Páginas

sábado, 11 de julho de 2015

Com Diego Jardel, Botafogo faz treino regenerativo após derrota


Sem descanso após a revés para o Bragantino, em São Paulo, elenco treina no Engenhão. Titulares fazem atividade na academia, enquanto reservas vão a campo



Pouco menos de 16h após a derrota para o Bragantino, em São Paulo, o Botafogo desembarcou no Rio de Janeiro no início da tarde deste sábado e foi direto para o Engenhão. Os reservas treinaram normalmente no campo anexo, enquanto os titulares realizaram um trabalho regenerativo na academia. A novidade foi a retomada dos treinos físicos de Diego Jardel, que havia sofrido uma lesão na coxa esquerda.

Reservas treinam normalmente no Engenhão um dia após derrota para o Bragantino (Foto: Chandy Teixeira)
Antes de iniciar o treinamento, o técnico René Simões fez uma reunião com o elenco de praticamente uma hora. Em seguida, os jogadores seguiram para as suas atividades. Suspenso contra o Bragantino, Daniel Carvalho fez trabalho muscular e volta ao time. Já Diego Jardel não deve estar liberado a tempo para enfrentar o Figueirense, na terça-feira, pela Copa do Brasil.

Diego Jardel retomou atividades físicas neste sábado (Foto: Chandy Teixeira)

Camacho será reavaliado

Após deixar o jogo contra o Bragantino com um problema no tornozelo direito, o volante Camacho será reavaliado pelo médico Luiz Fernando Medeiros. O jogador amanheceu com o local inchado e deverá passar por exames para saber se teve alguma lesão.

Após ter empatado no jogo de ida por 2 a 2, o Botafogo recebe o Figueirense, na terça-feira, no Engenhão, às 21h.

Por Chandy Teixeira Rio de Janeiro/GE

Chão de fábrica: sem moleza, Bota volta ao Rio e treina sábado e domingo


Time desembarca no Rio no início da tarde e segue direto para treinar no Estádio Nilton Santos. Alvinegro volta a campo na terça-feira, pela Copa do Brasil



Lá se vão quase duas semanas da última vez que os jogadores do Botafogo tiveram uma folga. O último dia de descanso foi em 28 de junho. Desde então, a rotina tem sido de treinos, viagens e jogos. E, nem mesmo após seis dias longe do Rio de Janeiro, o elenco terá moleza. Neste sábado, após a derrota por 1 a 0 para o Bragantino, a delegação alvinegra desembarca na cidade e vai direto para o Estádio Nilton Santos. Domingo, às 9h, os atletas já estarão de pé para nova atividade no local.

A programação nada tem a ver com a derrota para o Bragantino, uma vez que ela foi definida pela comissão técnica há uma semana. Em mais de uma oportunidade, o técnico René Simões destacou que o trabalho é uma das qualidades do atual grupo e apelidou o Estádio Nilton Santos, local dos treinos da equipe, de "chão de fábrica".

- Já jogamos na terça contra o Figueirense, pela Copa do Brasil. Vamos fazer um treino regenerativo no sábado e outro treino no domingo. Não há tempo a perder. Quando temos uma semana inteira, damos folgas. Não tem outro jeito – lamentou René Simões.

Após a derrota do Botafogo para o Braga pela Série B, Pimpão trá duelo decisivo com o Figueira pela Copa do Brasil (Foto: ESTADÃO CONTEÚDO)


O preparador Ednilson Sena afirma que o treino regenerativo é fundamental para a rápida recuperação dos jogadores e ressalta que os treinos pós-jogo também são importantes para manter todo elenco no mesmo nível físico.

- Não pensamos somente em quem está jogando. Temos um elenco e temos que nos preocupar com todos, especialmente com aqueles que estão sem ritmo de jogo. Procuramos fazer jogos treino e coletivos para que todos os atletas possam estar no mesmo nível físico e técnico. Se tiver que trabalhar sábado e domingo, não medimos esforços. Isso sempre visando adaptar jogadores que não estão sendo muito utilizados

Após uma semana fora, o Botafogo retorna nesta sábado ao Rio de Janeiro e já treina, às 13h, no Estádio Nilton Santos. Na terça-feira, o time volta a campo, em casa, contra o Figueirense, pela Copa do Brasil. No jogo de ida, empate por 2 a 2 em Florianópolis.




Por Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE

Desandou? Bota tem aproveitamento de só 33% nos últimos cinco jogos


Ainda líder da Série B, clube carioca vê a maré virar e rivais se aproximarem da liderança. Técnico René Simões reconhece a queda de rendimento



O tempo virou, e o mar agitou. A calmaria com que o Botafogo navegava pela Série B já não é mais a mesma. O clube carioca ainda é líder, com 24 pontos, mas a diferença para o sétimo colocado Vitória, por exemplo, é de apenas quatro pontos. E as coisas ainda podem piorar até o final da 12ª rodada, neste sábado.

Até a oitava rodada, o Botafogo liderava soberano. Invicto, com 100% de aproveitamento em casa, o time somava sete vitórias e um empate. Desde então, a maré virou. O empate com o Boa Esporte no Nilton Santos e a desastrosa derrota por 4 a 2 para o Macaé acenderam o sinal de aleta. René Simões cobrou, e a equipe goleou o Sampaio Corrêa por 5 a 0. Em seguida, apenas um ponto em dois jogos fora de casa. Empate com o Ceará em Fortaleza, e derrota para o Bragantino nesta sexta. Um aproveitamento é de apenas 33% nas últimas cinco rodadas.

- Não fomos bem nos últimos cinco jogos. Temos que melhorar e retornar ao nível que estávamos jogando. Embora tenhamos vencido o Sampaio Corrêa neste período, não tivemos um desempenho excepcional... Não se pode viver do passado e nem arrumar desculpas para nada. Cada um tem que assumir suas responsabilidades e trabalhar muito para que as coisas aconteçam. Quando a fase está boa, a bola bate no tornozelo e entra. Quando não está boa, ela fica entre as pernas e não entra - lamentou o técnico René Simões.

Apesar de ainda líder, o Botafogo vem preocupando René Simões (Foto: MAURO HORITA/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO)
Para o treinador, a queda de rendimento, em um campeonato com 38 rodadas, é normal. René reconhece que alguns de seus principais jogadores não estão conseguindo repetir o desempenho do início da Série B. É o caso de Elvis, por exemplo. Titular em boa parte do campeonato, o meia sequer foi relacionado para as partidas em Fortaleza e Bragança Paulista. Mesmo com a suspensão de Daniel Carvalho, a comissão técnica optou por convocar Octávio.

- Temos que entender que o futebol vive de momentos. Em um campeonato longo, vamos ter jogadores que vão cair de desempenho e terão um declínio técnico. Alguns jogadores que estavam muito bem tecnicamente caíram um pouco. Aí você tem que ter peças de reposição. Ninguém quer isso, mas acontece. O último gol perdido, é de um jogador que faz gol (Rodrigo Pimpão) com muita facilidade. E nesses últimos jogos perdemos três ou quatro gols que normalmente não perderíamos. É o momento de ter tranquilidade. Não se quer isso, mas acontece - disse René.

Clube encontra dificuldades no mercado



 Com as saídas de Marcelo Mattos, Bill e Aírton, o elenco do Botafogo encurtou, e as opções de jogadores experientes ficaram escassas. O clube está no mercado atrás de um volante e de dois atacantes, mas esbarra nas dificuldades financeiras para contratar.

- O Botafogo está tentando. O Antônio Lopes (gerente) e o Mantuano (vice de futebol) trabalham muito, nunca param. A dificuldade é encontrar um jogador que se encaixe no nosso perfil. Mas o Botafogo não para de trabalhar - afirmou o treinador

Após uma semana fora, o Botafogo retorna nesta sábado ao Rio de Janeiro e já treina, às 13h, no Estádio Nilton Santos. Na terça-feira, o time volta a campo, em casa, contra o Figueirense, pela Copa do Brasil. No jogo de ida, empate por 2 a 2 em Florianópolis.

Por Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE

Bragantino volta a vencer e deixa liderança do Botafogo ameaçada


Na estreia de Wagner Lopes, Braga encerra jejum com gol de Jocinei em jogo com duas expulsões e um pênalti perdido; cariocas podem ser alcançados nesta rodada




O choque da chegada de Wagner Lopes ao Bragantino deu resultado. Apesar de o novo técnico só ter tido tempo para comandar um treino, foi o suficiente para superar o líder da Série B e voltar a vencer no campeonato depois de três derrotas. Com um gol de Jocinei, o Braga ganhou do Botafogo por 1 a 0 na noite desta sexta-feira, no estádio Nabi Abi Chedid, em partida agitada por duas expulsões e um pênalti perdido pelos donos da casa. O Alvinegro carioca conheceu seu segundo revés na competição e já vê seus concorrentes na disputa pelo título no retrovisor.

Jocinei comemora o único gol da vitória do Bragantino sobre o Botafogo (Foto: Mauro Horita / Agência Estado)
Com 24 pontos, o Botafogo pode ser alcançado no complemento da rodada, neste sábado, por América-MG, Bahia e Náutico. O Bragantino, por sua vez, foi a 16 pontos e ganhou quatro posições, saltando provisoriamente para o nono lugar. Pela Série B, as duas equipes voltam a campo só daqui a uma semana. O Braga joga na próxima sexta-feira, às 21h50 (de Brasília), contra o Luverdense no Passo das Emas. No dia seguinte, o Glorioso recebe o Náutico, às 16h30, no Estádio Nilton Santos. Antes, porém, o time de René Simões decide sua vida na Copa do Brasil e joga em casa contra o Figueirense na terça-feira, às 21h - o duelo de ida terminou 2 a 2.

Num primeiro tempo sonolento no Nabi Abi Chedid - exceto por um chute no travessão de Alan Mineiro -, as emoções ficaram para os minutos finais. Duas expulsões: Willian Arão pelo Botafogo e Alemão pelo Bragantino. Um pênalti perdido: por Jobinho, que acertou a trave. E um gol: de Jocinei, após saída errada de bola de Giaretta. Com só 20 jogadores em campo, a etapa final ficou mais aberta e ganhou mais chances claras. Não fosse pelos goleiros... Jefferson fez uma defesaça salvando uma finalização no cantinho de Alan Mineiro; e Douglas voou para tirar a bola dos pés de Rodrigo Pimpão, que ficaria com o gol aberto no rebote do camisa 1. Os cariocas tentaram uma pressão no fim, mas o setor de criação formado por Tomas e Lulinha - substituído por Camacho durante os 90 minutos - ficou devendo.

Por GloboEsporte.com Bragança Paulista, SP/GE