Páginas

domingo, 22 de abril de 2018

Botafogo viaja para Recife sem Renatinho e Luiz Fernando; Matheus Fernandes volta


Meia não termina transição a tempo após lesão na coxa, e meia-atacante, recém-recuperado de entorse no tornozelo, é poupado por precaução. Volante melhora de torção, treina e é relacionado





Pimpão fez a selfie do embarque antes de entrar no avião (Foto: Reprodução)



O Botafogo viaja na noite deste domingo para Recife com desfalques na bagagem: Renatinho e Luiz Fernando, que tinham expectativa de se juntar à delegação e voltar ao time, ficarão no Rio de Janeiro. Ainda em fase de transição após lesão na coxa esquerda, o meia foi vetado pelo departamento médico. Por sua vez, o meia-atacante, que se recuperou da entorse no tornozelo direito e treinou normal na sexta-feira, será poupado por precaução.


A boa notícia é a presença de Matheus Fernandes. Também por causa de uma torção no tornozelo direito, o volante sequer participou da atividade de sexta-feira e havia virado dúvida. Mas voltou a treinar normalmente no final de semana e foi relacionado. Ele deve ser titular ao lado de Lindoso e Bochecha nesta segunda-feira contra o Sport, às 20h (de Brasília), na Ilha do Retiro, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.



Ezequiel e o lateral-esquerdo da base Jonathan tiraram foto no embarque (Foto: Reprodução)


Quem segue ausente é Leandrinho. Sem jogar desde o ano passado após romper o ligamento do joelho direito, o meia já está à disposição há uma semana, mas ainda não foi convocado por Alberto Valentim para as primeiras duas rodadas. Marcelo, com um problema no joelho esquerdo; Moisés, com uma entorse no tornozelo direito; e Leandro Carvalho, que vai operar o joelho direito, também estão fora.


Por: GE/Por Thiago Lima, Recife

Depois do empate animador contra o Palmeiras, Botafogo busca a primeira vitória contra o Sport no Recife






Vamos, GLORIOSO! Segunda-feira tem BOTAFOGO! #VamosFOGO (Botafogo de Futebol e Regatas)


Longe dos olhos da imprensa, o Botafogo fez no sábado à tarde, no campo anexo do Nilton Santos, o treino-apronto para a partida contra o Sport, no Recife.

Fechando a segunda rodada do Campeonato Brasileiro, a partida está marcada às 20h de segunda-feira, na Ilha do Retiro.

Valentim aproveitou a semana livre para definir a formação que mandará à campo sem, no entanto, revelar quem sai jogando.

O certo e que o técnico não poderá repetir a equipe que empatou em 1 a 1 com o Palmeiras na estreia da competição. Valentim equilibrou o time com uma trinca de volantes formada por Lindoso, Matheus Fernandes e Bochecha que não jogava uma partida desde fevereiro do ano passado, e fez um grande jogo contra um dos favoritos ao título mesmo com ausências importantes como João Paulo, Moisés, Renatinho e o Luiz Fernando.

Embalado pelas vitórias contra o Vasco e Audax-CHI, o Botafogo recebeu o Palmeiras em casa pelo Brasileiro e por pouco não venceu o jogo. Veja o que escrevemos no post de pré-jogo: Tudo pronto para a estreia no Brasileirão,  Botafog...

Saímos atrás no placar, com Guerra, que havia entrado no segundo tempo, colocando o time paulista na frente mas fomos buscar o empate, na base da raça, com Rabello.

Depois de muita espera, finalmente vimos um grande jogo do Botafogo. Mesmo com os quatro desfalques de peso, o time mostrou organização, vontade e equilíbrio tático como havia feito no jogo contra o Flamengo pela semifinal da Taça Rio. Um primeiro tempo muito bom e um segundo, aguerrido.

O Palmeiras começou tentando sufocar o Bota em seu próprio campo e quase toma o primeiro. O jogo seguiu equilibrado com lances de emoção para os dois lados e intervenções precisas de Gatito e Jailson quando exigidos. O Palmeiras forçava o jogo pela esquerda com Keno e Diogo Barbosa em cima de Marcinho enquanto o Botafogo, bem postado em campo com o trio de volantes, abusava das bolas altas sobre a área, principalmente com Valencia e Gilson pela esquerda, mas sofria do mal que acompanha o time desde o início da temporada: a falta de pontaria dos atacantes. O Bota esteve mais perto de abrir o placar mas o 0 a 0 permaneceu no placar.

Com banco qualificado, o treinador Roger Machado voltou do intervalo com Guerra no lugar de Lucas Lima. O jogo mudou para eles e já aos oito minutos o meia abria o placar. Keno lançou Dudu na entrada da área que ganhou na velocidade de Rabello. O zagueiro ficou perdido no lance e permitiu o giro do atacante. O capitão palmeirense serviu à Guerra de calcanhar e o meia completou para o gol tirando a bola do alcance de Gatito. O lance perturbou o Rabello que passou a ser vaiado pela torcida.

Tentando buscar o resultado, Valentim reagiu lançando mão de Marcos Vinícius, Kieza e Pimpão que entraram nas vagas de Matheus Fernandes, Bochecha e Leandro Carvalho. As mudanças empurraram o time para frente. Kieza perdeu chance clara de frente para Jailson ao chutar mascado mas aos 36 minutos, em novo levantamento na área palmeirense, a bola sobrou para Igor Rabello que furou o primeiro chute mas conseguiu acertar o segundo empatando a partida.


Colocação do Bota após os resultados da 2a. Rodada
no sábado e domingo. Arte da Gazeta Esportiva:
(https://www.gazetaesportiva.com/times/botafogo/)
Sobre as mudanças, assim falou Valentim após o jogo: “É um encaixe que eu gosto. Já havia feito antes quando o João Paulo ainda estava conosco. Gosto desse desenho e de variar: com a saída de um volante pode virar um 4-2-3-1, ou um 4-1-4-1 quando dois avançam e fica um na frente da zaga”.

Empatamos a primeira em casa e agora vamos buscar uma vitória fora contra o Sport. O adversário vem de derrota para o América-MG por 3 a 0 na estreia com três vacilos fatais na zaga, mas não vai facilitar as coisas jogando diante da torcida.

Por enquanto, ocupamos a 14a. posição na tabela com um jogo a menos.

Para armar a equipe, Valentim conta Matheus Fernandes que viajou com a delegação mesmo sem ter treinado no sábado. Diferentemente, Renatinho, Luiz Fernando e Leandrinho ficaram no Rio apesar de terem treinado com o grupo. Já Leandro Carvalho, que sofreu uma lesão no menisco no último jogo, vai passar por cirurgia e deve ficar afastado por um mês se recuperando enquanto Moisés continua em tratamento da torção no tornozelo.

Quanto a Rodrigue Aguirre, o atacante vem treinando em separado e na próxima semana passa a treinar com o grupo se preparando para a estreia contra o Grêmio, dia 28, no Nilton Santos... mais »





Por: Felipao Bfr em Blog do FelipaoBfr 

De zagueiro a volante? Benevenuto tenta se adaptar ao meio de campo no Botafogo


Após perder espaço na defesa com a volta de Carli, joia alvinegra vem sendo testada por Valentim em nova função durante os treinos e pode virar opção para esquema tático que usa trinca de marcação






Com moral internamente, Benevenuto pode voltar ao time em outra função (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)



Quando perdeu Lindoso, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, para a final do Campeonato Carioca, Alberto Valentim anunciou que tinha quatro opções para a vaga aberta no meio de campo. O técnico do Botafogo não revelou nomes e acabou indo na bola de segurança, escalando Matheus Fernandes. Mas uma de suas opções era a improvisação de um zagueiro como volante.


Marcelo alterou o nome, pediu para ser chamado pelo sobrenome Benevenuto a partir da chegada do xará volante, ex-Vitória, e perdeu a titularidade para Carli. Mas internamente, nada mudou: o zagueiro de 22 anos, tratado como joia desde as categorias de base, continua com muito prestígio. A ponto de se pensar em utilizá-lo em outras posições para poder voltar ao time.



Valentim tem conversado muito com o zagueiro nessa tentativa de improvisação (Foto: Thiago Lima)


Valentim vem testando o zagueiro como volante nos treinos. Por ser um jogador rápido e de explosão, o técnico enxerga nele características compatíveis para exercer a função. E a formação atual, com a trinca de marcadores, naturalmente oferece mais espaço para jogar. Sem contar que outros da posição estão machucados, como por exemplo o xará Marcelo e João Paulo.


Mas a adaptação de um defensor no meio de campo não é algo fácil. O mais comum é ver justamente o caminho inverso: volantes, de boa estatura geralmente, que recuaram para a zaga e conseguiram se firmar. Aconteceu com Piazza, do Cruzeiro, na Copa de 70; com Edmilson, que foi convocado como zagueiro para a Seleção em 2002; com Galeano, ex-Palmeiras, no fim da carreira; com Marlon, ainda na base do Fluminense, antes de ir para o Barcelona; David Luiz do Chelsea etc.



Benevenuto chegou a barrar Carli e vinha sendo titular com Igor Rabello (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


O zagueiro, que já jogou de lateral-direito com Jair Ventura e correspondeu, aceitou o desafio e vem se esforçando para tentar se adaptar ao meio de campo. Por saber que não se trata de uma improvisação simples, Valentim mostra paciência e tem sido visto conversando com o jovem nos treinos. Se a ideia será colocada em prática ainda não se sabe.


Nesta segunda-feira, contra o Sport na Ilha do Retiro, pela segunda rodada do Brasileiro, a tendência é que Marcelo Benevenuto fique no banco. Titular nos últimos jogos, Matheus Fernandes torceu o tornozelo direito e é dúvida. Mesmo se for vetado, o favorito à vaga ao lado de Lindoso e Bochecha na trinca é o recém-chegado Jean, que ainda não estreou pelo clube.


Fonte: GE/Por Thiago Lima, Rio de Janeiro