Páginas

domingo, 29 de abril de 2018

Insistência, volume de jogo e laterais em alta: por que o Botafogo venceu o Grêmio


Time de Alberto Valentim joga a maior parte do duelo no campo do adversário e cria chances desde o primeiro minuto no Nilton Santos




Melhores momentos de Botafogo 2 x 1 Grêmio pela 3ª rodada do Brasileirão 2018


O Botafogo entrou em campo neste sábado mostrando que estava disposto a conquistar sua primeira vitória no Brasileiro. Insistiu no ataque desde o primeiro minuto - aos dois, colocou uma bola na trave -, teve maior posse de bola, finalizou o dobro do Grêmio e saiu com o triunfo nos acréscimos, através de um chutaço de Gilson: 2 a 1. (veja os melhores momentos acima)


Confira os principais pontos da vitória:

LATERAIS MUITO BEM NO APOIO E BRENNER EM ÓTIMA FASE

O primeiro tempo teve como melhor jogador em campo o lateral-direito Marcinho. Solto, arriscou jogadas individuais e não se limitou a cruzar sempre que recebia a bola na ponta.


Ao apostar na individualidade, saiu da direita para o meio e encontrou Brenner, outra ótima figura alvinegra na etapa. O centroavante tomou a decisão correta e abriu o placar. O camisa 9, aliás, saiu da área bastante, mexeu-se e criou a primeira chance de perigo do jogo. Não vem dando brecha a Kieza, reforço que chegou com status de titular.



Marcinho finaliza após boa jogada individual. Lateral jogou muito bem (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


Gilson, que já aparecia dando opção durante os 45 minutos iniciais, passou a infiltrar de forma mais incisiva no segundo tempo. Aos 25, disparou em velocidade e cruzou na medida para Ezequiel, que não aproveitou.


No fim, Ezequiel se redimiu e ajeitou para Gilson premiar sua boa atuação com um golaço. Os dois laterais foram fundamentais.


MARCAÇÃO NO CAMPO RIVAL E MATHEUS FERNANDES COM DESTAQUE NO COMBATE

A vontade de vencer também foi bem representada pela marcação no campo do adversário. O Botafogo, contando com Matheus Fernandes inspirado, combateu bastante. O volante, por exemplo, terminou como líder de desarmes (quatro) e roubadas de bola (três).


Com 53 partidas no time profissional e ainda sem nenhum gol, Matheus quase desencantou no segundo minuto da partida. Recebeu de Brenner, chutou errado primeiramente e depois carimbou a trave direita de Paulo Victor.



Matheus Fernandes foi muito bem na marcação e botou uma bola na trave (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


A forte marcação - foram 17 desarmes a 4 do adversário e 18 roubadas contra 11 - permitiu ao Botafogo ficar com a bola, e o time teve paciência para rodá-la. Até Jefferson participou diversas vezes da saída de bola, em algumas ocasiões até de maneira perigosa. Mas o fato de querer a posse fez o time sair com qualidade durante o duelo.


ERRO NO GOL DO GRÊMIO


Arma ofensiva do Botafogo com Brenner, Carli e Igor Rabello, o time errou no gol adversário neste fundamento.


Pouco incomodado durante os 90 minutos e com atuação segura dos zagueiros, ambos com mais de 1,90m, o time falhou da seguinte forma: o gremista Michel veio de trás, enfiou-se no meio de Matheus Fernandes e Lindoso e ganhou de Igor Rabello pelo alto.


O árbitro, aliás, assinalou na súmula gol contra de Rabello. Os replays não deixam claro quem tocou a bola por último, mas o importante no lance foi a falha do sistema defensivo.


Números do jogo:
Botafogo x Grêmio
Posse de bola: 59%x41%
Finalizações: 18x9
Chances reais: 8x4
Escanteios: 10x4
Desarmes: 17x4
Roubadas de bola: 18x11
Jogadas de linha de fundo: 5x1
Jogadas pela lateral: 6x1


Fonte: GE/Por Felippe Costa e Fred Gomes, Rio de Janeiro