Páginas

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Erik revive fase do Goiás e se torna principal nome do Botafogo em só um mês: veja balanço dos reforços


Atacante emprestado pelo Palmeiras tem maior destaque entre contratações, seguido de perto por Luiz Fernando. Dos 11 jogadores que chegaram ao clube em 2018, grande parte decepciona




Info Esporte


Após manter a base da equipe do ano passado, que brigou até o fim pela vaga na Taça Libertadores, o Botafogo apostou em 11 reforços para deixar o grupo mais forte em 2018. Mas grande parte das contratações decepcionou, e o nome que melhor encaixou no time foi justamente o último a chegar a General Severiano: Erik.


Com apenas um mês de clube, completado esta semana, o atacante, emprestado pelo Palmeiras e com passagem apagada pelo Atlético-MG, parece enfim ter reencontrado a boa fase dos tempos de Goiás. No Esmeraldino, disputou 103 jogos, marcou 36 gols, foi eleito a revelação do Campeonato Brasileiro de 2014 e convocado para a seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos de 2015.


O GloboEsporte.com fez um balanço dos reforços alvinegros:

ERIK


Erik se tornou referência do time de Zé Ricardo — Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo


O atacante mal chegou e já virou xodó da torcida. Apresentado no dia 24 de agosto, ele foi regularizado e estreou no dia seguinte, na vitória por 2 a 0 sobre o Sport. Foram apenas seis jogos até aqui, mas já o suficiente para apresentar suas credenciais. Rápido e habilidoso, tem sido o jogador mais agudo, tem construído as principais jogadas, fez um gol e deu duas assistências. Na última partida, contra o Vitória, participou dos quatro gols do triunfo por 4 a 3.


LUIZ FERNANDO



Luiz Fernando tem sido o organizador do Botafogo ofensivamente — Foto: André Durão


Maior investimento do Botafogo em 2018, o meia-atacante que custou R$ 2,5 milhões vem logo atrás de Erik em termos de desempenho. Apesar de ter começado o ano como titular, oscilou muito no início e custou tanto a se adaptar quanto a driblar a timidez. Mas cresceu muito de produção após a Copa do Mundo, principalmente com a chegada de Zé Ricardo. Com personalidade, assumiu a camisa 10 e já disputou 43 jogos pelo clube, com quatro gols e duas assistências.


KIEZA

Kieza é o artilheiro do Botafogo no ano, mas convive com crríticas — Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo


O centroavante, que rescindiu com o Vitória e chegou a General Severiano em definitivo, começou voando no clube e é o artilheiro alvinegro na temporada com nove gols, além de uma assistência. Porém, ele sofreu com lesões e caiu muito de rendimento após a Copa do Mundo, chegando a ficar nove jogos sem marcar e virando alvo de cobrança da torcida durante o jejum. Mas voltou a ser decisivo no triunfo por 4 a 3 sobre o Vitória no último domingo.


MOISÉS


Moisés foi titular absoluto com todos os técnicos alvinegros no ano — Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo


Assim como Kieza, o lateral-esquerdo emprestado pelo Corinthians chegou com tudo, virou titular imediatamente e conquistou a torcida com grandes atuações no Carioca. Após uma lesão, também sofreu queda de produção e conviveu com algumas críticas da torcida por falhas pontuais em gols dos adversários. Mas, apesar da oscilação, firmou-se como dono da posição. Já tem 30 jogos e, sem gols ou assistências, tem na força física e marcação os seus pontos fortes.


JEAN


Jean tem se destacado pela marcação e assistências — Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo


Também emprestado pelo Corinthians, o volante desembarcou em General Severiano com status de titular, mas demorou a conquistar seu espaço no time. Só se firmou mesmo recentemente com a chegada de Zé Ricardo, com quem já havia trabalhado no Vasco. Pela luta e entrega em campo, vem conquistando a torcida, embora tenha disputado só 14 jogos até aqui. Não fez nenhum gol, mas já deu três assistências e tem média de quase três bolas roubadas por partida.


YAGO


Yago jogou apenas cinco partidas pelo Botafogo até aqui — Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo


Outro atleta emprestado pelo Corinthians, o zagueiro foi contratado por causa da iminente possibilidade da saída de Igor Rabello na janela internacional, o que acabou não se concretizando esse ano. Enfrentando forte concorrência no setor, que conta ainda com o capitão Carli, ele só estreou em maio e jogou muito pouco até o momento: apenas cinco partidas. Mas correspondeu quando exigido e não chega a ser uma decepção, já que não chegou com status de titular.



AGUIRRE


Aguirre produziu muito pouco até aqui pelo que se esperava dele — Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo


A primeira decepção se dá pela expectativa frustrada até agora sobre o principal reforço do clube, pedido pela torcida, antes da chegada de Erik. O atacante uruguaio, emprestado pela Udinese, da Itália, por R$ 800 mil, também só estreou em maio devido à recuperação de uma cirurgia no joelho. Tem na finalização o seu ponto forte, mas jogou pouco até aqui: foram apenas 20 jogos (só sete como titular) e um gol, na vitória por 2 a 0 sobre o Sport. E já foi expulso duas vezes.


RENATINHO


Com apenas um gol e uma assistência, Renatinho está devendo — Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo


Assim como Aguirre, o meia emprestado pelo Mirassol-SP também tem apenas um gol com a camisa alvinegra: na derrota para o Vasco por 3 a 2 na final do Carioca. Só que ele jogou um pouco mais do que o uruguaio, somando 24 jogos e ainda uma assistência. Foi mais um que chegou com status de titular e grande expectativa, mas está longe de correspondê-las e tem sua temporada mais marcada por lesões até o momento.


MARCELO


Marcelo não joga pelo Botafogo há quase um mês — Foto: Vitor Silva/SSpress/Botafogo

O volante chegou por empréstimo do Maccabi Tel Aviv, de Israel, e fez parte da campanha do título Carioca de 2018. Mas nem de perto repetiu as atuações que o projetaram no Vitória, onde foi revelado em 2016, e jamais se firmou como titular no Botafogo. Sua passagem também tem sido marcada por lesões (atualmente trata um problema no joelho) e jogou muito pouco: foram só 13 partidas, sem gols ou assistências.


JOÃO PEDRO


João Pedro foi pedido de Valentim, mas nunca se firmou — Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo


Emprestado pelo Atlético-PR, o meia foi um pedido do ex-técnico alvinegro Alberto Valentim, atualmente no Vasco. Chegou com status de melhor jogador do Campeonato Paranaense e com grande expectativa para refazer a dupla com Renatinho que fez sucesso no Paraná, na Série B do Brasileiro do ano passado. Porém, ele tem tido pouquíssimas oportunidades e entrou em campo apenas sete vezes pelo Botafogo, sem nenhum gol ou assistência.


LEANDRO CARVALHO


Após quatro jogos, Leandro Carvalho foi emprestado e hoje está no Ceará — Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo


Primeiro reforço do clube em 2018, o atacante ex-Paysandu assinou contrato com o Alvinegro até o fim de 2020, mas foi a maior decepção até aqui. Disputou apenas quatro jogos, sem nenhum gol ou assistência. Também foi atrapalhado por uma lesão que precisou de cirurgia no joelho e, após o tempo de recuperação, pediu para ser emprestado ao seu ex-clube Ceará, onde tem ido bem. Talvez no ano que vem ele possa ser no Botafogo o jogador que a diretoria buscou.


Fonte: GE/Por Fred Gomes e Thiago Lima — do Rio de Janeiro