Páginas

sábado, 11 de agosto de 2018

Vice executivo do Botafogo explica prazos para obras, garante campos até janeiro e avisa: "Vamos ter o melhor CT do Rio"


Luis Fernando Santos esclarece temas envolvendo a nova casa alvinegra, elogia projeto e se mostra tranquilo com o tempo hábil para as principais reformas visando a pré-temporada de 2019 no local





CT do Botafogo será o maior do Rio, com 200.000 m² (Foto: Divulgação / Botafogo)



Ao mesmo tempo em que a torcida do Botafogo se empolga com o novo Centro de Treinamento, ela se mostra ansiosa e por vezes preocupada com a aparente demora para começarem as obras no Espaço Lonier, em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Mas Luis Fernando Santos tratou de tranquilizar a todos os alvinegros. Em entrevista ao GloboEsporte.com, o vice-presidente executivo do clube esclareceu os principais temas envolvendo a nova casa preta e branca.


O dirigente explicou todos os prazos até agora e como serão as obras parceladas, de acordo com os recursos financeiros; garantiu que o principal, que são os campos para o profissional e sub-20, ficarão prontos até janeiro para permitir a pré-temporada de 2019 no local; e elogiou o projeto feito pela Tecnoplano – empresa portuguesa que tem no currículo os CTs da seleção de Portugal e do Benfica – comparando aos dos rivais Flamengo e Fluminense.


– Vamos ter o melhor CT do Rio com toda certeza.


Confira a entrevista:

ATRASO X CRONOGRAMA


Nós estamos falando do CT já há bastante tempo, mas apenas do dia 25 de abril deste ano que as escrituras da aquisição do terreno foram assinadas. Até esta data o terreno era propriedade de terceiros, e a gente não podia fazer nada lá. Fica a percepção de estar atrasado, de que deviam ter começado as obras ano passado, mas todo o processo foi cercado das maiores garantias possíveis para dar tranquilidade e assinarmos a escritura.



Estamos agora em fase de análise do projeto por parte do departamento de futebol. Cada setor está olhando, como por exemplo a fisiologia para ver se precisa de uma sala maior. Enquanto isso nós tomamos a decisão das áreas que deveriam ser demolidas. Foi feito uma tomada de preço e está em fase de assinatura. Precisa de licença para demolição, e isso está em processo na Prefeitura aguardando a liberação. A previsão é de começar a construção dos campos de 15 a 20 dias.


Até o dia 22 de setembro teremos o projeto concluído (das demais estruturas), a obra precificada e as empresas contratadas. Uma vez definido, vamos chamar empresas e mostrar o que queremos, como vai ser o processo, provavelmente dividido em lotes: cozinha, alojamento... Vamos orçar por partes. Depois veremos: o total deu "X" e só temos "Y", que é menor do que "X". Então não vamos fazer tudo de uma vez.



Planta do CT mostra localização dos sete campos (Foto: Divulgação / Botafogo)


OBRAS PARCELADAS


Como qualquer projeto, o primeiro objetivo não é fazer o todo necessariamente agora. Tem o que deve ser feito já e uma visão completa de futuro. A parte de hotelaria, por exemplo, estamos prevendo modificações que são a princípio desejáveis, mas não obrigatórias. Existe uma estrutura que já pode ser utilizada. Ah, mas a lavanderia não está em local ideal. Mas ela pode esperar para ser mudada à medida que houver recursos para isso.


O importante é não fazermos as coisas que depois precisam ser desfeitas para termos outras. É um processo definitivo. Não deu para fazer tudo? Mas o que faltar já saberemos quanto custava na época que foi orçado e poderemos planejar. Logicamente nossa intenção é obter melhores condições financeiras, nunca foi nossa pretensão fazer todo o CT com R$ 4,5 milhões em seis meses. O dinheiro não dá para ter o CT totalmente pronto, mas não vai acabar no meio da obra, com o telhado pela metade.


Quando se faz uma casa, o que não pode é ficar bonita e não ter telhado porque acabou o dinheiro. Não era melhor ter colocado o telhado e deixar um piso mais simples para depois trocar? Ou deixava só o espaço do banheiro, sem as ferragens, e depois comprar e colocar? O do Atlético-PR está terminando agora depois de 10 anos; o Flamengo continua fazendo o dele aos poucos. Você constrói em etapas. Não é surpresa que o dinheiro certamente não vai dar, mas será feito tudo que for necessário para que o CT funcione. E vamos ter o melhor CT do Rio com toda certeza.



Entrada e estacionamento do CT para os jogadores (Foto: Divulgação / Botafogo)



PRÉ-TEMPORADA 2019

Não vemos problemas para a pré-temporada em 2019. Se for no Rio, ela será lá, não haverá impedimento. Só não podemos dar certeza porque bate um convite para outro lugar, de fazer em Miami (EUA) por exemplo, aí é decisão do futebol. Desde que não tenhamos grandes mudanças climáticas, temos quatro meses para fazermos o campo. Existem imprevistos de obra, mas o plano hoje está mantido em receber os profissionais e o sub-20 em janeiro.


Esperamos receber também as outras categorias de base, mas não vamos nos arriscar a imprevistos. Do sub-17 para baixo, obrigatoriamente tem que frequentar a escola, e existe o calendário de matrícula em meados de outubro. Pode ser que até lá não tenhamos uma definição (de mais campos). Uma coisa é não poder levar o profissional, aí ele continua no Nilton Santos, não muda nada. Outra é com os meninos.


Vamos supor, se a gente fala que vai treinar na Barra, e ele estuda em Niterói, aí cancela a matrícula e vai para uma escola da Barra. Aí não dá certo e ele vai ter que treinar no Caio Martins. Esse risco a gente não vai correr. A garotada da base precisa ter uma noção muita clara de onde vai treinar no próximo semestre. Então ou mudamos com eles em janeiro, ou em junho. O projeto da escola dentro do CT é estar funcionando em 2020.


Fonte: GE/Por Felippe Costa e Thiago Lima, Rio de Janeiro