Páginas

terça-feira, 8 de abril de 2014

Decisão na Liberta: Botafogo deixa empate de lado e mira vitória contra San Lorenzo


Glorioso precisa de vitória para se classificar às oitavas de final sem depender do resultado da partida entre Unión Española (CHI) e Independiente del Valle (EQU)




Wallyson - Botafogo x San Lorenzo (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Botafogo de Wallyson se saiu melhor no
 primeiro confronto pela Libertadores
(Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
O Botafogo encara o San Lorenzo (ARG) nesta quarta-feira, às 22h, em Buenos Aires, num jogo que pode valer vaga para as oitavas de final da Libertadores. Para não depender do resultado da partida entre Unión Española (CHI) x Independiente del Valle (EQU), o Glorioso precisa vencer o Ciclón.

Consciente de que o empate pode não ser o suficiente para passar de fase, o técnico Eduardo Hungaro pensa em vencer fora de casa pela primeira vez nesta edição do torneio sul-americano.

- O empate não nos serve, ele pode nos servir. Não estamos pensando no empate. Não temos garantia de que o empate vai nos dar a classificação. O Botafogo tem que pensar em vencer - comentou o treinador, que admitiu jogar no contra-ataque em alguns momentos da partida.

- O adversário vai estar jogando em casa. Não vai ser tão fácil jogar no campo deles. Por vezes, vamos ter que nos posicionarmos mais atrás por uma questão do jogo, mas estamos preparados para jogar no campo deles, no nosso campo e sair no contra-ataque. A equipe apresentou um rendimento muito interessante em bolas de contra-ataque nos treinos - disse Hungaro.

Sem poder contar com o lateral Edilson e o volante Marcelo Mattos, ambos suspensos, o Botafogo terá Lucas na lateral direita e Airton como volante. No ataque, porém, o time tem a volta de El Tanque Ferreyra, que estava suspenso na última partida da competição, na derrota sofrida diante do Unión Española, por 1 a 0, no Maracanã.

DESFALCADO, TIME DO PAPA ENCARA JOGO COMO FINAL

O San Lorenzo terá importantes desfalques para a partida desta quarta-feira: os zagueiros Fontanini e Cetto, o meia Romagnoli e o atacante Nicolás Blandi. Fontanini e Romagnoli foram suspensos por quatro jogos depois da confusão na qual se envolveram no fim da partida contra o Independiente del Valle (EQU), que terminou empatada em 1 a 1, no Equador. Os jogadores reclamaram muito com o árbitro Carlos Amarilla e acabaram punidos pela Conmebol. Cetto ainda cumpre suspensão por um cartão vermelho, enquanto Blandi está fora do duelo contra o Botafogo por causa de um problema muscular na coxa direita.

Apesar das baixas, o time argentino está confiante de que pode vencer o Alvinegro e conquistar uma vaga nas oitavas de final da competição que nunca levantou o caneco. Para o meia Piatti, a partida contra o Glorioso é uma final.

- É um jogo muito importante. Sabemos o que significa para um clube e a torcida esta classificação. Será uma final e temos que enfrentar a partida desta forma - comentou o camisa 28.
Para garantir a classificação para a próxima fase da competição, o Ciclón, que tem 5 pontos, terá de vencer o Botafogo por uma diferença de gols suficiente para superar o Independiente del Valle (EQU), que também pode chegar aos 8 pontos. O time equatoriano encara o Unión Española (CHI), no Estádio Santa Laura, em Santiago, no mesmo horário do jogo na Argentina.

Em comparação à derrota no Maracanã, o time argentino evoluiu bastante no campeonato nacional, no qual é o líder. A expectativa é de casa cheia no Nuevo Gasómetro para o duelo contra o Alvinegro.

SAN LORENZO X BOTAFOGO

Local: Nuevo Gasómetro, Buenos Aires (ARG)
Data/horário: 
Quarta-feira, às 22h
Árbitro:  
Juan Soto (VEN)
Auxiliares: 
Carlos López (VEN) e Luis Murillo (VEN)

SAN LORENZO: Sebastián Torrico, Julio Buffarini, Carlos Valdés, Santiago Gentiletti, Emmanuel Mas, Juan Mercier, Néstor Ortigoza, Héctor Villalba, Ignacio Piatti, Ángel Correa e Mauro Matos. Técnico: Edgardo Bauza.

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Airton, Gabriel, Jorge Wagner e Lodeiro; Wallyson e Ferreyra. Técnico: Eduardo Hungaro.


Leia mais no LANCENET!

99,9%: Corinthians trata ida de Sheik para o Bota como praticamente certa






Ronaldo Ximenes, diretor de futebol do clube paulista, afirma que clube aguarda apenas as garantias bancárias para que o empréstimo seja acertado



Emerson Sheik muito perto de ser jogador do Botafogo
 (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)
Restam alguns detalhes para serem solucionados, mas a expectativa de que a ida de Emerson Sheik para o Botafogo seja concretizada ainda nesta terça-feira é grande por parte da diretoria do Corinthians. 

Ronaldo Ximenes, diretor de futebol do clube paulista, trata a saída do atacante como praticamente certa. De acordo com o dirigente, a negociação está 99,9% concluída, e o Corinthians ainda aguarda a documentação sobre as garantias bancárias.

Campeão da Libertadores e do Mundial em 2012, Emerson está fora dos planos de Mano Menezes para a atual temporada, e inclusive foi liberado dos últimos treinamento no Parque São Jorge. Caso o negócio realmente aconteça, o Botafogo ficará responsável por pagar a metade dos salários do jogador.

Por Diego Ribeiro São Paulo

Sete motivos para o botafoguense acreditar na classificação para as oitavas de final

Glorioso entrenta o San Lorenzo nesta quarta-feira, em busca de uma vaga




O Botafogo entra em campo nesta quarta-feira, contra o San Lorenzo, às 22h, em Buenos Aires. Após a inesperada derrota para o Unión Espanõla, na semana passada, em pleno Maracanã, o duelo desta última rodada da fase de grupos virou decisiva, tanto para o Glorioso quanto para os argentinos, que também sonham como uma vaga. Mas há bons motivos para a torcida alvinegra acreditar na classificação para as oitavas de final.

1. Goleiro de seleção

Se o Botafogo não sofrer gols na Argentina, tem boa chance de voltar para o Rio de Janeiro classificado. Tendo Jefferson como camisa 1, a missão não é tão complicada assim. Se estiver numa noite inspirada, o camisa 1 pode determinar o sucesso da equipe.

Jefferson é titular absoluto do Botafogo e nome certo na lista de Felipão na Seleção Brasileira


2. Jogadores experientes

Bolívar, Jorge Wagner e Ferreyra são jogadores com um currículo de respeito na Libertadores. Os dois primeiros conquistaram o título pelo Internacional, enquanto o centroavante foi vice-campeão no ano passado pelo Olimpia (PAR). Ou seja, o Botafogo tem muitos jogadores acostumados a partidas decisivas.

Bolívar já conquistou a Copa Libertadores e é um dos líderes do atual grupo alvinegro


3. Volta do Tanque

Após cumprir suspensão no último jogo, contra o Unión Española, El Tanque Ferreyra está de volta ao time. O jogador vive ótima fase, tendo marcado gols decisivos nesta edição da Libertadores. Quando desfalcou a equipe, o ataque pouco produziu.

Ferreyra tem feito gols importantes para o Botafogo e volta ao time após suspensão


4. Fim dos protestos

Após protestarem recentemente pelo atraso de salários, os jogadores chegaram a um entendimento com a diretoria do Botafogo, após reunião, e decidiram dar um voto de confiança e encerrar os protestos publicamente. Com a promessa de quitar as dívidas até o fim desta semana, o clima no clube melhorou.

Jogadores do Botafogo protestaram durante a semana passada por conta de salários atrasados


5. Craque rival está fora

Jogador mais badalado do San Lorenzo, o meia Romagnoli está fora do jogo desta quarta-feira. Reconhecido pela habilidade, o meio-campo está suspenso da partida. Certamente, se jogasse, traria problemas ao Botafogo.

Suspenso, o meia Romagnoli não enfrenta o Botafogo nesta quarta-feira

6. Um pontinho pode servir


Para se classificar sem depender do resultado do jogo entre Unión Española e Independiente del Valle, o Botafogo precisa vencer o San Lorenzo. No entanto, um empate pode servir. Basta que os equatorianos não vençam os chilenos fora de casa. Resultado mais provável, inclusive.

Mesmo com a derrota na semana passada, o Bota pode se classificar com um empate


7. É caldeirão, mas nem tanto...

O Nuevo Gasómetro certamente estará muito cheio nesta quarta-feira, e a fanática torcida do Ciclón vai apoiar o time durante os 90 minutos.. Entretanto, o estádio não é como La Bombonera, onde os torcedores ficam próximos ao campo de jogo. A distância do alambrado para o gramado é melhor para os visitantes do que para os donos da casa.

O Nuevo Gasómetro deverá estar cheio nesta quarta-feira, mas a arquibancada é distante do campo

Bolatti é liberado e viaja para jogo decisivo na Argentina




Exame não aponta lesão no joelho esquerdo e jogador do Botafogo pode enfrentar o San Lorenzo nesta quarta-feira



O resultado do exame no joelho esquerdo não apontou lesão, e o Botafogo receberá o reforço do volante Bolatti em Buenos Aires. O jogador não viajou com a delegação na segunda-feira, mas foi liberado pelo departamento médico, viajou nesta terça e pode enfrentar o San Lorenzo, nesta quarta, pela última rodada da fase de grupos da Taça Libertadores.

A participação de Bolatti no treino desta tarde, no entanto, não é garantida porque depende da chegada do voo na capital argentina.

Na vice-liderança do grupo 3, Botafogo joga pela sobrevivência no estádio Nuevo Gasômetro. Se perder, o time será eliminado. O Alvinegro pode empatar para se classificar para as oitavas, mas o Independiente del Valle, que encarar o Unión Española no Chile, pode vencer por no máximo um gol de diferença.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Hungaro admite pressão por vaga: 'Desde o dia em que assumi'


Técnico afirma que situação é inevitável, mas entende que Botafogo pode se aproveitar da condição de 'jogo do ano' para vencer o San Lorenzo



Eduardo Hungaro afirma que pressão é do tamanho
do Botafogo (Foto: Satiro Sodre/SS Press)
Se o Botafogo depende de uma vitória para sobreviver na Libertadores, Eduardo Hungaro também sabe que a partida contra o San Lorenzo pode dizer muito sobre seu futuro no clube. Mesmo que a diretoria reforce a intenção de não trocar o comando da equipe, o treinador admite sofrer pressão por um bom resultado nesta quarta-feira, em Buenos Aires.

- Estou pressionado desde o dia em que assumi. A única certeza que um treinador tem é que um dia ele vai sair do clube. É igual à morte. Para trabalhar num clube do tamanho do Botafogo e disputar uma competição do tamanho da Libertadores, tenho que estar preparado para qualquer situação.

Eduardo Hungaro também entende que o clima que cerca clube e torcedores é o de que nesta quarta-feira o Botafogo vai disputar o jogo do ano. O treinador, entretanto, prefere encarar essa situação como uma consequência do trabalho feito desde o ano passado, que culminou na classificação para a Libertadores.

- Tivemos essa situação de jogo do ano contra o Deportivo Quito (na fase prévia da Libertadores) e agora vivemos isso de novo. Mostra o resultado do que fizemos. O ano vale a pena quando o time vive várias vezes o “jogo do ano”. Sem dúvida alguma vamos ter um ano melhor e mais significativo se conseguirmos a classificação para a próxima fase. O gosto do futebol é viver esse tipo de situação, trabalhamos para participar de “jogos do ano”. Esperamos conseguir o mesmo êxito do anterior - disse.

Durante a semana, Eduardo Hungaro trabalhou para mandar a campo contra o San Lorenzo uma equipe com cuidados defensivos, mas sem perder a força de ataque. Assim, garantiu que o Botafogo vai jogar na Argentina pensando em vitória, mesmo que o empate o deixe muito próximo da vaga para as oitavas de final.

- O empate pode nos servir, mas não pensamos nisso. Não temos garantias de que o empate nos dá a classificação. Temos que pensar em vencer. Buscamos algumas alternativas que podem ser usadas no jogo, mas em nenhum momento vamos pensando em empatar. Algumas vezes vamos nos posicionar atrás por circunstâncias da partida, mas ao mesmo tempo nos preparamos para sair nos contra-ataques - analisou o técnico alvinegro.

Por GloboEsporte.comRio de Janeiro

Na Argentina, Botafogo busca vaga e quebra de longo tabu


País vizinho não costuma trazer boas lembranças aos botafoguenses





Eduardo Hungaro - Treino do Botafogo (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Botafogo trabalhou arduamente para tentar buscar vitoria
 na Argentina (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Com mais de 100 anos de conquistas, o Botafogo não tem o apelido de Glorioso à toa. Mas uma derrota específica, em 2007 ainda atormenta os botafoguenses. A eliminação na Sul-Americana daquele ano, para o River Plate, foi justamente em Buenos Aires, cidade que a equipe se encontra para o jogo contra o San Lorenzo, nesta quarta-feira, às 22h.

Aquele 4 a 2 no Monumental de Nuñez ficou marcado pelo fato de, em boa parte do tempo, o Alvinegro estar à frente no placar, ter um jogador a mais, mas sofrer o quarto gol aos 47 do segundo tempo – 3 a 2 para o River classificaria o Botafogo, que venceu por 1 a 0 no Rio de Janeiro.

Agora, a competição é diferente e o adversário também, mas uma derrota no Nuevo Gasómetro seria tão traumática quanto. Afinal, antes do tropeço diante do Unión Española, o time precisava de uma vitória simples para garantir a classificação e o primeiro lugar do grupo. Hoje, corre o risco de ser eliminado mesmo com um empate, caso o Independiente del Valle derrote o Unión Española, no Chile, por dois gols de diferença.

No ano seguinte ao revés para o River, o time foi derrotado, também na Argentina e pela Sul-Americana, pelo Estudiantes, por 2 a 0. Não foi um vexame, mas contribuiu para a estatística negativa de 21 anos sem vitórias fora do Brasil. Para quebrar
o tabu, o técnico Eduardo Hungaro sabe o que o time deve fazer.

– A atitude será o componente mais importante na partida. Temos de ter o comportamento de quem vai buscar a classificação, custe o que custar. Mas o Botafogo está preparado para obter a classificação – decretou o treinador alvinegro.

O jogo desta quarta-feira, além de valer uma vaga nas oitavas de final da Libertadores, pode fazer com que o botafoguense não veja as partidas na Argentina como um bicho de sete cabeças. Momento melhor não há!


Leia mais no LANCENET!