Páginas

domingo, 18 de setembro de 2022

Botafogo vence e segundo tempo dá esperança por voos maiores no Brasileirão



Equipe de Luís Castro tem dificuldade no primeiro tempo, mas melhora nos 45 minutos finais e tem na qualidade técnica do elenco uma resposta para resultado positivo





Tiquinho e Eduardo comemoram gol do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Alívio. O Botafogo voltou a vencer dentro de casa após quase dois meses e superou o Coritiba por 2 a 0. O resultado, além, claro, da felicidade de um triunfo, afasta o Glorioso ainda mais da zona de rebaixamento e deixa a equipe de Luís Castro a dois pontos do G8 - a diferença ainda pode aumentar com o desenrolar da rodada.


+ Marçal, do Botafogo, sai em defesa de Vinícius Júnior após episódio de racismo


Dentro de campo, a equipe teve momentos distintos nos dois tempos. A etapa inicial mostrou um time ainda abaixo do que pode jogar, o que foi justamente o que aconteceu nos 45 minutos finais.


Luís Castro promoveu três substituições logo no intervalo, mas elas demoraram a surtir efeito. Na verdade, o Coritiba teve três contra-ataques perigosos - dois deles com mais jogadores do que a defesa do Glorioso - nos dez primeiros minutos, mas desperdiçou as chances.

Aos poucos, o Glorioso foi se encorpando e bateu de frente com a marcação do Coxa. O resultado foi a bola chegando mais em Tiquinho, que conseguiu servir mais os companheiros da parte ofensiva.

A qualidade individual dos jogadores falou mais alto em um momento crítico do jogo. Fernando Marçal bateu falta na cabeça de Cuesta, que cabeceou com perfeição para o fundo das redes. Minutos depois, Eduardo foi mais inteligente que a defesa do Coxa para roubar a bola e apenas rolar para Tiquinho fazer.

Mesmo com os sustos, a etapa complementar do Alvinegro, que controlou o jogo em três quartos do tempo, dá esperança por voos maiores. O grande inimigo do time é a regularidade, algo que vem perseguindo a equipe desde o começo do campeonato.


E MAIS: VÍDEO: Torcida do Botafogo faz festa e ilumina estádio em vitória no Brasileirão
VÍDEO: Luís Castro elogia Jeffinho, mas prega calma com os processos no Botafogo
Luís Castro destaca trabalho diário no Botafogo e elogia Junior Santos
Tiquinho vibra com primeiro gol pelo Botafogo e projeta sequência de vitórias no Brasileirão
Botafogo quebra marca negativa e volta a vencer em casa no Brasileirão



Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Análise: Luís Castro roda elenco para devolver vitória em casa ao Botafogo



Técnico português começa com surpresa no ataque e mexe três jogadores na volta do intervalo




Uma hora antes de a bola rolar para a partida contra o Coritiba, no último sábado, muitos torcedores torceram o nariz por causa da escolha de Luís Castro em começar o jogo com Júnior Santos no ataque. Outros estranharam o técnico, aos 31 minutos do primeiro tempo, falar para Danilo Barbosa, Gabriel Pires e Victor Sá se aquecerem. E por mais que nenhum dos quatro citados tenha tido participação direta nos gols do 2 a 0, foram importantes para a vitória alvinegra.


O primeiro tempo que o Botafogo apresentou no Estádio Nilton Santos - apesar da bola na trave de Júnior Santos depois de o goleiro Gabriel defender o chute - fez parecer que seria mais um daqueles jogos com sofrimento e irritação. Tanto que o time saiu de campo para o intervalo vaiado. Mas por quê?


Se Júnior Santos foi o melhor em campo, não se pode dizer o mesmo do companheiro de ataque que saiu no intervalo. Jeffinho não esteve no mesmo nível das últimas partidas no lado esquerdo do campo, tomou decisões erradas e às vezes carregou demais a bola quando poderia optar pelo passe. Além dele, o centroavante Tiquinho Soares pouco apareceu - apesar de ter mostrado até aqui ser bastante participativo fora da área - e terminou o primeiro tempo sem uma finalização sequer.


+ Atuações do Botafogo: surpresa na escalação, Júnior Santos recebe a maior nota





Tiquinho ainda não perdeu com a camisa do Botafogo — Foto: André Durão


+ Confira a tabela da Série A


O meio de campo também não conseguiu criar, nem construir. Por vezes buscando espaço na defesa do Coritiba, Lucas Fernandes recebia a bola no meio, rodava, olhava, procurava e optava no passe para trás. Pela explicação de Luís Castro na entrevista coletiva após a vitória, tanto Lucas quanto Tchê Tchê não acertaram o posicionamento que deveriam ter em campo.


Se pouco ameaçou, o Botafogo também não sofreu tantos riscos na etapa inicial. Nos primeiros 45 minutos do jogo, a defesa foi a parte mais consistente da equipe. Apesar de a zaga ceder uma oportunidade desperdiçada pelo Coritiba, Gatito não teve que trabalhar muito.


Substituições mudam o jogo

As mudanças promovidas por Luís Castro alteraram a partida quase que instantaneamente. Danilo Barbosa e Gabriel Pires povoaram mais o meio de campo, com o posicionamento mais adequado. Porém, o camisa 14 oriundo do Benfica errou dois passes que quase permitiram ao Coritiba abrir o placar.


+ Veja tudo o que rolou no jogo






+ Tiquinho desencanta pelo Botafogo e diz: "Mais feliz pelos três pontos"


Os 13 primeiros minutos do segundo tempo foram de trocação franca, com as duas equipes tendo chances de marcar o primeiro gol. Do lado do Botafogo, Júnior Santos chutou na trave e Victor Sá recebeu um lançamento espetacular de Gabriel Pires para cabecear no travessão. No jogo, três bolas alvinegras pararam no poste paranaense. Pelo Coxa, Gatito fez defesas importantes para impedir que tivesse a rede balançada.


Conforme o tempo passava e o empate se mantinha no placar, o Bota ficava mais nervoso e afobado já que se caminhava para outro jogo em casa sem vencer, enquanto o Coritiba valorizava os minutos. Até que Marçal é derrubado no lado esquerdo de ataque e o placar final se desenvolve nos 180 segundos seguintes.


+ Luís Castro afirma não sentir alívio com vitória do Botafogo: "Em paz com nossa consciência"




“Vitória Maravilhosa!”, comemora Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/vitoria-maravilhosa-comemora-pedro-dep-a-voz-da-torcida-10946179.ghtml)


+ Botafogo fecha patrocínio com empresa de telefonia para número da camisa


O lateral-esquerdo lançou a bola na área e encontrou a cabeça de Cuesta, na primeira trave, que desviou e acabou com as chances de o goleiro defender. Três minutos depois, Eduardo aproveitou bobeira da zaga, roubou a bola na intermediária de ataque, entrou na área e viu Tiquinho Soares livre, que só teve o trabalho de escorar para o fundo da rede sem goleiro. Desde a estreia do camisa 9, o Botafogo tem duas vitórias e um empate.


Dali em diante foi só administrar. A festa tomou conta do Nilton Santos e até "olé" deu para ouvir nas arquibancadas do estádio. O alívio por chegar na quarta vitória em casa no Campeonato Brasileiro se deu em uma partida que o Botafogo não foi dominante. Já houve jogos na competição que criou mais que o adversário e não venceu. Mas se futebol fosse ciência exata não teria tanta graça.


+ Leia mais notícias do Botafogo




Luis Castro explica opção por Junior Santos e disputa por vaga de titular no Botafogo (https://ge.globo.com/futebol/video/luis-castro-explica-opcao-por-junior-santos-e-disputa-por-vaga-de-titular-no-botafogo-10946226.ghtml)


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Sem jogo no próximo fim de semana, a equipe alvinegra terá 11 dias antes de voltar a campo, por causa da Data Fifa. O próximo adversário do Botafogo é o Goiás, dia 28, em Goiânia, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória em cima do Coritiba, o Bota está em 10º, com 34 pontos, mas ainda pode ser ultrapassado por Santos e Red Bull Bragantino. Agora, a equipe está a seis pontos da zona de rebaixamento e também do sétimo colocado.