Páginas

segunda-feira, 1 de abril de 2024

Artur Jorge se despede do Braga: "Muito provável que tenha feito meu último jogo, há acordo com o Botafogo"



Técnico falou sobre a negociação entre o Botafogo e o clube português após a vitória do Braga, nesta segunda-feira




Artur Jorge, atual técnico do SC Braga, se pronunciou nesta segunda-feira sobre a negociação para ser o novo treinador do Botafogo. O técnico confirmou que há um acordo firmado entre os clubes e que é provável que a partida desta segunda-feira, contra o Portimonense, tenha sido a última dele pelo time português.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


— A situação é muito clara. Há um acordo entre os clubes para poder contar com os meus serviços com o Botafogo, coisa que só faria depois desse jogo porque era meu compromisso fazer essa partida, para tentar ganhar. O acordo está assinado entre os clubes e, agora, será assinado por mim, porque também me agrada. É muito provável que hoje tenha feito meu último jogo pelo Sporting Braga — disse o treinador.




Artur Jorge comenta sobre situação com o Botafogo (https://ge.globo.com/video/artur-jorge-comenta-sobre-situacao-com-o-botafogo-12483519.ghtml)



A confirmação sobre o destino da negociação aconteceu após a vitória do Braga em cima do Portimonense, por 5 a 3, pela liga portuguesa, em declaração dada ao canal esportivo sport tv.


— É um projeto incrível. Gratidão pelas pessoas que confiaram em mim. Há uma solidez do projeto, fizemos coisas muito boas, uma campanha de grande nível em dois anos, com registros históricos. Hoje foi mais uma vitória, muito satisfeito por isso. Esse foi meu objetivo como bracarenses, ganhar. A sensação que fica foi de ter contribuído para o sucesso do meu clube — completou Artur Jorge.


Leia mais notícias do Botafogo
+ Bom gestor e adepto do futebol ofensivo: conheça Artur Jorge, novo técnico do Botafogo





Artur Jorge, em foto da pré-temporada em que preteriu lateral Fabiano Souza, de Prudente — Foto: SC Braga/Divulgação



A notícia da contratação de Artur Jorge teve reviravoltas na última semana. O ge noticiou, na sexta-feira, que John Textor, dono da SAF do Botafogo, e representantes do Braga, equipe do português de 52 anos, haviam fechado a transferência do treinador, com novo contrato até o fim de 2025.


Nesta segunda, entretanto, a imprensa portuguesa divulgou a informação de que o acordo entre os clubes teria sido travado por conta do valor da rescisão. Poucas horas depois, Textor voltou a declarar que o acordo estava firmado e destacou que "o clube foi muito bem pago para liberar o treinador".


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Artur Jorge está no Braga desde as categorias de base, onde assumiu o time sub-19 em 2010. Em julho de 2022, o técnico chegou ao time profissional e tem contrato com o clube português por mais um ano, com multa de 10 milhões de euros (R$ 53,9 milhões, na cotação atual).


O Braga é o atual 4º colocado no Campeonato Português, com 53 pontos e, comandado por Artur Jorge, conquistou a Taça da Liga de Portugal nesta temporada. O treinador ainda levou o time à Liga dos Campeões, mas foi eliminado na fase de grupos. A equipe também disputou a Liga Europa, onde foi eliminado pelo Qarabag na primeira fase mata-mata.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Análise: Botafogo cumpre tabela na Taça Rio, mas ganha reforços para a Libertadores com rodagem de elenco



Jogo morno teve reservas em campo e boas notícias para a sequência da temporada



As voltas ao gramado de Luiz Henrique, Jeffinho, Patrick de Paula e Rafael são as melhores notícias que o Botafogo poderia ter às vésperas do início da fase de grupos na Libertadores. E foi com elas que o time entrou em campo para se despedir do Campeonato Carioca. O Alvinegro venceu o Boavista por 2 a 0 - com 6 a 0 no agregado - no último domingo, no Nilton Santos, e conquistou a Taça Rio pelo segundo ano consecutivo - torneio entre o quinto e oitavo colocado do Estadual.




Botafogo 2 X 0 Boavista | Melhores Momentos | Campeonato Carioca 2024


Com vistas para o jogo de quarta-feira, contra o Junior de Barranquilla, o treinador interino Fábio Matias optou por rodar o elenco e colocou em campo um time integralmente reserva. Com o retorno do lateral-direito Rafael no jogo anterior, a "reestreia" pós-lesão entre os 11 que começaram, ficou por conta do atacante Luiz Henrique, que fez bom primeiro tempo.




Time inicial do Botafogo contra o Boavista: Igo Gabriel; Rafael, Kawan, Bastos e Devid; Breno, Tchê Tchê e Kauê; Luiz Herrique, Kauê e Matheus Nascimento.


As principais jogadas do Botafogo na etapa inicial passaram pelos pés do novo camisa 7, que fez boa dobradinha com Rafael, tentou dribles no ataque, deu passes e mostrou boa movimentação no último terço pelo lado direito. O titular da posição no momento é Júnior Santos, que vive grande momento e foi poupado.



Fábio Matias fala sobre a conquista da Taça Rio e a chegada de novo treinador ao Botafogo


O Alvinegro, detentor da larga vantagem de 4 a 0 no jogo de ida, claramente jogava com paciência. Explorou o lado direito, enquanto o esquerdo teve menos ímpeto, com o jovem Devid, de 18 anos, debutando entre os titulares, e Raí pela ponta do mesmo lado.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Embora o Botafogo tenha criado no primeiro tempo, faltou a bola entrar. Tchê Tchê chutou na trave, e Raí, Kauê e Luiz Henrique até arriscaram, mas sem sucesso. Matheus Nascimento mais uma vez ficou abaixo do esperado no comando de ataque e teve dificuldade para finalizar.


Mas o 0 a 0 da etapa inicial compensou com as boas notícias do segundo tempo. Jeffinho, que também está recuperado de lesão e foi o artilheiro do clube no início da temporada, entrou no lugar de Luiz Henrique. O lateral-direito Rafael, que deve ser titular na próxima quarta-feira, também foi substituído para a entrada de Damián Suárez, que cumprirá suspensão.




gol Tche Tchê Botafogo x Boavista Taça Rio — Foto: Vítor Silva/Botafogo



O camisa 47 assumiu a ponta-esquerda, se movimentou na intermediária, mas os 45 minutos passaram com discrição no quesito chegadas ao gol. O placar foi aberto por Tchê Tchê após converter pênalti, aos três minutos.


Logo na sequência, depois do goleiro Igo Gabriel fazer a defesa que seria o gol de empate do Boavista, coube Kauê ampliar. A jogada veio de um cruzamento de Damián pela direita, que Matheus Nascimento escorou para o meio-campista de calcanhar, que chegou estufando as redes.


+ Antes de Artur Jorge chegar ao Botafogo, Fábio Matias diz: "Tem que deixar tudo organizado, fizemos isso"
]
+ Luiz Henrique volta ao Botafogo e se diz pronto para estreia na Libertadores: "Dar a vida"


Com a tranquilidade de um 2 a 0, Fábio Matias optou por outra alteração que deu boas expectativas para a Libertadores. O volante Patrick de Paula voltou a jogar depois de 400 dias em recuperação de uma grave lesão no joelho - ele entrou aos 23 minutos no lugar de Kauê.




Patrick de Paula chora ao retornar aos gramados pelo Botafogo — Foto: André Durão



Em 25 minutos que esteve em campo, o volante cobrou falta com perigo, arriscou um forte chute de primeira, que quase entrou no gol, mostrou disposição e vontade de buscar um lugar no time ao longo da temporada. A posição, vale lembrar, tem Gregore, Danilo Barbosa, Marlon Freitas, Tchê Tchê, e Allan que chega no meio do ano - além de jovens como Kauê, Newton e Breno, que também estiveram em campo neste domingo.


+ Patrick de Paula, do Botafogo, volta a jogar após 400 dias e se emociona

+ Atuações do Botafogo: volta de lesionados é o maior destaque em jogo morno; dê suas notas




Pedro Dep elogia mudança de mentalidade do Botafogo com John Textor (https://ge.globo.com/podcasts/video/pedro-dep-elogia-mudanca-de-mentalidade-do-botafogo-com-john-textor-12479898.ghtml)



+ Leia mais notícias do Botafogo


O duelo entre Botafogo e Boavista foi tímido para quem quis acompanhar um jogo de futebol. Mas no contexto para o Alvinegro, que está prestes a dar sequência na Libertadores, teve um sabor especial. A rodagem dada por Fábio Matias, que tem feito boa administração do elenco poupando jogadores para momentos importantes, é outro ponto a ser exaltado. Totalmente diferente da pouca emoção ao erguer a Taça Rio - que garantiu apenas uma vaga na Copa do Brasil em 2025 - a partir de quarta-feira a rotina do Glorioso promete muitos outros sentimentos.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro