Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Luís Castro explica escolha por Saravia como titular do Botafogo: "Dar continuidade"



Técnico português diz que prefere manter jogadores na equipe quando acha que estão bem



Após a derrota do Botafogo por 3 a 1 para o Palmeiras, no Nilton Santos, Luís Castro comentou sobre o time que perdeu nesta segunda-feira. O técnico explicou, por exemplo, o motivo de começar com Saravia entre os titulares e a opção por ele em relação a Rafael. Apesar de não gostar de fazer comparações e análises individuais de atletas dentro de um jogo, ele disse que não fugiria da pergunta.



- O time vinha tendo um bom comportamento ao longo dos jogos. Nos últimos quatro jogos tínhamos somados 10 pontos enquanto equipe, não foi jogador A, B ou C. E entendemos que deveríamos dar continuidade ao time a não ser aquelas substituições que achamos que eram normais, como trocar um zagueiro do lado esquerdo por outro, como o Kanu, o Hugo na lateral e a volta do Eduardo.


+ Leia mais notícias do Botafogo





Luís Castro em Botafogo x Palmeiras — Foto: Alexandre Durão


+ Atuações: Kanu, Hugo e Gabriel Pires são os piores do Botafogo em derrota para o Palmeiras
+ Após derrota do Botafogo, Tiquinho Soares elogia o time: "Temos que ressaltar nosso grupo"


- Não gosto de falar dos jogadores individualmente porque o jogo sempre será coletivo e de dinâmicas coletivas. Muitas vezes, nas dinâmicas coletivas, há jogadores que são importantes e que se os isolarmos individualmente, achamos que um jogador pode ter características melhores do que aquele que jogou. Mas para aquele contexto que nós queríamos (e o futebol, enquanto equipe, é contexto), porque depende muito da equipe adversária. Mas não vou deixar de responder pergunta nenhuma e não vou fazer agora, embora não goste de individualizar as questões.




Melhores momentos: Botafogo 1 x 3 Palmeiras pela 29ª rodada do Brasileirão 2022 (<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/R8Nd42RBaoQ?controls=0" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>)


Com a derrota, o Botafogo, caiu para o décimo lugar, com 37 pontos e está cinco atrás do América-MG, clube que abre o G-8. O Bota viaja para enfrentar o Avaí na 30ª rodada do Brasileirão. A partida será na Ressacada, às 19h (de Brasília), na próxima quinta-feira.


Confira outros temas da coletiva de Luís Castro

Arbitragem

- Eu não gosto de falar da arbitragem, porque eu não domino, eu acho que como é uma área que eu não domino por completo, há coisas que me fogem. Agora, as impressões que tivemos dentro do jogo, gerar sentimentos que nós manifestamos. Nos momentos que eu não achei que estava correto, eu manifestei o que eu achava correto. Achei que faltavam cartões amarelos para aquilo que acontecia no jogo, mas pode ter sido uma impressão errada minha.




“Adversário difícil”, reconhece Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/adversario-dificil-reconhece-pedro-dep-a-voz-da-torcida-10994186.ghtml)


Torcida

- Ainda agora eu disse sobre emoções e sentimentos e o que essas emoções e sentimentos geram, eu acho que há uma coisa que vocês já perceberam, que eu respeito muito a torcida do Botafogo, mesmo quando se manifesta de forma mais negativa ou positiva. Dizer que não me dói sentir a vaia, dói, dói a todos nós, porque nós trabalhamos muitos, mas temos que aceitar. Às vezes há mal desempenho e nós temos que respeitar. O que me desagrada é a falta de respeito pelo outro ser humano, mas isso não tem acontecido aqui.


- Hoje eu fiquei satisfeito com a torcida, pela forma que se manifestaram, primeiro porque nós competimos, nós fomos para o jogo. Agora, enfrentamos uma grande equipe, um grande adversário, que tem 10 pontos a frente na liderança, bicampeã da Libertadores, uma equipe estruturada, mas a nossa torcida reconheceu isso e o nosso trabalho, reconheceu que não fomos covardes, que quisemos sempre virar o jogo


Qualidade do Palmeiras

- Eu acho que nós chegamos ao gol num momento em que a gente controlava o jogo, e acho que o Palmeiras chegou ao gol no momento em que a gente estava controlando, e eu acho que foi isso que aconteceu. A partir daí os dados são claros, 51% de posse de bola ao Palmeiras, 49% nossa, 12 chutes do Palmeiras e 10 nossos, portanto, aquilo que os números dizem é que o jogo foi mais equilibrado, mas acho que o Palmeiras foi mais superior.


- Havia uma clara intenção nossa de fechar o lado esquerdo, que tínhamos que ter alguns cuidados, por isso a opção pelo Tiquinho e do Jeffinho em cima do Marcos Rocha, para não servir do lado direito do ataque do Palmeiras, mas o certo é que muitas vezes não conseguimos fazer da melhor forma. Aquilo que tenho nesse momento é que ao longo do jogo, fomos dividindo o jogo, mas o Palmeiras teve mais qualidade do que nós tivemos.


Time mais aberto?

- Todos os laterais que jogam contra o Palmeiras normalmente não cedem os espaços. Não é uma questão de ceder esses espaços, é uma conquista de espaços no lado do Palmeiras, é algo que já está muito característico na equipe deles. Eu acho que a partir desse momento dá essa sensação (de que o Botafogo foi para cima e o Palmeiras acabou levando vantagem), porque nós acabamos com uma linha de quatro na frente, com o Jeffinho nesse linha de quatro, já viram cinco.


- E, naturalmente com o Carlos Eduardo também se juntava a essa linha, e nós acabamos com duas linhas de três mais o Romildo, e com isso nós não tivemos tantas iniciativas, portanto aí aparecia que nós estávamos por baixo do jogo, mas nessa altura foi quando nós tivemos mais porcentagem de bola e conseguimos chegar mais na área do adversário. Achei que nós fizemos gol numa altura que o Palmeiras estava melhor, e depois o Palmeiras acaba empatando quando nós estávamos melhor


Número de lesões


- Se eu tiver os jogadores sentados ou deitados numa cama ao longo das semanas, eles não se lesionam. Se eu der uma intensidade moderada nos nossos trabalhos eles não se lesionam, mas se eu dar uma intensidade alta nos trabalhos é natural que aumenta o risco de lesão. Eu prefiro ter uma equipe pronta, mesmo arriscando mais, e felizmente eles respondem muito bem e muito forte a todas as nossas propostas no dia a dia, e daí algumas vezes podem entrar em mais riscos de lesão. Mas não é uma coisa que eu quero olhar de lado, eu olho de frente.


- É a primeira vez na vida que tenho tantas lesões. Mas talvez porque nós tivemos ao longo do ano um conjunto de jogadores que jogaram até determinado momento, depois outros jogadores que não jogavam tanto nos seus clubes... Ao longo do ano nunca foi um grupo homogêneo, então é natural que o grupo tenha essa diferença quanto às quantidades dos treinos, vindo de campeonatos diferentes. Ao longo do ano entraram muitos jogadores, e, em função daquilo que é nossa proposta de trabalho, naturalmente tem um comportamento diferente e uma reação diferente.


O que não deu certo

- O nosso plano de jogo era fechar determinadas zonas do campo para o Palmeiras não entrar. Aqui e ali fomos conseguindo, mas nunca conseguimos com a eficácia que nós queríamos, até porque o lado esquerdo foi onde houve mais mexidas na equipe. O Victor Sá tinha jogado pelo lado esquerdo, e hoje foi o Jeffinho; o Eduardo não havia jogado por aquele lado esquerdo, havia sido o Piazon; o Cuesta tinha jogado como zagueiro pela esquerda e não jogou; e o Marçal também não jogou.


- Isso poderia ter criado uma fragilidade defensiva na equipe, apesar de estarmos preparado para o Palmeiras. Era nossa intenção, após a posse de bola, fazer uma circulação rápida, com qualidade, também era nossa intenção com a projeção dos nossos pontas, e os nossos laterais estarem mais baixo, aquele espaço do Eduardo e do Gabriel Pires pegarem o jogo de trás, e conseguirmos o apoio central do Tiquinho, e depois do outro meia que era o Tchê Tchê. Não conseguimos fazer isso, e eu acho que isso foi uma falha.


Equilíbrio do jogo


- Não conseguimos jogar com o nosso terceiro homem, mas em determinado momento conseguimos equilibrar o jogo. Depois da expulsão eu sabia que iríamos entrar num jogo mais direto, por isso coloquei mais pontas e o Matheus Nascimento, e o Tiquinho, mas por trás deles o Victor Sá, que entra em uma segunda linha contrária. Só que nessa altura o Abel largou tudo e deixou as referências na frente.


Atuações: Kanu, Hugo e Gabriel Pires são os piores do Botafogo em derrota para o Palmeiras



Veja as notas dos jogadores alvinegros



Gatito Fernández (GOL): gols foram mais culpa de uma defesa frágil do que dele. Nota: 5


Saravia (LAD): fez bela jogada antes de dar o passe para o gol de Tiquinho Soares. Porém, levou um baile de Piquerez e ficou no chão na virada do Palmeiras. Saiu no início do segundo tempo, chorando após sentir lesão. Nota: 4,5






Melhores momentos: Botafogo 1 x 3 Palmeiras pela 29ª rodada do Brasileirão 2022 (<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/R8Nd42RBaoQ?controls=0" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>)


Adryelson (ZAG): não comprometeu, embora tenha passado trabalho com os líderes do Brasileirão. Nota: 5,5


Kanu (ZAG): tomou cartão amarelo cedo em falta boba e sofreu para marcar o veloz lado esquerdo de ataque palmeirense. Nota: 4





Kanu em Botafogo x Palmeiras — Foto: Alexandre Durão/ge


Hugo (LAE): deu muito espaço no lado esquerdo de defesa alvinegro. Nota: 4


Tchê Tchê (VOL): nem a habitual consistência na proteção à zaga conseguiu parar o ataque do Palmeiras. Nota: 5


Gabriel Pires (VOL): cometeu erro bobo ao dar um tapa na bola dentro da área. Pênalti originou o gol de empate do Palmeiras. Esteve abaixo do ritmo da partida o tempo todo. Também falhou no terceiro gol adversário. Nota: 3


Eduardo (MEI): não conseguiu imprimir o habitual dinamismo no meio de campo do Botafogo. Nota: 5


Júnior Santos (ATA): foi incisivo pelo lado direito de ataque alvinegro e quase marcou um belo gol no primeiro tempo em chute cruzado. Nota: 6


Jeffinho (ATA): sem a dobradinha Marçal e Lucas Fernandes, desempenho do atacante cai muito, pois tem de voltar para buscar o jogo. Foi apático. Nota: 5


Tiquinho Soares: repetiu as boas atuações desde que chegou ao clube, com pivôs e presença de área. Fez golaço de centroavante. Nota: 7


Entraram:


Rafael (LAD): deu mais consistência defensiva do que Saravia - mas cabe considerar que ele entrou quando o Palmeiras já tinha vantagem no placar. Chegou bem à frente. Nota: 6


+ Leia mais notícias do Botafogo


Sauer (ATA): tentou apresentar algo novo no monótono Botafogo da noite desta segunda. Chutou de fora da área e partiu pra cima. Porém, sem obter sucesso significativo. Nota: 6


Victor Sá (ATA): não produziu o suficiente para preocupar a zaga do Palmeiras. Nota 5


Matheus Nascimento (ATA): pouco conseguiu surpreender. Nota 5


Del Piage (VOL): entrou quando não havia muito o que fazer. Nota: 5


Botafogo pode ter nove mudanças em relação ao time que enfrentou o Palmeiras no 1º turno



Equipe comandada por Luís Castro vive nova realidade de elenco se comparada ao time que foi goleada pelo Verdão pro 4 a 0 em junho pelo Brasileirão





Time do Botafogo em jogo contra o Palmeiras no primeiro turno (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



O Botafogo reencontra o Palmeiras quase quatro meses depois de ter sido superado pelo rival por um sonoro 4 a 0. À época, o jogo da 10ª rodada do Brasileirão viu um Glorioso ser presa fácil para a equipe de Abel Ferreira. Nesta segunda-feira, as equipes voltam a se enfrentar às 20h, dessa vez pela 29ª rodada, no Estádio Nilton Santos.


+ Contra o Palmeiras, Botafogo pode alcançar marca inédita para o clube neste Brasileiro


O Verdão terá pela frente um Botafogo diferente, pelo menos no que diz respeito ao papel. O time alvinegro pode ter até nove mudanças em relação ao time titular daquele 9 de junho no Allianz Parque.


Vale ressaltar que as mudanças aqui destacadas também dizem respeito aos posicionamentos dos jogadores. Por exemplo, alguns atletas provavelmente serão titulares novamente, mas em posições diferentes do jogo do primeiro turno, o que configura uma mudança.

Botafogo do primeiro turno: Gatito Fernández; Saravia, Kanu, Cuesta, Daniel Borges; Oyama; Victor Sá, Tchê Tchê, Lucas Fernandes, Hugo; Vinícius Lopes.


Possível Botafogo para esta segunda-feira: Gatito Fernández; Saravia, Philipe Sampaio (Kanu), Adryelson, Hugo; Tchê Tchê; Júnior Santos, Gabriel Pires, Eduardo, Jeffinho; Tiquinho Soares.

De todos os jogadores que foram relacionados para aquela partida, sete jogadores deixaram o Botafogo neste intervalo. Hämäläinen, Vinícius Lopes, Luís Oyama, Rikelmi, Chay, Klaus e Barreto já não estão mais no clube.


E MAIS: Grande teste: Botafogo pode confirmar que 'chave virou' contra o Palmeiras
Sem Lucas Fernandes e com Carli, Botafogo divulga relacionados para enfrentar o Palmeiras
Equipe comercial do Botafogo vê jogo do Sevilla e tem acesso a 'matchday'
Botafogo x Palmeiras: onde assistir, prováveis escalações e desfalques pelo Brasileirão
Botafogo elimina o Flamengo e está na final do Carioca Feminino Sub-20



Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo x Palmeiras: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem



Tudo o que você precisa saber sobre o jogo válido pela 29ª rodada do Brasileirão




Botafogo e Palmeiras se enfrentam nesta segunda-feira, às 20h (de Brasília), pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O ge acompanha em Tempo Real, com vídeos exclusivos (clique aqui e siga).


O Botafogo entra em campo na 10ª colocação e pode terminar a rodada, no máximo, em nono, tomando o lugar do Fortaleza, que igualou os 37 pontos dos cariocas e os ultrapassaram após vencer o Goiás no sábado. Já o Palmeiras, com 60, é o líder isolado e agora tem o Inter no retrovisor, que virou o vice-líder após vencer o Santos na rodada e chegar aos 53.





Botafogo x Palmeiras, 29ª rodada — Foto: arte/ge


O Botafogo vem de vitória contra o Goiás e busca manter a sequência positiva: o time não perde há quatro jogos. De lá para cá, venceu três vezes e empatou uma. A série faz o time sonhar com uma vaga na pré-Libertadores. Para o confronto, Luís Castro tem as voltas de Eduardo, que cumpriu suspensão, e de Gatito Fernández, que serviu a seleção do Paraguai.


+ Veja a tabela e a classificação da Série A


O Palmeiras, por sua vez, não perde no Brasileiro há 13 jogos e está invicto como visitante (oito vitórias e seis empates). Depois de vencer o Atlético-MG no Mineirão cheio de desfalques, Abel Ferreira terá novidades importantes para tentar fazer a vantagem na ponta subir a dez pontos.


Transmissão: SporTV e Premiere.


Tempo Real: o ge acompanha com vídeos exclusivos e lances dos gols. Clique AQUI e siga.




PVC analisa Botafogo x Palmeiras, pela 29ª rodada do Brasileirão (https://ge.globo.com/video/pvc-analisa-botafogo-x-palmeiras-pela-29a-rodada-do-brasileirao-10981442.ghtml)





Escalações prováveis — Foto: Arte/g

Botafogo – Técnico: Luís Castro


Sem Víctor Cuesta e Marçal, suspensos, o Botafogo não terá o lado esquerdo titular à disposição. Assim, na zaga, Philipe Sampaio ou Kanu podem entrar em campo. Na lateral, Hugo é o substituto natural. Eduardo, que cumpriu suspensão na partida passada, volta ao time. Lucas Fernandes segue como baixa. Portanto, Gabriel Pires tende a permanecer como titular.


Provável time: Gatito Fernández; Rafael (Saravia), Adryelson, Philipe Sampaio (Kanu) e Hugo; Tchê Tchê, Gabriel Pires e Eduardo; Junior Santos e Victor Sá (Jeffinho); Tiquinho Soares.




Provável Botafogo contra o Palmeiras — Foto: arte/ge


Quem está fora: Breno, Kayque e Daniel Borges (em tratamento); Lucas Fernandes e Danilo Barbosa (em transição); Cuesta e Marçal (suspensos).
Pendurados: Del Piage, Jefinho, Sampaio e Victor Sá


+ Clique e acesse mais notícias do Botafogo


Palmeiras – Técnico: Abel Ferreira


Weverton e Gustavo Gómez, desfalques contra o Galo por conta das convocações na Data Fifa, estão novamente à disposição, assim como Danilo, Zé Rafael e Gabriel Menino, que cumpriram suspensão. Abel Ferreira, que também cumpriu gancho na rodada passada, é outra novidade para o líder nesta segunda-feira, no Nilton Santos. Já Murilo, com uma virose, não viajou.


Provável time: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Bruno Tabata; Gustavo Scarpa, Dudu e Rony.




Provável escalação do Palmeiras para o jogo contra o Botafogo — Foto: ge


Quem está fora: Murilo (virose), Jailson (lesão no joelho direito), Raphael Veiga (lesão no tornozelo direito) e Fabinho (lesão na coxa direita).
Pendurados: Luan, Murilo, Atuesta, Wesley, Dudu, Rony, López, Abel Ferreira (treinador), Vitor Castanheira (auxiliar técnico) e João Martins (auxiliar técnico).


+ Clique e acesse mais notícias do Palmeiras





Apresentação arbitragem — Foto: Infografia


Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO/FIFA)
Assistente 1: Bruno Raphael Pires (GO/FIFA)
Assistente 2: Bruno Boschilia (PR/FIFA)
Árbitro de Vídeo (VAR): Wagner Reway (PB)


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro