Páginas

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Alberto Valentim testa novo esquema tático em treino do Botafogo


Treinador dividiu elenco em três equipes e deu a entender que o 4-2-3-1 pode aparecer como padronização inicial nos jogos no decorrer da temporada



Alberto Valentim em treino do Botafogo no Espírito Santo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)


Uma novidade marcou o treino do Botafogo nesta terça-feira. Com folga na parte da manhã, os jogadores do Alvinegro foram ao centro de treinamento do hotel-fazenda China Park, na região serrana do Espírito Santo, pela tarde. Alberto Valentim começa, aos poucos, a testar uma nova formação tática que pode ser utilizada no começo da temporada.

Mesmo que não seja possível prever titulares e reservas nestes primeiros dias de pré-temporada, o treinador havia mantido um padrão em todos os times que havia colocado em campo nas atividades até então: as equipes eram moldadas no 4-1-4-1, com um volante à frente dos zagueiros e dois meio-campistas mais à frente, formando um tripé no setor.

Nesta terça-feira, um novo esquema foi testado. Valentim testou dois dos times que foram colocados em uma atividade em campo reduzido no 4-2-3-1. Dois volantes lado a lado e um meia, mais avançado, com uma responsabilidade defensiva menor do que a dos outros dois. O padrão ofensivo dos times, portanto, teve os atletas abertos pelos lados do campo - um em cada flanco - e um centroavante centralizado.

Depois do aquecimento, Alberto Valentim colocou uma atividade inédita na pré-temporada até aqui: era um coletivo, mas havia uma linha na grande área. Se o time que estava atacando passasse deste espaço, a equipe que estava defendendo parava e apenas um zagueiro se endereçava à área, enquanto três atletas do time que buscava o gol apareciam na área, em uma situação 3 x 1.

E MAIS:
Lazaroni e 14 atletas voltarão ao Rio para a estreia do Botafogo no Carioca
Tardezinha! Thiaguinho veste a camisa do Botafogo: 'Clube grande'
Jogadores se destacam em coletivo do Botafogo em Domingos Martins
Exame constata lesão e Marcinho terá que passar por cirurgia
Bom presságio? Botafogo teve temporadas positivas quando se preparou no China Park

Nestes casos, o objetivo de Alberto Valentim era treinar o cruzamento de um jogador quando ele estiver livre na linha de fundo, mas a defesa adversária estiver ocupando a área. Além disto, também serviu para os atletas que recebiam a bola na área dominarem a bola e finalizar em um curto espaço de tempo, já que não eram permitido toques entre os jogadores neste setor.

Os times do coletivo:

Time 1: Gatito Fernández; Fernandes, Sousa, Kanu, Lucas Barros; Luiz Otávio, Caio Alexandre, Gustavo Bochecha; Lucas Campos, Vinícius Tanque, Igor Cássio.

Time 2: Diego Cavalieri; Fernando, Marcelo Benevenuto, Ruan Renato, Hugo; Alex Santana, João Paulo, Leandrinho; Lecaros, Rafael Navarro, Luís Henrique.

Time 3: Saulo; Wenderson, Carli, Wesley, Guilherme Santos; Cícero, Thiaguinho, Bruno Nazário; Rhuan, Pedro Raúl, Luiz Fernando.

Mais uma vez, Fernandes, atuando de lateral-direito, foi um dos destaques da tarde. Mesmo em uma posição diferente, o meio-campista de origem parece ter se adaptado. O atleta de 24 anos foi opção recorrente no campo de ataque e apareceu até em diagonal. No fim da atividade, foi elogiado por Valentim.

Marcelo Benevenuto foi outro protagonista da atividade. Além de ter participado ativamente de um lance que resultou em um gol de Luís Henrique através um lançamento desde o campo de defesa, o zagueiro mostrou bom posicionamento para limpar as jogadas.


Fonte: Lance/Sergio Santana/Domingos Martins (ES)

Thiaguinho se apresenta como jogador do Botafogo: "Minha vantagem é saber marcar e atacar"


Volante de 22 anos foi o quinto reforço do Alvinegro para 2020



Chegou a vez de Thiaguinho. Nesta terça-feira, o volante de 22 anos, quinto reforço do Botafogo para 2020, foi apresentado em Domingos Martins-ES. O jogador está treinando com o elenco desde a reapresentação, no dia 8 de janeiro, e se apresentou aos jornalistas como um atleta que pode fazer funções diferentes no meio.



"A decisão foi tranquila, um clube grande, um dos mais tradicionais. Aceitei sem pensar duas vezes vir pra cá. A marcação forte e a chegada na frente são minhas características. Minha vantagem é essa, saber marcar e saber atacar".



Thiaguinho, volante do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Thiaguinho veio por empréstimo junto ao Corinthians e fica até o fim do ano. Além dele, o Botafogo contratou Luiz Otávio, apresentado nesta segunda, para a posição de volante, uma das mais concorridas do elenco. O jogador vê a disputa de forma positiva.


- Vai ser uma disputa sadia. Vim para ajudar e não subtrair. Espero dar uma boa dor de cabeça ao Valentim.


Depois de treinar em dois períodos na segunda-feira, o elenco alvinegro volta a campo na tarde desta terça. Na próxima sexta, o Botafogo disputará jogo-treino contra o Estrela do Norte, no China Park.


Mais declarações de Thiaguinho:

Valentim e a semelhança com Fábio Carille

- É um cara bem intenso dentro e fora de campo. É difícil falar de semelhança e diferença. O que acho bem parecido é a intensidade dos treinos, eles sempre acompanham, na academia, no campo, treino físico.


Posição de preferência em campo e se jogaria de lateral


- Eu prefiro atacar mais e sei defender. Então se pudesse escolher seria de segundo volante. Estou aqui pra ajudar. Deixo de lado a vaidade e jogaria de lateral-direito também.


Pré-temporada no China Park

- É muito bom ter essa estrutura de academia e poder descansar depois do treino, por exemplo.



Espinosa apresenta Thiaguinho, volante do Botafogo — Foto: Davi Barros/GloboEsporte.com


Jogadores mais experientes


- Eles são o pilar do time. Vão segurar a gente dentro de campo. Tenho conversado com o Cícero, que é uma referência.


Parte da família carioca e botafoguense


- Tenho bastante familiar no Rio, e a pressão já vem de casa (risos).



Fonte: GE/Por Davi Barros e Emanuelle Ribeiro — Domingos Martins, ES

Lazaroni e 14 atletas voltarão ao Rio para a estreia do Botafogo no Carioca


Auxiliar técnico, grupo de jogadores e o gerente técnico Valdir Espinosa deixarão a concentração no China Park mais cedo para a partida contra o Volta Redonda




Bruno Lazaroni já foi treinador do Botafogo em outras ocasiões (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



A programação do Botafogo para as duas primeiras rodadas do Campeonato Carioca já está definida. Como grande parte do grupo ficará no hotel-fazenda China Park, em Domingos Martins, local onde a equipe comandada por Alberto Valentim realiza a pré-temporada entre os dias 12 e 24 de janeiro, alguns atletas deixarão solos capixabas antes para os compromissos do Estadual.

Ao todo, 14 jogadores voltarão ao Rio de Janeiro após o treinamento da próxima quinta-feira rumo ao Rio de Janeiro. Além deles, Bruno Lazaroni, que comandará a equipe nesses dois compromissos, um preparador físico e o gerente técnico Valdir Espinosa deixarão o China Park para representar o clube de General Severiano no Campeonato Carioca. Os nomes dos atletas ainda não foram divulgados.

O Botafogo estreia no Estadual no próximo sábado, às 18h, contra o Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira. Na segunda rodada, na terça-feira, o Alvinegro medirá forças com o Madureira, às 21h30, em Conselheiro Galvão.

Jogadores da equipe sub-20 completarão a lista que formará o plantel do Botafogo nas duas primeiras rodadas do Carioca. Bruno Lazaroni, portanto, pedirá ajuda a Marcos Soares, treinador do time de base, para ter opções do time que foi eliminado da última Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Até aqui, Bruno Lazaroni teve três oportunidades como treinador principal do Botafogo. Em 2018, o auxiliar fixo comandou o Alvinegro no empate sem gols com o Santos, no Nilton Santos. No ano passado, o comandante esteve presente na derrota por 1 a 0 sobre o Palmeiras, em São Paulo, e na vitória diante do Goiás, em casa.



E MAIS:
Tardezinha! Thiaguinho veste a camisa do Botafogo: 'Clube grande'
Exame constata lesão e Marcinho terá que passar por cirurgia
Jogadores se destacam em coletivo do Botafogo em Domingos Martins
Bom presságio? Botafogo teve temporadas positivas quando se preparou no China Park
Mais um! Botafogo encaminha contratação de Warley



Fonte: Lance/Sergio Santana/Domingos Martins (ES)