Páginas

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Em jogo-treino, reservas do Botafogo goleiam equipe de Trinidad e Tobago


Alvinegro venceu partida por 6 a 0, contra equipe que disputa a primeira divisão do país caribenho



Jogo-treino do Botafogo nesta quinta-feira
 (Foto: Reprodução/Twitter)
Com uma equipe completamente formada por reservas, o Botafogo goleou o Alcons Soccer Academy, de Trinidad e Tobago, por 6 a 0, em jogo-treino realizado na tarde desta quinta-feira, no campo anexo do Estádio Nilton Santos. Sassá (dois), Vinicius Tanque (dois), Henrique e Cidinho balançaram as redes da equipe caribenha, que disputa a primeira divisão de Trinidad e Tobago.

Foram marcados três gols em cada tempo. O chinês Bing ChangBao, que passa por um período de testes no Glorioso, entrou na etapa final e fez boas jogadas.

A equipe iniciou com a seguinte formação: Helton Leite; Fernandes, Roger Carvalho, Alisson e Jean; Andreazzi, Camacho, Diego Jardel e Tomas; Sassá e Henrique.

Na etapa final, jogadores como ChangBao, Airton, Jeferson Paulista, Vinicius Tanque, Cidinho e Emerson entraram na equipe e foram observados por René Simões.

Os jogadores titulares fizeram um trabalho à parte com bola e não disputaram a atividade.

Luiz Gustavo Moreira -  LANCENET!

Um ano inesquecível neste século: Botafogo


Nesta série, PLACAR traz um ano inesquecível neste século para cada um dos 12 grandes clubes brasileiros



Botafogo foi campeão carioca em 2013 | Crédito: Alexandre Loureiro



Assim como 2013 foi o grande ano do Atlético-MG neste século, o ano de 2013 foi especial para o Botafogo e, com certeza, o melhor ano do clube neste século.

O clube iniciou o ano com uma boa pré-temporada, preparatória para as competições que o clube disputaria naquele ano. A primeira competição foi o Campeonato Carioca de 2013. Na Taça Guanabara, o clube foi segundo colocado do Grupo A e enfrentou o Flamengo nas semifinal (havia perdido do rival por 0 x 1 na primeira fase). O Mengão chegava às semifinais com sete vitórias e um empate, mas sofreu com o Fogão, que venceu por 2 x 0 e chegou à final. Na decisão, enfrentou o Vasco, que tinha melhor campanha, e venceu por 1 x 0, ficando com o título do primeiro turno.

Na Taça Rio, o clube jogou sem grandes obrigações, por já estar garantindo na decisão. Contudo, o clube fez campanha fantástica. Liderou o Grupo A com sete vitórias em sete partidas, passando com 100% de aproveitamento. Na semifinal, goleou o Resende por 5 x 0 e tinha a final da Taça Rio contra o Fluminense. A vitória daria o título antecipado ao Botafogo. E foi isso que aconteceu. O clube manteve o 100% de aproveitamento, venceu o Flu por 1 x 0 e chegou ao título.

Os estrangeiros Lodeiro e Seedorf foram os grandes nomes e artilheiros do Botafogo no torneio. Lodeiro terminou o campeonato com oito gols, enquanto Seedorf marcou sete gols.

Na Copa do Brasil, o clube passou pelo Sobradinho-DF na primeira fase, com empate em 0 x 0 e vitória de 2 x 0 no Rio. Contra o CRB, na segunda fase, novo empate em 0 x 0 fora de casa e vitória por 3 x 0 no Rio de Janeiro. Na terceira fase, o clube teve mais dificuldade. Perdeu para o Figueirense em Florianópolis por 1 x 0 e devolveu o placar no Rio, levando a decisão para os pênaltis. E o Botafogo venceu por 5 x 4 e avançou para as oitavas de final da competição. Nas oitavas enfrentou o Atlético-MG, campeão da Copa Libertadores, e venceu por 4 x 2 no Rio de Janeiro. Com a vantagem, segurou o 2 x 2 em Belo Horizonte e chegou às quartas de final do torneio. O rival, dessa vez, era o Flamengo. Após o empate em 1 x 1 no jogo de ida, a derrota por 0 x 4 na partida de volta foi uma das piores do clube no ano, mas não manchou a campanha botafoguense.

No Campeonato Brasileiro, o clube conseguiu algo que não alcançava há anos: Uma vaga na Copa Libertadores. O Botafogo lutou no alto o campeonato todo, mas esteve ameçado no fim, por conta da Copa Sul-americana. A Ponte Preta chegara à final e, caso vencesse o Lanús, tiraria a quarta vaga da Libertadores dos clubes que disputam o Campeonato Brasileiro. Contudo, a Ponte perdeu para os aregentinos, e o Botafogo garantiu o quarto lugar no torneio com vitória de 3 x 0 sobre o Criciúma, com gols de Lodeiro, Elias e Seedorf. O Fogão chegou aos 61 pontos e se garantiu no torneio continental.

GRANDE FORÇA


Os gringos do time e a permanência do treinador: O holandês Clareence Seedorf e o uruguaio Nicolás Lodeiro foram os grandes nomes da equipe na temporada. Foram artilheiros do time e organizaram o meio de campo de um time perigoso, formado por Oswaldo de Oliveira que havia chegado dois anos antes e dirigiu o time durante toda a temporada.

Lodeiro foi um dos craques do Botafogo na temporada | Crédito: Satiro Sodre/AGIF




PERSONAGEM

Clareence Seedorf: Grande nome do time, o experiente meia holandês chamou a responsabilidade de trazer triunfos para o clube. Conquistou o Carioca e ajudou o time a retornar à Copa Libertadores após 18 anos. Vencedor de tudo na Europa, trouxe uma liderança e um espírito vitorioso para a equipe, que brilhou na temporada.

Seedorf foi o grande nome do Botafogo na temporada | Crédito: Fotonauta




GRANDE JOGO

05/05/2013 - Botafogo 1 x 0 Fluminense: No Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Botafogo viveu seu melhor momento na temporada. Bateu o Fluminense e garantiu o 100% de aproveitamento na Taça Rio, com nove vitórias em nove partidas. Neste momento, o clube chegou a 11 vitórias seguidas no Campeonato Carioca. O time também chegava a 15 partidas invicto na temporada. Rafael Marques, hoje no Palmeiras, fez o gol do título aos 40 minutos da primeira etapa contra o Flu.

Rafael Marques marcou o gol do título carioca pelo Botafogo | Crédito: Satiro Sodre/AGIF







TÍTULOS

Campeonato Carioca

Botafoguenses comemoram o título carioca de 2013 | Crédito: Satiro Sodre/AGIF



CAMPANHA

63 jogos, 32 vitórias, 17 empates e 14 derrotas - 105 gols pró e 61 gols contra - 59,79% de aproveitamento

Fonte: PLACAR

Intermediado por Chang, Bota inicia contatos para ter investimento chinês


Dirigentes se reúnem com cônsul-geral e começam negociações para receber delegação chinesa nas Olimpíadas, além de parcerias com empresas privadas





O Botafogo deu um importante passo, na manhã desta quinta-feira, para atrair investimento chinês. Em encontro com o cônsul-geral da China no Brasil, Song Yang, intermediado pelo jogador Changbao, no consulado chinês, o clube ofereceu suas instalações para a delegação chinesa usufruir durante as Olimpíadas de 2016 e abriu as portas para possíveis acordos comerciais, como patrocínios .

Durante a reunião, os dirigentes do Botafogo ouviram que a China está disposta a ter o clube como embaixador do futebol chinês no Brasil. Além das instalações de General Severiano, a parceria visa atrair patrocínios de empresas chinesas, além de intercâmbios e amistosos com equipes do país asiático. 

Encontro na manhã desta quinta-feira deu início a possível parceria com chineses (Foto: Divulgação)

Um dos intermediadores da negociação, o meia Changbao vem treinando no Botafogo há quase um mês, apesar de ainda não ter assinado contrato. O Botafogo já deixou claro que a presença do jogador no elenco faz parte de uma estratégia comercial para atrair investimentos chineses.

Além de Changbao e do cônsul Song Yang, participaram da reunião nesta quinta-feira o vice de futebol Antônio Carlos Mantuano, o vice-geral Nelson Mufarrej, o diretor comercial Klay Salgado, além do empresário Rafael Angeoni, que também intermédia a negociação.

De viagem marcada para a China na próxima semana, o cônsul Song Yang prometeu procurar parceiros comerciais para o Botafogo e se disse honrado por receber "a camisa 7 de Garrincha” personalizada com seu nome. Um novo encontro está programado para acontecer quando o chinês retornar de viagem.

Por Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE

Botafogo estabelece primeiros cinco alvos para renovação de contrato


Diretoria estabelece primeiros contatos com representantes de Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Willian Arão e Rodrigo Pimpão visando à temporada 2016




O Botafogo tem a volta à elite como sua prioridade em 2015 e o título da Série B do Campeonato Brasileiro como um dos principais objetivos da temporada. Mas o clube também já começa a pensar na formação de seu elenco para o ano que vem. A diretoria se movimenta para a renovação de contrato de cinco jogadores: Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Willian Arão e Rodrigo Pimpão.

Todos esses cinco atletas e seus representantes já foram informados pelo Botafogo da intenção de que permaneçam em 2016. No entanto, o Botafogo trata a situação de Renan e Gilberto como prioridades, principalmente por serem jogadores formados na base do clube. No caso do goleiro, existe a consideração por ele ter se mostrado disposto a ajudar mesmo depois de um 2014 no qual foi rejeitado pelo técnico Vagner Mancini após manifestar o desejo de sair para jogar com regularidade. No entanto, recentemente, ele se disse inclinado a permanecer e seguir com o substituto de imediato de Jefferson.

Renan, Pimpão, Arão (em cima), Gilberto e Fonseca (embaixo): os alvos do Bota para 2016 (Foto: GloboEsporte.com)
Assim como Renan, Gilberto já tem em mãos uma proposta concreta de renovação. Emprestado ao Internacional durante todo o ano de 2014, o lateral-direito de 22 anos é um dos destaques do Botafogo na atual temporada como titular absoluto.

- O Botafogo colocou uma proposta na mesa, e o Gilberto está analisando. Não existe prazo para dar a resposta - afirmou Gerson Sá, da MFD, empresa que representa o lateral.

Artilheiro do Botafogo na Série B com quatro gols – sendo seis na temporada – Rodrigo Pimpãotambém está nos planos para o ano que vem. Está inicialmente marcada para esta sexta-feira uma reunião da diretoria com seu representante para dar início às tentativas de renovação. Mas as boas atuações já chamaram a atenção de um clube do Japão, que o observou na vitória sobre o Mogi Mirim, na última sexta-feira. O técnico René Simões, entretanto, mostra confiança em ter o atacante em 2016.

- Lá tem terremoto, tsunami... (risos). O Pimpão está bem no Rio de Janeiro, sua família gosta daqui. Tenho certeza de que ele vai continuar conosco - disse o treinador.

Botafogo decide não buscar renovação de Airton

Em entrevista coletiva na última quarta-feira, Pimpão mostrou que está em sintonia com o Botafogo e que sua ideia atual é seguir no clube na próxima temporada:

- Estou com as minhas portas abertas esperando. Se me chamarem para conversar, vou ficar feliz. Tenho 27 anos e, claro, preciso aproveitar as oportunidades. Já joguei fora do Brasil por quatro anos e gostei muito do Japão, mas estou focado no Botafogo, clube que tem me trazido muitas alegrias. Minha cabeça está contente aqui, mas sei que, quando está tudo bem, surgem sondagens e propostas.

Renan Fonseca e Willian Arão chamaram a atenção principalmente pela regularidade. Eles disputaram 29 das 31 partidas da equipe na temporada e hoje são dois pontos de apoio do técnico René Simões em campo. No Botafogo existe a consciência de que Arão vai terminar a temporada valorizado e, possivelmente, alvo de outros clubes, mas ao mesmo tempo há confiança na permanência pelo fato de o Alvinegro ter lhe proporcionado uma regularidade de partidas inédita na carreira.

Em contrapartida, o Botafogo já decidiu que não vai tentar a permanência de Airton. O contrato do volante termina no próximo dia 30 e por conta disso ele não vem sendo relacionado para as partidas. O clube chegou a propor a permanência com uma redução de metade do salário. Mas a avaliação de momento é a de que o volante não deve permanecer.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE