Páginas

sábado, 11 de junho de 2022

Goleada expõe fragilidade na marcação, e Botafogo passa a ter a segunda pior defesa do Brasileirão


Resultado adverso trouxe à tona problemas do sistema defensivo diante das ideias propagadas por Luís Castro. Bola aérea e espaço entre as linhas merecem destaque





Botafogo passa por momento de instabilidade na temporada sem vencer há quatro jogos (Foto: Vitor Silva/Botafogo)



Em meio à formação de um novo elenco, o Botafogo passa pelo primeiro momento de instabilidade da "era Textor". Apesar da confiança no projeto, a goleada sofrida para o Palmeiras trouxe à tona não só lacunas no grupo, como a fragilidade do sistema defensivo diante das ideias propagadas por Luís Castro.


Diante dos paulistas, faltou ao comandante entender em que estágio a equipe se encontra e perceber que o adversário costuma explorar a velocidade nas costas dos laterais. Manter a estratégia das partidas anteriores não surtiu o efeito esperado e deixou o lado esquerdo da defesa exposto e vulnerável. O alviverde agradeceu e construiu a goleada com tranquilidade.


+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro


O fraco desempenho defensivo contra o Palmeiras não pode ser tratado como algo esporádico ou 'uma noite ruim'. No Brasileirão, o time sofreu gols em quase todas as partidas, exceto no triunfo sobre o Flamengo, no Mané Garrincha. Com isso, em dez jogos, a meta alvinegra foi balançada quinze vezes, sendo a segunda pior defesa ao lado do Avaí e atrás apenas do Juventude - que sofreu dezessete.

No esquema de Castro, tem faltado uma marcação mais contundente ao homem que tem a posse de bola. Neste sentido, a última linha fica exposta a lançamentos e bolas longas, como aconteceu nas últimas duas partidas. Além do Palmeiras, o Goiás também soube aproveitar o deslize e mesmo de forma reativa foi letal nos contra-ataques.


Com as peças que tem, ainda não há como jogar de maneira franca ou adiantar a marcação. Isso demanda tempo, adaptação e um grupo mais qualificado. Contra um ataque rápido, Víctor Cuesta e Kanu tiveram dificuldade para evitar as triangulações. Daniel Borges ficou vulnerável e sem cobertura, deixando os pontas palmeirenses livres.

A dupla de zaga alvinegra também não foi bem pelo alto. Erros em jogadas de bola aérea vão muito além de questões individuais. O coletivo precisa estar com um estilo de marcação bem definido e atento ao posicionamento. Mas no gol anulado, Kanu subiu sozinho contra dois adversários. Ronny, de 1,67, se antecipou e, de cabeça, marcou o terceiro tento.


Ainda é cedo para afirmar que o clube errou em seu planejamento e nas contratações. John Textor revelou que pretende trazer mais oito reforços na próxima janela de transferências. Entre eles, o lateral-esquerdo Fernando Marçal já fechou com o clube. Outro nome bem próximo é do atacante isralense Eran Zahavi.

Enquanto a janela não abre oficialmente (17 de julho), o desafio é formar um time competitivo com as peças que tem à disposição. Muito dessa busca por equilíbrio passa pela defesa, que não vive seu melhor momento. O reflexo disso é que a equipe somou apenas um ponto dos últimos doze disputados.

Para o setor, os zagueiros Victor Cuesta e Philipe Sampaio foram contratados. O argentino até começou bem sua passagem pelo Alvinegro, mas não teve boa atuação contra o Palmeiras. Philipe, por sua vez, está próximo de ficar à disposição após uma lesão no joelho direito. Além deles, o lateral-direito Saravia também chegou para fortalecer o sistema, mas tem oscilado neste início com a camisa do Botafogo.


Cabe salientar que o conceito adotado por Luís Castro é promissor, mas o momento é de transição, da formação de uma equipe que ainda apresenta lacunas a serem preenchidas na janela. O treinador terá que seguir o velho ditado: um bom time começa pela defesa, e fazer mudanças para que o sistema não fique vulnerável e o time possa evoluir na temporada.



E MAIS: Às vésperas do clássico, Brendon, Sub-20 do Botafogo, vive expectativa: 'Agora começa outro campeonato'
Daniel Borges analisa improvisação de Castro, revela tristeza por goleada, mas projeta reação do Botafogo
Estratégia de Luís Castro não surte efeito, Botafogo tem pior atuação no Brasileirão e vê Z4 mais próximo
Botafogo tem mais um desfalque para o duelo contra o Avaí pelo Brasileirão
Rafael critica situação de Matheus Nascimento estar na Seleção sub-20 com Erison lesionado no Botafogo
John Textor prevê Botafogo com oito contratações 'nível de Série A' na janela



Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)