Páginas

sábado, 9 de julho de 2016

Ricardo Gomes lamenta empate: "Não foi bom para nenhum dos dois"


Técnico do Botafogo diz que time poderia sair do Couto Pereira com os três pontos e não garante manutenção dos três atacantes: "Isso depende do adversário"







Apesar de não ter mais chances de voltar ao Z-4 nesta rodada graças ao empate de 0 a 0 diante do Coritiba, o Botafogo não tem o que celebrar. Pelo menos é o que pensa o técnico Ricardo Gomes. Perguntado na entrevista coletiva se podia comemorar a igualdade diante do Coxa fora de casa, o treinador foi enfático:


- Não. Resultado não foi bom para nenhum dos dois. Nessa situação é pra pontuar ao máximo. No primeiro tempo sofremos bastante, mas o segundo me deixou animado. (O Botafogo) tinha oportunidade de sair daqui com três pontos – lamentou o treinador (assista aos melhores momentos da partida no vídeo acima).


Com 16 pontos, o Botafogo está em 14º lugar no Campeonato Brasileiro e, embora esteja a um ponto do corte para o Z-4, não tem como voltar para zona do rebaixamento nesta rodada. No próximo sábado, o Alvinegro faz o clássico com o Flamengo em sua nova casa, a Arena Botafogo, na Ilha do Governador..


CONFIRA ABAIXO OS PRINCIPAIS TRECHOS DA ENTREVISTA COLETIVA

JOGO
Segundo tempo foi o Botafogo, mas no primeiro tempo sofremos. Eles tiveram chance de abrir o placar, exploraram bastante o nosso lado esquerdo, direito, a quantidade de escanteio no primeiro tempo foi assustadora.


FRUSTRAÇÃO?
Sim, pelo segundo tempo. Mas não dá para reclamar porque o primeiro tempo nosso não foi bom. Não dá para reclamar nem comemorar.


AIRTON
Ele forçou, forçou, e achei melhor não correr mais o risco. Cinco minutos antes da substituição ele teve uma pequena cãibra, achei que não era o momento de correr risco.

Ricardo Gomes observa a partida no Couto Pereira (Foto: GERALDO BUBNIAK/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO)


TROCAS DE LADO ENTRE PIMPÃO E NEILTON
Leitura de jogo deles, eles têm essa liberdade. Gostam, sentem o melhor momento. Mas se perguntar o Neilton prefere o lado esquerdo.


VAI MANTER A FORMAÇÃO COM TRÊS ATACANTES?

Isso depende do adversário, mas é bom ter essa opção, o que não tínhamos. Mas o Leandrinho está muito bem, a zaga bem melhor, tem o Carli voltando... Tudo isso deveria ser há dois meses atrás. Temos que correr atrás para sair dessa situação da zona da dificuldade.


FORMAÇÃO É PENSANDO NO CANALES?

Não, posso mudar de novo, colocar o Canales com o Sassá por exemplo. Agora tenho opções.


CANALES ESTREIA CONTRA O FLAMENGO?

Acho difícil, vamos ver. Porque ele não treinou com o grupo, ainda está na fase de transição. A não ser que entre muito bem já com o grupo e tenha uma semana muito boa.


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Curitiba

Coritiba e Botafogo ficam no empate e seguem "namoro" com o Z-4



Equipes fazem boa partida no Couto Pereira, mas não conseguem mexer no placar e ficam próximas da degola. Coxa ainda pode terminar a rodada entre os quatro últimos




Coritiba e Botafogo até que fizeram um jogo animado neste sábado na abertura da 14ª rodada do Brasileirão. Bolas na trave, defesas incríveis dos goleiros, lances perigosos... Mas gol que é bom, nada. Um 0 a 0 no placar do estádio Couto Pereira nada bom para os dois times, que seguem muito próximos da zona de rebaixamento.


O Coxa chegou aos 15 pontos (16º lugar), mas pode retornar ao Z-4 dependendo dos resultados. Com um ponto a mais, o Botafogo pulou para o 14º posto e, embora esteja a um ponto do corte para degola, não tem como voltar para zona do rebaixamento. No próximo sábado, o Alvinegro faz o clássico com o Flamengo. Dois dias depois, também pela 15ª rodada, o Coritiba visita o Atlético-MG.

Airton e Kleber disputam jogada (Foto: GERALDO BUBNIAK/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO)

Com três jogadores na frente (Leandro, Kleber e o turco Kazim, que estreava como titular) e precisando vencer para sair da zona do rebaixamento, o Coritiba começou a partida tentando sufocar o Botafogo. E logo aos três, quase marcou. Após cruzamento rasteiro de Emerson Conceição, outro estreante do dia no Coxa, Kazim chegou na frente da zaga e desviou rente à trave.


Camilo perde boa chance

O Botafogo, que contou com o retorno de Airton, ameaçou pela primeira vez aos 12 com Neilton que puxou rápido contra-ataque após um passe errado de Juan. A jogada animou o Alvinegro, que conseguiu diminuir a pressão do rival e teve chance clara para abrir o placar aos 15. No entanto, Camilo, sozinho na entrada da pequena área, conseguiu chutar em cima do goleiro Wilson, que saiu de forma arrojada e também teve mérito no lance.





Diante de um Botafogo bem postado na defesa, o Coritiba só conseguiu levar perigo novamente aos 35 numa jogada individual de Leandro. O atacante foi ao fundo e cruzou rasteiro para Kleber chutar para boa defesa de Sidão.


Sidão faz defesa incrível

Mas boa defesa mesmo veio quase no final do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Kleber, dentro da pequena área, chutar à queima roupa. No reflexo e em cima da linha, Sidão defendeu com os pés e evitou o gol do Coxa.





Bolas na trave

O Coritiba voltou para o 2º tempo com a mesma disposição que iniciou a partida: pressão no Botafogo. Aos sete, João Paulo bateu falta na área, e o zagueiro Juninho cabeceou na trave.


Aos 11, o Coxa voltou a carimbar o poste. Só que contra o próprio patrimônio. Após cruzamento de Sassá, Emerson Conceição foi tentar cortar e acabou chutando – de canela - no travessão.






Com o decorrer da partida, a intensidade do Coxa foi caindo, enquanto o Botafogo, bem armado pelo técnico Ricardo Gomes, equilibrou as ações. Pachequinho até tentou mudar o time – fez as três mudanças permitidas quase que seguidas -, mas em vão.

Botafogo x Coritiba (Foto: GERALDO BUBNIAK/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO)

Em situação um pouco melhor que o rival na tabela, adversário direto na briga contra a degola, o Botafogo foi se contentando com o empate, que acabou sendo o resultado mais justo para ambas equipes.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com/Curitiba

Ricardo volta ao palco de título e tenta calar Couto Pereira agora no Botafogo


No estádio em 2011, técnico foi campeão da Copa do Brasil, sua última conquista na Primeira Divisão. E na casa do Coritiba, Alvinegro costuma fazer frente aos anfitriões




Desta vez não vale taça, não vai ter festa, mas nem por isso deixa de ser um jogo decisivo. Às 16h30 (de Brasília) deste sábado, Ricardo Gomes vai voltar ao palco de seu último título na Primeira Divisão, a Copa do Brasil de 2011. Agora pelo Botafogo, o treinador tenta surpreender o Coritiba e calar o Couto Pereira mais uma vez cinco anos depois. Porém, ele sabe que a tarefa é árdua. Até mesmo quando foi campeão dirigindo o Vasco no estádio, saiu derrotado por 3 a 2 e só garantiu a conquista no gol qualificado. A situação atual não é tão nobre como daquela vez: Alvinegro e Coxa brigam para escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, e o time de General Severiano precisa de pelo menos um empate para não correr o risco de retornar ao Z-4. Apesar das boas lembranças como fonte de inspiração, o comandante prefere não revivê-las.


- Foi passageiro. Não passa pela cabeça. Foi outro time, outro clube, o adversário também mudou. No Brasil, muda treinador e jogadores o tempo todo, só mesmo a imagem. Mas nada muito importante - argumentou Ricardo, reconhecendo, no entanto, a necessidade de se obter um resultado favorável - Sempre, seja pelo título ou para sair da zona de desconforto.

Ricardo Gomes calou o Couto Pereira e comemorou a Copa do Brasil de 2011, último título na elite (Foto: André Durão)

Mesmo se perder, o Botafogo pode até continuar fora do Z-4, contanto que Figueirense e Sport tropecem fora de casa contra Grêmio e Ponte Preta - o primeiro não poderia somar nenhum ponto, enquanto o segundo poderia no máximo empatar. Para não depender dos outros e tentar pegar o elevador com a segunda vitória seguida, Ricardo Gomes fez mistério e fechou dois treinos durante a semana. Mas as únicas dúvidas em relação à escalação são Sassá e Camilo, que vêm com dores musculares. O atacante participou normalmente da atividade na véspera e tem mais chances de jogar, enquanto o meia seguiu sendo poupado e pode começar no banco. As boas notícias são as voltas confirmadas de Airton e Leandrinho, recuperados de lesões.


E além dos bons fluídos de Ricardo Gomes no Couto Pereira, o Botafogo conta com um retrospecto interessante na casa do Coritiba, onde costuma dar trabalho. Desde a reforma no estádio e o batizado com o atual nome em 1977, o Alvinegro já jogou 21 vezes no local, com uma desvantagem pequena: foram seis vitórias, seis empates e nove derrotas. No retrospecto geral do confronto, somando todas as competições e amistosos, o clube carioca está em vantagem: acumula 19 triunfos, 17 igualdades e 14 revezes, com 78 gols marcados e 73 sofridos.

Provável escalação contra o Coritiba tem Sassá na frente e voltas de Airton e Leandrinho ao time (Foto: Arte Esporte)


Coritiba x Botafogo

Local: Couto Pereira, Curitba
Data e horário: sábado, 16h30 (horário de Brasília)
Escalação provável: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson e Diogo Barbosa; Airton, Lindoso, Leandrinho e Pimpão (Camilo); Neilton e Sassá.
Desfalques: Jefferson, Canales, Lizio e Bruno Silva.
Pendurados: Renan Fonseca, Leandrinho e Aquino.
Transmissão: TV Globo para RJ, SC (Chapecó), MG (Juiz de Fora), ES, MS, MT, PB, PI, PA (Santarém), AM, RO, AC, RR e AP; Premiere e GloboEsporte.com
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (SP) apita a partida e será auxiliado por Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP).


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Curitiba