Páginas

domingo, 17 de maio de 2020

Botafogo aumenta uso da base; equipe titular tem cinco pratas da casa nesta temporada


Clube fechou a primeira parte de 2020 com Fernando, Benevenuto, Kanu, Caio Alexandre e Luis Henrique no time principal. CT é visto como próximo passo para evolução na formação de atletas



Os números ainda não chegam nos principais clubes do Brasil no quesito, mas o Botafogo aumentou o uso das categorias de base nos últimos anos. A tendência é refletida na equipe titular desta temporada, com cinco pratas da casa entre os 11 favoritos do técnico Paulo Autuori.



Kanu e Caio Alexandre, revelações e titulares do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Antes da pausa forçada no calendário devido à pandemia do novo coronavírus, estiveram no time base Fernando, Marcelo Benevenuto, Kanu, Caio Alexandre e Luis Henrique, todos com passagens pelas divisões inferiores do clube carioca.


É o melhor aproveitamento, no mínimo, dos últimos 10 anos. O clube chegou perto de repeti-lo apenas em 2013, 2015 e 2018, quando terminou a temporada com três crias da base no time titular.



Ranking da Pluri Consultoria sobre aproveitamento da base — Foto: Reprodução


Time titular em 2020: Gatito; Fernando, Benevenuto, Kanu e Guilherme Santos; Caio Alexandre, Alex Santana e Honda; Bruno Nazário, Luis Henrique e Pedro Raul.



Clube espera evolução com CT


Estudo da Pluri Consultoria divulgado em fevereiro revelou que o Botafogo aumentou o uso da base nos últimos cinco anos. De 2015 a 2019, cresceu a quantidade de minutos que as pratas da casa ganharam em campo no time profissional. De 15%, com picos de 23% em duas temporadas, para 18% no ano passado.


+ Raio-X da base: as estruturas em que vivem os jovens do Botafogo



Jogadores da base tiveram mais espaço nos últimos anos — Foto: Reprodução


Apesar da evolução, o aproveitamento ainda está longe dos melhores clubes brasileiros no quesito. Mais precisamente, ocupa a 12ª colocação em ranking de 35 equipes. O grande campeão é o Santos, seguido por Athletico-PR e Fluminense. Trio que tem em comum a construção ou melhoria dos centros de treinamento.


É justamente no CT que o Botafogo aposta para evoluir na formação de atletas. No atual espaço Lonier, que está em reformas, o clube espera ter em 2021 um espaço de trabalho não só para o elenco profissional, mas também para as divisões de base. No momento, os jovens se dividem entre as estruturas da sede de General Severiano e do Caio Martins, em Niterói.


Fonte: Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Desvalorização do Real pode ser favorável para o projeto Botafogo S/A


Gestores responsáveis pelo projeto de transição do Glorioso para o modelo clube-empresa acreditam que valorização do dólar pode ser um atrativo para investidores estrangeiros



Projeto Botafogo S/A pode ficar mais atrativo a estrangeiros após pandemia (Foto: Vítor Silva/Botafogo)


A pandemia do coronavírus tem causado impactos econômicos no mundo inteiro. No Botafogo a chegada do COVID-19 deixou em compasso de espera o projeto Botafogo S/A, de transição para o modelo clube-empresa. Responsáveis pela iniciativa dentro do clube, no entanto, enxergam ao menos um ponto favorável ao Glorioso. O aumento da cotação do Dólar e consequente desvalorização do Real no mercado cambial, tornam o investimento mais atraente para estrangeiros.

O advogado André Chame, um dos nomes presentes na Assembléia Geral que detalhou o projeto aprovado pelos sócios, em dezembro. Segundo ele, a desvalorização da moeda nacional pode atrair investidores menores e não apenas grandes corporações.

– Precisamos em torno de U$ 50 milhões (cerca de R$ 300 milhões) mais ou menos para começar a Botafogo S/A. Parte para pagamento a credores, parte para investimento no clube. É verdade que o investimento ficou menor em dólar. Hoje, para o investidor menor ficou mais interessante. Ficou mais barato – explicou Chame, em entrevista ao "Canal Fabiano Bandeira", na útlima quinta.


E MAIS:
Zé Gatinha lamenta poucas chances em passagem folclórica pelo Bota
Globo proíbe lives sobre esporte em perfis pessoais de funcionários
Campeão em 1995, Botafogo não perdeu clássicos naquele Brasileiro
Há 95 anos nascia Nilton Santos, a 'Enciclopédia Alvinegra' do futebol


Mesma opinião

O ex-presidente Carlos Augusto Montenegro, outro nome forte à frente da transição para a S/A, já havia mencionado o tema no final de abril. O dirigente que integra o Comitê Gestor de Futebol do clube também vê com otimismo a valorização da moeda norte-americana.

– Nunca deixamos de ser otimistas. O que teve de bom na pandemia? Primeiro, você tem uma redução da dívida em dólar ou euro de cerca de 40%. Com a desvalorização da nossa moeda, nossa dívida ficou mais barata 40% de janeiro até hoje. E outro ponto positivo é que vários ativos, bolsas de valores, mesmo quem estava apostando no câmbio, todos perderam liquidez – explicou Montenegro ao canal do jornalista Venê Casagrande, no dia 27 de abril.

O projeto S/A é a grande esperança de torcedores e dirigentes do Botafogo para a reestruturação financeira do clube. A dívida do Alvinegro tem valor estimado em cerca de R$1 bilhão.


Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)