Páginas

quarta-feira, 6 de março de 2013

Dodô tá na área


Dodô estreia com golaço no fim e define vitória do Osasco, seu time atual


Uma vez artilheiro, sempre artilheiro mesmo que seja aos 38 anos. É o caso de Dodô, jogador que marcou sua carreira como um dos grandes atacantes que já defenderam as cores do Botafogo. 

Dodô teve três passagens pelo alvinegro carioca que o ajudaram a criar uma sólida identidade com o clube da Estrela Solitária. Na primeira, ajudou o clube a escapar do rebaixamento no Brasileirão de 2001 e a fazer uma boa campanha no Torneio Rio-São Paulo de 2002. Na segunda vez, participou da conquista da Taça Guanabara e do Carioca de 2006 sendo artilheiro da competição com 9 gols. No Brasileirão, Dodô era o artilheiro da competição também com 9 gols quando decidiu transferir-se para o futebol árabe. Em 2007, voltou e foi campeão da Taça Rio e vice-campeão do Campeonato Carioca.

No início de julho de 2007, jogando pelo clube, teve os contratempos do caso de doping, posteriormente absolvido por não ter culpa pela ingestão. Após sua volta, Dodô marcou seu 300º gol na carreira profissional. No fim da temporada, faltando seis rodadas para acabar o Campeonato Brasileiro, o jogador anunciou que não renovaria seu contrato com o alvinegro para 2008. Na temporada de 2007, Dodô recebeu a Chuteira de Ouro da Revista Placar, sendo o principal goleador do ano no futebol brasileiro e o troféu de prata do Prêmio Craque do Brasileirão, por ter sido escolhido o segundo melhor centroavante do Campeonato Brasileiro.

Dodô comemora golaço na estreia do Grêmio Osasco contra o Capivariano (Foto: Luís Pires/finePhoto)
Conhecido desde então como 'artilheiro dos gols bonitos', Dodô não deixou por menos e logo na sua estreia fez um  golaço por cobertura na vitória do Osasco sobre o Capivariano pela 13ª rodada da Série A2 do Paulista. Já no finalzinho da partida (46), o jogador recebeu  a bola na intermediária e ementou por cima do goleiro adversário. 

Domingo o atacante deve voltar a campo para enfrentar o Monte Azul, novamente em casa.



Goleiro Maurício observa bola entrando no chute de Dodô: sem chance (Foto: Luís Pires/finePhoto)
As informações estão disponíveis no site GLOBOESPORTE.COM.

Texto e montagem Felipaodf/BotafogoDePrimeira.com


Sem Seedorf pela segunda vez, Oswaldo faz tático no Bota



Holandês fez treino físico em separado e não preoucupa para a final da  Taça Guanabara, no domingo. Treinador fortaleceu a defesa e mostrou busca pelo contra-ataque



Seedorf - Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
Seedorf faz treino físico no
Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
Sem Seedorf pela segunda vez nesta quarta-feira, o Botafogo realizou um treino tático nesta tarde. O holandês começou um treinamento físico  mais cedo, acompanhado por um preparador. Na atividade, o camisa 10 alvinegro forçava a movimentação em diagonal, como se estivesse correndo para pegar uma bola distante. Apesar da ausência nos dois períodos, o holandês não preocupa para a final da Taça Guanabara, no domingo, contra o Vasco.

Já no comando de Oswaldo de Oliveira, o elenco do Glorioso realizou um treino de ataque contra defesa. A atividade consistia em fortalecer a zaga, aproveitando também as saídas em contra-ataque. Durante grande parte da atividade, Lucas, Bolívar, Dória, Julio Cesar e Marcelo Mattos ocuparam o setor.

No ataque, Vitinho, Rafael Marques, Lodeiro e Rafael Marques, apesar de não jogarem o tempo inteiro juntos, tiveram bom rendimento. O camisa 20, inclusive, marcou um lindo gol, arrancando o aplauso dos torcedores presentes no local.

Sem Andrezinho, com lesão no púbis, Oswaldo começa a montar o time titular para a final. O treinador tem a possibilidade de promover a entrada de Vitinho, que marcou o gol da vitória contra o Flamengo, ou a de Gabriel, que também fez partida de destaque na semifinal. Seja qual for a formação escolhida, o estilo de jogo do Botafogo irá mudar. Seja com um meia mais rápido ou um volante com menos qualidade na saída de bola.

Walace Borges -RIo de Janeiro (RJ)LANCENET! 


Chorão - Eternamente Menino da Vila



Cantor Chorão vestindo a camisa do Santos, sempre ao lado do clube e da torcida


Cantor Chorão vestindo a camisa do Santos (Foto: Divulgação / Santos FC)

O cantor Chorão, líder da banda Charlie Brown Jr. foi encontrado morto em seu apartamento na madrugada de hoje, em Santos.

Chorão era torcedor fanático do Alvinegro Praiano e sempre exaltou o nome do clube nos palcos onde brilhou. A torcida santista está de luto.

A diretoria do Santos Futebol Clube lamentou a morte do e emitiu nota oficial sofre o falecimento do torcedor ilustre.

"O Santos FC lamenta o falecimento de Alexandre Magno Abrão, o Chorão, um de seus torcedores mais fanáticos e um grande parceiro do Clube.

Chorão e sua banda, a Charlie Brown Junior, tocaram em momentos importantes de nossa história recente. Em fevereiro de 2010, abriram a apresentação que marcou o retorno do craque Robinho ao Peixe; em março de 2012, fez o show principal do Navio do Centenário.

O Clube e a nação santista manifestam toda a solidariedade aos familiares e amigos deste grande santista, que nunca será esquecido pelos que conviveram ou apreciaram sua obra".

Veja o vídeo, da SantosTV , da participação do cantor em momentos marcantes da história recente do clube:




Por Felipaodf/BotafogoDePrimeira.com

Com Seedorf na academia, Oswaldo comanda treino técnico e não da pistas do time para a decisão



Treinador deu ênfase as jogadas pelas laterais, aos cruzamentos e as finalizações



Seedorf - Treino do Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
Seedorf não foi ao gramado em
 treino do Botafogo
(Foto: Alexandre Loureiro)
Seedorf ficou fora do treino com bola do Botafogo, na manhã desta quarta-feira, em General Severiano. Como sempre acontece nos trabalhos da equipe em dois períodos, o apoiador ficou na academia fazendo musculação. À tarde, às 15h, o holandês deve participar normalmente do segundo período de treinos do dia com o restante do elenco.

No campo, Oswaldo de Oliveira comandou um treino técnico. O treinador do Botafogo trabalhou as jogadas pelas laterais, cruzamentos por ambos os lados do campo e as finalizações. Diferentemente do que normalmente acontece, nesta quarta, o treino da manhã começou e terminou mais cedo. Às 9h os jogadores já estavam em campo. Às 10h40, a maioria deles já se retiravam para os vestiários. Os goleiros, e Vitinho, treinaram cobranças de faltas.

Com o desfalque de Andrezinho, com uma lesão muscular na coxa esquerda, Oswaldo ainda tem uma dúvida no meio-campo para o jogo de domingo, contra o Vasco, no Engenhão, às 16h. Ele tem as opções de iniciar o jogo com Gabriel, para reforçar a marcação, ou Vitinho, para priorizar o setor ofensivo. No treino desta manhã, o treinador não deu nenhuma pista sobre a formação pela qual irá optar.

Quem dificilmente jogará a decisão do primeiro turno da Taça Guanabara é Antônio Carlos, com uma lesão muscular na coxa esquerda, o zagueiro está em tratamento, mas não deve jogar. Dória, que jogou contra o Flamengo, deve ser mantido.

Alexandre Braz - Rio de Janeiro (RJ)LANCENET! 


Alessandro x Jefferson: em estágios diferentes, goleiros miram o título


Em seu primeiro campeonato como titular, arqueiro vascaíno tenta ganhar a taça em cima do rival, que já é consagrado e é um espelho para ele



A decisão da Taça Guanabara, domingo, entre Vasco e Botafogo, colocará em lados opostos goleiros em diferentes estágios na carreira. Na equipe cruz-maltina, Alessandro, de 24 anos, faz seu primeiro campeonato como titular depois de um período de pouca atividade na reserva de Fernando Prass. No Bota, Jefferson, de 30 anos, já alcançou o ápice de sua carreira e é um dos principais jogadores de sua posição no país, inclusive com convocações para a Seleção. Depois que Felipão assumiu o posto, no entanto, ele ainda não foi chamado.

De olho no título, Alessandro e Jefferson fazem duelo neste domingo (Foto: Editoria de Arte)




Apesar de ainda estar em fase de afirmação, Alessandro já ganhou o respeito de Jefferson. O arqueiro vascaíno, que manteve a camisa número 12, passou pelo RS Futebol, Fluminense e Grêmio antes de chegar na Colina.

- Por mais que esteja entrando agora, não é inexperiente. Ele já viveu bastante na carreira e o respeito demais. Desde a saída do Prass, ele entrou e mostrou que tem total condição de manter o posto de titular do Vasco. A gente sabe que vai enfrentar um grande goleiro. Estou torcendo por ele, mas espero que não feche o gol nesse jogo - afirmou Jefferson.

Alessandro sabe que o caminho para se tornar um atleta consagrado e vitorioso passa por conquistar títulos. E ele espera começar com o pé direito, levantando a taça já neste domingo.






- Todo goleiro tem um começo. Este ano tem sido assim para mim, e quero colocar meu nome na história do Vasco. Para isso, preciso de títulos. Espero conquistar já no meu primeiro campeonato como titular.
Na semifinal, vencida pelo Botafogo em cima do Flamengo, Jefferson foi um dos principais jogadores em campo com ótimas defesas. Alessandro ficou só de olho. O cruz-maltino contou que ainda não teve muito contato com o arqueiro do Glorioso, mas que gostaria de aprender mais com ele.

- Acompanho ele há muito tempo e procuro me espelhar em suas qualidades, que são muitas. Infelizmente ainda não tive muito contato, apenas conversas em aeroporto, mas nada longo. Acho que poderia aprender bastante com ele.







Na semi entre Bota e Fla, aliás, os goleiros roubaram os holofotes. O rubro-negro Felipe foi para a área adversária tentar o gol perto do fim do jogo e acabou dando a chance de Vitinho selar a vitória alvinegra. Alessandro espera não precisar passar por situação semelhante.

- Só iria para a área com o aval do Gaúcho. Goleiro só vai quando o time está perdendo. Então, não quero ter que passar por isso.

Na final de domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão, o Vasco tem a vantagem do empate, já que ficou em primeiro de seu grupo na fase de classificação.

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Gabriel ou Vitinho? Veja o que muda com possível ausência de Andrezinho


Meia está com dores na coxa e pode abrir brecha para entrada de um dos jovens na final da Taça GB. Comentaristas opinam sobre variações táticas


Ao mesmo tempo em que a sólida exibição do Botafogo contra o Flamengo, na semifinal do último domingo, deixou o técnico Oswaldo de Oliveira satisfeito, ela criou também um grande ponto de interrogação na cabeça do treinador alvinegro. Além de Julio Cesar, autor do primeiro gol, e Jefferson, que fez boas defesas, o atacante Vitinho e o volante Gabriel se destacaram. O primeiro entrou ligado em campo e insistiu até mandar uma bola para a rede. O defensor, por sua vez, entrou na vaga do lesionado Andrezinho e ajudou a montar a retranca que evitou muitos ataques rubro-negros.

Na última segunda-feira, Andrezinho se queixou de dores e ainda está sem parecer médico sobre sua condição de jogo. Portanto, o substituto do meia se tornou a maior preocupação de Oswaldo de Oliveira durante a semana. As opções do comandante alvinegro não são poucas.



A formação mais provável para Oswaldo de Oliveira utilizar é o tradicional 4-5-1, com Fellype Gabriel jogando na meia esquerda, e Gabriel entrando na equipe como cabeça de área. O jovem atleta faria dupla com Marcelo Mattos. Pela direita ficaria o uruguaio Lodeiro, enquanto Seedorf centralizaria as jogadas, abastecendo o atacante Rafael Marques. Esta escalação, com Vitinho no banco, foi a sugerida pelo comentarista Júnior.

- O Gabriel seria meu escolhido por estar vivendo um bom momento desde o ano passado. Acredito que o Vitinho ficaria como boa opção para o segundo tempo. Rafael Marques deve ser titular, pois o Oswaldo não deve colocar tantos jovens (como Vitinho, Gabriel, Dória) no time numa final de campeonato. A tendência é manter o time que foi além das expectativas na semifinal, colocando o Gabriel na cabeça de área e deslocando o Fellype Gabriel para a meia direita - afirmou o Maestro ao GLOBOESPORTE.COM

Comparação: Gabriel x Vitinho no Carioca JOGOS MÉDIA
Gabriel 2 6,0
Vitinho 7 6,0
OBS: as médias se referem às notas dadas pelo GLOBOESPORTE.COM em jogos pelo Carioca


Outra opção com boa chance de se tornar realidade é repetir o esquema do último domingo, com Fellype Gabriel começando o jogo mais recuado, ao lado de Marcelo Mattos, e Vitinho entrando mais à frente. O jovem atacante cairia pela esquerda, enquanto Lodeiro passaria para o lado direito e Seedorf jogaria centralizado.

Para o comentarista Lédio Carmona, do SporTV, uma terceira opção, embora improvável de vir a acontecer no domingo, seria a mais adequada. O analista defende a entrada dos dois jovens no time: Gabriel formaria dupla de volantes com Marcelo Mattos, enquanto Vitinho jogaria como atacante de referência, no lugar de Rafael Marques.

- Eu colocaria o Gabriel no meio-campo. Depois que ele entrou na vaga do Andrezinho, o Botafogo teve sua melhor atuação desde o ano passado. Por ter vencido bem na semifinal, não acredito que o Oswaldo vá mudar o time agora. Mas eu entraria também com o Vitinho no lugar do Rafael Marques. O time ficaria muito rápido nos contra-ataques, pois o Vitinho se movimenta mais e abre o jogo. Rafael Marques é esforçado, mas o jogo não flui com ele, é muito previsível. Vitinho costuma participar mais - disse Lédio.

Titular em 18 jogos na temporada passada, Gabriel é o favorito para ganhar a vaga de Andrezinho, mas o resultado do exame médico pode renovar as expectativas de Oswaldo para contar com o jogador. Caso fique de fora, será a quarta partida na qual o camisa 17 desfalcará o Glorioso.

Botafogo e Vasco se enfrentam neste domingo, às 16h, no Engenhão. A vantagem do empate é do Cruz-Maltino, que terminou em primeiro no Grupo A.

* Guilherme Marçal, estagiário, sob a supervisão de Bernardo Ferreira
Por GLOBOESPORTE,COM*Rio de Janeiro