Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Erik, o raio que leva o Botafogo e a velocidade no sangue


Atacante do Botafogo, Erik tem na velocidade o seu principal traço como jogador; uma característica que ele carrega desde cedo





Arte por Luciano Freitas


Na raia número seis da pista de atletismo do Estádio Nilton Santos, em 2016, Usain Bolt fez história. Quase três anos depois dos Jogos Olímpicos, porém, é outro velocista que levanta a torcida. Erik não tem os recordes ou as medalhas do jamaicano, mas também arrisca suas arrancadas a alguns metros dali, na ponta direita do Botafogo.


Um dos jogadores mais rápidos do Brasileirão, Erik carrega a velocidade em seu DNA. Desde que chegou às categorias de base do Goiás, já se destacava por ser muito mais rápido do que os outros jogadores. Uma relação de amor que ultrapassa as quatro linhas do campo.


- Eu amo tudo que tem velocidade. Vejo Flash (série), acompanho Fórmula 1, no videogame eu só escolho os times mais rápidos - destacou, antes de reconhecer sua característica mais forte. - Vou sempre me desafiando, tentando a cada dia fazer um treino mais veloz do que o outro. O futebol nem sempre é só velocidade, mas sei que é uma qualidade que tenho. Espero nunca perdê-la.
Botafogo: um caso de família


A história de Erik com o Botafogo vem desde antes dele jogar pelo clube. O pai, Seu Bernardo, é um alvinegro fervoroso. Quando mais jovem, chegou a criar um time amador homônimo em Novo Repartimento, no Pará, cidade natal do atacante. É justamente por isso que, mesmo revelado pelo Goiás e com passagens por Palmeiras e Atlético-MG, ele sente um gosto especial ao vestir a camisa do Botafogo.



"Quando você encontra seu lugar, sua casa, você se sente bem"


A combinação deu certo. Desde que chegou ao clube, Erik é o principal artilheiro do time. Neste ano, foram sete gols em 16 jogos, mais do que um quarto dos gols do Botafogo. A trajetória pelo clube de coração de seu pai deixa Erik ainda mais orgulhoso ao lembrar do esforço feito por ele em sua infância.


- Eu sou do interior do Pará, de um assentamento. O vizinho mais próximo estava a um, dois quilômetros. Saí da roça. Tenho muito orgulho de falar da minha infância, das batalhas que minha mãe e meu pai tiveram. Carrego aquele espírito, de todos os dias ser ainda melhor. Era isso que meu pai fazia. Saía cedo para trabalhar, para garantir o outro dia. Tive dificuldades e isso me fez muito forte para encarar a vida.



Erik na raia eternizada por Usain Bolt/Créditos: Lucas Figueiredo/CBF/



Pelérik, Flasherik e um novo lar

Um relâmpago desce das nuvens ao chão em uma velocidade arrebatadora. Mais rápido do que o próprio som, ilumina o mais escuro dos céus em milésimos de segundos. Foi com uma rapidez parecida que Erik conquistou os torcedores do Botafogo. Contratado durante o Brasileirão de 2018, o atacante se firmou, ficou e se transformou em um dos jogadores mais importantes do elenco alvinegro.


E o bom desempenho com a camisa do clube não tem passado despercebido pela torcida. Nas ruas e na internet, os alvinegros comemoram a boa fase de Erik, que ainda se acostuma com os novos apelidos. É “Pelérik” para cá, “Flasherik” para lá... Embora não se sinta tão confortável com a comparação ao Rei do Futebol, o atacante sabe que isso é apenas um sinal de carinho dos torcedores. E é por essas e outras que ele não poderia se sentir melhor acolhido no Botafogo.


- Toda a minha família ficou encantada com a forma com que fui recebido pelos torcedores do Botafogo, e com tudo que vem acontecendo desde que cheguei. A torcida na rua me reconhece, esse carinho é especial. Quando você encontra seu lugar, sua casa, você se sente bem.



Fonte: Assessoria CBF

Após liberar Kieza, Botafogo volta a estudar contratação de Santiago Tréllez, hoje no Internacional


Em dezembro do ano passado, Alvinegro tentou o empréstimo junto ao São Paulo, com quem o colombiano tem contrato até dezembro de 2021




Após emprestar o centroavante Kieza para o Fortaleza, o Botafogo já tenta a reposição para o setor, que atualmente conta com dois jogadores: Diego Souza e Igor Cássio. O clube voltou a estudar a contratação de Santiago Tréllez. O nome do atleta foi levado à direção alvinegra nos últimos dias.


O colombiano de 29 anos tem contrato com o São Paulo até dezembro de 2021 e atualmente está emprestado ao Internacional, clube ao qual está vinculado até o fim desta temporada.




Tréllez, atacante do Inter — Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG


Tréllez foi contratado durante o momento em que Paolo Guerrero, suspenso por doping, não podia atuar. Em 2019, atuou apenas nove vezes pelo Colorado (quatro como titular) e não balançou as redes. Agora, com o peruano em ação, o Inter não se opõe à liberação do centroavante.


O nome do atleta agrada ao Botafogo, que tentou contratá-lo em dezembro de 2018, mas, à época, o Internacional ganhou a disputa. Tréllez também tem o interesse de atuar no futebol do Rio de Janeiro, onde, inclusive, já havia passado pela base do Flamengo.


A negociação, porém, não é considerada simples pelo Botafogo, pois há um débito do Internacional com o São Paulo. Ainda não houve conversas oficiais do Glorioso com o agente do atleta nem com os clubes envolvidos.


Fonte: GE/Por Eduardo Deconto e Fred Gomes — Lima (Peru) e Rio de Janeiro

Após empréstimo de Kieza, Botafogo intensifica busca de reforço para o ataque


Jogador seguiu para o Fortaleza, enquanto Aguirre já tinha saído em janeiro. Atualmente, Eduardo Barroca conta apenas com dois centroavantes no elenco: Diego Souza e Igor Cássio


A poucos dias da estreia no Campeonato Brasileiro, o Botafogo está no mercado a procura de um centroavante. Na verdade a diretoria já estava atrás, mas vai intensificar as buscas após o empréstimo de Kieza para o Fortaleza. Atualmente, o técnico Eduardo Barroca conta com apenas dois jogadores para a posição: o titular Diego Souza e o jovem Igor Cássio.



Atualmente o Botafogo conta com apenas dois centroavantes: Diego Souza e Igor Cássio — Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo


No entendimento da diretoria, é pouco para a sequência da temporada com Brasileirão e Copa Sul-Americana pela frente. Além da saída de Kieza, o Botafogo também perdeu Aguirre no fim de janeiro. O uruguaio rescindiu seu contrato e acertou com a LDU, do Equador.


No caso de Kieza, a saída foi vista como boa pelo Botafogo - principalmente na parte financeira. Em má fase e perseguido pela torcida, o jogador foi emprestado ao Fortaleza até o fim do ano, quando termina seu contrato com o clube carioca. O Alvinegro será responsável pelo pagamento de parte dos direitos de imagem do jogador. No total, o valor gasto até dezembro será muito menor do que uma possível rescisão de contrato neste momento.


Sem jogar desde o dia 11 de maio, quando foi eliminado da Copa do Brasil, o Botafogo volta a campo no próximo sábado para enfrentar o São Paulo, no Morumbi, pela primeira rodada do Brasileirão.


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá — Rio de Janeiro