Páginas

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Botafogo procura Paulo Autuori para substituir Alberto Valentim


Campeão brasileiro em 1995 no Alvinegro, treinador está livre no mercado, mas havia descartado comandar outros times brasileiros. Reconstrução do clube e promessas da SA são atrativos

Depois de um dia de debate entre dirigentes, o Botafogo definiu os alvos no mercado para substituir Alberto Valentim. Entre eles, Paulo Autuori é o nome que mais agrada. Com passagem vencedora pelo Alvinegro, o treinador de 63 anos está livre no mercado.


Debatido no Comitê Executivo de Futebol, o comandante é o favorito principalmente do ex-presidente Carlos Augusto Montenegro. Foi com Autuori e na gestão do ex-mandatário que o Botafogo venceu o Campeonato Brasileiro de 1995. A ligação estreita entre treinador e clube é um trunfo, mas a negociação não é fácil.

Técnico atuou como dirigente nos últimos clubes no Brasil — Foto: Marcos Ribolli


Isso porque o Alvinegro esbarra em um grande problema: uma escolha pessoal do técnico. Autuori decidiu que não comandaria mais um time no Brasil. Inclusive, falou sobre o assunto publicamente em entrevista ao SporTV. Para contar com o treinador, a diretoria terá que apresentar um projeto diferente dos que fizeram o comandante se desiludir com o futebol nacional.


Além, é claro, da dificuldade financeira. O Botafogo não pode oferecer uma quantia alta, tanto que não pretende comprometer muito o teto salarial que estipulou para o ano. Manter as obrigações em dia, o que é um desafio, já foi motivo de atritos de Autuori com outros clubes no passado recente.


A favor do Alvinegro está a história do treinador com o clube e com Montenegro. Independente financeiramente, Autuori pode ser cativado por um projeto novo. A ideia de reconstrução do Botafogo e as promessas da SA servem como atrativos. O técnico está no Rio de Janeiro, onde tem residência.


No Brasil, o último clube comandado por Autuori foi o Athletico-PR, onde chegou em 2016. Depois, passou ainda por Fluminense e Santos como dirigente. Fora do país, dirigiu o Ludogorets, da Bulgária, em 2018, e o Atlético Nacional, da Colômbia, em 2019.


Fonte: GE/Por Davi Barros e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Honda faz exames médicos, treina e aguarda papelada para assinar contrato com o Botafogo


Japonês fez testes em uma clínica particular e foi ao Nilton Santos para atividade física. Gabriel Cortez, outro recém-contratado, também trabalhou no campo anexo


Depois da festa de apresentação no sábado, o meia Keisuke Honda voltou ao Nilton Santos nesta segunda-feira para fazer o primeiro treino como jogador do Botafogo. O novo reforço fez trabalhos físicos na academia e no campo anexo do estádio.


O jogador fez os registros do dia nas redes sociais. Antes, ele fez exames médicos em uma clínica particular e não apresentou problemas. Agora, o jogador espera pelo Botafogo para redigir e assinar o contrato que já está acordado entre as partes.


Por enquanto, o que está no papel é uma espécie de contrato preliminar, com obrigações tanto do clube quanto do jogador. Para ser regularizado, já feitos os exames médicos, Honda precisa do visto de trabalho para poder atuar no Brasil. O que deve demorar de 15 a 20 dias. O trâmite é mais demorado em comparação com atletas dos vizinhos da América do Sul, que contam com o acordo Mercosul para facilitar.


Além do japonês, o dia foi de treinos para parte do elenco, inclusive para outro reforço: Gabriel Cortez. Ainda não anunciado, o equatoriano também fez trabalhos físicos. Sobre Honda, há expectativa de que o camisa 4 apareça mais uma vez no campo nesta terça-feira, quando todo o grupo se reapresenta. A atividade será na parte da tarde e aberta à imprensa.


Esta foi a segunda vez de Honda no estádio Nilton Santos. No sábado, o jogador foi apresentado com festa de mais de 13 mil torcedores. O jogador pretende fazer o primeiro jogo pelo Botafogo em duas ou três semanas, como o próprio jogador afirmou em entrevista.


Veja as fotos


— Foto: Divulgação



— Foto: Divulgação



— Foto: Divulgação


Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Valentim não resiste a pressões interna e externa, e Botafogo começa busca por novo técnico


Execrado pela torcida, treinador perde apoio da diretoria e encerra segunda passagem por General Severiano. Procura por novos nomes se inicia nesta segunda-feira




O placar elástico aliado à atuação ruim na derrota de 3 a 0 para o Fluminense, no último domingo, foi o estopim de uma passagem problemática desde o começo para Alberto Valentim no Botafogo. Pressionado pela torcida a partir do momento em que foi contratado, o treinador durou apenas um mês em 2020 até perder, também, o apoio da diretoria.


+ Alberto Valentim não é mais técnico do Botafogo


Da apresentação do elenco para a temporada até o momento da demissão, se passaram exatos 30 dias. Contratado em outubro, o treinador aturou praticamente quatro meses de críticas de grande parte dos torcedores devido ao rendimento ruim do time.



Alberto Valentim foi demitido na noite do último domingo — Foto: André Durão


Tanto que os dirigentes do clube se viram na obrigação de dar uma resposta rápida após os 3 a 0 do Fluminense no último domingo, no Maracanã, pela sexta rodada da Taça Guanabara. O anúncio da demissão veio antes mesmo de clube e treinador entrarem em acordo sobre a rescisão de contrato, que bate na casa do R$ 1 milhão. Uma reunião para tratar do assunto está prevista para esta segunda-feira.


Após o jogo, Alberto Valentim cumpriu todo o protocolo de praxe: foi ao vestiário, deu entrevista aos jornalistas e saiu do estádio como técnico do Botafogo. A decisão, no entanto, já estava tomada. O Comitê Executivo de Futebol entrou em consenso sobre a demissão instantes após do apito final no Maracanã. Horas depois, o aviso foi dado ao treinador pelo vice-presidente de futebol, Marco Agostini.


Agora, a diretoria traça um perfil e busca candidatos para comandar o time. Ainda não há alvo definido no mercado, o que deve ser iniciado nesta segunda. Inclusive, nomes estrangeiros são cogitados. Os dirigentes têm pressa e pretendem transformar essa pequena folga no calendário em tempo de trabalho para o novo treinador. Sem Valentim e o auxiliar-técnico Fernando Miranda, quem fica responsável pelo time até a chegada do novo treinador é o interino Bruno Lazaroni.


Fora do mata-mata da Taça Guanabara, o próximo compromisso do Botafogo deve ser pela segunda fase da Copa do Brasil, que ainda não tem data e nem adversário definidos. O duelo do Alvinegro contra Toledo-PR ou Náutico pode ser marcado para os próximos dias 19 ou 26 de fevereiro ou em 4 de março. Pela Taça Rio, a primeira rodada está marcada para 1º de março.


Fonte: GE/Por Davi Barros, Sergio Lobo e Thayuan Leiras