Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Por que o Botafogo perdeu: time sustenta Palmeiras até o fim, mas vira presa fácil após expulsão infantil



Organizado e compacto, consegue segurar e evitar que o adversário entrasse com frequência na área, mas erro de Moisés é crucial para revés em São Paulo



Melhores momentos: Palmeiras 2 x 0 Botafogo pela 20ª rodada do Brasileirão 2018


Quando a escalação do Botafogo foi divulgada, imaginava-se uma vitória tranquila do Palmeiras em São Paulo. Explica-se: o time de Zé Ricardo, que já perdera Renatinho e Rodrigo Lindoso no último domingo, entrou também sem os gringos Carli e Valencia, poupados. A esperada derrota aconteceu, por 2 a 0, mas só passou a ser desenhada após a expulsão de Moisés, aos 25 da etapa final.



Moisés é expulso após atingir Dudu sem nenhuma necessidade (Foto: Marcos Ribolli)


Compacto e organizado, o Botafogo, mesmo com apenas um volante pegador (Jean) e com os magrinhos Bochecha e Matheus Fernandes no meio-campo, conseguiu evitar que o Palmeiras pisasse na área. Na primeira etapa, somente Willian conseguiu invadi-la com perigo e, de três dedos, finalizou para defesa de Saulo. Na jogada, os alviverdes pediram pênalti de Igor Rabello, que desviou com a mão direita.


Os donos da casa ainda chegaram com Dudu, num contra-ataque, e Borja, num chute de fora da área, mas nem de longe fez uma partida brilhante. O Botafogo só ameaçou em chute de Marcinho, espalmado por Weverton e afastado por Antônio Carlos.


Início de etapa animador, expulsão letal

Depois de passar o primeiro tempo praticamente inteiro dedicado a apenas se defender, o Botafogo iniciou a etapa final buscando mais os contra-ataques. No primeiro minuto, Luiz Fernando quase abriu o placar após bom passe de Bochecha. Weverton o parou.


Apesar de Felipão ter colocado Lucas Lima no lugar de Bruno Henrique, o Palmeiras não conseguia ser incisivo. Perdeu uma grande chance sim, aos oito minutos, mas na bola parada. Após escanteio, Borja errou dentro da pequena área.



Yago toca a bola no campo de defesa (Foto: Marcos Ribolli)


A torcida alviverde já mostrava sinais de irritação quando Moisés, com cartão amarelo àquela altura, tomou decisão inexplicável aos 25 minutos. Diante de Dudu, ameaçou chutar a bola e, com ela dominada, resolveu deixar o braço no rosto do rival. Anderson Daronco não perdoou, mostrou o segundo amarelo e o expulsou. Muito desfalcado e com menos um, o Botafogo, como esperado, sucumbiu.



Expulso! Moisés deixa a mão em rosto de Dudu e recebe cartão vermelho aos 25 do 2º tempo



Olha que Rodrigo Pimpão teve chance de abrir o placar, aos 29, quando Felipe Melo errou inversão de bola para Diogo Barbosa. Pimpão esticou o pé, disparou em velocidade, mas, sem gás, chutou desequilibrado na entrada da área.


A partir dos 32 minutos, a previsível derrota se consumou. Lucas Lima abriu o placar num golaço, minutos depois Dudu perdeu pênalti, e o próprio Lucas fechou a conta no fim em cobrança de falta. Durante esse domínio, destaque para Saulo, que, mesmo com dores na coxa direita, defendeu uma penalidade. No primeiro tempo, já havia aparecido bem.



Saulo defende pênalti batido por Dudu (Foto: Felipe Zito)


Nem o alvinegro mais otimista contava com um bom resultado, mas o time vendeu caro a derrota. Se Moisés, jogador mais faltoso do confronto, tivesse a cabeça no lugar, seria substituído, e o Botafogo poderia segurar o empate. Fica mais uma lição ao time, que, a cada rodada, aproxima-se perigosamente da zona de rebaixamento.


Fonte: GE/Por Fred Gomes, Rio de Janeiro


Zé Ricardo cita desfalques e lamenta lance da expulsão de Moisés: "Decisivo"


Técnico lembra da ausência de cinco titulares, mas mostra satisfação com rendimento da equipe até a saída do lateral. Ele espera contar com os retornos de Carli e Valencia para sábado




Marcos Ribolli



Melhores momentos: Palmeiras 2 x 0 Botafogo pela 20ª rodada do Brasileirão 2018


A derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, na noite desta quarta-feira, em São Paulo, deixou o Botafogo a três pontos da zona do rebaixamento e em alerta. Após o jogo, o técnico Zé Ricardo lamentou os desfalques e, é claro, a expulsão de Moisés no segundo tempo. Para ele, isso foi decisivo para o resultado final.


- Não gosto de fazer comparação de trabalho, mas estou fazendo um começo de trabalho. Hoje a gente sofreu com ausências, mas não deixamos de lutar até a expulsão. Acho que foi um pouco exagerada, mas não cabe comentar isso agora, mas o lance foi decisivo para o resultado final. A gente jogava bem, e o jogo foi decidido na categoria do Lucas Lima.


Zé Ricardo revelou que chegou a falar com Moisés antes da expulsão, mas que não pensava em tirá-lo do jogo.


- Eu fui falar com ele, porque a gente estava com os jogadores de frente desgastado. Como o Saulo estava com um problema muscular eu estava com medo de perder a substituição. Falei com o Gilson, mas eu não queria tirar o Moisés porque ele estava bem.


Confira mais tópicos da coletiva:


Pontos positivos do jogo
A gente reagiu bem, jogar aqui dentro com a pressão... isso da indícios que podemos fazer uma sequência melhor. Agora sábado temos uma verdadeira decisão dentro de casa. Precisamos ter o equilíbrio e tenho certeza que vai dar certo.


Reforços para sábado
Hoje a gente ficou sem o meia central. Lá atrás o João Paulo, o Marcos Vinicius, Leandrinho, Ranatinho e hoje o Leo Valencia que apresentou um desgaste muito grande e era um risco perder ele. Espero que o Joel e o Valencia voltem.


Importância de se vencer em casa
Sábado tem uma verdadeira decisão, precisamos vencer em casa. É ter equilíbrio e continuar confiante que vai dar certo. Podemos fazer sequência melhor.


Cinco jogos sem vencer
Sem dúvida é ruim. O resultado positivo te dá confiança, equilíbrio para trabalhar. Mas esse é o Brasileiro. Eu confio muito. O resultado de hoje com o Palmeiras com a força que tem, jogando aqui dentro, depois da expulsão mereceu.


Fonte: GE/Por Eduardo Rodrigues, São Paulo