Páginas

domingo, 29 de janeiro de 2023

Luís Castro destaca entrega do Botafogo e comenta saída de Jeffinho: "Não controlo"



Treinador ressaltou a dificuldade do clássico contra o Fluminense e exaltou a atuação de Gabriel Pires no triunfo



O Botafogo venceu o Fluminense por 1 a 0 na quinta rodada da Taça Guanabara, gol de Victor Sá, e subiu à terceira colocação da primeira fase do estadual. Para Luís Castro, a vitória tem que ser creditada à dedicação dos seus jogadores em limitar os espaços do adversário.


- Fomos uma equipe solidária. O árbitro teve que segurar muito o jogo porque ficou muito difícil pela forma como as equipes se entregaram. Nos entregamos muito, buscamos não dar qualquer espaço. Muito mérito ao Gabriel, que estava designado a subir a pressão e fez sempre no tempo correto.





Luís Castro em Fluminense x Botafogo — Foto: André Durão


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Victor Sá diz que saída de Jeffinho do Botafogo foi avisada em grupo de WhatsApp



A saída do atacante Jeffinho, tema que movimentou os torcedores no último sábado, foi também assunto na coletiva de Luís Castro. O treinador destacou que gostaria de ter o camisa 47 do time, mas não tem controle sobre as decisões administrativas.


"Eu não fui consultado sobre a situação e nem tenho que ser. Minha função é treinar a equipe e o elenco que tenho. Não tenho que tomar parte nas decisões que a administração tomar. Todo treinador quer ter os melhores jogadores com ele".


- Se o Jeffinho é um bom jogador e quero ter ele comigo. Mas há coisas que eu não controlo, então tenho que aceitar. O dia que não aceitar, faço uma reunião com a administração e peço para sair. No meu contrato, não coloquei condições. Eu jamais iria virar as costas a um clube como o Botafogo em qualquer situação. Adoro estar aqui, adoro meu trabalho e isto não está em questão - concluiu.





Melhores momentos de Fluminense 0 x 1 Botafogo pela 5ª rodada do Campeonato Carioca



Com nove pontos em quatro jogos, o Botafogo chega a três vitórias consecutivas e ocupa a terceira colocação do estadual, com um jogo a menos que Flamengo e Fluminense, primeiro e segundo colocados respectivamente. O Glorioso volta à campo na próxima quarta-feira, às 19h, contra o Nova Iguaçu no estádio Luso-Brasileiro. Confira outras respostas de Luís Castro:


CONFRONTO COM O FLUMINENSE


- Nós sabemos que clássico é sempre um jogo difícil para a três equipes em campo. Sabíamos que tinha um adversário forte pela frente, que cria dificuldades pela posse da bola e precisávamos fechar bem o corredor. Sabíamos que seria decisivo para nós manter o equilíbrio e conseguimos. Queríamos ter mais tempo de bola nos ataques, mas não conseguimos.


- Estivemos bem em saídas rápidas. Fomos uma equipe solidária. O árbitro teve que segurar muito o jogo porque ficou muito difícil pela forma como as equipe se entregaram. Nos entregamos muito, buscamos não dar qualquer espaço. Muito mérito ao Gabriel [Pires], que estava designado a subir a pressão e fez sempre no tempo correto.




FORÇA FÍSICA

- O ser humano só consegue estar fisicamente bem se tiver psicologicamente bem. O lado físico é fundamental para o funcionamento dos outros fundamentos. Temos 20 dias de trabalho e esses dias tem sido de muita dedicação. Sabemos que não podemos gerir a pré-temporada pensando só no próximo jogo e sim nos objetivos para o resto da temporada. O lado físico se destacou, mas vem também do lado mental. É uma equipe muito boa que tem valores muito importantes.



JEFFINHO E RETORNOS DE LESÃO


- Eu não fui consultado sobre a situação e nem tenho que ser. Minha função é treinar a equipe e o elenco que tenho. Não tenho que tomar parte nas decisões que a administração tomar. O que disse meses atrás não posso mudar, seria bom que o Jeffinho continuasse aqui porque estava em evolução. O que digo em um dia, não desdigo em outro dia. O que dizemos é ou não é. Volto a afirmar, estou no clube para desenvolver jogadores, equipes e me dedicar totalmente. Estou aqui para dar resultados e felicidade aos torcedores. É isso que vou procurar fazer.


- Quero todos os lesionados de volta, porque aprecio meus jogadores e eles formam um grupo fantástico. O grupo fica mais forte quando todos estão disponíveis.



TESTES E FORMAÇÃO DO ATAQUE

- Eu não faço testes em jogos. Quando vamos aos jogos, vamos com a confiança de que temos que dar o melhor. Há muitos preconceitos que temos no futebol que não estão na minha cabeça. O laboratório é nosso centro de treinamentos. Lá que experimentamos e testamos coisas que podemos usar no jogo ou não. Por isso, é decisivo a forma como o jogador se manifesta nos treinos.


- Foi com muita convicção que colocamos a equipe em campo hoje. Sobre as mudanças, estamos em pré-temporada, todos os jogadores terão chances de jogar 90 minutos. Não há nada pior do que colocar em campo um jogador jovem que não esteja preparado para executar a função que designamos.



LUCAS PERRI E LACUNA DE JEFFINHO

- Todo treinador quer ter os melhores jogadores com ele. Se o Jeffinho é um bom jogador e quero ter ele comigo. Mas há coisas que eu não controlo, então tenho que aceitar. O dia que não aceitar, faço uma reunião com a administração e peço para sair. No meu contrato, não coloquei condições. Eu jamais iria virar as costas a um clube como o Botafogo em qualquer situação. Adoro estar aqui, adoro meu trabalho e isto não está em questão.


- Perri fez o que todos os jogadores fizeram, se dedicou ao jogo, defendeu a baliza. Seria uma deselegância da minha parte comparar ele com Gatito ou Douglas. Ele tem feito boas partidas, como todo o time. Isso não é surpresa alguma porque tem trabalhado muito bem no dia a dia. Quando coloco um time em campo é porque estou a espera do melhor deles.



+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo provoca o Fluminense após vitória no Clássico Vovô



Em postagem nas redes sociais, clube usa letra "C" em maiúsculo como referência a passagem do Fluminense pela terceira divisão




O Botafogo venceu o Fluminense em jogo válido pela quinta rodada da Taça Guanabara por 1 a 0, com gol de Victor Sá, e aproveitou o triunfo para provocar o rival. Em postagens nas redes sociais, o clube alvinegro usou letras "C" em referência à passagem do rival pela terceira divisão e lembrou a falta de títulos internacionais.


A ação deste domingo foi uma espécie de troco. Em 2022, o Tricolor fez provocações em inglês após vencer o clássico no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. John Textor, sócio majoritário da SAF do Botafogo, é natural dos Estados Unidos.




Leia mais:
+ Atuações do Botafogo: Lucas Perri, Victor Sá e Tchê Tchê lideram time contra o Fluminense

+ Botafogo vai receber cerca de R$ 27 milhões pelo empréstimo de Jeffinho ao Lyon; veja a operação



A partida deste domingo foi disputada no Maracanã. Foi o primeiro clássico do Carioca.





Usando uma animação de Super Mario Bros, o Botafogo fez uma terceira postagem debochando do rival, usando referências aos rebaixamentos do tricolor e à "virada de mesa" em que o clube subiu da terceira para a primeira divisão.





Com nove pontos em quatro jogos, o Botafogo chega a três vitórias consecutivas e ocupa a terceira colocação do estadual, com um jogo a menos que Flamengo e Fluminense, primeiro e segundo colocados respectivamente. O Glorioso volta à campo na próxima quarta-feira, às 19h, contra o Nova Iguaçu no estádio Luso-Brasileiro.





Melhores momentos de Fluminense 0 x 1 Botafogo pela 5ª rodada do Campeonato Carioca


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Lucas Perri, Victor Sá e Tchê Tchê lideram time contra o Fluminense



Goleiro é decisivo em cobrança em pênalti, enquanto volante e atacante são protagonistas em lance do gol da vitória




Lucas Perri [GOL]: Defendeu o pênalti batido por Calegari que deu ânimo para o Botafogo continuar no jogo e fez outras boas defesas. Nota: 8,0.


Rafael [LAD]: fora de ritmo em relação ao resto da defesa. Sofreu com a rápida movimentação do ataque do Fluminense e falhou no lance do pênalti justamente por isso. No ataque, também não apareceu muito para ajudar Piazon. Nota: 4,5.











+ Botafogo vence o Fluminense no primeiro clássico carioca do ano





Melhores momentos de Fluminense 0 x 1 Botafogo pela 5ª rodada do Campeonato Carioca


Adryelson [ZAG]: isolou Germán Cano e não deixou o camisa 14 se criar dentro da área. Foi soberano no alto e levou a melhor diante das rápidas trocas de posição do Fluminense. Nota: 7,0.


Cuesta [ZAG]: assim como Adryelson, fez grande trabalho para evitar que Germán Cano tivesse o mínimo de espaço para finalizar. Por outro lado, forçou alguns passes perigosos na saída de bola. Em âmbito geral, uma boa atuação. Nota: 6,5.


Fernando Marçal [LAE]: se impôs defensivamente, ganhando boa parte dos duelos que levou no setor, mas fez muitas faltas bobas. Nota: 6,0.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


Tchê Tchê [VOL]: foi importante para afastar Ganso de Cano durante o primeiro tempo e deu o passe primoroso que virou o gol de Victor Sá. Nota: 7,0.





Lucas Perri defende pênalti para o Botafogo contra o Fluminense — Foto: André Durão



Patrick de Paula [VOL]: quando colocou a bola no chão e chamou a responsabilidade da criação, representou muito perigo e melhorou a qualidade das jogadas do Botafogo. Saiu aplaudido pela torcida e por Luís Castro por estar cansado. Nota: 6,5.


Gabriel Pires [VOL]: não teve a mesma intensidade que os dois companheiros de meio-campo que iniciaram a partida. Forçou passes complicados no meio-campo e levou um cartão evitável no fim do primeiro tempo. Nota: 6,0.


Lucas Piazon [ATA]: mais uma vez importante pelo trabalho tático, o atacante não teve lá um jogo de muito destaque no sentido ofensivo. Correu muito e ajudou na marcação a Arias. Nota: 6,5.


Tiquinho Soares [ATA]: lutou mais do que apareceu no ataque. Sofreu com a falta de criação do time no primeiro tempo, mas levou a melhor em grande parte das disputas de pivôs contra a defesa. No segundo tempo, desperdiçou uma chance clara para marcar. Nota: 6,0.


Victor Sá [ATA]: teve um primeiro tempo apagado, mas aproveitou a chance que teve com um bonito gol. Após a bola na rede, melhorou e representou uma figura de perigo no sistema ofensivo do Botafogo. Nota: 7,5.


Entraram

Marlon Freitas [VOL]: colocou mais marcação no meio-campo depois do Botafogo estar vencendo por 1 a 0. Cumpriu a função e deixou o setor da equipe de Luís Castro mais física, batendo de frente com o ímpeto ofensivo do Flu. Tímido no ataque. Nota: 6,0.


Matheus Nascimento [ATA]: no cenário do Botafogo à frente do placar, entrou em campo mais para pressionar a saída do Fluminense e dar um gás no marcação do que propriamente reforçar o ataque. Cumpriu a função e correu muito. Nota: 6,0.


Danilo Barbosa [VOL]: com Tchê Tchê, manteve a intensidade no meio-campo para marcar. Nota: 6,0.


Carlos Alberto [ATA]: perdeu um gol feito depois de arrumar um bom contra-ataque e tentar finalizar em cima de Fábio tendo dois jogadores livres do lado dele. Até mostrou disposição, mas errou praticamente todas as decisões importantes no ataque. Nota: 4,5.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo vai receber cerca de R$ 27 milhões pelo empréstimo de Jeffinho ao Lyon; veja a operação



Clube francês pagará quantia imediata pelo ida do atacante, que ficará cinco meses cedido na Europa; se agradar, há valor de compra fixado



Apesar de se tratar de uma operação envolvendo clubes da mesma rede, o Botafogo vai receber uma quantia em dinheiro pela saída de Jeffinho ao Lyon. O clube francês pagará cerca de 5 milhões de euros (R$ 27,5 milhões, na cotação atual) pela cessão do atacante de 23 anos, anunciado como reforço da nova equipe de John Textor no último sábado.


+ Saída de Jeffinho do Botafogo põe em xeque posição de Textor sobre clube satélite


O empréstimo tem duração até junho, no fim da temporada europeia. Esse período servirá como uma "avaliação" para Jeffinho. Se agradar internamente, a opção de compra fixada que o Lyon terá que depositar para ficar com o garoto é de 10 milhões de euros (R$ 55 milhões), totalizando uma operação de aproximadamente 15 milhões de euros.





Jeffinho e Marçal em Botafogo x Athletico-PR — Foto: Vitor Silva/Botafogo



+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


Se os franceses não quiserem ficar com Jeffinho, o camisa 47 retornará ao Botafogo para o segundo semestre da temporada 2023. John Textor indicou o jogador do clube carioca à diretoria europeia após a saída de Tetê, a caminho do Leicester City, para ocupar a lacuna deixada nas pontas.


Como informado anteriormente pelo ge, Jeffinho atraia interesse de outros clubes da Europa para uma saída já nesta janela de transferências. O time que havia sinalizado com uma oferta de forma mais concreta foi o Bayer Leverkusen, da Alemanha.


+ Leia mais notícias do Botafogo




Confira as informações do Botafogo antes do clássico com o Fluminense (https://ge.globo.com/video/confira-as-informacoes-do-botafogo-antes-do-classico-com-o-fluminense-11320367.ghtml)



🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Sergio Santana — Rio de Janeiro

Fluminense x Botafogo: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem



Times se enfrentam no Maracanã, neste domingo, às 18h (de Brasília), pela quinta rodada do Campeonato Carioca



Fluminense e Botafogo fazem o primeiro clássico do Campeonato Carioca neste domingo, às 18h (de Brasília), pela quinta rodada da Taça Guanabara. A partida será no Maracanã. O confronto vale a liderança para o Flu, enquanto o Alvinegro tenta entrar no G-4. Por ser um clássico, a partida terá o recurso do árbitro de vídeo.


O Fluminense vem de um empate amargo com o Boavista. Com uma equipe reserva em campo, o Flu sofreu o empate nos minutos finais do jogo mesmo tendo um jogador a mais em campo. Apesar do resultado, o time acumula 11 jogos de invencibilidade - com nove vitórias no período - e terá força máxima na partida. Com 10 pontos e na segunda colocação, o time de Fernando Diniz precisa da vitória para ultrapassar o rival Flamengo, que tem um ponto e um jogo a mais.





Fluminense x Botafogo — Foto: ge



Transmissão: a TV Bandeirantes, a BandSports e o Daleapp transmitem a partida.


Tempo Real: o ge acompanha em Tempo Real (clique aqui).


+ Confira a tabela do Carioca




Escalações prováveis

Fluminense - técnico: Fernando Diniz

Fernando Diniz vai com os titulares para o clássico. Da equipe reserva que empatou contra o Boavista na última quinta-feira em 1 a 1, somente Keno e Giovanni são cotados para começar. Quem volta ao time é o volante André, ausente no último jogo dos titulares por causa do nascimento do filho.


Ambos disputam a vaga com Yago, que vem sendo utilizado como titular neste início de temporada, na posição que antes era ocupada por Matheus Martins.





Provável escalação do Fluminense para o clássico com o Botafogo — Foto: ge



Provável time: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Calegari; André, Martinelli, Yago (Keno ou Giovanni) e Ganso; Arias e Cano.


Quem está fora: Matheus Ferraz (joelho direito), Alexsander (seleção brasileira sub--20) e Gustavo Apis (joelho).


Pendurados: ninguém.




Dúvida no meio: Fluminense enfrenta o Botafogo neste domingo pelo Carioca (https://ge.globo.com/video/duvida-no-meio-fluminense-enfrenta-o-botafogo-neste-domingo-pelo-carioca-11320255.ghtml)



Botafogo - técnico: Luís Castro

O Botafogo chega para o primeiro clássico do ano com a força máxima disponível. Com exceção dos cinco jogadores lesionados, Luís Castro terá todos os atletas à disposição para o duelo no Maracanã.


Como colocou um time alternativo na vitória contra o Madureira, na última quinta-feira, Luís Castro colocará os titulares para jogo. As principais dúvidas são na lateral direita, entre Rafael e Daniel Borges, na terceira vaga no meio-campo e em uma vaga do ataque.




Provável escalação do Botafogo para o clássico com o Fluminense — Foto: ge



Provável escalação: Lucas Perri; Rafael, Adryelson, Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Marlon Freitas e Gabriel Pires (Patrick de Paula); Gustavo Sauer (Lucas Piazon), Tiquinho Soares e Victor Sá.


Quem está fora: Gatito Fernández (lesão no ombro), Joel Carli (dores musculares), Eduardo (lesão na coxa) e Lucas Fernandes (lesão muscular).


Pendurados: ninguém.



Confira as informações do Botafogo antes do clássico com o Fluminense (https://ge.globo.com/video/confira-as-informacoes-do-botafogo-antes-do-classico-com-o-fluminense-11320367.ghtml)



Arbitragem

Árbitro: Bruno Mota Correia
Árbitro Assistente N°1: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa
Árbitro Assistente N°2: Raphael Carlos de Almeida
Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sá



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Saída de Jeffinho do Botafogo põe em xeque posição de Textor sobre clube satélite



Quando iniciou aquisição do Lyon, da França, empresário americano destacou que o Botafogo seria prioridade dentro da Eagle Holding, mas ida de atacante gera atrito com torcida




A transferência do atacante Jeffinho do Botafogo para o Lyon, em um empréstimo com opção de compra para o clube francês que também pertence a John Textor, gerou incômodo entre os torcedores do clube alvinegro. Procurado pela reportagem neste sábado, o americano destacou ao ge que possibilitou ao jovem "realizar um sonho na Europa".


- Podemos usar o dinheiro para comprar 10 jogadores que vão acreditar que serão tão bem tratados quanto ele. Lamento que essa decisão, a curto prazo, machuque os torcedores, mas é assim que se monta times campeões.


Para alguns torcedores nas redes sociais, a negociação, porém, vai de encontro a uma declaração de John, dono da SAF do Botafogo e também sócio majoritário do clube francês, em entrevista a Paulo Vinicius Coelho em junho de 2022.


Quando Textor iniciou a aquisição do Lyon, no dia 20, foi procurado pelo jornalista brasileiro e questionado sobre como seria a relação ao ter posse de mais de um time e afirmou que o Glorioso seria a prioridade.


- A prioridade é o Brasil, sério! O clube, na França, tem sido conduzido pelo mesmo presidente nos últimos 20 anos, Jean Michel Aulas, e ele continuará sendo o presidente e CEO. Meu tempo integral da operação é, e continuará sendo, no Botafogo. Temos uma tremenda oportunidade de reestabelecer o clube e criar uma Premier League para o Brasil. Tudo no Brasil é uma histórica oportunidade. É cativante e eu não vou gastar meu tempo fazendo muito mais coisa fora - disse Textor.





Jeffinho em Botafogo x Athetico-PR — Foto: André Durão


A negociação de um dos principais jogadores do Alvinegro para outro time do grupo, especialmente em um empréstimo com opção de compra, coloca em questão essa organização e levanta questionamentos dos torcedores se o Glorioso seria uma espécie de "satélite" para outros clubes do americano.


Quando assinou a oferta vinculante para aquisição da SAF do Botafogo, em janeiro de 2022, Textor destacou que não usaria nenhum clube como satélite de outro e falou em "colaboração" entre as equipes que é proprietário.


- Nenhum clube deve ser apenas um satélite para outro. Todo clube é importante para a sua torcida, para o seu país. Por que eu faria isso? Não tem lógica. Quando falamos de colaboração, isso dá mais oportunidades. Usar essa identidade global para mapear e atrair talentos - afirmou.




Confira as informações do Botafogo antes do clássico com o Fluminense (https://ge.globo.com/video/confira-as-informacoes-do-botafogo-antes-do-classico-com-o-fluminense-11320367.ghtml)


Além da saída do camisa 47, o fato de ter apenas três reforços no começo da temporada é outro motivo de insatisfação dos torcedores. John Textor é dono de 90% da SAF do Botafogo e, além do Glorioso, é acionista minoritário do Crystal Palace, da Inglaterra, e majoritário no Lyon, da França, e no Molenbeek, da Bélgica.


Procurado pela reportagem, o Botafogo destacou que o posicionamento oficial do clube segue sendo o da nota oficial divulgada ao anunciar a transferência do atacante. Confira a nota:





Aos 6 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Jeffinho do Botafogo contra o Fluminense



"Botafogo e Olympique Lyonnais anunciam que conduziram negociações com o objetivo de chegar a um empréstimo com opção de compra do atleta Jeffinho. O jogador de 23 anos viaja para Lyon na segunda-feira (30), onde será submetido a exames médicos.


A negociação abre um novo mercado internacional para o Glorioso e marca o início de uma ação em parceria entre Botafogo, Lyon e Resende (que integra a rede do OL) com um caminho sólido para os jovens atletas à Europa.


O Botafogo segue atento ao mercado para reforçar o elenco para a temporada 2023 e buscará fortalecer seu sistema ofensivo.


No projeto do Botafogo para os próximos anos, esse reposicionamento no mercado europeu é um primeiro passo para gerar muito mais negócios no futuro. A cultura colaborativa que surge após o crescimento da Eagle Football Holdings valoriza os atletas (ativos) e eleva o Clube a uma nova realidade em suas relações no exterior.


Ao mostrar um caminho claro para os principais jovens brasileiros se desenvolverem e terem sucesso na Europa, o Botafogo espera se tornar um dos principais formadores de talentos do Brasil para garantir seus objetivos esportivos.


Há apenas nove meses, Jeffinho foi apontado como uma perspectiva de desenvolvimento para o recém-criado Botafogo B e, no mesmo ano, lutará por uma vaga na Europa. Uma grande inspiração para os jovens atletas escolherem o Botafogo para realizar seus sonhos no futebol."


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Giba Perez e Sergio Santana — Rio de Janeiro