Páginas

sábado, 30 de janeiro de 2016

Flávio Ramos, lenda do Botafogo, inspira Luis Henrique no Carioca



Atacante titular do Glorioso pode superar feito de um dos fundadores do clube, que foi artilheiro do Carioca com 18 anos e cinco meses. O caminho começa neste sábado


Luis Henrique vai disputar o primeiro Campeonato Carioca como profissional(Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


Enquanto o Botafogo não contrata um centroavante mais experiente, é Luis Henrique quem tem a responsabilidade de ser o homem-gol do Botafogo no Campeonato Carioca, que começa hoje. Os 18 anos do camisa 9 alvinegro serão completados somente em março, mas a juventude, que pode até ser um peso nas costas do adolescente prodígio, tem uma inspiração emblemática. Das maiores do clube.

Flávio Ramos, além de um dos fundadores do Glorioso, foi artilheiro do time em um Estadual com 18 anos e cinco meses. Isso no já distante ano de 1907. Se obtiver êxito na missão, Luis Henrique vai superar essa lenda do clube de General Severiano. Terá feito mais gols, mais jovem. A história pode começar a ser escrita neste sábado, às 17h, contra o Bangu, em São Januário. O site do LANCE! transmite em tempo real.

Outro fato que se impõe sobre o centroavante titular do Botafogo é a falta de um artilheiro no passado recente do Carioca. Desde 2009, com o meia Maicosuel, o time não tem o goleador da competição.

Conhecido como "Menino de ouro", Flávio Ramos foi também o autor do primeiro gol do time. Foi também o primeiro presidente do clube e decisivo no primeiro título carioca da instituição. Luis Henrique ainda tem 17 anos. Ribamar, o reserva, tem 18. Ambos com pouca idade para muita responsabilidade, segundo o técnico Ricardo Gomes.

- As coisas estão acontecendo. Não tem previsão, mas o elenco não está fechado. Temos bons jogadores, mas precisamos de mais experiência, especialmente na frente - explica o treinador.

O passado de Flávio Ramos inspira Luis Henrique, que vai disputar seu primeiro Carioca como profissional. Que o sucesso alvinegro de outrora se faça valer novamente daqui a algumas horas.



Fonte: Lancenet/Felippe Rocha e Vinícius Perazzini
Rio de Janeiro (RJ)

"Classificados" ao apagar das luzes, Bangu e Botafogo abrem o Carioca


Garantidos no estadual após obterem liminar no TJD na última sexta, clubes duelam em São Januário e inauguram edição de 2016 do torneio juntos com mais dois jogos





Joga ou não? Adversários pela primeira rodada do Campeonato Carioca, Bangu e Botafogo foram dois dos cinco clubes que correram o risco de serem barrados da competição pela Ferj na última sexta-feira. Isso porque o quinteto ainda não obteve as Certidões Negativas de Débito (CNDs), que passaram a ser pré-requisito para a disputa de qualquer competição no Brasil desde que a MP do Futebol foi sancionada em agosto do ano passado. Mas todos entraram com um mandado de garantia no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) e conseguiram, no prazo limite, uma liminar garantindo a eles a vaga no torneio. Com isso, Alvirrubro e Alvinegro abrem o estadual de 2016 às 17h (de Brasília) deste sábado, em São Januário, juntos com mais duas partidas: Portuguesa x Tigres e Friburguense x Macaé.


Oitavo colocado no estadual do ano passado, o Bangu se apoia principalmente no protagonismo de Almir para iniciar sua campanha com o pé direito. O meia, que esteve emprestado ao Flamengo no segundo semestre, foi destaque e artilheiro da equipe (com sete gols) em 2015. Além disso, o técnico Emanoel Sacramento conta com a experiência de jogadores como Arthur Sanches (ex-Flamengo) e Geraldo (ex-Palmeiras) para tentar surpreender o Botafogo.

Gervasio "Yaca" Núñez fará sua estreia com a camisa
do Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Com muitos problemas fora de campo, entre crise financeira e desfalques demais para início de temporada, Ricardo Gomes tem a missão de fazer um ainda desentrosado Botafogo jogar. A torcida se revoltou com a derrota por 2 a 1 no amistoso para a Desportiva Ferroviária, do Espírito Santo, e já começou a cobrança. Os gringos são a maior esperança dos alvinegros, mas por enquanto só um foi regularizado e poderá estrear: o meia Gervasio "Yaca" Núñez. Com poucas peças para o ataque, o desafio do técnico será encontrar uma forma de ser ofensivo e marcar gols.


Péricles Bassols é quem apita a partida, auxiliado por Wagner Santos e Daniel Parro. O SporTV transmite o jogo ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real com vídeos.




Bangu: o técnico Emanoel Sacramento deve mandar a campo Célio, Paulo Barrach, Anderson Penna, Arthur Sanches, Guilherme, Ives, Matheus Avelar, Magno, Júnior, Geovanni, Almir e Geraldo

Botafogo: Ricardo Gomes confirmou a equipe com Jefferson; Diego, Renan Fonseca, Emerson, Diogo Barbosa; Airton, Rodrigo Lindoso, Gegê, Luis Ricardo Gervasio "Yaca" e Luís Henrique.





Bangu: ninguém.

Botafogo: os reforços Lizio, Carli e Bruno Silva ainda não estão regularizados; Fernandes cumpre suspensão automática por ter sido expulso durante a final do ano passado; Neilton está em fase de transição após lesão, e Octávio e Sassá estão no departamento médico.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE