Páginas

terça-feira, 7 de abril de 2015

Fernandes ganha vaga de Tomas, e Bill deve ser poupado


Técnico René Simões promove mudança no time titular do Glorioso para partida contra o Macaé



Fernandes ganhou vaga de titular em treino
(Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)
Na véspera da partida contra o Macaé, o Botafogo realizou mais um treino tático na tarde desta terça-feira, no campo anexo do Estádio Nilton Santos. O técnico René Simões exigiu muito dos jogadores e também deu orientações. A novidade foi a escalação de Fernandes no lugar de Tomas, que foi barrado. O primeiro teve boa atuação na goleada de 4 a 1 sobre o Madureira, enquanto o segundo recebeu algumas vaias naquela partida.

O gerente de futebol do Glorioso, Antônio Lopes, acompanhou a atividade à beira do gramado e chamou o jovem volante Fernandes para um breve bate-papo, antes da atividade tática.

O atacante Bill e o volante Willian Arão foram poupados das atividades com bola. O camisa 9 deve ficar no banco de reservas, por opção do técnico René Simões, já que o jogador está pendurado com dois cartões amarelos. No treino desta terça-feira, ele foi substituído por Henrique. Por outro lado, o cabeça de área joga normalmente. O lateral Gilberto treinou entre os reservas. Por isso, ele pode ser poupado, abrindo espaço para Luis Ricardo ganhar ritmo de jogo.

Dessa forma, a provável escalação do Glorioso para enfrentar o Macaé é a seguinte: Renan, Gilberto (Luis Ricardo), Renan Fonseca, Alisson e Carleto; Diego Giaretta, Willian Arão, Fernandes e Elvis; Jobson e Henrique.


Paulo Victor Reis - LANCENET! 

Puma cobre proposta da Kappa e irá renovar com Botafogo por mais um ano


DINHEIRO EM JOGO

por Rodrigo Capelo






O Botafogo irá vestir Puma pelo menos até maio de 2016. A marca alemã cobriu proposta da Kappa, vencedora de concorrência preliminar na qual participaram Penalty e Go New (marca própria da Netshoes), e permanecerá como fornecedora de materiais esportivos do clube alvinegro. O contrato atual, que termina junto com o Campeonato Carioca, em maio, será estendido por mais 12 meses.

A empresa chegou ao clube em 2011, em substituição à Fila, com contrato de três anos. Passou por reformulações após Roberto Goldminc deixar a presidência e ser substituído por Fábio Espejo, em agosto de 2014. Diretores foram demitidos, o Goiás deixou de ser patrocinado, e havia a decisão, no fim do ano passado, de não renovar o patrocínio ao Botafogo. Um contrato de apenas quatro meses foi assinado no início de 2015 para que a marca pudesse vender materiais já fabricados e para que o clube tivesse tempo de encontrar nova fornecedora para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.

O Botafogo, então, iniciou concorrência para encontrar nova fabricante de materiais esportivos e recebeu propostas de três companhias: Kappa, Penalty e Go New. A primeira e a segunda já foram fornecedoras do clube no passado, e a terceira acabou de ser criada pela Netshoes. A Kappa foi a vencedora desta concorrência preliminar. Em seguida, a diretoria botafoguense deu à Puma prazo de duas semanas para decidir se realmente sairia ou se cobriria a oferta. A marca alemã mudou de ideia e estendeu o acordo por mais um ano, duração relativamente curta – contratos de materiais esportivos costumam durar de três anos no Brasil, com exceção a Flamengo e Corinthians, que assinaram por dez.

Para a Puma, hoje fornecedora de Atlético-MG, Paysandu e Vitória, o que mudou entre meados de 2014 e o início de 2015 foi que a tentativa de fechar com o São Paulo não deu certo. O clube paulista, com quem a empresa chegou a assinar pré-contrato antes de ser preterida por conta de proposta superior da Under Armour, demandaria da marca alemã investimentos maiores em patrocínio, royalties e peças fornecidas do que o carioca. De todos os times que fornece, o Botafogo é o único em que a Puma assumiu toda a operação, sem participação de terceiros na fabricação e distribuição dos materiais esportivos – nos outros três patrocinados, a marca repassa essas responsabilidades para a fábrica brasileira Filon.

Bota mapeia mercado, mas aguarda desempenho no Carioca para agir


René Simões planeja observar comportamento da equipe na fase final do Estadual para tomar decisões. Perfil de bom comportamento será decisivo nas negociações


Com limitação financeira para contratar, o Botafogo está atento ao mercado. Apesar da boa campanha no Campeonato Carioca, o clube pretender se reforçar para a disputa da Série B. Novidades, no entanto, só devem pintar após a participação no Estadual.

- O Antônio Lopes (gerente de futebol) tem um setor de inteligência. Posso garantir que temos muitos jogadores mapeados e analisados. Na hora certa, vamos sentar e decidir isso. Agora estamos nas semifinais. Vamos analisar e ver como esse time vai se comportar. Vamos esperar as semifinais para avaliar o desempenho em jogos decisivos – ressaltou o técnico René Simões.

Daniel Carvalho vem treinando no Botafogo e deve ser um dos primeiros reforços para a Série B (Foto: Vitor Silva / SSPress)
O perfil de possíveis reforços para a Série B tende a seguir o mesmo padrão do início da temporada. Com o teto salarial no valor de R$ 50 mil, o clube não pretender fazer loucuras que possam atrapalhar a meta de manter os salários em dia. Diretoria e comissão técnica também buscam atletas que se comprometam com o projeto alvinegro e com histórico de bom comportamento.

- Nunca trabalhei com um elenco como esse. Todos estão com focados e compraram o projeto. No sábado, mesmo, eu estava conversando com o Antônio Lopes a respeito de um jogador interessante de outro estado. Mas quando fomos firmes na pesquisa, desistimos. Dentro de campo ele está muito bem. Já fora... – revelou René.

Um dos setores que o clube considera mais carente é o de criação. Dois nomes se encaixam no perfil e interessam para a Série B. Daniel Carvalho, que vem readquirindo a forma física no Botafogo, agradou e deve receber uma proposta em breve. O jogador tem o desejo de ficar no clube.

Outro alvo é o meia Almir, que disputou a Série B em 2003 pelo Botafogo. Com identificação com a torcida alvinegra, o jogador, de 32 anos, vem fazendo um bom Campeonato Carioca pelo time de Moça Bonita. Com o fim da Taça Guanabara, as negociações tendem a avançar.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Jefferson apresenta melhora, mas presença nas semifinais ainda é incerta


Departamento médico vai aguardar para ver a evolução nos próximos dias, e cirurgia não está descartada. Mattos, Diego Jardel e Gegê devem voltar no fim de semana


A presença de Jefferson nas semifinais do Campeonato Carioca ainda é incerta. O goleiro está com uma lesão no menisco do joelho direito, não enfrentou o Madureira e já está fora da partida contra o Macaé, nesta quarta-feira. Nos últimos dias, o camisa 1 vem realizando tratamento e apresentou uma melhora no quadro. A possibilidade de um procedimento cirúrgico, no entanto, ainda não está descartada.

- A situação do Jefferson é a mesma, e não temos nenhuma novidade no quadro. Ele vem se tratando e apresentou uma melhora nos últimos dias. Mas ainda é cedo para saber se ele jogará no fim de semana ou até mesmo se terá de fazer uma artroscopia. Vamos aguardar a evolução ao longo da semana – analisou o médico do Botafogo, Luiz Fernando Medeiros.

Jefferson se reapresentou da seleção brasileira com dores no joelho direito, mas viajou com o Botafogo para João Pessoa e disputou a partida contra o Botafogo-PB, pela Copa do Brasil. Segundo o goleiro, ele foi para campo no sacrifício. 

Ainda fora de combate, Jefferson segue em tratamento no Botafogo (Foto: Sofia Miranda)
Trio de volta nas semifinais

Se a presença de Jefferson na primeira partida da semifinal do Campeonato Carioca, no próximo final de semana, ainda é incerta, o Botafogo deve ter a volta de alguns jogadores. Marcelo Mattos, Gegê e Diego Jardel já estão entregues à preparação física e foram a campo no treino desta segunda. O trio dificilmente estará à disposição contra o Macaé, mas deve reaparecer no time na fase decisiva do Estadual.

Rodrigo Pimpão é outro que está perto do retorno aos gramados. O departamento médico do Botafogo, no entanto, não vê com o mesmo otimismo o aproveitamento do atacante na primeira partida das semifinais do Campeonato Carioca.

Após sofrer uma torção no joelho no clássico contra o Vasco, há oito dias, Tássio reapareceu em campo no treino desta segunda-feira. O atacante, porém, deu voltas no gramado e ainda não tem previsão de volta. Com uma lesão mais grave na coxa direita, o zagueiro Roger Carvalho dificilmente voltará a jogar no Campeonato Carioca.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE