Páginas

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Vaga direta, despedidas e quebra de sequência negativa: o que está em jogo para o Botafogo contra o Inter



De líder absoluto, Alvinegro ainda tem pretensões e "atos" para o último jogo de 2023




Embora não possa mais ser campeão, o Botafogo ainda nutre esperança em outras pretensões no Brasileirão. Caso vença o Internacional na noite desta quarta-feira, às 21h30, no Beira-Rio, pela 38ª rodada, o clube pode contar com vaga direta na fase de grupos da Libertadores, quebrar a sequência negativa de 10 jogos sem vencer e ainda aumentar consideravelmente a premiação.


A "última dança" ainda deve ter ar de despedida para o goleiro Lucas Perri, que tem grandes chances de deixar o time rumo ao Lyon. Sem falar nos jogadores emprestados que não permanecerão no clube.






Vaga direta na fase de grupos

O Botafogo já está classificado para a Libertadores da América de 2024. No entanto, ainda quer a vaga direta na fase de grupos, evitando as fases preliminares que inflariam o calendário em seis jogos (são três fases com jogos de ida e volta, com início a partir do dia 7 de fevereiro). A fase de grupos iniciaria somente no dia 3 de abri, ou seja, seriam dois meses a mais de preparação.


Para conquistar a vaga direta precisa vencer o jogo contra o Inter e contar com tropeços de Grêmio (65), Flamengo (66) ou Atlético-MG (66). O Alvinegro tem 64 pontos e é o quinto colocado.



+ Veja a tabela aqui



Quebra de sequência negativa


O Botafogo acumula sequência negativa de 10 jogos sem vencer. É a pior desde 2020, quando o clube caiu para a segunda divisão - foram 12 jogos ao total. A última vez que o time venceu foi há quase 50 dias: no 2 a 1 contra o Atlético-MG, fora de casa, quando o técnico ainda era Lúcio Flávio, no dia 18 de outubro.


Uma vitória tiraria um peso para o início da próxima temporada. Veja a sequência sem vitórias abaixo:

22/10 - Botafogo 1 x 1 Athletico-PR

29/10 - Botafogo 0 x 1 Cuiabá

01/11 - Botafogo 3 x 4 Palmeiras

06/11 - Vasco 1 x 0 Botafogo

09/11 - Botafogo 3 x 4 Grêmio

12/11 - Bragantino 2 x 2 Botafogo

23/11 - Fortaleza 2 x 2 Botafogo

26/11 - Botafogo 1 x 1 Santos

29/11 - Coritiba 1 x 1 Botafogo

03/12 - Botafogo 0 x 0 Cruzeiro



Despedidas

O goleiro Lucas Perri pode fazer o último jogo pelo Botafogo nesta noite. O goleiro, que foi destaque do time em boa parte do Brasileirão, está em negociação com o Lyon, clube que integra o grupo multiclubes de John Textor - Adryelson, suspenso, também deve ter o mesmo destino.


Além do arqueiro, Carlos Alberto e Luis Henrique, com contrato de empréstimo até o fim do ano, têm destino indefinido. O clube vai se reunir com os staffs dos atletas para definir os rumos assim que terminar o Brasileirão.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Dono da SAF do Botafogo, John Textor acredita em manipulação de resultados e vai à Justiça Comum

+ Lúcio Flávio diz que se sentiu injustiçado em demissão no Botafogo: "O tempo mostrou"


Premiação

No momento, o Botafogo é o quinto colocado, mas na melhor das hipóteses pode chegar ao segundo lugar - isso se Grêmio, Atlético-MG e Flamengo perderem seus jogos. A cada posição que subir, o Alvinegro arrecada um pouco mais de R$ 2 milhões.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Inter x Botafogo: onde assistir ao vivo, horário e escalações


Veja também desfalques, arbitragem e outras informações do jogo pela última rodada do Brasileirão



Inter e Botafogo entram em campo às 21h30 desta quarta-feira, no Beira-Rio, em Porto Alegre. O duelo é válido pela última rodada do Brasileirão e terá acompanhamento em tempo real pelo ge (clique aqui) e transmissão ao vivo pelo Premiere.


+ Veja a tabela e o simulador do Brasileirão



O Colorado, que não conseguiu classificação à próxima edição da Conmebol Libertadores, tenta terminar o ano com uma boa impressão. O time venceu as últimas três partidas e tenta manter o embalo. Os gaúchos estão em nono lugar com 52 pontos.


O Botafogo, que já não tem mais chance de ser campeão do Brasileirão, espera finalizar a incômoda série de 10 partidas sem vencer, com quatro derrotas e seis empates. Os cariocas tentam conquistar a vaga à fase de grupos da Libertadores. O time está em quinto com 64, um a menos que o Grêmio, quarto com 65, e dois de Atlético-MG e Flamengo, segundo e terceiro, respectivamente.





Onde assistir

Transmissão: o Premiere transmite a partida para todo o Brasil

Tempo real: o ge acompanha lance a lance (clique aqui).



Escalações prováveis


Inter - técnico: Eduardo Coudet

Recuperado de entorse no tornozelo direito, Johnny volta ao time. Aránguiz será o central da trinca de meias, com Mauricio pela direita e Wanderson na esquerda. Valencia terá a missão de superar o sistema defensivo do Botafogo.



Escalação provável: Rochet; Bustos, Igor Gomes, Mercado e Renê; Johnny, Mauricio, Aránguiz e Wanderson; Alan Patrick





Quem está fora: Campanharo (suspenso), Vitão, Hugo Mallo e Matheus Dias (lesão muscular na coxa esquerda) e Rodrigo Moledo (suspenso por doping).



+ Veja mais notícias do Inter


Botafogo - técnico: Tiago Nunes

Apesar do retorno do meia Eduardo, que cumpriu suspensão no último jogo, o Botafogo tem três desfalques para o duelo. O zagueiro Adryelson, o meio-campista Gabriel Pires e o atacante Diego Costa por terem recebido o terceiro cartão amarelo no jogo contra o Cruzeiro. Com isso, a tendência é que o zagueiro Bastos ingresse no time para compor o trio defensivo. Hugo também deve ser promovido, mas para atuar como ala pelo lado esquerdo.



Escalação provável: Lucas Perri; Bastos, Danilo Barbosa, Victor Cuesta; Tchê Tchê, Marlon Freitas, Eduardo e Hugo; Júnior Santos, Victor Sá e Tiquinho Soares.




Quem está fora: Adryelson, Gabriel Pires e Diego Costa (suspensão), e Patrick de Paula, Rafael, Marçal, Mateo Ponte e JP Galvão (lesionados).


+ Veja mais notícias do Botafogo


Arbitragem

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)

Assistente 1: Neuza Ines Back (Fifa/SP)

Assistente 2: Alex Ang Ribeiro (Fifa/SP)

VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa/SP)

Quarto árbitro: Joao Vitor Gobi (SP)


Fonte: Por Redação do ge — Porto Alegre