Páginas

sábado, 30 de março de 2024

Depois de 400 dias, Patrick de Paula é relacionado no Botafogo; veja a lista



Volante está recuperado de grave lesão no joelho ocorrida há mais de um ano



O Botafogo tem uma importante novidade na lista dos relacionados para o duelo deste domingo, contra o Boavista, pela jogo de volta da final da Taça Rio. Trata-se do retorno do volante Patrick de Paula, que estava em recuperação de grave lesão desde o dia 25 de fevereiro de 2023.





Patrick de Paula divide bola com Bastos em treino do Botafogo — Foto: Vitor Silva / Botafogo


O meio-campista lesionou o ligamento colateral lateral, o cruzado, os dois meniscos (medial e lateral) e o côndilo femoral, e nos dois primeiros meses chegou a ficar sem colocar o pé no chão. Ele teve que passar por cirurgia e um longo período de tratamento até este sábado, quando voltou à lista de um jogo do Alvinegro.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp




Patrick de Paula lembra momento de grave lesão pelo Botafogo (https://ge.globo.com/video/patrick-de-paula-lembra-momento-de-grave-lesao-pelo-botafogo-12210805.ghtml)


Além de PK, o atacante Luiz Henrique também volta à ficar à disposição depois de 45 dias, assim como Jeffinho, que estava fora há quase dois meses. Ao todo, são quatro jogadores voltando do departamento médico: o meia Jacob Montes e o zagueiro paraguaio Luis Segovia também foram chamados para o jogo.





Luiz Henrique também está à disposição para o jogo contra o Boavista — Foto: Vitor Silva / Botafogo



+ Bom gestor e adepto do futebol ofensivo: conheça Artur Jorge, novo técnico do Botafogo

+ Contratação de Artur Jorge pelo Botafogo é destaque em Portugal: "Aguardado com expectativa"



Veja a lista completa abaixo:


Goleiros: Igo Gabriel e Raul

Laterais: Damián Suárez, Devid e Rafael

Zagueiros: Bastos, Kawan, Luís Segovia e Serafim

Volantes: Breno, Kauê, Newton, Tchê Tchê e Patrick de Paula

Meias: Raí, Jacob Montes e Diego Hernández

Atacantes: Luiz Henrique, Emerson Urso, Janderson, Jeffinho, Matheus Nascimento e Sapata


+ Leia mais notícias do Botafogo


O Botafogo venceu o jogo de ida na última quarta-feira por 4 a 0, e tem ampla vantagem para ganhar pela segunda vez seguida a Taça Rio neste domingo - que é disputada pelos clubes classificados entre a quinta e oitava colocação da primeira fase do Campeonato Carioca. O jogo está marcado para às 18h30, no Estádio Nilton Santos.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Escalação do Botafogo: com vantagem sobre o Boavista e foco na Libertadores, titulares serão poupados



Fábio Matias deve dar minutagem para jogadores que estavam no departamento médico



Antes de iniciar a fase de grupos da Libertadores, na próxima quarta-feira, o Botafogo tem compromisso neste domingo. O time de Fábio Matias entra em campo contra o Boavista, às 18h30, no Estádio Nilton Santos, em jogo de volta da final da Taça Rio.




Botafogo contrata técnico português Arthur Jorge, ex-Braga (https://globoplay.globo.com/v/12479584/)


Com o resultado bem encaminhado, após golear o time de Saquarema por 4 a 0, o treinador interino colocará em campo uma equipe reserva - os titulares serão poupados em função do jogo da principal competição sul-americana.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp





Tchê Tchê estará em campo neste domingo contra o Boavista — Foto: Vitor Silva / Botafogo



Com isso, todo time titular será poupado. A única exceção será o lateral-direito Damián Suárez, já que Rafael, o único outro jogador da posição à disposição, está retornando de lesão aos poucos. O uruguaio também vai cumprir suspensão na Libertadores porque foi expulso na terceira fase contra o Bragantino.


Para o duelo deste domingo, jogadores como Jeffinho e Luiz Henrique, que estão recuperados de lesão, devem receber minutagem. O volante Patrick de Paula também pode ganhar algum tempo em campo, depois de mais de um ano em tratamento de grave lesão no joelho.





Jeffinho em treino do Botafogo durante a semana — Foto: Vitor Silva / Botafogo


+ Leia mais notícias do Botafogo



Provável escalação: Raul (Igo Gabriel); Damián Suárez (Rafael), Bastos, Kawan e Devid; Tchê Tchê, Kauê e Diego Hernández; Raí, Sapata (Emerson Urso) e Janderson.


+ Contratação de Artur Jorge pelo Botafogo é destaque em Portugal: "Aguardado com expectativa"

+ Bom gestor e adepto do futebol ofensivo: conheça Artur Jorge, novo técnico do Botafogo


O jogo entre Botafogo e Boavista é neste domingo, às 18h30, pela final da Taça Rio. O duelo encerra a participação dos dois clubes no Carioca em 2024. Quem vencer, garante vaga na Copa do Brasil em 2025.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Bom gestor e adepto do futebol ofensivo: conheça Artur Jorge, novo técnico do Botafogo



Português fez carreira no Braga e deixou boa impressão com quem trabalhou




Sem curvas para falar com jogadores, de boa gestão de elenco, "resenha" nos momentos certos para descontrair e estimulador de diferentes dinâmicas ofensivas . Assim o treinador português Artur Jorge, de 52 anos, é definido por quem trabalhou com ele. Ele foi o nome escolhido por John Textor para assumir o Botafogo após mais de um mês de procura pelo novo técnico.






Jogadores comemoram título do Braga com Artur Jorge (https://ge.globo.com/video/jogadores-comemoram-titulo-do-braga-com-artur-jorge-12478289.ghtml)


O ex-jogador de futebol fez carreira como zagueiro entre 1984 e 2005, foi formado pelas categorias de base do Braga e fez 12 temporadas pelo clube do extremo norte de Portugal. Após se aposentar, em 2005, investiu na carreira de treinador e deu os primeiros passos na base dos Guerreiros do Minho, onde permanecia desde 2019.




Artur Jorge com a Taça da Liga — Foto: Braga


Desde então construiu sua própria personalidade com treinador, baseado nas experiências que teve como jogador. Um dos pilares da relação interna é a boa gestão do elenco, sabendo os atalhos para se relacionar com os atletas. Segundo um companheiro de clube, "é um cara que gosta da resenha antes do treino, mas é muito sério quando o trabalho começa", além de saber levar o grupo que é responsável.


Um ponto de destaque é a forma direta como conversa com um jogador quando se trata de trabalho. Ele vai direto ao ponto e se tem algo a dizer para o atleta, ele fala sem meias palavras.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



Dinâmicas e variações ofensivas

Artur foi responsável pela melhor campanha da história do Braga na Liga Portuguesa na temporada 2022/2023, com maior número de vitórias, pontos e gols. Isso pode-se creditar ao foco no setor ofensivo.


O português, que somou experiência ao marcar atacantes europeus em sua carreira como atleta, costuma criar muitas dinâmicas de ataque. Não existe uma forma específica para jogadas ofensivas, mas diferentes variações como estratégias para enfrentar diferentes adversários.


+ Botafogo acerta a contratação do técnico português Artur Jorge

+ Jeffinho faz gol em jogo-treino do Botafogo, mas ainda é dúvida contra o Boavista; Patrick também volta


No Braga, as variações também passam pelos esquemas. Atualmente, ele opta pelo 4-4-2, mas já usou outras opções - passando por uma primeira linha de cinco, também com quatro homens no meio-campo, ou com apenas um atacante de referência na frente, no 4-2-3-1.





Artur Jorge comemora título com jogadores — Foto: Braga



A ofensividade desejada pelo português é pauta quase que diária dos treinos, e vai ao encontro das ideias do treinador interino Fábio Matias. O paranaense insistiu na teoria da combatividade, que transformou em resultados positivos nos oito jogos que esteve à frente do Botafogo.


Em fevereiro, Artur Jorge atingiu a marca de 100 jogos pelo Braga como treinador, com 62 vitórias, 14 empates, 24 derrotas. Foram 204 gols marcados, 122 sofridos e um título da Liga.



Família do futebol

O treinador é pai do zagueiro homônimo: Artur Jorge, defensor de 29 anos do Farense, que também foi formado nas categorias de base do Braga. No dia 17 de fevereiro, inclusive, enfrentou o time do pai, mas foi derrotado por 2 a 1, em jogo pela 22ª rodada da Liga de Portugal.





Pai e filho se cumprimentam em duelo entre Farense e Braga — Foto: Reprodução



Mas a linhagem do futebol não para por aí. O treinador do Botafogo é filho de um multicampeão português, que atuava como atacante. Artur Jorge faleceu no dia 22 de fevereiro, aos 78 anos em Lisboa, vítima de doença prolongada.





Artur Jorge (pai) com seu filho na época de jogador do Braga — Foto: Reprodução


Natural do Porto, Artur Jorge tornou-se um nome importante do futebol português ao se tornar o primeiro treinador do país campeão europeu de clubes, quando o Porto conquistou a principal competição de clubes da UEFA, com a vitória sobre o Bayern de Munique, em 1987.





Pai de Artur Jorge fez nome no futebol português — Foto: Reprodução



Artur Jorge tinha contrato até o meio de 2025 com o Braga e multa de 10 milhões de euros (R$ 53,9 milhões, na cotação atual). Este valor, porém, não será cobrado: o comandante já sairia da equipe no fim da temporada de qualquer jeito - o Braga tem acordo encaminhado com Daniel Sousa, do Arouca.


A tendência é que o comandante chegue ao Rio de Janeiro na próxima terça-feira.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro