Páginas

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Bota deixa o caso, e Jobson fica sem dinheiro para viagem a julgamento


Clube avisa que não pretende mais pagar dívida, e presidente alvinegro ressalta rusga com advogado do atacante, que contava com recurso para ir à Suíça




Jobson corre risco de não conseguir viajar até a
 Suíça (Foto: Satiro Sodre/SSPress)
Daqui a 10 dias, Jobson vai começar a ter o futuro de sua carreira decidido pela Corte Arbitral do Esporte (CAS). Seu julgamento está marcado para o próximo dia 22, em Lausanne, na Suíça. Mas é cada vez menos provável que o atacante esteja diante dos auditores e que até mesmo seus advogados possam fazer sua defesa. Isso porque simplesmente ele não tem dinheiro para arcar com passagens e hospedagem, além do restante das custas do processo.


Nesta terça-feira, o Botafogo enviou aos advogados de Jobson um comunicado curto e direto. A partir de agora está completamente fora de todo o processo envolvendo Jobson. Além disso, o clube avisou que não tem previsão de quitar a dívida – estimada em R$ 400 mil – contraída junto ao atleta, referente à sua passagem pelo Alvinegro.


O contrato do atacante com o Botafogo se encerrou em junho do ano passado, dois meses depois de Jobson receber a pena de quatro anos de suspensão. Ele foi acusado pelo Al Ittihad da Arábia Saudita – clube que defendeu em 2014 – de se recusar a fazer exame antidoping. Posteriormente a Fifa deu validade mundial à pena que de início foi imposta pela Federação Saudita de Futebol.


Desde então o Botafogo ficou à frente do caso Jobson, tendo reuniões periódicas com seus advogados, com o próprio jogador e definindo a estratégia de defesa. Além disso, arcou com algumas custas do processo, abatendo parte de sua dívida com o atacante. O clube chegou a enviar à Fifa uma carta reiterando seu desejo de estabelecer um novo contrato com Jobson, como forma de reforçar a defesa junto ao tribunal. Mas agora a situação mudou.


- O Botafogo não tem mais nada a ver com este caso - confirmou o presidente alvinegro Carlos Eduardo Pereira.


Jobson viajaria na próxima terça-feira para a Suíça, ao lado de dois advogados que fariam sua defesa no CAS, e retornaria provavelmente no sábado, dia seguinte ao julgamento. Pessoas ligadas ao atleta se mostram apreensivas pelo fato de não haver recursos para a viagem. No julgamento estarão os chefes dos departamentos médico e disciplinar da Fifa, além de um advogado externo contratado pela entidade para tratar especificamente deste caso.


Ao explicar a mudança de comportamento do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira ressaltou que um dos principais aspectos é o fato de Bichara Neto, um dos advogados de Jobson, ter defendido Willian Arão no seu processo de desligamento do Alvinegro, em dezembro do ano passado.


- A relação com os advogados do Jobson não é das melhores e sem dúvida tem a ver com o caso do Willian Arão - disse o presidente alvinegro.


Ao conhecer o motivo exposto por Carlos Eduardo Pereira, Bichara Neto afirmou.


- É inconcebível que o presidente de um clube do tamanho do Botafogo prejudique seu ex-atleta e eventualmente seu futuro jogador de maneira tão negligente – até porque havia o compromisso do Botafogo de pagar o que devia ao Jobson antes da audiência – por conta de eventuais rusgas com os advogados. Isso pode causar um enorme prejuízo ao atleta, a carreira dele está em jogo. O Jobson está sendo impedido de tentar reduzir uma punição que pode encerrar sua carreira. O jogador vai tomar as medidas necessárias para assegurar o que lhe é devido.


Por Gustavo Rotstein/Rio de Janeiro/GE

Bota não reconhece novo documento e encerra negociação por Larrea


Em reunião com representantes do equatoriano, na tarde desta terça-feira, em General Severiano, clube desiste da contratação. Volante chegou a realizar exames




A arrastada novela envolvendo a contratação de Pedro Larrea teve seu último capítulo nesta terça-feira. E infelizmente, para a torcida alvinegra, a história teve um desfecho triste. Em encontro com representantes do jogador, o Botafogo não reconheceu os novos documentos emitidos pela Federação Equatoriana e desistiu da contratação do volante.


- O Botafogo não reconheceu os documentos apresentados hoje. Os advogados dele disseram que o atestado definitivo sairia apenas no dia 19 deste mês. Não dá mais tempo. o Ricardo queria contar com o Larrea na pré-temporada. Falei com o representante do jogador que o Botafogo desistiu do negócio - disse o vice de futebol, Cacá Azeredo.

Por temer um impasse judicial, o Botafogo exigia uma declaração da Federação Equatoriana reconhecendo que Larrea estaria livre para negociar com qualquer clube. Na Justiça, o jogador conseguiu se desligar da LDU de Loja, por conta de salários atrasados. 

Pedro Larrea LDU Loja (Foto: Divulgação/Facebook LDU Loja)


Porém, a entidade forneceu apenas um atestado reconhecendo a dívida do clube equatoriano. Sem garantias, o Botafogo desistiu do jogador após longa reunião com os advogados de Larrea, nesta tarde, em General Severiano.

Larrea estava apalavrado com o Botafogo desde dezembro. O jogador da seleção equatoriano, inclusive, viajou ao Rio de Janeiro e realizou exames médicos. Na última sexta-feira, ele se emocionou, em entrevista coletiva, ao se despedir da LDU de Loja.

Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro/GE

Larrea obtém novo documento e espera "ok" do Botafogo para viajar


Volante passa dia na sede da federação equatoriana de futebol para cobrar atestado de liberação que será levado por seus representantes ao Alvinegro nesta terça-feira





Larrea segue de malas prontas rumo ao Brasil: será
que agora vai? (Foto: Twitter Rádio Botafogo Oficial)
Um novo capítulo da novela Pedro Larrea começa nesta terça-feira podendo ser o último. Quem sabe com final feliz? O volante equatoriano passou a última segunda na sede da federação de futebol de seu país cobrando um documento atestando que ele está livre de qualquer vínculo após conseguir na Justiça a rescisão de contrato com a LDU de Loja, devido a salários atrasados. É tudo o que o Botafogo quer para oficializar a contratação do jogador, de 29 anos e da seleção do Equador. Representantes do atleta no Brasil vão apresentar a nova certidão obtida à diretoria alvinegra nesta terça.


O primeiro documento enviado pela entidade na semana passada apenas reconhecia a dívida da LDU de Loja com o jogador, mas não entrava no mérito de sua liberação para assinar com outro clube. A certidão obtida por Larrea na última segunda ainda não é o atestado oficial de que o Botafogo precisa, pois a federação equatoriana requer mais quatro dias para emitir a liberação definitiva. Porém, a declaração atual ordena que a LDU de Loja envie ao atleta um parecer, dentro deste prazo, assegurando sua liberdade. Com esta garantia, a expectativa é que o Alvinegro já possa dar prosseguimento à negociação ao menos com um pré-contrato.


Larrea está apalavrado com o Botafogo e viajou ao Rio de Janeiro em dezembro para realizar exames médicos no clube. O volante está de malas prontas em Guaiaquil e aguarda apenas o clube carioca enviar as passagens para embarcar no avião rumo ao Brasil para se apresentar. Na última sexta-feira, ele concedeu uma entrevista coletiva para comunicar seu desligamento da LDU de Loja e chorou ao dar adeus à equipe que defendeu nos últimos quatro anos.


Por Marcelo Baltar e Thiago LimaRio de Janeiro e Domingos Martins, ES/GE

Botafogo procura camisa 9 e reserva até quarto no resort para reforços



Diretoria garantiu duas vagas para contratações ainda não sacramentadas


Luis Henrique é o único centroavante do elenco em condições de jogo, neste início de trabalhos (Vitor Silva / SSPress)

A busca é urgente e estão todos cientes. O Botafogo precisa de pelo menos um atacante para fechar o grupo que vai disputar o Campeonato Carioca. Talvez até dois. A diretoria segue correndo e avaliando o mercado em busca, principalmente, de um centroavante. A expectativa pelo sucesso das negociações por um camisa 9 é tanta que a diretoria reservou dois lugares sem nome definido na lista dos jogadores que vão a Domingos Martins (ES). A delegação alvinegra saiu nesta segunda-feira do Rio e hoje já tem atividades no centro de treinamento do China Park esta manhã.

As vagas são duas. Isso porque, além do jogador de área, outro atacante deve chegar, este para disputar posição com Neilton. De todo modo, o equatoriano Larrea não está entre os listados, pelo menos por enquanto. O lateral-direito Luis Ricardo, que acertou o retorno ao Glorioso, já treinou nesta segunda-feira com o grupo e também está listado. Ele, porém, tem previsão de chegada somente durante o dia de hoje, pois finaliza as questões burocráticas para defender o Glorioso.

Mas a grande questão é o comando de ataque. Em contato recente com o LANCE!, o vice-presidente de futebol, Cacá Azeredo, já admitira que o mercado nacional é a prioridade, já que a equipe já contratou estrangeiros.

No último sábado, Ricardo Gomes comandou o primeiro coletivo, e improvisou o meia Octavio e o lateral-direito Marcinho como atacantes reservas. Sassá, opção natural, está lesionado e só deve atuar depois do Campeonato Carioca.
A última atividade no Espírito Santo é o amistoso contra a Desportiva Ferroviária, no dia 23. Antes, são duas semanas de treino. Depois, alguns poucos dias de atividade, no Rio, antes da estreia no Estadual. O tempo é curto e a necessidade de um camisa 9 é grande.

Base complementa

Como Larrea, ainda não confirmado, não está na lista, para compor o grupo de volantes, Matheus Fernandes, da equipe sub-20, vai a Domingos Martins. Outro dos juniores que está confirmado é o centroavante Ribamar. Este ganha espaço enquanto um nome para resolver o dilema no comando de ataque não é contratado pela diretoria.

Os estrangeiros também são esperados o quanto antes. O zagueiro argentino Joel Carli e os meias Gervasio Nuñez (argentino) e Damián Díaz (argentino naturalizado boliviano) devem chegar ao China Park hoje. Eles estão na dependência de documentação da Polícia Federal.

Além dos 32 jogadores aguardados (contando com as duas vagas abertas), a delegação alvinegra está instalada com 29 membros da diretoria, comissão técnica e apoio. Alguns até já chegaram antes, conhecendo as instalações que aguardavam o restante do grupo.


Fonte: Lancenet/Diego Lopes e Felippe Rocha
Rio de Janeiro e Domingos Martins (ES)