Páginas

terça-feira, 1 de março de 2016

Mal nos treinos e bem nos jogos? Carli alega: "É diferente com companheiro"


Zagueiro argentino ri ao se explicar pela declaração de Ricardo Gomes, vê Botafogo como um dos favoritos no Carioca e diz que gosta de jogar clássicos: "Tem um 'plus'"





Carli mostrou bom-humor com declaração de Ricardo
 Gomes (Foto: Armando Paiva/Agif/Estadão Conteúdo)
Na semana passada, Ricardo Gomes chamou a atenção ao falar sobre Carli em entrevista coletiva. O Técnico do Botafogo admitiu que não sentia muita confiança no zagueiro argentino de 29 anos nos treinos, mas tirou o chapéu para o reforço pelo seu desempenho nos jogos. E olha que não foram quaisquer jogos: ele foi titular nos clássicos contra Fluminense e Vasco e teve grandes atuações diante de adversários como Fred e Nenê. O xerifão admitiu gostar de partidas grandes pela rivalidade, colocou o Alvinegro como um dos favoritos ao título do Campeonato Carioca e, ao ser questionado sobre a declaração do técnico, riu e se defendeu. Deu a entender que não pode disputar com a mesma intensidade quando joga contra os companheiros.


- (Risos) Se falou muito sobre isso. Bem, é diferente jogar da mesma forma no treino com um companheiro, do que jogar por pontos contra um determinado rival. Por aí veja a diferença. Os clássicos tem um "plus", mas somos profissionais e temos que jogar igual em todas as partidas. Somos uma equipe em formação, mas obviamente pelos resultados e por ser um time grande temos o compromisso de brigar pelo campeonato - afirmou.


Com um problema muscular de Renan Fonseca, Carli entrou e assumiu de vez a condição de titular ao lado do jovem Emerson, autor do gol de empate domingo diante do Vasco em São Januário. O argentino elogiou a cobrança de falta do companheiro e disse que costuma orientar o garoto de 20 anos tanto dentro quanto fora de campo.


- Fez um golaço. Falo muito com ele, tanto dentro como fora de campo para formar uma relação que é importante, como tenho com todos os companheiros. Isso faz com que fiquemos melhor no jogo - avaliou.


Já classificado, o Botafogo cumpre tabela no próximo domingo contra o invicto Boavista, às 16h (de Brasília), em São Januário. Ricardo Gomes ainda vai decidir se irá poupar jogadores, mas se quiser dar ritmo ao time e manter a formação, terá que achar um substituto para Airton, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. As opções para a posição são Lucas Zen, Dierson e Matheus Fernandes, mas há a alternativa de mudar o esquema, voltar a usar Rodrigo Lindoso como primeiro volante e entrar com Fernandes avançado, ou um próprio meia para ser mais ofensivo.

Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/ge

De canhão para canhão, Juninho parabeniza Emerson: "Foi um golaço"


Especialista em cobranças de falta, ex-Botafogo exalta chute "muito difícil de acertar" e aprova sucessor: "Estou torcendo daqui do México para que faça mais como esse"






Assim que a bomba de Emerson entrou no ângulo de Martín Silva e garantiu o empate do Botafogo com o Vasco no último domingo, em São Januário (veja no vídeo acima), vários torcedores lembraram nas redes sociais de Juninho. O ex-zagueiro do clube de 2005 a 2007 e depois em 2009 era especialista em cobranças de falta com chutes fortes e ficou conhecido como "canhão de General Severiano" na época. Lá do México, onde defende o Tigres desde 2010, o defensor de 33 anos viu o golaço do jovem alvinegro, de 22, e se mostrou feliz por ainda ser lembrado pela torcida. Ele elogiou a pancada, a 109 km/h, e aprovou o garoto como sucessor.


- Foi um golaço, uma bola reta, muito difícil de acertar. É sempre gratificante quando algum torcedor ainda se lembra de mim mesmo depois de tanto tempo. Parabéns para o Emerson e estou torcendo daqui do México para que ele faça mais gols como esse - afirmou.

Estilos parecidos? Emerson marcou golaço de falta como costumava fazer Juninho pelo Botafogo (Foto: infoesporte)

Mesmo depois que saiu do Botafogo, em 2009, Juninho continua cobrando suas faltas e mostrando seu faro de gol. No México, é o cobrador oficial de pênaltis também e já balançou a rede 30 vezes em seis temporadas - em 2013, tornou-se o defensor com mais gols na história da liga local. O zagueiro, que deixou o Botafogo brigado com o ex-presidente Maurício Assumpção, ainda acompanha o Alvinegro, mesmo à distância.





Começando sua carreira agora, Emerson também tem nas cobranças de falta uma de suas armas. Desde as categorias de base do clube, o defensor costuma deixar a sua marca (veja no vídeo acima na vitória por 3 a 2 sobre o Flamengo, pela Taça Guanabara Juvenil de 2012) e já era elogiado pelo seu ex-técnico no sub-17, Anthoni Santoro, que vê no jovem uma "variedade no repertório". Além de chutes fortes, ele também sabe cobrar colocado.


Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE

Após golaço de falta em clássico, Emerson vira trunfo para o Botafogo


Jovem, que tem história de superação, ganha de torcedores o apelido 'Canhão de General'




Chute de Emerson alcançou 109,9 km/h ao atingir a rede de Martin Silva (Imagem: Editoria de arte)




Emerson surge como postulante a cobrador oficial
 de faltas do time
O golaço de falta marcado no clássico contra o Vasco deixou o zagueiro Emerson cheio de moral com a torcida do Botafogo. Horas depois do empate com o Cruzmaltino, os alvinegros já faziam montagens na internet, apelidando o defensor de "Canhão de General Severiano".


A brincadeira não foi à toa. O chute de Emerson foi violento e demorou menos de um segundo para sacudir a rede do goleiro Martin Silva, depois de percorrer uma distância de cerca de 30 metros.


Agora, o jovem de 20 anos surge como postulante a cobrador oficial de faltas do Glorioso. O cargo está sem um especialista desde a saída de Carleto, no fim de 2015. O ex-lateral-esquerdo do clube fez três gols de falta com a camisa alvinegra e também um de pênalti, mas não renovou contrato após muita pressão por parte da torcida.


Fonte:LANCE!
Rio de Janeiro (RJ)

Bota tem reunião com agente para tratar renovações de Airton e Gegê


Destaque do time em 2016, dupla tem contrato só até final do Carioca. Diretoria quer ampliar vínculo do volante até fim de 2017 e do meia por pelo menos mais seis meses





Versão 2016 de Airton vem sendo elogiada pelos
 torcedores (Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo)
Dois dos principais nomes do Botafogo neste início de temporada não estão garantidos na equipe após o Campeonato Carioca. Airton e Gegê, com compromissos só até o dia 9 de maio, podem por lei assinar pré-contratos com qualquer outro clube e vão discutir em breve o futuro. A diretoria alvinegra tem interesse em renovar com a dupla e nesta terça-feira irá se encontrar com o empresário Cláudio Guadagno, que representa ambos, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A intenção é prorrogar o vínculo do volante, de 26 anos, até o final de 2017 e do meia, de 22, por pelo menos mais seis meses.


O interesse pela renovação marca o ressurgimento dos dois em General Severiano. Desde 2014 no Botafogo, Airton perdeu espaço no ano passado, chegou a ser afastado do elenco principal por conta do alto salário, bem acima do teto estipulado pela diretoria, e deixou o clube em junho, após o fim do empréstimo e do contrato com o Benfica, de Portugal. A diretoria fez uma oferta salarial 50% menor, mas não houve acerto, e o volante ficou dois meses desempregado até retornar ao Alvinegro em setembro. Entretanto, não vinha sendo utilizado por Ricardo Gomes.


Gegê também foi pouco aproveitado em 2015. Começou o ano como titular, mas iniciou a Série B em baixa. Voltou a ter chance com o interino Jair Ventura, o que não aconteceu com a atual comissão técnica. Prata da casa, ele foi procurado por Paysandu e Figueirense, porém, as conversas não avançaram.


Em 2016, Airton e Gegê vão reconquistando a torcida alvinegra. O volante vem sendo muito elogiado, inclusive internamente, pelo seu grande poder de marcação. Ricardo admitiu que ele ainda precisa melhorar a parte disciplinar, mas desde a pré-temporada no Espírito Santo já havia prometido um jogador diferente. O jovem meia, por sua vez, teve o nome levado por membros de organizadas para a diretoria, cobrando dispensa junto a Lucas Zen e Octávio. Só que ele respondeu aos pedidos por sua cabeça com gols e é o artilheiro do time na temporada com três bolas na rede. Ainda deu uma assistência para Renan Fonseca. Ganhou a disputa pela camisa 10 até mesmo com os gringos contratados para a função, casos de Gervasio "Yaca" Núñez e Lizio.


Além das renovações, que são prioridades, o Botafogo segue se movimentando no mercado em busca por reforços, principalmente para o ataque, considerado o setor mais carente do elenco. A diretoria tem encaminhado um acerto com Júnior Dutra, jogador de 27 anos, revelado pelo Santos e atualmente no Al Arabi, do Catar. Insatisfeito por lá, ele vê com bons olhos um retorno ao futebol brasileiro depois de seis anos entre Japão, Bélgica e Catar. Considerado experiente, agrada ao técnico Ricardo Gomes e é visto internamente como opção tanto para jogar pelos lados do campo quanto para fazer a função de centroavante. O Alvinegro ofereceu um contrato por empréstimo de um ano, arcando apenas com o salário, e aguarda resposta nesta semana.


Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE