Páginas

sábado, 25 de julho de 2015

Jair Ventura elogia jovens, mas admite gosto amargo: "Tivemos bola do jogo"


Treinador interino do Botafogo vê vitória na Fonte Nova escapar em cabeçada de Lulinha no fim e enaltece maturidade das crias da base: "Vão crescer como atleta




Os jogadores do Botafogo deixaram o campo da Fonte Nova satisfeitos com o empate por 1 a 1 com o Bahia, na tarde deste sábado, resultado que manteve o time na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Mas o técnico interino Jair Ventura, apesar de valorizar o ponto conquistado fora de casa, admitiu ter ficado com um gosto amargo num duelo em que saiu na frente do placar, com gol de Luis Henrique, e teve uma ótima chance com Lulinha aos 31 minutos do segundo tempo (veja no vídeo acima). Para o comandante, aquela foi a bola do jogo.

Montagem do GE
- Ficou (um gosto de que dava para conseguir a vitória). Tivemos a bola do jogo, na cabeçada do Lulinha. Ele subiu sozinho, cabeceou por cima, uma fatalidade. Mas a equipe do Bahia vinha de seis jogos em casa e seis vitórias. Conseguimos quebrar esse tabu. Pontuar fora de casa é sempre bom. Foi um jogo com muita torcida, mas criamos chances. O Bahia veio muito ofensivo e por isso deixou a desejar um pouco na parte defensiva. Nós soubemos explorar isso. Voltamos com um ponto fora de casa e com o mais importante, que é a liderança do Botafogo - afirmou.

Se na estreia no comando da equipe, na vitória por 1 a 0 sobre o Náutico - Jair Ventura utilizou cinco jogadores crias da base alvinegra, desta vez o número subiu para seis. Entraram Jean (21 anos), Diérson (19 anos), Fernandes (20 anos), Gegê (21 anos), Octávio (21 anos) e Luis Henrique (17 anos). O treinador, que ainda fará mais uma partida à frente do Botafogo antes de passar a bola para Ricardo Gomes, elogiou a maturidade dos garotos.

- Foi importante. Jogamos mais uma vez com os garotos, que corresponderam. Parabéns para todos. São esses jogos que dão maturidade para os garotos. Eles vão crescer como atletas com esses jogos - analisou.

Com 28 pontos, o Botafogo viu a sua vantagem na liderança cair para um ponto e vai estar ameaçado na próxima rodada por Náutico e América-MG, ambos com 27, Vitória, com 26, além de Sampaio Corrêa e Bahia, dupla com 25. O Alvinegro volta a campo nesta terça-feira, às 21h50 (de Brasília), quando receberá o Criciúma no Estádio Nilton Santos.

Confira outros trechos da entrevista de Jair Ventura:

RICARDO GOMES
O ambiente no Botafogo é maravilhoso, temos excelentes profissionais. Nossos jogadores são muito obedientes taticamente e vão responder com certeza ao trabalho do Ricardo Gomes. Ele não vai ter problema algum no clube. Ainda não tive qualquer contato com ele, mas estou ansiosos. Já falei que estou feliz pela volta do homem, dele poder voltar a trabalhar depois do AVC.

TIME DEFENSIVO?
A semana de trabalho foi muito importante. Todo treinador precisa de um tempo para trabalhar. Nós tivemos essa semana inteira, trabalhamos muito essa movimentação, essas trocas constantes de posição. O Willian Arão joga assim (mais avançado), o Fernandes também chega à frente. No papel, que não tem a leitura, acha que é um time retranqueiro, que não vai atacar. Mas mostramos que o time foi ofensivo.

LIDERANÇA
É a motivação. O Botafogo está há muito tempo na liderança e não queremos sair de lá. A gente sabe que vai ser difícil. Mas o ponto fora hoje foi muito importante, e mais ainda a manutenção da liderança.

EXPERIÊNCIA NO CARGO

Está sendo muito bom. Sou funcionário do Botafogo há sete anos. Passei pelas categorias de base, mas lógico que no profissional é diferente. É bom poder estar ajudando a instituição. Estou muito feliz na minha função de auxiliar. E estou esperando o Ricardo.

Por Marcelo BaltarSalvador/GE

Jefferson festeja empate na Fonte Nova: "Tem que comemorar muito"


Meia Daniel Carvalho admite que Bahia teve mais chances, e jovem Luis Henrique celebra ter voltado a marcar





Um ponto bastante festejado. Foi assim que os jogadores do Botafogo deixaram o campo da Fonte Nova após o empate por 1 a 1 diante do Bahia, na tarde deste sábado, em Salvador. Pressionados boa parte do tempo, os atletas alvinegros ficaram satisfeitos com o resultado, que mantém a equipe na liderança da Série B após 14 rodadas. (Veja os gols do jogo no vídeo acima)

Destaque do time mais uma vez com boas defesas, o goleiro Jefferson foi o primeiro a valorizar o empate logo após o apito final do árbitro.

- Fiz boas defesas. Mas a equipe toda jogou muito bem. E isso contagia, essa entrega dos companheiros. Esse ponto que conquistamos aqui temos que comemorar muito, porque foi muito difícil - disse Jefferson.




O Bahia controlou as ações desde o início, mas foi o Botafogo quem saiu na frente no primeiro tempo, com Luis Henrique. O empate tricolor veio na segunda etapa, em cabeçada de Kieza.

- Foi um gol importante para nos dar confiança, mas o que importa é ajudar a marcação, fazer uma correria na frente. Conquistamos um ponto importante fora de casa, não vamos menosprezá-lo que é muito importante - disse o jovem, de 17 anos.

O Botafogo chega aos 28 pontos e mantém a liderança isolada da Série B. O próximo confronto será nesta terça-feira, no Nilton Santos, diante do Criciúma. Depois, outro jogo em casa, contra o Luverdense, sábado, às 16h30.

- O Bahia teve mais chances, sejamos realistas, mas conseguimos um ponto fora de casa. É pontuar fora e vencer sempre em casa - disse Daniel Carvalho.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Botafogo segura empate com Bahia e a liderança da Série B na Fonte Nova


Luis Henrique e Kieza marcam os gols em partida com 31 mil torcedores no estádio. Resultado tira Tricolor do G-4 e reduz vantagem do Alvinegro na ponta para um ponto




Os únicos campeões da elite na Série B do Campeonato Brasileiro arrastaram 31.550 torcedores (28.867 pagantes) para a Fonte Nova e ficaram iguais na tarde deste sábado: placar de 1 a 1 construído por Luis Henrique e Kieza, artilheiro tricolor na temporada com 16 gols e que enfim desencantou na competição. Mas o resultado foi ruim para os dois clubes. Pior para o Bahia, que perdeu os 100% em casa - vinha de seis triunfos em seis jogos - e a vaga no G-4. O Botafogo correu o risco de ver o Vitória lhe roubar a liderança, acabou beneficiado com a derrota do Rubro-Negro baiano para o Náutico, só que em compensação viu sua vantagem na ponta da tabela cair para apenas um ponto. A renda da partida foi de R$ 825.145,00.

Com 28 pontos, o Botafogo vê a liderança ameaçada na próxima rodada por Náutico e América-MG, ambos com 27, Vitória, com 26, além de Sampaio Corrêa e o próprio Bahia, dupla com 25. O Tricolor caiu duas posições e está em sexto lugar. As duas equipes voltam a campo na terça-feira. Às 19h30 (de Brasília), o Tricolor visitará o Santa Cruz no Arruda. O Alvinegro vai jogar pouco mais tarde, às 21h50, quando receberá o Criciúma no Nilton Santos.

Jefferson fez grandes defesas e ajudou o Botafogo a segurar o Bahia (Foto: FELIPE OLIVEIRA / AGÊNCIA ESTADO)
Empurrado pela torcida, o Bahia encurralou o Botafogo desde os primeiros minutos. Souza, Maxi e Kieza deram trabalho e susto em Jefferson com finalizações da entrada da área. O goleiro foi bem quando exigido, mas quem salvou mesmo foi Luis Ricardo. As investidas do lateral foram o desafogo do Alvinegro. Em grande jogada individual, ele tabelou com Octávio e deixou Luis Henrique na boa para fazer 1 a 0 com só um toque na bola. O Tricolor e sua defesa desarrumada sentiram o golpe e só não levaram o segundo porque Douglas Pires evitou uma conclusão cara a cara com Octávio. Os baianos, que chegaram a reclamar de um pênalti no primeiro tempo - o cruzamento de Ávine encontraria Alexandro livre na pequena área, mas a bola bateu no braço de Jean -, reagiram na etapa final com Kieza. O artilheiro tricolor em 2015 aproveitou a bola aérea e o vacilo de Renan Fonseca, que sequer saiu do chão, para empatar a partida. A torcida se inflamou, só que Jefferson não permitiu a virada.

Por GloboEsporte.com Salvador/GE

Cruzeiro confirma empréstimo de Neilton ao Botafogo até o final do ano


Atacante teve passagem discreta pela Raposa, marcando apenas um gol em 12 partidas com a camisa celeste; jogador se apresenta ao clube carioca na segunda



No Cruzeiro, Neilton pouco jogou
(Foto: Reprodução / TV Globo Minas)
O Cruzeiro acertou neste sábado o empréstimo, até o final do ano, do atacante Neilton ao Botafogo. O jogador se apresenta ao clube carioca na segunda-feira.


Apontado como “novo Neymar”, o atacante ganhou notoriedade ao ser destaque no título da Copa São Paulo de 2013, pelo Santos, clube que o revelou. Nos profissionais da Vila Belmiro, Neilton chegou a brilhar em algumas partidas, mas não permaneceu no Peixe após não chegar a um acordo salarial com a diretoria.


Neilton, então, se transferiu para o Cruzeiro em junho de 2014. Cercado por muita expectativa, o atacante pouco jogou em sua passagem pela Toca da Raposa e não justificou o investimento feito pelo clube. Foram 12 jogos pela equipe cruzeirense com apenas um gol marcado.


Por GloboEsporte.com Belo Horizonte/GE

Do fim da fila à titularidade: Jair motiva jogadores do Botafogo com mudanças


Nomes como Gegê, que andavam esquecidos por René Simões, ganham nova vida com o interino. Sobre Ricardo Gomes, Jair diz: “Espero fazer um amigo”



Jair Ventura resgata ao time jogadores que estavam
no "fim da fila" no Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Jair Ventura assumiu interinamente o Botafogo há dez dias. Nesse período, levou o Botafogo à vitória diante do Náutico, no sábado passado, e tem um novo desafio neste final de semana, contra o Bahia, em Salvador. Mas mais do que isso, ele deu um novo ânimo ao elenco. Jogadores que estavam no fim da fila, com raras chances com René Simões, entraram no time e ganharam motivação. A troca deu uma sacudida no grupo alvinegro.

- O Gegê, por exemplo, estava no final da fila, entrou com camisa 10 (contra o Náutico) e foi bem. Isso motiva o grupo todo. Os treinamentos dessa semana foram maravilhosos. A competitividade entre eles foi de animar. Gera essa situação de todo mundo ter chance. Não existe essa situação de jogar A, B ou C pelo fato de já ter trabalhado comigo. Eles têm que me convencer em campo. Vai jogar o melhor - assegurou Jair Ventura.

Diante do Náutico, o que se viu, foi um time repleto de jovens. No total, sete jogadores formados nas categorias de base do Botafogo entraram em campo, e 14 foram relacionados. Na opinião de Jair, apesar da juventude, todos estão prontos para assumir responsabilidades:


- Se você é jovem e tem qualidade, você joga. Não adianta ser experiente e não ter qualidade. Joga quem estiver melhor no momento. Não tem essa de que os garotos vão sentir. A responsabilidade é nossa. A gente não passa isso para os garotos. Eles estão ai para ajudar e não para resolver. Tenho total confiança nos atletas que vão jogar.


De braços abertos para Ricardo Gomes


Apesar do bom trabalho no comando do Botafogo, Jair Ventura já tem data para voltar a trabalhar como auxiliar. Na próxima quarta-feira, Ricardo Gomes assume a equipe definitivamente. Jair, que ainda ficará no banco nos jogos contra Bahia e Criciúma, vê com bons olhos a chegada do treinador.

- Ainda não conversei com o Ricardo. Estou muito feliz pela contração dele, principalmente pela pessoa Ricardo. Assisti ao jogo em ele teve aquele problema (Gomes sofreu um AVC, em 2011, em um clássico contra o Flamengo, quando estava no comando do Vasco). Imagino que ficar longe do que mais se ama seja complicado. A alegria dele em voltar para o futebol é muito legal. Tive excelentes recomendações dele. Todos foram unânimes. Me falaram que ele é uma pessoa maravilhosa, profissional. Eu já o admirava. E será mais um treinador para eu mostrar o meu trabalho. Vou abraçá-lo como fiz com todos os outros. Espero fazer não só mais um amigo no futebol, mas um amigo na vida - disse.


Líder da Série B com 27 pontos, o Botafogo enfrenta o Bahia, neste sábado, à 16h30, na Arena Fonte Nova. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Únicos campeões da elite na Série B, Bahia e Botafogo duelam na Fonte


Invicto dentro casa, Tricolor recebe o líder do campeonato na Arena Fonte Nova. Partida entre fortes candidatos ao acesso está marcada para este sábado



A 14ª rodada da Série B reserva o duelo entre os dois únicos campeões brasileiros da elite do futebol nacional disputando a competição. Brigando ponto a ponto pelo acesso, Bahia e Botafogo se enfrentam neste sábado, às 16h30 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova. Separados por apenas três pontos, a partida pode marcar o acirramento da disputa pela liderança do torneio ou a fuga dos cariocas na ponta da tabela.

A torcida do Bahia tem motivos de sobra para acreditar no time quando joga no seu território, afinal, a equipe de Sérgio Soares é a única da Série B com 100% de aproveitamento nos jogos dentro de casa: foram seis triunfos em seis jogos disputados. Ameaçado de sair do G-4 depois do tropeço contra o Criciúma na última rodada, o Tricolor quer fazer do Botafogo sua próxima vítima para seguir entre os quatro melhores e, de quebra, chegar à mesma pontuação do líder da competição. Os baianos ocupam a 4ª posição, com 24 pontos.

Ainda sob o comando do interino Jair Ventura, o Botafogo tem a missão de voltar a vencer após três jogos sem vitórias fora de casa. Apesar do mistério, a equipe deve ser parecida com a que venceu o Náutico, formada principalmente por jovens. Com 27 pontos, o objetivo é se manter na liderança e, se possível, abrir uma folga para os adversários.

O trio de arbitragem da partida entre Bahia e Botafogo vem do Mato Grosso. Wagner Reway apita o duelo, auxiliado por Joadir Leite Pimenta e Fábio Rodrigo Rubinho. O GloboEsporte.com acompanha o embate em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 16h.

Fonte Nova, em Salvador, será palco do duelo entre Bahia e Botafogo (Foto: Lucas Leal)



Bahia: como de costume, o técnico Sérgio Soares fechou o último treino semana, e a escalação do Bahia é um verdadeiro mistério. Há briga nas laterais entre Tony e Adriano e Ávine e Marlon, e, no setor ofensivo, Alexandro deve perder vaga para Eduardo. Existe também a chance de Souza voltar à equipe. O Bahia deve entrar em campo com Douglas Pires; Adriano, Robson, Jaílton e Ávine; Yuri, Souza, Tiago Real e Eduardo; Maxi Biancucchi e Kieza.

Botafogo: titular absoluto, Willian Arão volta após cumprir suspensão. Jean será titular no lugar de Carleto, suspenso. A principal dúvida é em relação ao substituto de Rodrigo Pimpão, negociado com o Emirates Club. Lulinha e Octávio disputam uma vaga ao lado de Luís Henrique. O provável time do Botafogo é Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Diego Giaretta, Jean; Diérson, Willian Arão, Fernandes, Gegê; Lulinha (Octávio) e Luis Henrique.



Bahia: o lateral Railan e os atacantes Jacó e Zé Roberto estão no departamento médico.

Botafogo: Carleto está suspenso. Andreazzi, Camacho, Diego Jardel, Roger Carvalho e Elvis se recuperam de lesões e não viajaram para Salvador.



Bahia: Robson.

Botafogo: Fernandes, Gilberto, Luis Ricardo, Lulinha, Sassá e Willian Arão.


Por GloboEsporte.comSalvador

Ricardo Gomes adota cautela em volta e ‘estreia’ pelo Botafogo à distância



Ricardo Gomes participou de reunião com a comissão técnica na sexta-feira (Reprodução/Instagram)

O técnico Ricardo Gomes aposta na cautela em seu retorno à função após quatro anos de afastamento causado por um AVC (Acidente Vascular Cerebral) sofrido quando ainda treinava o Vasco. O treinador fará sua 'estreia' pelo Alvinegro à distância neste sábado, às 16h30, no duelo com o Bahia pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Enquanto o elenco alvinegro embarcou para Salvador na sexta, Ricardo ficou no Rio de Janeiro. O treinador ainda participou de uma reunião com integrantes da comissão técnica alvinegra. A tendência é que ele faça sua primeira partida no banco de reservas apenas na noite de terça-feira, contra o Criciúma, no Engenhão, pela 15ª rodada da Série B.

O interino Jair Ventura, portanto, representará Ricardo Gomes neste sábado. O filho de Jairzinho comandou com sucesso a equipe na vitória por 1 a 0 sobre o Náutico no último sábado, pela 13ª rodada da Série B. O triunfo manteve o time na ponta da tabela apesar da falta de um substituto para René Simões, cargo hoje ocupado por Ricardo.

"Ainda não tivemos contato. Estou muito feliz pela contratação dele, principalmente pela pessoa que ele é. Assisti o jogo quando ele teve aquele problema no Vasco e é muito legal vê-lo de volta ao trabalho. Falam muito bem dele e da sua grande carreira. Certamente será um grande treinador que vai acrescentar muito na minha carreira. Vou recebê-lo de braços abertos. Estamos muito focados nesse jogo. Aqui o trabalho é muito bom, com um time muito acolhedor com todos que chegam. Com o Ricardo Gomes não será diferente. Ele vai encontrar um grupo muito bom de trabalho", disse Jair após o treino da manhã de sexta.

Ricardo Gomes, inclusive, ainda não assinou contrato com o Botafogo. O treinador pediu mais tempo para analisar os termos do compromisso com auxílio de seu advogado, o que deve ser finalizado até a próxima segunda-feira. No sábado, ele deve acompanhar a partida ao lado de integrantes da comissão técnica que ficaram no Rio de Janeiro.

Se tudo der certo, Ricardo Gomes assumirá o Botafogo na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro tem 27 pontos e está na ponta da tabela, mas pode ser ultrapassado pelo Vitória, que tem 26. Bahia, América-MG e o Náutico somam 24, porém o saldo de gols praticamente impede que passem o time de General Severiano na classificação.

Do UOL, no Rio de Janeiro