Páginas

domingo, 22 de setembro de 2013

Bahia surpreende e vence o Botafogo de virada no Maracanã


Vice-líder do Brasileirão joga muito mal e acaba derrotado por 2 a 1 pelo Tricolor de Aço



Botafogo x Bahia - Gol do Bahia (Foto: Paulo Sérgio/ LANCE!Press)
Fernandão comemora seu gol na vitória
do Bahia (Foto: Paulo Sérgio/ LANCE!Press)
O Botafogo foi surpreendido e acabou derrotado pelo Bahia, de virada, por 2 a 1, na tarde deste domingo, no Maracanã. O resultado foi uma punição para o Alvinegro, que abusou da sorte e desperdiçou várias chances claras de gol para matar o jogo, quando ainda vencia por 1 a 0. Fernandão e Obina marcaram para o Tricolor de Aço, enquanto Edilson fez o gol alvinegro. Com o resultado, o Botafogo seguiu com 42 pontos, na vice-liderança do Brasileirão. Já o Bahia chegou aos 32, se afastando cada vez mais da zona de rebaixamento.

Além do resultado surpreendente, o Botafogo jogou muito mal. Já o Bahia teve êxito no que se comprometeu a fazer: jogar no contra-ataque para vencer. 

Na próxima rodada do Brasileirão, o Botafogo encara a Ponte Preta, sábado, às 21h, no Maracanã. Antes, porém, na quarta-feira, o Glorioso encara o Flamengo pelas quartas de final da Copa do Brasil, às 21h50, também no Maracanã. Já o Bahia tem o primeiro jogo pelas oitavas de final Copa Sul-Americana, na próxima quinta-feira, às 21h50, contra o Nacional de Medellín, da Colômbia. Já no domingo, o Tricolor de Aço volta suas atenções para o Brasileirão, quando enfrenta o Vasco, às 16h, na Fonte Nova, em Salvador (BA).

BAHIA COMEÇA MARCANDO MUITO, MAS BOTAFOGO ACHA GOL COM EDILSON

Jogando fora de seus domínios, o Bahia foi muito ousado no início da partida. O Tricolor Baiano surpreendeu o Glorioso, ao adiantar a marcação, dificultando a saída de bola dos alvinegros. Com muitos erros de passes, o Botafogo cedeu diversos contra-ataques perigosos.

Em um primeiro tempo apagado, o craque Seedorf não conseguiu criar boas oportunidades de gol para o Botafogo. Lodeiro e Rafael Marques tiveram dificuldades para buscar o jogo, enquanto Elias nem sequer conseguia encostar na bola, já que não tinha chances de marcar.

Até os 30 minutos, o jogo se manteve no mesmo ritmo, com o Bahia pressionando, e o Botafogo errando muito. Foi, então, que Rafael Marques sofreu falta na frente da área do Tricolor de Aço. Edilson foi para a bola e soltou a bomba, que Marcelo Lomba aceitou: 1 a 0 para o Glorioso; o primeiro do lateral com a camisa alvinegra. Um gol achado para um time que não merecia estar vencendo.

Após construir a vantagem no placar, o Alvinegro passou a tocar a bola com mais calma, porém ainda com muitos erros. O time baiano continuou insistindo com Fernandão, mas Bolívar e Dória estavam atentos para evitar o pior para o Botafogo. Com o jogo arrastado, o primeiro tempo terminou com o Glorioso em vantagem, porém com o Bahia melhor em campo.

BAHIA ACERTA CONTRA-ATAQUES E VIRA O JOGO

O Botafogo voltou para o segundo tempo sem Seedorf, substituído pelo jovem Hyuri. A mudança surtiu efeito logo nos primeiros minutos do segundo tempo, já que o Botafogo partiu para cima do adversário. Logo aos 5 minutos, Elias sentiu uma fisgada na coxa esquerda, dando espaço para Alex. O time ganhou ainda mais movimentação na frente, criando grandes oportunidades de gol. Hyuri teve duas chances claras, mas pecou pela individualidade e desperdiçou.

Enquanto o Glorioso pressionava, o Bahia tentava encaixar um contra-ataque fatal, mas os repetidos erros de passes comprometiam as jogadas. William Barbio seguia como o jogador mais perigoso, mas sofria para encontrar algum companheiro para tabelar.

Aos poucos, o ímpeto do Botafogo foi diminuindo. Melhor para o time visitante, que voltava a assustar o goleiro Jefferson. Wallyson deu trabalho para os zagueiros alvinegros, que, por outro lado, seguiam firmes. Em lance de muito perigo, o atacante baiano recebeu na frente, em ótima condição, e chutou, mas o camisa 1 do Glorioso fez grande defesa, evitando gol certo. Naquela altura, a torcida sentia falta dos gols desperdiçados por Hyuri no iníco do segundo tempo.

Depois de tanto insistir em acertar um contra-ataque certeiro, o Bahia conseguiu chegar ao gol com Fernandão, de cabeça. Wallyson fez ótima jogada pela ponta direita e cruzou na medida para o artilheiro baiano, que colocou no ângulo esquerdo de Jefferson, sem chances para o goleiro do Botafogo: 1 a 1.

O castigo final ficou com Obina. Aos 41 minutos, em novo cruzamento de Wallyson, o ex-atacante do Flamengo lembrou os tempos em que atuava pelo rubro-negro e mandou de cabeça para o fundo do gol de Jefferson: 2 a 1 e frustração total no Maracanã. O Botafogo ainda tentou reagir, mas já era tarde. Derrota em casa.

FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO 1 X 2 BAHIA

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 
22/9/2013 - 16h
Árbitro: 
Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: 
Vicente Romano Neto (SP) e Danilo Ricardo Simon Maris (SP).
Público/Renda: 20.826 pagantes (25.707 presentes)/ R$ 627.180,00
Cartões amarelos: Dória (BOT), Fernandão (BAH) e Alex (BOT)
Cartões vermelhos: -
Gols: Edilson, 30'/1ºT (1-0); Fernandão, 36'/2°T (1-1); Obina, 41'/2°T (1-2)

Botafogo: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Seedorf (Hyuri - intervalo), Lodeiro (Henrique - 43'/2°T) e Rafael Marques; Elias (Alex - 5'/2°T). Técnico: Oswaldo de Oliveira

Bahia: Marcelo Lomba, Madson (Wallyson - 23/2°T), Lucas Fonseca, Titi e Raul (Jussandro - 10'/2°T); Feijão, Diones e Hélder; William Barbio (Obina - 29'/2°T) e Marquinhos Gabriel; Fernandão. Técnico: Cristóvão Borges.


Leia mais no LANCENET!

Só a vitória nos conforta




O Bota recebe o Bahia depois de uma batalha duríssima, em Minas, em que saiu derrotado. O Cruzeiro venceu por 3 a 0, somou 49 pontos e deu enorme passo rumo à taça. Já o Alvinegro permaneceu em segundo, com 42, sete pontos atrás do líder. Além do Bota, os concorrentes diretos por vaga no G-4 - Grêmio (39), Atlético-PR (38) e Inter (34) - lamentaram o resultado.

A Raposa foi mais astuta e deixou a Cachorrada bem longe do seu rastro mas não duvidem da capacidade da matilha que já deu mostras que pode reencontra-lo. Isso nos faz crer que os efeitos dessa derrota já possam ser amenizados a partir dessa 23a. rodada.

O Bota volta ao Maracanã, neste domingo, pra defender sua posição contra o Bahia com a obrigação de vencer. Enquanto isso, ficaremos ligados no líder diante da possibilidade da diferença cair já nas duas próximas rodadas. O Cruzeiro tem uma sequência dura contra Inter e Corinthians - dois candidatos às vagas do G-4, fora de casa.

Gabriel volta ao time e Dória também. São duas modificações que qualificam o setor defensivo muito castigado nas últimas rodadas. O ataque passou em branco contra o Cruzeiro e tá devendo uma boa exibição. O restante do time é o mesmo do último jogo.

Vamos pra cima do Bahia porque só a vitória nos conforta.


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com