesa: Geninho tem apenas uma dúvida para escalar a equipe. No meio-campo, o treinador se divide entre manter Boquita, titular contra o Bahia, e escalar Héverton, que retornou bem ao clube e agradou à torcida. Léo Silva e Ferdinando se mantêm como a dupla de volantes. Assim, a Lusa deve ir a campo com Dida, Luis Ricardo, Gustavo, Valdomiro e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Léo Silva, Moisés e Boquita (Héverton); Ananias e Bruno Mineiro.
Botafogo: o time vive a expectativa pela utilização de dois novos reforços. No entanto, apenas o volante Amaral, ex-Cruzeiro, deve começar o jogo como titular. Lodeiro deve ficar no banco. O técnico Oswaldo de Oliveira ficou satisfeito em poder contar com seus dois laterais titulares. Com isso, o time entrará em campo com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Amaral, Renato, Seedorf, Andrezinho e Fellype Gabriel; Elkeson.


quem esta fora (Foto: arte esporte)
Portuguesa: os desfalques são os mesmos do confronto com o Bahia na quarta-feira: o zagueiro Lima continua recuperando-se de uma pubalgia, e o volante Guilherme, resolvendo seu futuro no clube, também não joga. Leandro Silva foi submetido a uma cirurgia no pé direito e continua afastado até o início da próxima temporada.
Botafogo: Oswaldo de Oliveira ainda não pode contar com os volantes Marcelo Mattos, submetido a uma cirurgia no púbis, e Lucas Zen, que rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Portuguesa: Ananias, Héverton, Lima e Valdomiro
Botafogo: Amaral, Andrezinho, Fábio Ferreira, Lennon, Lucas, Márcio Azevedo e Vítor Júnior
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Heber Roberto Lopes (Fifa/PR) apita a partida, auxiliado por Carlos Berkenbrock (Fifa/SC) e Roberto Braatz (Fifa/PR). Heber Roberto arbitrou oito jogos no Brasileirão, marcou 324 faltas (média de 40,5 por jogo), aplicou 30 amarelos (média de 3,8 por jogo), dois vermelhos (média de 0,2 por jogo) e um pênalti (média de 0,1 por jogo). O campeonato tem média de 4,5 amarelos, 0,2 vermelho, 36,4 faltas e 0,2 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos paulistas e dois dos cariocas na Série A deste ano: Portuguesa 0 x 1 Vasco, pela segunda rodada, Náutico 3 x 2 Botafogo, pela quarta rodada, e Corinthians 1 x 3 Botafogo, pela oitava rodada.


header fique de olho 2
Portuguesa:
o volante Léo Silva vem sendo um dos principais jogadores na recuperação da equipe no Campeonato Brasileiro. Versátil, sabe alternar bem as investidas no ataque e o reforço no campo de defesa. Na última rodada, contra o Bahia, dificultou a ligação do meio-campo adversário.
Botafogo: artilheiro do time no Campeonato Brasileiro, com cinco gols, Andrezinho vive um bom momento em meio à fase irregular do time. O jogador tem atuado mais avançado, quase como um segundo atacante, ao lado de Elkeson.


header o que eles disseram

Geninho, técnico da Portuguesa: "O time está fazendo boas partidas. Sei que posso contar com os jogadores para conquistar mais vitórias. O elenco está bem comprometido em aumentar as chances da Lusa no campeonato, todos estão treinando com o maior empenho e estão dando o melhor de si. Isso faz com que eu fique mais tranquilo e confiante"
Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "O Botafogo vai jogar da mesma maneira em que atuou em todos os jogos. Não mudaremos nossa forma de atuar, sempre no ataque. Na totalidade dos jogos, tivemos o predomínio, finalizamos mais e vamos jogar assim. A Portuguesa é uma boa equipe, com um ataque rápido, que inspira muitos cuidados".
header números e curiosidades* Quem tem vantagem?

* Há 15 anos (ou sete jogos) não acontece um empate entre Portuguesa e Botafogo pelo Campeonato Brasileiro da Série A. O último foi em 1997, quando o placar apontou 3 a 3 no Maracanã. Desde então, houve cinco vitórias da Lusa e duas do Bota. Em 2003, Botafogo e Portuguesa empataram sem gols, porém, em partida válida pela Série B.
* A Portuguesa venceu os últimos quatro jogos que fez contra o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Em 2001, venceu por 2 a 1 em Jundiaí; em 2002 por 2 a 0 no Canindé; e em 2008, venceu por 1 a 0 no Rio e 3 a 1 em São Paulo.

header último confronto v2

Na última vez que se enfrentaram, no dia 21 de setembro de 2008, a Portuguesa levou a melhor sobre o Botafogo: 3 a 1 no Canindé. Na ocasião, 4.634 torcedores acompanharam o duelo, que teve dois gols de Edno e um do agora alvinegro Fellype Gabriel. Wellington Paulista foi o autor do gol do Botafogo, que saiu na frente. A Lusa do técnico Estevam Soares entrou em campo com André Luis, Patrício, Bruno Rodrigo, Ediglê e Athirson; Erick (Aderaldo), Carlos Alberto (Fellype Gabriel), Preto e Rai; Edno e Washington (Vaguinho). Já o Bota do técnico Ney Franco atuou com: Castillo (Renan), Thiaguinho (Alessandro), Renato Silva, Édson e Triguinho; Diguinho (Zé Carlos), Túlio, Lucio Flavio e Carlos Alberto; Jorge Henrique e Wellington Paulista.

Por GLOBOESPORTE.COM Goiânia  

Botafogo tem vencido mais fora de casa do que dentro

Neste Campeonato Brasileiro, Alvinegro conquistou quatro vitórias longe do Rio e apenas três no Engenhão


Veja as imagens de Atlético GO x Botafogo - (Foto: Francisco Stuckert)
Contra o Atlético-GO, Botafogo conseguiu sua última vitória 
fora de casa neste Brasileiro (Foto: Francisco Stuckert)
Antes de seu sétimo jogo como visitante no Campeonato Brasileiro, o Botafogo detém a marca de time que briga por título: nos últimos seis jogos longe do Rio, o Alvinegro venceu quatro deles. São mais vitórias do que dentro dos próprios domínios.

Com isso, o Glorioso é, ao lado do Fluminense, o único time do Brasileirão a ter vencido mais partidas fora de casa do que dentro dela – o Tricolor tem cinco fora do Rio contra quatro na capital carioca.

O número de triunfos alvinegros fora do Engenhão em 2012 já é o mesmo que o total de resultados positivos conquistados fora de casa ao longo de toda a temporada passada. Em 2011, o Botafogo também venceu quatro partidas em 16 oportunidades de atuar como visitante. Já dentro de casa, o time alvinegro conseguiu dez vitórias em 16 partidas, sem que se contassem os clássicos com Fla, Flu e Vasco.

As duas temporadas mostram o comportamento distinto do Botafogo de acordo com os ambientes e locais em que joga. Enquanto o Alvinegro somou a maior parte dos pontos dentro de casa no ano passado, a performance e o aproveitamento do time de General Severiano em 2012 tem sido bastante superior quando a equipe entra em campo fora do Engenhão.

Leia mais no LANCENET! 

Após críticas, Botafogo tenta 'dançar vira' sobre a Lusa

Alvinegro sofreu com vaias após derrota para o Palmeiras e vê jogo diante da Portuguesa como a chance de redenção



Oswaldo - Treino do Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
Oswaldo de Oliveira sofreu com críticas, mas tem 
chances de mudar situação (Foto: Alexandre Loureiro)
Depois da chuva de críticas da torcida após a derrota em casa para o Palmeiras, na última quarta-feira, o Botafogo terá neste domingo uma nova chance de redenção. Contra a Portuguesa, às 18h30, no Canindé, em jogo que terá transmissão em tempo real pelo LANCENET!, o Alvinegro pode fazer as pazes com as vitórias no Brasileirão, mesmo após os sinais de perda de paciência vindos dos fãs.

No jogo passado, os torcedores alvinegros não perdoaram as falhas do time, que culminaram no placar de 2 a 1 a favor do Palmeiras. O técnico Oswaldo de Oliveira foi o alvo preferido, sob gritos de “burro” e “Fora, Oswaldo!”, sobretudo nos minutos finais da partida.

Não bastassem as vaias ao atacante Rafael Marques, que começa hoje no banco, até os zagueiros Antônio Carlos e Fábio Ferreira, dois dos atletas há mais tempo no clube, foram hostilizados por parte dos alvinegros que foram ao Engenhão.

Porém, o otimismo para hoje se concentra no fato de que vitórias alvinegras fora de casa, após o time jogar mal, viraram recorrentes. Foi assim nos triunfos sobre Internacional e Atlético-GO, conseguidos mesmo depois de atuações fracas.

Mesmo ciente da ira da torcida pelas poucas vitórias em casa, Oswaldo de Oliveira mantém-se tranquilo. Para ele, as críticas são normais e um resultado positivo pode ser suficiente para melhorar o astral:
– Isso (pressão da torcida) é algo normal, corriqueiro. Preciso é estar focado no meu trabalho, sem me preocupar com outra coisa. Se desviar o foco é pior. Já tivemos momentos tensos e depois de uma vitória já ficou tudo bem.

Ainda sonhando com a volta à disputa pelas primeiras posições da tabela, o Alvinegro só precisa seguir os passos ensaiados por Oswaldo para dançar o vira em plena casa da Portuguesa e jogar qualquer resquício de crise para bem longe.

QUEM PRECISA VIRAR O JOGO

Oswaldo de Oliveira
O técnico botafoguense foi o principal alvo das vaias da torcida depois do jogo contra o Palmeiras. Após oscilar entre o 4-2-3-1 e o 4-4-2 como tática da equipe, treinador pode voltar a ter confiança da torcida com outra vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro.


Dupla de zaga
Antônio Carlos e Fábio Ferreira não tiveram grande atuação diante do time alviverde. E mesmo já estando juntos como titulares há duas temporadas e meia, os experientes defensores não deixaram de sofrer com as críticas da torcida, irada pela derrota.


Setor ofensivo
Depois de um começo avassalador no Brasileiro, o ataque alvinegro caiu de produção nos últimos jogos. Mesmo com algumas boas atuações de Elkeson, o artilheiro do time é um meia: Andrezinho, com cinco gols. Além disso, a torcida tem vaiado constantemente Rafael Marques e pedido o retorno de Loco Abreu, emprestado ao Figueirense.

- Bate-bola:
Oswaldo de Oliveira
Técnico do Botafogo, em entrevista coletiva

Você pretende fazer alguma mudança no estilo de jogo do time para o jogo contra a Lusa?
Jogaremos da mesma forma de sempre. Não oscilamos nossa forma de jogar, buscamos sempre o ataque. Fomos melhores em quase todos os jogos, criamos mais.

Acredita que a oscilação entre 4-4-2 e 4-2-3-1 prejudicou o time?
A diferença não foi não termos só um atacante, mas uma formação nova no meio. Tem sido trabalhoso para nós, os jogadores se adaptarem a um novo estilo.

Acha que a maratona de jogos pode ajudar os reforços a pegarem ritmo mais rapidamente?
Ela não é boa para ninguém, nem para o espetáculo, para o Botafogo e nenhum time. Pode acomodar o calendário mas, a longo prazo, é algo que danifica.

Como será enfrentar Dida, seu pupilo no tempo de Corinthians?
Será uma honra. Ele foi o melhor goleiro com quem trabalhei.

Gabriel Andrezo Leia mais no LANCENET!