Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Alvos do Botafogo, Zahavi e Marçal encerram temporada europeia; veja o desempenho de cada um


ge analisa as trajetórias dos dois possíveis reforços na época que acaba de se encerrar no Velho Continente. Ambos têm propostas para defender a camisa alvinegra



Com propostas do Botafogo em mãos, o atacante Eran Zahavi e o lateral-esquerdo Fernando Marçal findam a temporada europeia de saída de seus clubes - PSV, da Holanda, e Wolverhampton, da Inglaterra, respectivamente. O israelense já deu adeus aos holandeses e não renovou contrato, o mesmo caminho que o brasileiro deve tomar.


+ Maior goleador do elenco, Erison se aproxima de artilharia do Brasileirão


É público o interesse alvinegro na dupla. O Botafogo conversa com os dois há alguns meses e espera avançar na próxima janela de transferências. O diretor de futebol André Mazzuco falou sobre os dois no podcast GE Botafogo há pouco mais de uma semana.




Eran Zahavi em ação pelo PSV — Foto: Divulgação/ PSV


- São atletas que estamos, sim, conversando já há algum tempo. São jogadores que têm uma questão mercadológica importante. Tem uma abordagem bacana, as conversas são desenvolvidas. Não é simples, a contratação demora um pouquinho, porque são várias etapas a serem superadas. Estamos caminhando e esperamos concluir - resumiu.


A reportagem de ge reuniu informações de como a dupla se saiu na Europa nesta última temporada e convidou o colunista Leonardo Miranda, do Painel Tático, para analisar os alvos alvinegros para o mercado de junho.


Eran Zahavi

Pode-se dizer que Zahavi saiu da melhor temporada da carreira, pela combinação dos números frios com o nível de competição. O israelense até fez mais do que os 27 gols dessa temporada, mas apenas quando estava no futebol chinês.


O bom desempenho na Holanda credencia o centroavante a ser considerado ótimo reforço para o Botafogo. Os gols de Erison, atual titular, até fazem parte da torcida contestar a necessidade de oferecer muito dinheiro em outro centroavante. A diretoria pensa diferente porque quer aumentar o nível do elenco, e vê no possível reforço potencial para ser referência no futebol brasileiro.




América-MG e Botafogo empatam com gols de "Boi Bandido" e "El Toro" (https://globoplay.globo.com/v/10598418/)


+ Victor Sá viveu desilusão no Brasil, aventura na Áustria e teve ajuda de Casemiro


Números temporada 2021/2022:

Jogos: 52 (46 pelo PSV e seis pela seleção de Israel)

Gols: 27 (20 pelo PSV e sete pela seleção)

Assistências: 12 (11 pelo PSV e uma na seleção)


Análise de Léo Miranda


"Eran Zahavi é um jogador que reúne algumas qualidades muito valorizadas por técnicos que pensam o futebol de uma maneira mais tática: ele é muito solidário, ajuda na marcação dos zagueiros e se movimenta demais, muitas vezes saindo da área e se apresentando para finalizar, na cara do gol, no mesmo lance".



Mapa de calor de Zahavi nos últimos cinco jogos — Foto: Reprodução


Ao longo da carreira, ele foi mudando de posição. No Palermo e no Maccabi, onde foi treinado por Paulo Sousa, hoje treinador do Flamengo, ele jogava como um extremo, um ponta, pelo lado direito. Já perto dos 30 anos e perdendo velocidade, ele foi mudando o jeito de jogar e se adaptou para ser um segundo atacante, até a versão centroavante vista no PSV.


+ Botafogo e Erison iniciam conversas para negociar renovação de contrato


Por ter esse histórico de ponta, Zahavi participa muito do jogo. Se não tem mais tanta velocidade, compensa na inteligência: se aproxima dos meias, abre espaço e toca várias vezes na bola, como o mapa de calor e o mapa de toques mostra. Não é tão fixo e costuma fazer mais gols com bola rolando do que na bola parada.


Fernando Marçal



Marçal Wolverhampton — Foto: Reuters



Marçal é o jogador que o Botafogo quer para ser titular da lateral esquerda nesse início da era SAF. O clube tentou no primeiro semestre, manteve contato e está muito otimista pelo acordo. Tanto que o próprio atleta, em fim de contrato na Inglaterra, já falou abertamente sobre o provável acerto ao "ao iG Esporte".


- Estamos conversando. Eles me procuraram, demonstraram interesse em contar comigo para essa temporada e eu vejo isso com bons olhos. Estamos cada vez mais afinando as coisas e acredito que isso tem uma grande chance de dar certo. Estou bastante motivado para fazer parte desse novo projeto - disse.


+ Volt tenta acordo com Botafogo para recuperar pagamento antecipado de R$ 2,5 milhões ao clube



Análise de Léo Miranda:

"Como todo lateral com uma carreira grande na Europa, Fernando Marçal é um jogador equilibrado. Ele já jogou sendo o lateral numa linha de quatro defensores e, mais recentemente, nos Wolves, foi ala, com três zagueiros. O forte dele é justamente saber apoiar e saber defender. Não é um lateral que irá dar assistências, assim como não vai deixar os zagueiros descobertos. E, quando defende, tem um comportamento mais zonal - ou seja, ele prefere guardar espaço que ir correr atrás dos adversários. No Botafogo, ele pode exercer a função de ser a peça que estica o campo, sempre muito perto da linha de fundo. Foi assim que fez os últimos jogos na Premier League".


https://twitter.com/i/status/1510627682463236101





Mapa de calor de Marçal nos últimos cinco jogos pelos Wolves — Foto: Reprodução


Nessa temporada, Marçal fez 19 jogos pelo Wolves, 18 pelo Campeonato Inglês, a Premier League, e um pela FA Cup, uma das copas locais. O atleta admite que não foi tão utilizado quanto gostaria, o que teria a ver com a estratégia do clube de dar visibilidade para jovens com maior potencial de mercado.


Mesmo assim, o defensor teve algum espaço, e foi titular em praticamente todas as vezes em que o técnico Bruno Lage resolveu contar com ele.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!





Banner Premiere Brasileirão — Foto: Reprodução


Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!


+ Leia mais notícias do Botafogo


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Prestes a encarar o Botafogo, Coritiba coleciona suspensos para partida



Técnico Gustavo Morínigo é um dos desfalques para confronto





Foto: Reprodução Coritiba



Após perder por 2 a 0 para o Atlético-GO, o Coritiba tem potros problemas pela frente no Campeonato Brasileiro. Além de dois expulsos no duelo contra o Dragão, os paranaenses vão sofrer por conta dos desfalques para a partida.


Os zagueiros Henrique e Luciano Castán receberam vermelho no jogo e vão cumprir a suspensão no duelo contra o Atlético-GO. Além deles, o atacante Alef Manga e o técnico Gustavo Morínigo receberam o terceiro cartão amarelo e cumprirão suspensão automática.


Com isso, o time terá algumas opções diferentes dentro de campo. Para o ataque, o Coxa deve entrar com Fabrício Daniel, que vem atuando mais como reserva, mas coleciona boas partidas. Enquanto isso, na zaga, Guillermo, Márcio Silva e Thalisson Gabriel são as opções.


Além disso, o Coritiba tem a expectativa que o meio Thonny Anderson volte a ficar à disposição. O jogador não atua desde a 2ª rodada do Campeonato Brasileiro, após sentir dores na sola do pé e ser substituído no jogo diante o Santos.


Fonte: LANCEFutebol Latino/Curitiba (PR)

Maioria contra o América-MG, torcida se mobiliza dentro e fora de casa em nova fase do Botafogo


Alvinegros aumentam média de público e marcam presença em jogos fora de casa. No sábado, Horto teve quase o dobro de alvinegros em comparação com time da casa






América-MG e Botafogo empatam com gols de "Boi Bandido" e "El Toro" (https://globoplay.globo.com/v/10598418/)


Apesar do resultado, a festa em Belo Horizonte mostra um novo momento de mobilização da torcida do Botafogo. A presença em maioria diante da torcida da casa, no Independência, é um dos exemplos da presença grande dos alvinegros nos estádios, seja no Nilton Santos ou longe do Rio de Janeiro.


+ Maior goleador do elenco, Erison se aproxima de artilharia do Brasileirão





Torcida do Botafogo na arquibancada do Independência — Foto: Vitor Silva/Botafogo



No último sábado, no 1 a 1 da sétima rodada, o Horto acomodou cerca de 3 mil torcedores do Botafogo. A torcida esgotou a primeira carga de 2 mil ingressos e o América-MG liberou outro setor, com mais 1.200 lugares, quase todo ocupado. O público geral, a contar os americanos, mandantes, foi de 4.236 pessoas.


Belo Horizonte recebeu no fim de semana dezenas de ônibus que vieram principalmente do Rio Janeiro, mas também de outros estados do Brasil. Movimento que se repetiu nas últimas semanas, em cidades como Brasília (duas vezes), Goiânia e Fortaleza, em que o setor visitante também encheu. Agora, há expectativa para a próxima rodada, quando o clube vai até o Paraná para enfrentar o Coritiba, pela próxima rodada do Brasileirão.



https://twitter.com/i/status/1528154979382484992


+ Análise: Botafogo freia arrancada com atuação bipolar


O grande destaque é para a partida de ida contra o Ceilândia, quando o Botafogo jogou em casa com um público de 28 mil pessoas. Também em Brasília, mais de 4 mil alvinegros assistiram à vitória sobre o Flamengo da arquibancada do Mané Garrincha.





Média é maior desde 2017

A animação vem junto dos investimentos que a SAF alvinegra recebeu de John Textor. Depois de disputar o Campeonato Carioca com um time mais modesto, os reforços estrearam no Brasileirão e na Copa do Brasil e trouxeram com eles mais gente ao estádio.


O Nilton Santos esteve perto da lotação máxima em praticamente todas as partidas desde então. A exceção foi no jogo de volta contra o Ceilândia, já com classificação garantida depois dos 3 a 0 na ida. Mesmo assim, o público foi de quase 18 mil pessoas.


A média dos jogos em casa nesse início da era SAF é de 28 mil torcedores por jogo, a melhor desde a campanha da Libertadores de 2017, de 32 mil pagantes. E supera com folga os números dos três anos anteriores à pandemia (2017, 2018 e 2019), que chegaram ao máximo de 15 mil por jogo na média.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!





Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!


+ Leia mais notícias do Botafogo


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro