Páginas

domingo, 2 de janeiro de 2022

Freeland detalha planejamento e revela: ‘Devemos ter novidades nos próximos dias’



Foto: Vitor Silva / Botafogo


Na véspera da reapresentação do Botafogo para a temporada 2022, o diretor de futebol do clube, Eduardo Freeland, concedeu entrevista exclusiva à reportagem da Super Rádio Tupi e comentou sobre o planejamento da equipe para a próxima temporada. 2022 marcará o retorno do alvinegro à elite do futebol brasileiro.


Questionado sobre as prioridades do planejamento do glorioso, Freeland declarou que a diretoria optou pela permanência de jogadores que foram importantes na campanha da Série B do último ano. Ele ainda revelou que o clube estuda as últimas seis edições da Série A para buscar atletas no mercado.


“Focamos muito na busca pelas renovações, pela manutenção da base. Acreditamos que estamos iniciando com uma base relativamente mantida do ano passado. Sabemos que algumas questões dificultaram muito, algumas ainda têm possibilidade, outras mais dificuldade. Nossa intenção é buscar no mercado reposições, sem extrapolar o lado financeiro, tentando elevar tecnicamente. Temos um mapa importante que estamos discutindo diariamente, tem jogadores que estamos vendo mercado e buscando. Existe um perfil específico, com estudo das últimas seis edições da Série A, ter esse parâmetro para ser o mais assertivo possível. Olhar muito para o mapa para buscar o equilíbrio”, disse.


Um dos principais responsáveis pela mudança de rumo do Botafogo na última temporada foi o técnico Enderson Moreira. O técnico que assumiu o glorioso em julho deu uma nova cara ao time e conseguiu o tão sonhado retorno à Série A. Freeland fez questão de elogiar o trabalho de Enderson e confirmou o treinador para a próxima temporada.


“O Enderson está confirmado sim, ele entregou um resultado muito expressivo e é um ser humano totalmente engajado com o projeto. A gente vê que existem várias conexões importantes e ele entendeu dessa forma mesmo considerando os desafios que virão pela frente”, disse.


O clube ainda não anunciou nenhum reforço para a disputa da próxima temporada, mas de acordo com o Freeland, é possível que o Botafogo apresente novidades em seu elenco logo nos primeiros dias de janeiro. Ele ainda declarou que o alvinegro deseja ser mais certeiro nas contratações nessa temporada.


“Devemos ter novidades já nos próximos dias, ter mais duas, três, quatro contratações para iniciar a temporada e ao longo do ano trazer mais atletas. Não gostaríamos de fazer como nessa temporada, que contratamos 18, queremos ser mais cirúrgicos, respeitando a questão orçamentária. Ter quatro reforços no início da temporada e cirurgicamente trazer mais para reforçar o elenco. O clube tinha acordado inicialmente fazer investimento maior a partir de junho. Com essa nova janela de registros, que se encerra em abril, temos que ser ainda mais criativos. Estamos conversando internamente para ver o quanto conseguimos antecipar para ir ao mercado de forma mais agressiva e ter time mais competitivo possível considerando o nível da Série A.”, declarou.


Fonte: Rádio Tupi

Quase metade do elenco do Botafogo fica sem contrato com a virada de ano; clube ainda tenta renovações


Alguns jogadores que encerraram o vínculo no último dia de 2021 estão na lista de prioridades da diretoria alvinegra para a montagem do elenco que disputará a temporada 2022




O ano de 2021 terminou e, com ele, o Botafogo viu 14 jogadores do time profissional ficarem sem contrato. A maioria já estava fora dos planos da diretoria, que ainda tenta a renovação com três nomes que se destacaram na campanha do título da Série B. Hoje a prioridade é manter os volantes Barreto e Luis Oyama e o meia-atacante Marco Antonio no elenco que disputará a temporada 2022.


+ Torcedor do Bota começou união com Crystal Palace antes da SAF





Marco Antonio é um dos jogadores que ficaram sem contrato com o Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Jogadores com contrato encerrado:

Jonathan Lemos
Federico Barrandeguy
Gilvan
Barreto
Luis Oyama
Matheus Frizzo
Pedro Castro
Ricardinho
Cesinha
Luiz Henrique
Marco Antonio
Warley
Rafael Moura
Rafael Navarro


Além desses nomes, outros também tinham vínculo somente até o fim do último ano, mas entraram em acordo com o clube para permanecer em 2022. São eles os goleiros Gatito Fernandez, Douglas Borges e Igo Gabriel, o lateral-direito Daniel Borges, o zagueiro Lucas Mezenga e o volante Kayque. O zagueiro Gilvan tinha cláusula de renovação automática, mas acertou a saída e foi contratado pelo CRB.


Nas últimas semanas, o Botafogo ainda tentou a renovação com o atacante Warley, que não chegou a um acordo financeiro, e com o centroavante Rafael Navarro, que acabou fechando com o Palmeiras.


+ Botafogo espera conclusão da SAF em dois meses




Marco Antonio concedeu entrevista quando passava férias em Marituba (https://globoplay.globo.com/v/10127571/)



Os contratos curtos batem com a proposta do Botafogo lá atrás, de fechar vínculos pensando na disputa da Série B e baseados em performance. A tendência é que os novos contratos sigam a mesma linha. Com a perda de quase metade do elenco de 2021, a diretoria ainda age discretamente no mercado e não anunciou reforços até o momento.


+ Clube define planejamento para a pré-temporada


Na reta final de 2021, a notícia de que o futebol alvinegro será comprado pelo empresário americano John Textor colocou em modo de espera as ações do departamento de futebol, que aguarda o avanço da SAF para saber se terá recurso à disposição para investir já em janeiro. A verba poderia ajudar também na renovação com os atletas citamos.


Hoje, o nome mais perto de fechar com o Botafogo é o atacante Vinicius Lopes. O volante Breno também está em negociação. Mas o sonho de consumo da diretoria é o atacante Elkeson, que negocia um retorno a General Severiano.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro