Páginas

terça-feira, 5 de abril de 2016

Luís Henrique decide, Bota vence o Coruripe e encerra o tabu de sete anos


Titular, atacante marca no fim, ajuda o Alvinegro a vencer na estreia da Copa do Brasil, mas clube carioca não evita o jogo de volta, no dia 28 deste mês




Com o time misto e esquema tático modificado, o Botafogo derrotou o Coruripe por 1 a 0, na noite desta terça, no Estádio Gérson Amaral, em Alagoas. Com apenas dois titulares na escalação inicial – Luis Ricardo e Bruno Silva -, o Alvinegro conseguiu acabar com o jejum de vitórias em estreias na Copa do Brasil, que já durava há sete anos. O clube carioca, porém, não conseguiu evitar o jogo de volta.

Com o resultado, as duas equipes voltam a jogar no dia 28, ainda sem local definido. O Botafogo avança até com um empate. Se o resultado desta terça-feira se repetir, o vencedor do confronto será decidido na disputa por pênaltis.





Apesar da ausência de gols, o primeiro tempo foi animado. Mesmo sem nove titulares, o Botafogo quase marcou no início com Yaca e Neilton, mas parou no goleiro Gott, um grandalhão de 2,04m. Luís Henrique, por pouco, não marcou de carrinho, mas chegou atrasado na bola. O Coruipe também teve chance com João Paulo. O gol só não saiu porque Helton Leite apareceu muito bem no lance. Apesar das chances de gol, a partida foi prejudicada pela chuva, em um gramado castigado.





O Botafogo deu a impressão de que voltaria melhor do intervalo, uma vez que teve duas boas chances em chutes de Yaca. O Coruripe, no entanto, respondeu em dois lances de Junior Chicão. Aos 38, porém, o Glorioso encontrou a vitória. Fernandes lançou Diego, que cruzou na medida para Luís Henrique definir o resultado.


Por Globo Esporte.com/Coruripe, AL/GE

Time misto do Bota abre brecha para Luís Henrique e Neilton: veja números


Cotados para serem titulares diante do Coruripe, na estreia do Alvinegro na Copa do Brasil, atacantes tentam evoluir rendimento na temporada e recuperar espaço perdido



Destaque do Botafogo em 2016, Ribamar viajou com o Botafogo para a estreia na Copa do Brasil, na noite desta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Coruripe. Mas a tendência é que o garoto, que disputou todos os jogos do time na temporada até aqui, seja mais um poupado e comece no banco do estádio Gérson Amaral. O que abriria brecha para as voltas de Luís Henrique e Neilton, dois ex-titulares da equipe que perderam espaço este ano: o primeiro iniciou a maioria dos jogos na primeira fase do Campeonato Carioca, mas só ficou três minutos em campo na Taça Guanabara; e o segundo apenas começou jogando uma das nove partidas que disputou. Para convencer o técnico Ricardo Gomes, eles vão precisar melhorar os seus números.

Luís Henrique e Neilton formaram ataque titular do Botafogo apenas duas vezes, ambas em 2015 (Foto: INFOESPORTE)

Os dois têm até um aproveitamento de gols por finalização maior que Ribamar, atual dono da posição: enquanto o titular soma dois gols em 26 tentativas, média de uma bola na rede a cada 13 arremates, a de Luís Henrique é de um gol a cada 5,5 conclusões, e a de Neilton, um a cada três. Porém, ambos finalizam bem menos: média de 1,2 e 0,33 por jogo, respectivamente, contra duas de Ribamar por partida. E juntos, eles só formaram a dupla de ataque inicial do Botafogo em duas oportunidades e ainda não venceram: derrota para o Paysandu por 3 a 2 e empate por 0 a 0 com o América-MG, ambas no Estádio Nilton Santos pela Série B de 2015.


LUÍS HENRIQUE: MAIS PARTICIPATIVO, MENOS DECISIVO






Luís Henrique foi titular em quase toda a primeira fase do estadual, jogou 489 minutos e marcou dois gols nas vitórias sobre Resende e Cabofriense (veja no vídeo acima). Chegou a formar dupla com Ribamar, mas teve suas atuações por vezes criticadas por Ricardo Gomes e acabou perdendo espaço quando Salgueiro entrou no time. O jovem de 18 anos só estreou na Taça Guanabara no último sábado, ao entrar já nos acréscimos do empate com o Flamengo. Os números do atacante no Carioca mostram que ele é participativo, finaliza pelo menos uma vez por jogo, mas vem sendo pouco decisivo: tem média de um gol a cada quatro partidas e meia.

Números
Minutos jogados: 489
Jogos disputados: 9 (6 como titular)
Gols: 2
Finalizações: 11
Impedimentos: 6
Média finalização/jogo: 1,2
Média gol/finalização: 1 a cada 5,5


NEILTON: POUCOS MINUTOS E ESCASSEZ DE FINALIZAÇÕES




Titular do Botafogo na Série B do ano passado, Neilton acabou largando em 2016 atrasado. Isso porque o atacante sofreu uma lesão na coxa esquerda na pré-temporada e também tratou um desequilíbrio muscular detectado na mesma perna. Assim, ele só estreou contra a Cabofriense, na quinta rodada, e de cara marcou um gol de pênalti (veja no vídeo acima). Mas foi só. O atacante de 22 anos vem sendo aproveitado nos jogos, porém, foi titular uma única vez. Quando entra, costuma fazer fumaça e incendiar a equipe, mas os números do Carioca mostram que ele tem sido um jogador de poucas finalizações: tem média de apenas uma a cada três partidas.

Números
Minutos jogados: 296
Jogos disputados: 9 (1 como titular)
Gol: 1
Finalizações: 3
Impedimentos: 6
Média finalização/jogo: 0,33
Média gol/finalização: 1 a cada 3


Fonte: GE/ Por Thiago Lima/Rio de Janeiro