Páginas

quarta-feira, 19 de março de 2014

Animado, Bota projeta primeiras posições para poder decidir em casa


Lucas acredita que a equipe pode se tornar imbatível no Maracanã se a sintonia com a torcida alvinegra for mantida


Ferreyra e Jorge Wagner comemoram contra o Independiente del
 Valle no Maracanã (Foto: Vitor Silva / SS Press)
A vitória por 1 a 0 sobre o Independiente del Valle, na terça, manteve o Botafogo com 100% de aproveitamento no Maracanã nesta Libertadores e encheu a equipe de confiança para a sequência da competição. Além de se classificar para a próxima fase, os alvinegros planejam terminar nas primeiras posições no geral para ter a vantagem de jogar as partidas decisivas das fases eliminatórias.

A principal motivação é estar ao lado da torcida, que foi ao estádio em bom número e se mostrou fundamental para a melhora do desempenho do time. Para o lateral-direito Lucas, o Bota pode se tornar imbatível no Maracanã se este cenário for mantido.

- Ser líder é uma responsabilidade grande. Quando jogamos, temos que vencer. Não é fácil se manter no topo, mas queremos ficar em uma boa posição para podermos trazer os jogos decisivos para o Maracanã. Estamos vendo a sintonia que criamos com a torcida, o que nos ajuda muito. Queremos nos tornar imbatíveis no Maracanã - afirmou.

O Glorioso só volta a campo pela Libertadores novamente no dia 2 de abril, novamente no Maracanã, agora para enfrenta os chilenos do Unión Española.

Por Fred HuberRio de Janeiro

Outra vez decisivo, Ferreyra ganha espaço no coração dos alvinegros


Tanque é exaltado pelo Botafogo por aparecer em momentos importantes, diminui questionamentos e passa a ter maior reconhecimento dos torcedores



Ferreyra comemora gol sobre o Independiente del Valle:
 mais uma vez presente para decidir (Foto: AP)
Desde que chegou ao Botafogo, Ferreyra foi alçado ao posto de titular. Na comissão técnica e no elenco, sempre teve essa posição inquestionável. Mas faltava o abraço da torcida. Bastaram os jogos da Libertadores para que o Tanque ganhasse esse carinho. E a celebração ocorreu na última terça-feira, quando o argentino foi ovacionado pelo público presente ao Maracanã. Não apenas por ter marcado o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Independiente del Valle, mas também pela dedicação exibida na marcação. O argentino, que até pouco tempo era questionado por conta da pouca habilidade com a bola nos pés, passou a ser exaltado como alguém que representa o espírito da competição e, melhor, aparece em momentos decisivos.

Três gols em seis partidas pode ser algumas vezes uma média questionável em se tratando de um centroavante. Mas quando balançou a rede na Libertadores, Tanque Ferreyra o fez no momento em que o Botafogo mais precisava. Foi ele quem abriu o placar contra o San Lorenzo, num jogo que era visto como o mais difícil da fase de grupos. Com uma cabeçada, o argentino garantiu um ponto para o Alvinegro no Chile, contra o Unión Española. Na última terça-feira, mais uma vez se fez presente no alto para dar a vitória sobre o Independiente del Valle em casa.

VEJA OS MELHORES MOMENTOS




O jogador que até então era questionado por alguns fez com que muitos torcedores deixassem o Maracanã já lamentando sua ausência na próxima rodada. Ao cometer uma falta movida pelo ímpeto de ajudar a marcação, Ferreyra levou o terceiro cartão amarelo e vai cumprir suspensão no jogo contra o Unión Española, dia 2 de abril, no Rio de Janeiro.

Responsável por bancar a permanência de Tanque Ferreyra entre os titulares quando sofria muitos questionamentos, Eduardo Hungaro destacou a participação do argentino no jogo da última terça e ressaltou sua importância para o time do Botafogo.

- Quero ver o jogo de novo, mas tenho a impressão de que ele fez a melhor partida na temporada. Taticamente contribuiu demais, marcou e deu opção para a sequência das jogadas. Dentro da característica dele, foi extremamente eficiente. Não é o primeiro gol importante que ele faz. É jogador de fazer gol em jogo de peso, e temos que valorizar isso. Esperamos que siga assim - disse o técnico alvinegro.


Por Fred Huber e Gustavo RotsteinRio de Janeiro

Botafogo leva sufoco, mas vence o Independiente del Valle no Maracanã

Com gol de El Tanque Ferreyra, ainda no primeiro tempo, alvinegros volta à liderança do Grupo 2 da Copa Libertadores




Botafogo x Independiente Del Valle (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
Ferreyra comemora seu gol contra o Independiente
 (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
A torcida não compareceu no mesmo número das partidas anteriores, mas os mais de 27 mil presentes no Maracanã ontem, levaram ajudaram e muito o Botafogo a vencer o Independiente del Valle, por 1 a 0, no Maracanã, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.O gol foi marcado por Tanque Ferreyra, aos 3 minutos do primeiro tempo.

Com a vitória, os alvinegros voltam à liderança do Grupo 2 com sete pontos. O próximo jogo da equipe será no dia 2 de abril, também no Maracanã, contra o Unión Española (CHI).

PRIMEIRO TEMPO

Impulsionado por sua torcida, o Botafogo iniciou a partida pressionando o Independiente no seu campo de defesa. Assim, logo aos três minutos, Lucas roubou a bola do adversário na direita e cruzou com precisão. Ferreyra subiu sozinho fazendo 1 a 0 para a alegria dos alvinegros presentes no Maracanã.

O gol deu a impressão de que o Botafogo teria mais tranquilidade para trabalhar as jogadas. No entanto, não foi isso que se viu na prática. Artilheiro do time na competição, Wallyson pouco apareceu na primeira etapa. Já El Tanque Ferreyra, apesar do gol e de muita luta, a todo momento se atrapalhava com a bola.

Substituto de Bolívar, Dankler deu muitos sustos na zaga. Lucas, que entrou na vaga de Edilson, foi uma das principais opções ofensivas do time alvinegro. Lodeiro, apesar dos passes errados, procurou o jogo e foi uma boa opção do time no meio-campo.

SEGUNDO TEMPO

Mesmo na liderança do Grupo 2 e vencendo a partida, o Botafogo retornou para o segundo tempo com o mesmo nervosismo da primeira etapa. Se atirando para o ataque, os alvinegros deram espaços na defesa, levando sustos ao goleiro Jefferson. Entretanto, por pura incompetência dos equatorianos, as conclusões na maioria das vezes eram desperdiçadas.

Jogador mais experiente do time do Botafogo, Jorge Wagner, exceto um chute no primeiro tempo, que acertou o travessão, e outro no segundo, que levou certo perigo à meta adversária, não aparecia no jogo. Por pouca produção, Wallyson deu lugar a Cidinho. O artilheiro saiu de cara feia. Bolatti e Junior Cesar entraram nas vagas de Gabriel e Lucas, respectivamente.

O sufoco continou até os últimos segundos, mas a vitória veio. No fim, a torcida que deu show durante a partida, chegou a vaiar no fim. Idolatrado, Jefferson foi muito aplaudido na saída.

BOTAFOGO 1 X 0 INDEPENDIENTE DEL VALLE

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 18/2/2014 - 22h
Árbitro: Darío Ubriaco (URU)
Auxiliares: Carlos Pastorino (URU) e Gabriel Popovits (URU)
Gols: Ferreyra 3'/1ºT (1 a 0)
Cartões amarelos: Ferreyra, Gabriel, Jorge Wagner (BOT), Henry León, Núnez (IND)
Público e renda: 26.837 presentes/ 1.248.880,00

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas (Junior Cesar, 37'/2ºT), Dankler, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel (Bolatti 29'/2ºT), Jorge Wagner e Lodeiro; Wallyson (Cidinho, 17'/2ºT) e Ferreyra. Técnico: Eduardo Hungaro.

INDEPENDIENTE DEL VALLE: Azcona, Núnez, Andrés Lamas (Julio Angulo 43'/2ºT), Fernando León e Mario Pineida; Henry León (Orejuela 36'/2ºT), Mario Rizotto; Fernando Guerrero (Solís 36'/2ºT), González e Sornoza; Daniel Angulo. Técnico: Pablo Repetto.


Leia mais no LANCENET