Páginas

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Com "time difícil de ser batido", sub-17 do Bota está perto de título inédito


Treinador Felipe Conceição e capitão Zyan avaliam campanha do Alvinegro e destacam ansiedade antes da decisão contra o Vitória nesta terça, no Engenhão



Felipe e Zyan assinaram o mural dedicado aos nomes
 que marcaram o Botafogo (Foto: Igor Rodrigues)
"Pode falar a verdade, não vou barrar ele agora (risos). Depois, talvez. Agora, tudo tranquilo (risos)."

Foram essas as palavras bem humoradas do jovem treinador Felipe Conceição ao zagueiro Zyan, capitão da equipe sub-17 do Botafogo. Aos 35 anos, o ex-jogador revelado no clube no fim da década de 90 - ainda sob a alcunha de Felipe "Tigrão" - tem a missão de levar os garotos ao primeiro título nacional do Alvinegro na categoria. Nos momentos que antecedem o jogo decisivo do time na Copa do Brasil, oGloboEsporte.com reuniu os dois personagens na loja oficial do clube, na sede de General Severiano. Entre agradecimentos, sorrisos e demonstrações de cumplicidade, a ansiedade pela conquista inédita se fez presente. O Alvinegro encara o Vitória, nesta terça-feira, às 16h30, no Engenhão, com uma bela vantagem após vencer fora de casa pelo placar de 3 a 1.

Para atingir o objetivo traçado no início do ano, o capitão de 16 anos, mas com cabeça de gente grande, destaca três pontos essenciais: respeito ao adversário, confiança no trabalho e concentração até o último minuto.

- A gente comentou que esse seria o nosso ano, que brigaríamos por todos os campeonatos. A Copa do Brasil é prova disso. É uma visibilidade grande, até interna. No Botafogo, os profissionais, juniores, estão todos vendo a competição. É um grupo que talvez eu não trabalhe mais na vida. Um grupo único, difícil de ser batido e que vai fazer falta na frente. O que pesa mais é a relação interna na base. A gente se preparou para esse dia, para os 180 minutos. Estamos confiantes demais para conquistar o título, sabemos da dificuldade, mas vamos lutar até o final para atingir nosso objetivo - afirmou Zyan.

A HORA DA TORCIDA

Jogar dentro de casa é fator importante dentro de um campeonato de mata-mata. Porém, foi longe do Rio de Janeiro que o Botafogo deixou os adversários pelo caminho. Dos 19 gols marcados – 13 pelo artilheiro Luis Henrique -, 13 foram como visitante. Após vencer o Vitória jogando na Bahia e sem mais compromissos fora de casa, o técnico Felipe revela qual o segredo do sucesso em ambientes “hostis”:

- Procuramos jogar o mesmo futebol dentro e fora de casa. Eu nunca pedi para eles fazerem algo diferente. Talvez seja o adversário que joga no Rio mais fechado, mais preocupado e, em casa, quer atacar. Então, o normal é se expor mais. E fazer isso contra esse time do Botafogo é complicado, temos um ataque muito forte. Quando o adversário desequilibra, nós aproveitamos. Não temos feitos jogos ruins em casa, mas aqui se fecham mais. Estou falando isso porque não jogamos mais fora de casa, por isso estou entregando o motivo da gente fazer tantos gols fora (risos).

Time que pode conquistar o título inédito (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
Com a decisão marcada para o Engenhão, Zyan fez questão de convocar a torcida para apoiar, motivar os jogadores e, caso tudo dê certo para o Botafogo, comemorar ao fim da partida:

- Desde o início do campeonato nós estamos convocando a torcida, o departamento de marketing aderiu fazendo postagens, chamando os torcedores. Independentemente do número de torcedores, vamos fazer o nosso, mas estamos contando com um público grande. Após o primeiro jogo, nas redes sociais eles estão falando muito, as torcidas organizadas dando apoio. Estarão presentes para nos motivar e nos fazer acreditar no título.

TROCA DE ELOGIOS E PROJEÇÃO

Na hora de avaliar o trabalho do grupo, Felipe e Zyan trocaram elogios. Para o capitão, o trabalho do "paizão" foi determinante para que o grupo chegasse ao atual momento da temporada com a oportunidade de levantar a taça. Há dois anos no comando da equipe, Felipe ganhou o respeito dos jogadores e é visto como um dos principais fatores para o bom desempenho da equipe dentro de campo.

A gente se preparou para esse dia, para os 180 minutos. Estamos confiantes demais para conquistar o título.
Zyan, capitão do Botafogo sub-17

- Se estamos na final é muito por causa dele. Ele trouxe, desde o sub-15, a parte tática e coisas ainda mais importantes para a formação como pessoa. Ele fecha com a gente. É muito estudioso, depois de cada jogo ele mostra os nossos erros, vê o jogo mil vezes (risos) e faz com que joguemos esse futebol tão bonito. É o paizão, e o que cobra mais. Faz de tudo (risos). É o pai porque cobra, dá esporro, ajuda, conversa, ensina o caminho certo - afirmou Zyan.

As palavras do garoto arrancaram sorrisos de Felipe, que não deixou de brincar com o zagueiro, mas também elogiou o futebol e a liderança do capitão. De acordo com o comandante alvinegro, os torcedores do Botafogo terão um grande atuando entre os profissionais no futuro.

- Com essas palavras ele vai continuar sendo o capitão até o final do ano (risos). Brincadeira, é tudo uma troca. Não é o Felipe que é assim, os meninos me dão de volta, uma troca de respeito, de ensinamentos. Eu vejo o atleta como um todo, não apenas dentro de campo. O Zyan é um jogador completo. Taticamente inteligente; tecnicamente, na função dele, muito bom; fisicamente bem dotado, rápido; e mentalmente, forte. Ele dá exemplo, e tem que dar, por ser o capitão, por isso foi o escolhido. Temos um líder em todas as áreas. Esse garoto tem um futuro enorme pela frente. Se for cuidado com carinho até o profissional dará alegrias ao torcedor do Botafogo - completou o treinador. 

Felipe Conceição deixou o nome marcado ao lado de Túlio Maravilha (Foto: Igor Rodrigues)
CAMPANHA

1ª Fase:

Botafogo 1 x 1 Atlético-PR
Atlético- PR 0 x 2 Botafogo

2ª Fase:

Botafogo 1 x 1 Grêmio
Grêmio 0 x 1 Botafogo

3ª Fase:

Fluminense 1 x 3 Botafogo
Botafogo 4 x 4 Fluminense

Semifinal:

Botafogo 0 x 1 América-MG
América-MG 0 x 4 Botafogo

Final:

Vitória 1 x 3 Botafogo (jogo de ida)


Por Igor Rodrigues*Rio de Janeiro/GE
*Estagiário, sob supervisão de Emiliano Tolivia.

'Philipp Lahm' do Botafogo foi aprovado no Milan e está pronto para a Europa aos 16 anos


DIVULGAÇÃO
Fernando, lateral do sub17 do Botafogo: 'Lahm de General Severiano'

O Botafogo, que está na na final da Copa do Brasil sub 17, pode dizer que conta com um jogador de padrão europeu em seu elenco. O lateral direito Fernando Constanza, de apenas 16 anos, se inspira no capitão da seleção campeã da Copa do Mundo de 2014 e já foi aprovado em um time sete vezes campeão da Uefa Champions League.

"Antes de ir para o Botafogo, fiz um período de treinos no Milan para ver como era o futebol na Europa. Eu fiquei uma semana lá com o técnico e ex-jogador Brocchi. Foi uma experiência muito boa, vi um futebol mais tático e com a pegada forte", diz.

O jogador agradou e por muito pouco deixou de atuar na equipe que está próxima de conquistar a competição nesta terça-feira diante do Vitória, com transmissão da ESPN Brasil. "Eles mostraram interesse e queria que eu treinasse mais tempo. Conversaram com meu pai, mas, preferimos voltar ao Brasil e ficar no Botafogo, ainda não era a hora", avaliou.

Mesmo julgando que ainda não está no momento de se aventurar fora do país, seus olhos não desgrudam do futebol do Velho Continente."Na minha posição gosto muito do Philipp Lahm, do Bayern de Munique. Ele é muito versátil e sabe atuar nas laterais e de volante. Ele marca muito bem e quando desce para o ataque, faz ótimas jogadas. Eu jogo nas três também e me inspiro muito nele", diz o jogador, que tem contrato de dois anos com o time profissional do time carioca.

O garoto que começou jogando futsal no Grajaú e com 9 anos foi descoberto por um olheiro do Fluminense, clube onde ficou até os 15, ainda sonha em atuar na Europa. Para isso, conta com estrutura de gente grande. Tem empresário, assessor de imprensa e até fala inglês. Fernando sabe que até conquistar seus objetivos a estrada é longa, e um primeiro passo pode ser a conquista do título desta terça.

"A principio não sabemos o que irá acontecer depois das finais da Copa do Brasil, mas estamos focados somente na decisão. Acho que irei continuar na categoria, porque temos mundial da categoria e outras competições importantes", afirma.

DIVULGAÇÃO
Elenco do Botafogo sub 17
O time conquistou boa vantagem na decisão, já que derrotou os baianos em pleno Barradão por 3 a 1. Porém, o lateral faz questão de enaltecer as qualidades do adversário. "Acho que a gente fez uma excelente campanha até aqui, foram grandes jogos. O time do Vitória é muito forte e de velocidade, mas a gente se defende muito bem".

Fernando considera que toda visibilidade que a decisão traz, pode impulsionar sua carreira. "As finais tem um gostinho a mais por passarem na TV, para a família poder nos ver, mas na hora do jogo a gente esquece tudo isso", analisa.

Botafogo e Vitória se enfrentam no Engenhão, nesta terça-feira, às 16h30 (horário de Brasília). A partida terá transmissão ao vivo na ESPN Brasil.

Confira os melhores momentos do triunfo por 3 a 1 do Botafogo sobre o Vitória



Por Vladimir Bianchini, do ESPN.com.br

Willian Arão trilha caminho artilheiro no Botafogo: “Momento mágico”


Autor de três gols havia marcado apenas um gol como profissional até chegar ao clube



Willian Arão já marcou três gols pelo Botafogo
(Foto: Cezar Loureiro / Ag. O Globo)
Em fevereiro do ano passado, Willian Arão sentiu pela primeira vez o gosto de marcar um gol como profissional. Ele ainda vestia a camisa da Chapecoense e celebrou a vitória na partida contra o Atlético de Ibirama, pelo Campeonato Catarinense. Demorou pouco mais de um ano para que ele voltasse a sentir a sensação, já com a camisa do Botafogo, onde o volante encontrou seu caminho de artilheiro. No último sábado, ele chegou ao seu terceiro gol na temporada, marcando na goleada por 4 a 1 sobre o CRB.

Embora faça questão de contar o gol que marcou na disputa de pênaltis na semifinal do Carioca, contra o Fluminense, Willian Arão sabe que os três gols marcados em 2015 representam algo que já faz 2015 um ano especial em sua carreira.

- O que estou vivendo é muito importante. Só tinha feito um gol na carreira, e agora estou batendo recorde. Então é um momento mágico, também nas partes física e técnica. Eu me cobro muito nos passes tenho boas porcentagem de acerto nas partidas. Além disso tenho feito gols, algo que eleva o jogador. Fico feliz por poder ajudar o Botafogo, e espero fazer ainda mais - disse.

Antes de marcar contra o CRB, Willian Arão anotou gols no primeiro jogo da semifinal do Carioca, contra o Fluminense, e na partida de volta contra o Botafogo-PB, pela primeira fase da Copa do Brasil. O volante ressalta, entretanto, que não tem o gol como sua principal meta quando entra em campo.

- Minha primeira função não é fazer gol. Preciso dar qualidade na saída de bola, consistência defensiva e fazer com que a bola chegue aos meias com qualidade. Mas de vez em quando têm aparecido as oportunidades e procuro ajudar o time - afirmou.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Lulinha transfere boa fase ao Bota e espera brecha por vaga no time




Lulinha e Rodrigo Pimpão começam a disputar espaço no ataque titular do Botafogo (Satiro Sodre/SSPress

Após bom início de temporada pelo Red Bull Brasil, Lulinha ganhou nova chance em um grande clube ao ser contratado pelo Botafogo. A estreia no último sábado dá boa expectativa para torcida e Renê Simões, responsável pela contratação do meia-atacante. Tratado como promessa das categorias de base, Lulinha transfere o bom momento vivido no Campeonato Paulista – em que marcou quatro gols e levou seu time até as quartas de final – ao Alvinegro.

O comandante da equipe conhece o jogador do período em que ambos trabalharam no Bahia. A estreia com gol diante do CRB faz Lulinha surgir como um dos concorrentes à vaga de titular. Ele espera brecha para convencer René Simões de que pode garantir espaço no time principal.

"O Lulinha entrou muito bem. Ele é um jogador que conheço bem. É um meia-atacante que faz a beirada, mas não preciso me preocupar com a recomposição no meio de campo", explicou o treinador.

Com compromissos pela Copa do Brasil e pela Série B do Campeonato Brasileiro, o Botafogo terá que testar formações diferentes. Lulinha é aposta para manter o nível de jogo apresentado pela equipe até o momento.

Caso opte por manter o esquema ofensivo com três atacantes, René poderá dar mais chances para Lulinha. Em busca de uma brecha, o ex-jogador do Corinthians coloca pressão nos titulares.

Expulso durante a goleada por 4 a 1 sobre o CRB, Rodrigo Pimpão será desfalque na próxima rodada da Série B. Esta pode ser uma chance para o atleta. No próximo sábado, o Botafogo visita o Atlético-GO. Após duas rodadas do torneio, o Botafogo tem 100% de aproveitamento e lidera.

Antes de retomar busca pelo retorno à elite do Brasileiro, o Botafogo se concentra na Copa do Brasil. A equipe encara o Fugueirense, às 19h30 desta quarta-feira, pela terceira fase da competição. O duelo acontece em Florianópolis.


Lulinha comemora gol pelo Botafogo; contra o CRB, ele marcou em sua estreia pelo clube Satiro Sodre/SSPress
Do UOL, no Rio de Janeiro

Sócio-torcedor, confiança e trabalho: Botafogo mostra pilares do 'resgate'


Márcio Padilha, vice-presidente de Comunicação do Alvinegro, ressalta importância do associado visando aos grandes momentos da história do Glorioso




Torcida do Botafogo no Maracanã (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
Botafogo está em alta na temporada
(Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
"Reage meu Botafogo; não deixa adormecer; esse gigante forte e bravo; que existe dentro de você". O trecho da canção "Reage meu Botafogo", de autoria de Dom Elias, Pedro Russo e Russão, entoado na voz do sambista Léo Russo, é o lema do Alvinegro visando aos tempos gloriosos. E um dos pilares desta reconstrução é o seu programa de sócio-torcedor.

De acordo com a última pesquisa Lance/Ibope, o Botafogo possui mais de 3,4 milhões de fanáticos, o seu maior patrimônio. Contando com eles, o Alvinegro intensificou a campanha para atrair mais sócios-torcedores e fidelizar a sua base. Atualmente, o clube possui 12.833 associados, segundo ranking do Movimento por um Futebol Melhor. 

- O sócio-torcedor é uma parte importante. Se tivéssemos um número melhor, teríamos mais condições de contratar. Por isso, fazemos um trabalho de resgate da autoestima. Estamos felizes com os resultados deste ano. Vários sócios-torcedores estão reativando o contrato. São cerca de 50 a 60 adesões por dia. Não é tão veloz como a do Palmeiras, mas é um número interessante - afirma o vice-presidente Comunicação do clube, Márcio Padilha. 

Citado, o Palmeiras já angariou mais de 55 mil sócios-torcedores no ano. É o clube com a maior quantidade de novos associados, em 2015, e o segundo colocado no ranking geral, atrás apenas do Internacional, detentor de 136.980 afiliados. 

No início da temporada, o Botafogo pulou de 8 mil associados para quase 13 mil. A conquista da Taça Guanabara e o bom momento do time em campo são fatores importantes nessa retomada, contudo, não são os únicos. A administração do presidente Carlos Eduardo Pereira é exaltada, assim como o trabalho para oferecer um projeto de sócio-torcedor atraente.

Entre os benefícios, os mais de 600 produtos e serviços do Movimento por um Futebol Melhor brilham aos olhos dos sócios-torcedores. Com o projeto, o associado pode ter o dinheiro investido no valor da mensalidade sendo revertido em forma de descontos. Por exemplo, na compra de Brahma 350ml, 355ml, 473ml, 550ml, 600ml e 1l, com R$ 0,20 de desconto. Os planos botafoguenses variam de R$ 19,90 a R$ 119,80.

- Nós usamos bastante o Movimento por um Futebol Melhor como ferramenta de motivação. Nós divulgamos bastante os parceiros. Temos um planejamento para ativarmos cada vez mais o uso do programa. É uma ferramenta fundamental - completou o dirigente. 
De acordo com Padilha, em sua casa, todos utilizam com frequência os benefícios do Movimento por um Futebol Melhor. E ao ritmo de "Reage meu Botafogo", música que os jogadores adoram e cantam no ônibus e na preleção, o Glorioso dá grandes mostras de estar no caminho certo. 


Leia mais no LANCENET!