Páginas

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A dois passos do paraíso: Carli abusa do portunhol de olho em vaga no Bota


Adaptado ao Botafogo e encantado com Rio de Janeiro, argentino agrada na estreia, improvisa idioma em campo e busca brecha na zaga alvinegra contra a Cabofriense




O semblante fechado e a pinta de xerife ficam dentro de campo. Longe dos gramados, Joel Carli não intimida. Apesar da estatura (1,91m), o sorriso fácil escancara a simpatia. O argentino está feliz. Adaptado ao Botafogo e encantado com o Rio de Janeiro, Carli não tem do que reclamar.


- O Rio é um paraíso. Estou gostando muito. A minha família também está muito contente, e isso é o importante. Todos nos receberam muito bem. O Botafogo também nos deu tudo e nos acomodou muito bem. É um grupo lindo de se trabalhar - ressaltou o argentino.


Se as primeiras impressões do Rio de Janeiro e do Botafogo são as melhores, a recíproca é verdadeira. Foram apenas 90 minutos, mas Carli foi um dos destaques em sua estreia, na vitória por 1 a 0 sobre o Resende, no último sábado. Atuação que colocou uma pulga atrás da orelha de Ricardo Gomes, uma vez que Renan Fonseca e Emerson formam a dupla de zaga titular desde o início da temporada. 

Carli foi um dos destaques em sua estreia pelo Botafogo no último sábado (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

- O que mais gostei da estreia é que me senti bem na equipe. Entrei em uma equipe nova e me senti muito confortável com meus companheiros. Fiquei muito contente. Penso no dia a dia, em cada treinamento, fazer o melhor possível para ficar à disposição de Ricardo Gomes. Ele é quem toma as decisões. E é ele quem vai escolher o melhor para o Botafogo.


A adaptação ao Rio e ao futebol brasileiro vai bem, mas Carli ainda tropeça no português. Desde sua apresentação, em 4 de janeiro, é notória a evolução, mas o argentino admite que ainda sofre para se comunicar com os companheiros. O jeito é improvisar. 
 
Carli vem treinando bem, mas só pôde estrear contra o Resende (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


- Vou ganhando confiança aos poucos. Gostaria de falar muito melhor, mas está indo aos pouquinhos. Em campo gosto de falar muito. Temos uma boa comunicação. Por vezes não me compreendem. Mas falo um portunhol e dá certo (risos) - brincou Carli.

O técnico Ricardo Gomes deve começar a esboçar, no treino desta quarta-feira, o Botafogo para a partida de domingo, contra a Cabofriense. A expectativa é para saber se Renan Fonseca e Emerson voltam à equipe, ou se Carli ou Emerson Silva terão nova oportunidade.


Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro/GE

Neilton, Airton e Salgueiro treinam com bola na reapresentação do Bota


Recuperados, atacante e volante participam da atividade e ficam mais próximos do retorno. Uruguaio treina com os companheiros pela primeira vez




Boas notícias acompanharam o Botafogo na reapresentação desta terça-feira. Após dois dias de folga, o grupo treinou em General Severiano com novidades. Airton e Neilton treinaram normalmente com bola e estão mais próximos do retorno ao time. Além disso, o uruguaio Juan Salgueiro participou da atividade e teve seu primeiro contato com os companheiros.

Recuperado da entorse no tornozelo direito que o tirou da partida contra o Resende, Airton participou do o treino e não deve ser problema para a partida contra a Cabofriense, no próximo domingo. 

Neilton treinou com bola nesta manhã, em General Severiano (Foto: Marcelo Baltar )

O caso de Neilton, no entanto, requer mais cautela. O atacante está recuperado de lesão na coxa esquerda, mas passa por tratamento de reequilíbrio muscular. O aproveitamento do jogador nos próximos jogos ainda é incerto. Ele deixou a atividade um pouco mais cedo por conta de um tratamento dentário. 


Salgueiro realizou seu primeiro treino com bola
pelo Botafogo (Foto: Marcelo Baltar )
Salgueiro sofre com o calor

O sol deu uma trégua na manhã desta terça, mas o Rio de Janeiro continua quente. Em seu primeiro treino com bola, Juan Salgueiro sofreu com o calor e abusou da água durante o treino para encarar o verão carioca. Ele ainda não assinou contrato. Não há previsão de estreia.

Líder do Grupo B do Carioca, com 12 pontos, o Botafogo só volta a campo no domingo, contra a Cabofriense, às 17h, em São Januário.



Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro/GE

Neilton e Salgueiro são as novidades na reapresentação do Botafogo



Atacante treinou normalmente, após desequilíbrio muscular. Reforço fez primeiro treino com bola. Atividade foi a primeira após a vitória sobre o Resende, no último sábado



Após lesão na pré-temporada, atacante Neilton ainda não estreou no ano (Foto: Foto: Vitor Silva / SSPress)


Após a quarta vitória no Campeonato Carioca, o Botafogo se reapresentou nesta terça-feira, em General Severiano, e teve algumas novidades. O meia-atacante Salgueiro fez o primeiro treino com bola pelo Glorioso. Além dele, o atacante Neilton voltou a treinar com o grupo. Ele sofreu uma lesão na coxa esquerda ainda na pré-temporada e, em seguida, foi diagnosticado com um desequilíbrio muscular.

A atividade principal foi um treino técnico. Divididos em três times, os atletas participaram de um trabalho de dois toques. Neilton fez um dos gols. Octavio e Fernandes, que vem se recuperando de dores musculares, fizeram um exercício específico com o preparador físico Emílio Faro. O volante Airton, que havia ficado fora da partida contra o Resende, no último sábado, treinou normalmente com o elenco.

O treino teve a visita do técnico Alberto Bial e outros membros da equipe de basquete Solar Cearense. O time será o rival do Flamengo nesta quarta-feira, no Novo Basquete Brasil.

O meia Tartá, convidado a utilizar as dependências do clube, mas sem vínculo oficial com o Botafogo, treinou em Caio Martins.

Fonte: Lancenet/Felippe Rocha
Rio de Janeiro (RJ)

À caça de centroavante, Botafogo tem resistência interna por mais um gringo



Canales volta à pauta após eliminação da La U na Libertadores, mas rendimento nos jogos preocupa. Dirigentes divergem sobre usar quinta e última vaga de estrangeiros




Canales esteve apagado nos dois jogos da La U contra
 o River Plate-URU (Foto: EFE / Sebastian Silva)
O Botafogo definiu o mercado sul-americano como foco para 2016, e dos países vizinhos já desembarcaram quatro reforços em General Severiano: os argentinos Joel Carli e Gervasio "Yaca" Núñez, o boliviano Damián Lizio e o uruguaio Juan Salgueiro. O clube, que também chegou a acertar com o equatoriano Pedro Larrea e acabou desistindo por questões judiciais, ficou empolgado com o mercado Mercosul, menos inflacionado do que o brasileiro. Tanto que até solicitou à Ferj que aumentasse o limite de jogadores estrangeiros de quatro para cinco nos campeonatos que a entidade organiza, seguindo o número já adotado pela CBF. A federação aceitou, mas agora esta quinta e última vaga para gringos no elenco alvinegro pode não mais ser usada.


Amparado pelo desempenho irregular de Yaca e Lizio nos primeiros jogos, internamente na diretoria há quem defenda a tese de que os melhores valores sul-americanos já estão no futebol europeu. E que, para encontrar alguma peça que vingue, precisaria apostar em jogadores do mesmo nível dos brasileiros que jogam no país. O grande chamariz do mercado Mercosul é a questão financeira. O Alvinegro consegue alcançar atletas com pedidas dentro de um teto salarial estipulado. As ofertas levadas por empresários continuam surgindo em larga escala, só que a maioria não agrada a comissão técnica.


Um nome que voltou mais uma vez à pauta é o do centroavante chileno Gustavo Canales. Com contratado até metade de 2017 na Universidad de Chile, ele não foi liberado pelo clube durante consulta do Botafogo. Mas com a eliminação da La U na Pré-Libertadores - perdeu por 2 a 0 para o River Plate no Uruguai e empatou sem gols em casa - fez a possibilidade de negócio ser reaberta. Porém, o desempenho ruim do atacante nos dois jogos eliminatórios preocupou alguns dirigentes: ele atuou os 180 minutos e deu apenas três finalizações ao todo. Outros, no entanto, defendem que o rendimento dessas partidas não afeta o seu histórico de goleador.


Outro nome que também ainda não foi descartado é o de Rafael Moura, que não definiu seu acerto com o Atlético-MG e segue com futuro em aberto. O He-Man tem chances remotas de ser contratado, porém, há na diretoria do Botafogo quem já o considere carta fora do baralho. Fato é que o clube quer só mais um centroavante para dividir a responsabilidade com Luís Henrique, a dúvida é se ele será brasileiro ou gringo.


Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE