Páginas

domingo, 19 de agosto de 2018

Zé Ricardo fala em resultado"duro" e reconhece queda no segundo tempo: "Podiam ter feito até mais"


Botafogo faz bom primeiro tempo, cria chances de gol, mas é dominado pelo Atlético-MG na etapa final: "Enfrentamos uma equipe que sabe sair para o contra-ataque"





Melhores momentos de Botafogo 0 x 3 Atlético-MG, pela 19ª rodada do Brasileirão



O Botafogo chegou à quarta partida consecutiva no Brasileirão sem vencer. São duas derrotas e dois empates nos últimos quatro jogos - dois sob o comando de Zé Ricardo. Neste domingo, o Alvinegro teve chances de marcar contra o Atlético-MG no primeiro tempo, mas foi dominado na segunda etapa, levou três gols e foi goleado pelo clube mineiro. O técnico Zé Ricardo reconheceu a queda no desempenho da equipe nos 45 minutos finais como crucial para a derrota.


- Cada jogo tem a sua história. Acredito que o placar foi duro para a gente, ainda mais depois do que fizemos no primeiro tempo. Tivemos equilíbrio das ações. No segundo tempo, não tem o que esconder, ficamos muito abaixo. Contra uma equipe como essa, erramos. E eles podiam ter feito até mais. Temos que ter calma e teremos dois jogos difíceis. Temos que começar bem o returno.



Zé Ricardo durante a partida contra o Atlético-MG neste domingo (Foto: André Durão/GloboEsporte.com)


Zé Ricardo precisou fazer substituições forçadas, como a de Lindoso, que sentiu a coxa direita aos 25 minutos da segunda etapa. O técnico citou a partida da última quinta-feira, pela Sul-Americana, quando o Botafogo venceu o Nacional-PAR por 2 a 0, como desgastante para a equipe.


- Quinta-feira exigiu bastante, contribui um pouco, tem o desgaste, e isso apareceu no segundo tempo. Os erros aparecem, e a equipe do Atlético aproveitou. Perdemos Renato no intervalo, sentiu incômodo. Gustavo vinha um bom tempo sem jogar, temíamos por ele sentir no fim. Decidimos apostar no ritmo do Rodrigo com uma equipe mais ofensiva, como aconteceu no Paraná.


- Infelizmente, o que aconteceu com Lindoso (a lesão) fez fugir do que pensávamos. Todo atleta brasileiro sofre com o calendário estafante como o daqui, e isso pode colocar os atletas numa condição dessa. Invariavelmente os atletas correm o risco. Sentiu uma pontada, parece que no músculo anterior, agora é aguardar o diagnóstico.


Antes da derrota para o Atlético-MG, o Botafogo empatou com o Paraná fora (1 a 1) e com o Santos em casa (0 a 0), e perdeu para o Internacional também fora (3 a 0). Na próxima rodada, o Alvinegro enfrenta o Palmeiras, na quarta-feira, às 21h, na Arena Palmeiras.


Veja outras declarações de Zé Ricardo:

Segundo tempo

A gente fez um segundo tempo abaixo do que esperava. Atlético, principalmente após a entrada do Luan, ganhou bastante volume. Erros sempre pesam. Enfrentamos uma equipe que sabe sair para o contra-ataque.


Gols do Galo

(No primeiro) Teve o mérito do Luan, que consegue jogar em algumas posições. Não tem crítica pessoal. A gente acabou tomando um gol porque coletivamente errou ali. O atleta foi inteligente e pôde concluir em gol.


No segundo gol, num rebote de escanteio, bobeamos e na sequência saiu o terceiro. Não temos que dar desculpas. Jogamos mal o segundo tempo. Quando se joga mal um tempo inteiro contra um time como o do Atlético, você é punido.


Chegada de Erik


Sempre estamos discutindo nomes. O nome do Erik é um nome que me agrada. É um consenso entre comissão técnica e diretoria.


Segundo turno

Lógico que queremos fazer um returno forte, mas quero tranquilidade, equilíbrio e buscar jogo a jogo pontuar para poder sonhar com coisas boas.


Vaias a Luís Ricardo


Aqui não tem crucificação dos atletas. Quando a gente erra, todos são punidos. Quando um acerta, todos acertam. A visão é bem mais coletiva.


Opção por centroavante

A gente pensa para cada jogo e, através dessa estratégia, buscamos o melhor atleta. Confio muito no Kieza, no Aguirre e no Brenner. Acho que é questão de confiança para começarmos a pontuar e para eles fazerem os gols.


Valencia como extremo ou pelo meio?

No início da carreira do Léo, jogou centralizado, mas ganhou destaques jogando pelo lado. Temos ele, Renato e Marcos Vinícius que fazem essas funções. Utilizamos assim contra o Nacional. Foi bem. Com a suposta lesão do Renato no intervalo, nós não tínhamos muitas alternativas. Preferimos levar ele para dentro e entrar com o Pimpão pelo lado do campo.


Elogios a Bochecha

Gustavo já foi muito bem no título brasileiro sub-20, não jogava há muito tempo. Imaginava que ele não aguentasse muito tempo, resolvi apostar no Rodrigo, que vinha numa sequência. Jogador talentoso. Com sequência, pode evoluir.


Fonte: GE/Por Fred Gomes, Rio de Janeiro

Botafogo recebe o Galo no Nilton Santos no encerramento do 1o. turno do Brasileirão




(Botafogo de Futebol e Regatas)
Se a estreia de Zé Ricardo no comando técnico do Botafogo não foi da forma que a gente esperava - com uma vitória sobre o Paraná, lanterna do campeonato -, a sua primeira vez no Nilton Santos foi memorável.

Diante de mais de 35 mil apaixonados alvinegros, o time se portou muito bem em campo e fez o resultado que precisava diante do Nacional (PAR) sem passar sufoco. Com Renatinho na vaga de Pimpão - a única mudança no time que só empatou contra o Paraná -, o Glorioso dominou a partida desde o seu início, pressionou o adversário durante os 90 minutos e marcou duas vezes, coisa que não se via desde a vitória sobre o CAP, em meados de junho, pela 12a. rodada. Com a vitória por 2 a 0, passou às oitavas de final da Copa Sul-Americana - competição que agora substitui a saudosa Copa Conmebol que o Glorioso venceu em 1993 ao bater o Penharol (URU) numa disputa de pênaltis no Maracanã após empates (1 a 1 e 2 a 2) nos dois jogos finais. Por isso "Queremos o Bi".



O Botafogo vence o Nacional-PAR com gols de Lindoso e 
Valencia e está classificado para as oitavas da Sul-Americana
(@Esp_Interativo)

Rodrigo Lindoso marcou o primeiro de cabeça (37'/2o.T), escorando uma cobrança de falta muito bem cobrada por Valencia pela direita e o segundo, num chute certeiro do próprio Valencia (43'/2o.T) - o destaque da partida -, de fora da área sem chances para o goleiro. Um resultado expressivo, à altura da torcida que, atendendo ao chamado do clube, encheu o Nilton Santos colocando o maior público do Bota nesse ano no estádio - Pagantes: 33.891; Presentes: 35.788; Renda: R$ 362.285,00.

Voltando ao Campeonato Brasileiro, o Bota encara outra realidade no jogo que marca a 19a. rodada - metade da competição . A de que precisa pontuar em todos os jogos daqui pra frente para se afastar o quanto antes da zona perigosa. Mesmo ocupando a 10a. colocação na tabela, com 22 pontos, está apenas a três pontos do Vitória (19) que abre a zona de rebaixamento.  


Se liga em como ficou a tabela do Brasileirão após a última 
partida da 18° rodada! (@FoxSportsBrasil)
Neste domingo, às 16h, o Alvinegro encerra o 1o. Turno do campeonato recendo o Atlético Mineiro no Nilton Santos. O time mineiro vai muito bem das pernas. Ocupa a 5a. posição na tabela, com 30 pontos, e vem de uma vitória convincente por 3 a 1 sobre o Santos de Cuca, no Independência. 

O Bota faz uma boa campanha jogando em casa, bem diferente do desempenho quando joga fora. Dos trinta pontos disputados como visitante, conquistou apenas seis. Empatou com o Sport, Bahia e Paraná e venceu o Vasco em São Januário. O aproveitamento pífio de 20% é muito abaixo do aceitável e precisa ser melhorado.

Já em casa, dos vinte e quatro pontos disputados como mandante, conquistamos dezesseis. Vencemos Grêmio, Fluminense, CAP e Chape e empatamos com Palmeiras, Vitória, Ceará e Santos. Nesse caso, o aproveitamento é de 66,6%, o que é bem razoável. Hoje as chances de manter esse desempenho será dificultada pelo Galo mas o time vem motivado pelo resultado contra o Nacional e a vitória é plenamente possível. No Brasileirão unificado, jogamos contra eles 55 vezes. Vencemos 21 vezes, empatamos 17 e sofremos 17 derrotados, com 85 gols pró cariocas e 82 pró mineiros.

No cômputo geral do campeonato, o aproveitamento do Bota é de 40,7% - limite baixo para conseguirmos os 46 pontos teoricamente necessários para um time se manter na Série A. Após 18 rodadas e pelo que o time vem apresentando sob o comando de Zé Ricardo, há margem para crescimento na campanha. Foram cinco vitórias, sete empates e seis derrotas até agora. De mesma forma, a média de gols continua baixa. Em 18 jogos marcamos 18 vezes enquanto nossa defesa foi vazada 22 vezes. O saldo continua negativo em 4 gols.

Ainda sem poder contar com Jefferson, João Paulo, Kieza, Leandrinho e Igor Cássio entregues ao DM; Gatito Fernández e Marcos Vinícius preservados e ainda na transição, Zé Ricardo deve manter a base do time com apenas duas modificações. Marcinho (terceiro amarelo) e Matheus Fernandes (expulso) cumprem suspensão e devem ser substituídos por Luis Ricardo e Jean respectivamente. 

Se a tendência se confirmar, o time deve entrar em campo com a formação abaixo.


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X ATLÉTICO-MG


Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19 de agosto de 2018 (Domingo)
Horário: 16h (de Brasília)

Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)

BOTAFOGO: Saulo, Luis Ricardo, Joel Carli, Igor Rabello e Moisés; Jean, Rodrigo Lindoso, Renatinho e Leonardo Valencia; 
Luiz Fernando e Rodrigo Aguirre
Técnico: Zé Ricardo

ATLÉTICO: 
Victor, Emerson, Leonardo Silva, Iago Maidana, Fábio Santos; José Welison, Matheus Galdezani, Juan Cazares e Nathan; Yimmi Chará e Ricardo Oliveira
Técnico: Thiago Larghi