Páginas

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Análise: Botafogo é o grande vencedor da rodada mesmo sem entrar em campo



Derrotas de Flamengo e Bragantino fazem o clube sorrir no Brasileirão




É possível sair vencedor de uma luta sem sequer estar no ringue? Para o Botafogo, a 29ª rodada do Campeonato Brasileiro foi de metáfora parecida: mesmo sem entrar em campo, a equipe comandada por Lúcio Flávio viu a vantagem na liderança do Brasileirão se manter em sete pontos para o segundo colocado (o Bragantino).






"Tá chegando a hora, torcedor do Botafogo", diz André Rizek (https://ge.globo.com/video/ta-chegando-a-hora-torcedor-do-botafogo-diz-andre-rizek-12061762.ghtml)


+ Sem jogar na rodada, Botafogo mantém distância na liderança; veja cálculos para o título


O Alvinegro não jogou por causa dos incidentes contra o Athletico-PR no último sábado. Pelas quedas de energia, o segundo tempo da partida foi disputado apenas no dia seguinte, e o duelo contra o Fortaleza, que seria na terça-feira, acabou adiado para respeitar o intervalo mínimo necessário entre dois jogos. Enquanto isso, Bragantino e Flamengo, os principais perseguidores, entraram em campo normalmente e poderiam diminuir a diferença.


Mas Atlético-MG e Grêmio, respectivamente, venceram as partidas e ajudaram o Botafogo a manter a vantagem.


A rodada para os times do G4

Palmeiras 5 x 0 São Paulo

RB Bragantino 1 x 2 Atlético-MG

Grêmio 3 x 2 Flamengo


Além de manter sua vantagem, o Botafogo agora passa ter um jogo a menos em relação aos seus principais concorrentes (Bragantino, Palmeiras e Flamengo).


Sem jogar na terça, o Botafogo deu folga aos jogadores. O elenco se reapresentou na quarta-feira e tem feito atividades desde então. O time enfrenta o Cuiabá às 20h deste domingo, no Estádio Nilton Santos.





Adryelson e Tiquinho, do Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Rafael, do Botafogo, provoca Flamengo: "Parece que acabou a luz na Arena do Grêmio"


Cálculos pelo troféu


O Alvinegro precisa de 16 pontos para alcançar 75, considerada a "pontuação mágica" de título - todos os times que tiveram este número desde 2006 foram campeões. Veja os cálculos detalhados clicando aqui.


A questão envolvendo o título também tem influência com o desempenho dos concorrentes,. A pontuação máxima que o Bragantino pode alcançar é 79, enquanto Flamengo e Palmeiras chegam no máximo a 77.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Ou seja, o Botafogo, com 59, precisa de mais 20 pontos - já que hoje tem vantagem no número de vitórias, primeiro critério de desempate - para garantir o título, sem precisar pensar em outras variáveis.


A cada ponto desperdiçado pelos concorrentes, essa meta de pontos diminui.


Próxima rodada para os times do G4


No fim de semana, além do confronto entre Botafogo e Cuiabá, apenas o Palmeiras entrará em campo para enfrentar o Bahia, sábado. Flamengo e Bragantino, que se enfrentariam, tiveram o jogo adiado para ceder o Maracanã para a final da Conmebol Libertadores e ainda não há data para a realização do jogo.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro